terça-feira, 30 de abril de 2013

ADEPTOS DO CANDOMBLÉ SE IRRITAM COM PROPOSTA DE VEREADOR E ORGANIZAM PROTESTO

A proposta do vereador Marcell Moraes, que visa proibir que os terreiros de candomblé possam sacrificar animais em oferendas aos orixás, deixou adeptos da religião africana irritados. Líderes do movimento negro se reunirão às 14h da próxima segunda-feira (6), para protestar contra a proposta do vereador. Um grupo de pessoas que discorda da proposta, irá até a Câmara de Vereadores trajando roupas ligadas à religião do candomblé.

VEREADOR QUER PROIBIR O SACRIFÍCIO DE ANIMAIS EM TERREIROS: "OS ORIXÁS VÃO ENTENDER"

O vereador Marcell Moraes, do PV, é um defensor dos animais. Após conseguir aprovação do projeto de lei que proíbe a venda de animais de estimação em pet shops, o político quer proibir que animais sejam sacrificados em rituais realizados pelos terreiros de candomblé.

De acordo com Marcell, ele não tem nada contra a religião, mas é contra o uso de animais para os rituais. O vereador explicou que não quer intervir na religião alheia, mas reafirmou que não é a favor do sacrifício animal.

“Não tenho um projeto de religião. A proposta é voltada para a área de animal. As pessoas precisam refletir mais sobre a preservação dos animais. É importante lembrar que cultura não pode virar tortura”, explicou.

"Nova" oferenda -Marcell ofereceu ainda, uma alternativa aos frequentadores de terreiros de candomblé, caso a medida seja aprovada. “Não tenho nada contra terreiros de candomblé. Eu apoio as religiões afro, mas essa oferenda precisa mudar. A própria religião prega que os orixás são bons e puros. Então, elas (entidades religiosas) vão compreender se trocar a oferenda e oferecermos folhas ou plantas no lugar dos bichos sacrificados”, opinou.

O defensor dos animais chamou a atenção ainda, para o fato de que muitas crianças crescem em terreiros, assistindo à cena de animais sendo oferecidos. “Elas podem achar que é normal fazer isso (sacrificar animais) e, futuramente, maltratar os animais. É preciso rever isso. Há 15 anos atrás, era normal animal em circo, passarinho em gaiola, mas hoje isso tem diminuído”, finalizou. (As informações do Correio)

JOEL SE IRRITA COM FOTÓGRAFOS EM TREINO DO BAHIA

O treinador do Bahia, Joel Santana, se irritou com alguns repórteres fotográficos e cinematográficos no treino tático do tricolor na manhã desta terça-feira, 30, no Fazendão. Ao perceber que a atividade estava sendo filmada e fotografada, o comandante, que queria que o treino fosse secreto, pegou ar e jogou o boné no gramado. No entanto, o fotógrafo do Jornal A TARDE, Lúcio Távora, um dos que foram retirados do treino após o protesto de Joel, disse que o técnico não avisou a assessoria do clube de que não queria imagens.

"Ele mandou a gente sair do campo e disse que não queríamos deixá-lo trabalhar. Depois que desligamos as câmeras, ele jogou o boné no chão", contou o fotógrafo, que flagrou o momento em que o acessório estava no gramado."Depois vocês colocarão nos jornais que eu estou nervoso", disse Joel.

Clima tenso - Mesmo classificado para a semifinal do Baianão, o Esquadrão não vive um clima tranquilo. Desde que o novo treinador assumiu a equipe no começo de abril, parte da torcida demonstra insatisfação com o seu retorno. Além de contestar o novo comandante, a diretoria também é alvo de vários protestos.

O Tricolor não vence uma partida há mais de um mês. O último triunfo da equipe foi no dia 24 de março, contra o Juazeirense pela segunda rodada da segunda fase do estadual. O Bahia também não vence em casa desde a reinauguração da nova Arena e acumula duas derrotas e dois empates, com apenas três gols marcados.

Problemas em campo - Se o clima fora de campo não é dos melhores, dentro dele Joel encontra mais complicações. Do time que vem atuando como titular, cinco atletas estão fora da primeira partida da semifinal, contra o Juazeiro: Fahel e Adriano estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo e Hélder, Rosales e Obina, lesionados, também desfalcam o tricolor na próxima quinta-feira, 1º, na Fonte Nova.

Como se classificou em segundo lugar no Grupo 1 (com uma vitória e cinco empates), o Bahia não terá a vantagem de dois resultados iguais diante do Juazeiro. Caso o placar se repita nos dois jogos, o Juá avança a final. O Esquadrão precisa vencer o primeiro duelo, em casa, para tentar diminuir a pressão e encarar o jogo de volta, no sábado, 4, com mais tranquilidade e melhorar o ambiente no Fazendão. (As informações do A Tarde)

MEC IRÁ MONITORAR SITUAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PROUNI

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai supervisionar periodicamente os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni). A decisão, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (30), diz que o monitoramento pode ser feito pelo cruzamento de informações dos cadastros oficiais ou, ainda, através de denúncias.

O estudante que não mais se enquadrar nos critérios do ProUni terá a bolsa encerrada. É necessário, por exemplo, que o bolsista tenha renda familiar máxima de três salários mínimo por pessoa. Os responsáveis por essa supervisão serão os coordenadores do ProUni de cada uma das universidades. As denúncias ficam sujeitas à aprovação pela Secretária da Educação e, se admitidas, também serão encaminhadas às instituições de ensino.

O denunciante, que pode permanecer anônimo, terá que apresentar “a qualificação do interessado, a descrição clara e precisa dos fatos a serem apurados, os documentos pertinentes e os demais elementos relevantes para o esclarecimento do seu objeto”, informa o texto da portaria.

O estudante sob supervisão terá um prazo de dez dias para apresentar documentação que comprove a inexistência de irregularidades. Se a universidade decidir pela cancelamento do benefício, o estudante terá mais dez dias para recorrer. (As informações do Estadão)

JOGADOR DO VITÓRIA É PARADO EM BLITZ E TEM CARRO APREENDIDO

O meia Vander passou por uma “saia justa” na última segunda-feira (29). O atleta do Vitória dirigia sem habilitação, quando foi parado por uma blitz nas proximidades do bairro de São Rafael, em Salvador.

De acordo com a Rádio CBN, como não portava a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o atleta teve o carro apreendido e rebocado para o pátio da Transalvador. Além disso, o jogador precisará pagar uma multa de R$ 575.

Vander, que cometeu uma infração gravíssima, perderá sete pontos na carteira. O jogador estava acompanhado da noiva no momento em que foi pego pela PM.

SIMM PASSA A OFERECER ATENDIMENTO COM HORA MARCADA

Seguindo postura adotada desde que assumiu a gestão da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), objetivando dinamizar e ampliar as atividades do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), o secretário Mauricio Trindade implantou o agendamento de entrevistas com hora marcada, por telefone. O agendamento telefônico será disponibilizado ao público a partir de quinta feira ( 2 de maio) e funcionará das 10 às 16 horas em todos os dias úteis. Para agendar a entrevista no SIMM, quem busca uma vaga de emprego deverá ligar para o número 2203- 2016.

“ Com essa facilidade que proporcionamos, as pessoas não mais precisam se deslocar muito cedo de casa para nossas unidades do SIMM, nem esperar muito tempo pelo atendimento. Por telefone, o interessado numa vaga de emprego escolhe a hora que mais lhe convém e pode chegar próximo ao horário de atendimento, sem atropelos”, pontua Mauricio Trindade.

Segundo Polyana Régis, gerente do SIMM, o serviço de agendamento por telefone com hora marcada vale para as unidades do Comércio, da Boca do Rio, do Cabula e de Cajazeiras. “ Com certeza iremos oferecer um serviço ainda melhor evitando filas e contratempos para os usuários. Por isso, enfatizo o pedido para que utilizem nosso novo serviço”.

SIMM EM ITAPOÃ – Ainda segundo o secretário Mauricio Trindade o processo de descentralização das atividades do SIMM ganha fôlego com a implantação da unidade de Itapoã, que começou a funcionar esta semana. A unidade está instalada no prédio onde funciona a subprefeitura do bairro. “ Como a área de atuação da subprefeitura abrange uma vasta área que inclui, além de Itapoã e entorno, os bairros da Boca do Rio, Ipitanga, Bairro da Paz, Jardim das Margaridas e São Cristóvão, milhares de pessoas que procuram emprego através da Secretaria de Promoção Social terão o seu deslocamento encurtado e facilitado”, explica.

Por: Sergio Toniello

MAIS DE 100 FUNCIONÁRIOS DE OBRA REALIZAM PROTESTO NO ACUPE DE BROTAS

Funcionários da construtora PDG realizam uma manifestação no bairro de Brotas na manhã desta terça-feira (30). De acordo com a Central de Polícia (Centel), cerca de 150 operários estão reunidos no Acupe de Brotas em um protesto por causa do atraso no pagamento de salários. Os trabalhadores começaram a se reunir no local por volta das 8h. Populares entraram em contato com a polícia para alertar que o grupo estava tentando obstruir a ladeira do Acupe, mas uma equipe da 58ª Companhia Independente de Polícia Militar (Cosme de Farias) esteve no local e relatou que os manifestantes estão organizados em um protesto pacífico e sem fechar as vias de acesso à região.

POLÍCIA REGISTRA QUATRO TENTATIVAS DE HOMICÍDIO EM 12h

Nas últimas 12 horas, quatro pessoas sofreram tentativas de homicídio em Salvador e Camaçari. De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), as vítimas foram atingidas por disparos de arma de fogo. No fim de linha do bairro do Uruguai, Jorge Augusto Santana de Pinho, de 46 anos, e seu sobrinho, Danilo Santos de Pinho, de 26, foram baleados por volta de 20h30.

Jorge foi atingido nas duas coxas, e Danilo na região das nádegas. Os dois foram socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas ainda não há informações sobre o estado de saúde deles. Já no município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Wilson de Oliveira Teixeira, de 24 anos, e Leonardo Marques da Silva, de 22, estavam na Rua da Floresta, no Parque Florestal, quando foram atingidos por tiros.

O crime aconteceu por volta de 20h40 e as vítimas foram socorridas para o Hospital Geral de Camaçari (HGC). Em ambos os casos, ainda não há informações sobre a autoria nem a motivação do crime. (As informações do A Tarde)

SEC ABRE INSCRIÇÕES PARA 23 MIL VAGAS NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO

Estão abertas as inscrições para 23.625 vagas do cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pelo programa Universidade para Todos, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. As vagas estão distribuídas em 186 municípios baianos e em Salvador. As aulas acontecem em 31 locais – escolas, organizações não governamentais (ONGs) e associações.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos), até o dia 10 de maio, mês em que também serão divulgados os nomes dos contemplados, locais para matrícula e data de início das aulas.

O programa oferece material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

UNEB INSCREVE MONITORES ATÉ HOJE

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) tem mil vagas de monitores, para dar aulas de Português, Redação, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. São 300 vagas para a capital e 700 para o interior, com atuação no no pré-vestibular social Universidade para Todos (UPT), do governo estadual.

A remuneração será de R$ 15 por aula e a vigência do contrato de oito meses. Os interessados deverão comparecer hoje no Museu de Ciência e Tecnologia da Uneb, na Boca do Rio, ou nos campi do interior do estado.

POLÍCIA FEDERAL MULTA 16 BANCOS EM R$ 5,6 MI POR FALHAS NA SEGURANÇA

A Polícia Federal (PF) multou 16 bancos em R$ 5,579 milhões por falhas na segurança de agências e postos de atendimento bancário. Segundo a PF, as instituições financeiras descumpriram normas nacionais de segurança e a lei federal de 1983 que regula o assunto. Os bancos foram multados quinta-feira (25), mas a punição só foi divulgada nesta segunda-feira (29). As principais irregularidades encontradas foram número insuficiente de vigilantes, alarmes inoperantes, planos de segurança não renovados, transporte de valores feito por bancários, inauguração de agências sem plano de segurança aprovado pela Polícia Federal e obstrução da fiscalização de policiais federais.

Multado em R$ 2,130 milhões, o Banco do Brasil sofreu a maior punição. Em seguida, vieram o Santander (R$ 1,064 milhão), o Itaú (R$ 876 mil), o Bradesco (R$ 776 mil), a Caixa Econômica Federal (R$ 315 mil) e o HSBC (R$ 150 mil). Empresas de segurança, vigilância, transporte de valores e cursos de formação de vigilantes também foram multados.

Em nota, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade que representa os funcionários das instituições financeiras, diz que os bancos continuam tratando com profundo descaso a segurança dos estabelecimentos, mesmo com a lei sobre o tema em vigor há 30 anos. Segundo a entidade, o problema pode piorar com a decisão de vários bancos de estender o horário de funcionamento das agências até as 20h.

De acordo com a Contraf, os bancos gastaram R$ 3,1 bilhões em segurança e vigilância no ano passado, o que representa apenas 6,1% do lucro de R$ 51,3 bilhões obtido pelas seis maiores instituições financeiras do país no ano passado. Em comunicado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) contestou os números e alegou que o valor investido no setor no ano passado somou R$ 10 bilhões, tanto em segurança física como eletrônica.

A Febraban ressaltou ainda que o valor aplicado pelas multas se refere a 460 processos, a maioria de 2008 a 2010, que foram julgados somente agora. A entidade argumentou ainda que as falhas identificadas pela Polícia Federal foram corrigidas no próprio ano em que os processos foram abertos. Segundo a Febraban, os problemas são pontuais e não refletem o padrão de segurança nas agências em todo o país. (As informações da Agência Brasil)

REAJUSTE LINEAR DE SERVIDORES SERÁ DE 2,5%

O governador Jaques Wagner encaminhou nesta segunda-feira, 29, para a Assembleia Legislativa, o projeto de lei que estabelece o reajuste linear dos servidores públicos estaduais em 2,5%, retroativo a janeiro deste ano. A proposta atinge todos os servidores ativos e inativos do Estado. Esta é a primeira vez no governo Wagner que o reajuste linear será abaixo da inflação, que no ano passado ficou em 5,8%, de acordo com índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Na próxima semana, o governo deve enviar outro projeto de lei que vai equiparar o piso salarial do Estado ao salário mínimo. Com isso, será solucionada a situação dos servidores que estão com salários abaixo do mínimo desde janeiro. Líder da maioria na Assembleia, o deputado estadual José Neto (PT) afirmou que o índice abaixo da inflação é resultado da difícil conjuntura econômica, que estaria atingindo todos os estados e municípios. "Pela nossa vontade, daríamos a inflação. Mas temos a responsabilidade de manter as contas do Estado equilibradas".

Ele ainda destaca que, para além do reajuste linear, o governo tem atuado nas negociações setoriais, resultando em ganhos acima da inflação até 2014 para categorias como professores (54,6% de ganho real), policiais (cerca de 80% de ganho real para soldados) e médicos (reajustes de até 250%). (As informações do A Tarde)

MÉDICOS DO SAMU ANUNCIAM PARALISAÇÃO PARA HOJE EM SALVADOR

Os médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador suspendem as atividades por 24 horas, a partir das 7h de hoje. O atendimento será restrito às ocorrências em que existir risco de morte. A paralisação, que acontece pela segunda vez este mês, reivindica melhores condições de trabalho, contratação de novos profissionais e reajuste de salário. De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), Francisco Magalhães, atualmente, os médicos do Samu recebem um salário de R$ 1.800, além de uma gratificação de 50%.

“Com isso, são R$ 3.200. Mas todas as outras categorias recebem uma gratificação de 200%. Os médicos querem esse mesmo índice”. No último dia 4, a categoria parou também por 24 horas e chegou a negociar com a prefeitura, mas não houve acordo. Atualmente, ainda de acordo com Magalhães, o Samu conta com 74 médicos. “O ideal seria que tivesse, no mínimo, 140”.

Segundo ele, o Samu recebe 4 mil solicitações por dia e realiza cerca de 1.500 atendimentos na capital baiana. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contudo, não confirmou as informações. Em nota, a SMS declarou que a coordenação do Samu tem um plano de trabalho para garantir a normalidade dos serviços hoje.

“A gestão já apresentou propostas que refletem em melhores condições de trabalho, como reajuste das gratificações, pagamento de insalubridade, reforma da Central de Regulação e das bases descentralizadas”, afirma a nota. No dia 7 de maio, os médicos se reúnem em assembleia para discutir as propostas da prefeitura. (As informações do Correio)

BANCÁRIOS FAZEM PARALISAÇÃO AMANHÃ CONTRA PLANO DE CARREIRA

Os bancários de todo o país decidiram na noite de hoje fazer uma paralisação nas agências do Banco do Brasil amanhã, véspera do feriado do Dia do Trabalho, contra o novo plano de carreira do banco que segundo os sindicalistas fere direitos dos funcionários. A paralisação acontecerá em todo o país. Em São Paulo, a decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Bancários realizada agora à noite.

Também decidiram pela paralisação os trabalhadores de Alagoas, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Roraima, entre outros. Os bancários reivindicam a revisão do plano de funções, que, dizem, trouxe prejuízos aos empregados e reduziu as gratificações, entre outros problemas. Desde fevereiro, o BB mudou o plano de carreiras, definindo basicamente dois tipos de cargo e jornada: os comissionados, que estão em cargos de confiança, com oito horas diárias, e os demais, com seis.

Segundo o banco, foi dada a opção aos funcionários para que ninguém tivesse de se submeter à redução de jornada e de salário forçadamente. Os bancários afirmam que houve, sim, redução impositiva de salário e de jornadas e que os cargos atuais não deverão ser mais preenchidos por funcionários com o mesmo salário. Também não está garantido que um funcionário passe a exercer função de maior responsabilidade ganhando mais ou salário compatível com os demais colegas do mesmo nível hierárquico. (As informações da Folhapress)

CASAL PRESO POR ROUBO A ÔNIBUS TAMBÉM ASSALTOU HOTEL NA CIDADE BAIXA, DIZ POLÍCIA

Um casal foi preso acusado de invadir um hotel na Cidade Baixa no último 10. Os suspeitos foram interrogados e reconhecidos por vítimas na 3ª Delegacia (Bonfim) nesta segunda-feira (29).

Segundo a polícia, funcionário do hotel roubado, que fica na avenida Fernandes da Cunha, reconheceram Ricardo Oliveira Silva, 37 anos, e Ivi Carolina Conceição dos Santos, 18. Eles roubaram do hotel R$ 550, celulares e outros pertences.

Os dois foram presos em flagrante no dia 18 deste mês pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) depois de assaltarem um ônibus em São Caetano. As vítimas do hotel reconheceram os dois pelas fotos divulgadas com notícias da prisão.

Ricardo está preso na 5ª Delegacia (Periperi) e Ivi está detida na Delegacia Especial de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), que dispõe de carceragem feminina. (As informações do Correio)

POLÍCIA INVESTIGA SE EXECUÇÃO DE ELETRICISTA EM CARRO TEM LIGAÇÃO COM TRÁFICO

Um homem foi executado a tiros dentro de um carro na manhã desta segunda-feira (29) em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador. O eletricista Marcelo de Matos Braga, 23 anos, foi morto a caminho do trabalho.

Segundo informações da polícia, o crime aconteceu na rua Jailton Ferreira, por volta das 9h. De carona, Marcelo ia para uma faculdade onde prestaria serviço como eletricista. Em um sinal, quando o carro parou, dois homens em uma moto, encapuzados, se aproximaram. Eles mandaram o motorista não se mexer e atiraram várias vezes contra Marcelo - ele foi baleado cinco vezes na cabeça e no tórax.

Depois dos disparos, os homens fugiram na moto. O eletricista morreu no local. O motorista do carro não teve ferimentos.
Em setembro do ano passado, Marcelo chegou a ser detido como suspeito depois de um tiroteio em que um policial militar ficou ferido e um traficante morreu. A polícia, no entanto, não tem informações sobre se ele tinha envolvimento com o tráfico e se isso teria relação com o crime de hoje. (As informações do Correio)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PELEGRINO DIZ SÓ RESTA REZAR PARA EVITAR O PIOR COM AS CHUVAS

Em entrevista à rádio Excelsior, nesta segunda-feira (29), no Programa De Olho na Verdade, o deputado Federal Nelson Pelegrino criticou a desatualização do plano de contenção de encostas de Salvador e disse que “só resta ao morador da cidade rezar para que não aconteça o pior”. Ele entende que é preciso atualizar e criar um plano eficaz, que garanta a segurança da população nas áreas de maior risco.

Pelegrino falou também que é contra a PEC 37, que restringe à polícia judiciária o poder de investigar, retirando atribuições do Ministério Público, e que não vai prosperar a PEC que submete decisões do Supremo Tribunal Federal ao Congresso Nacional. “A atual situação entre os poderes da República, que tem mais de 80 anos, deve ser respeitada. Entendo, no entanto, que o STF não deva ter poder absoluto, sem controle, porque os demais poderes são fiscalizados. O Executivo pelo Legislativo, e o Legislativo pelo próprio Judiciário”, declarou.

CBF DIVULGA DATAS DOS CONFRONTOS DA DUPLA BAVI NA COPA DO BRASIL

A CBF divulgou nesta segunda-feira (29), as datas e horários dos confrontos de Bahia e Vitória pela segunda fase da Copa do Brasil. O Tricolor encara o Luverdense, no dia oito de maio, às 22h, o local do jogo ainda não está definido. A partida de volta está marcada para o dia 15 de maio, na Fonte Nova. Já o Vitória encara o Salgueiro, no dia 15 de maio, no estádio Cornélio de Barros, na cidade de Salgueiro, em Pernambuco. A partida de volta será no dia 22 do mesmo mês, no estádio do Barradão. Caso as equipes vençam a primeira partida pela diferença de dois gols eliminam automaticamente o jogo de volta.

CODESAL REGISTRA 20 AMEAÇAS DE DESABAMENTO

Ao menos 56 solicitações de emergência foram contabilizadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) nesta segunda-feira, 29, conforme boletim divulgado no final da tarde. Entre as ocorrências, foram registrados 20 ameaças de desabamento e 13 deslizamentos de terra. Os transtornos são causados pelas chuvas que atingem a capital baiana há quase duas semanas. A Codesal também registrou um alagamento de área, dois alagamentos de imóveis, um desabamento de muro e sete ameaças de deslizamentos. Além disso, o temporal provocou a queda de uma árvore e deixou outras sete ameaçadas.

As chuvas devem continuar nos próximos dias, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na terça, 30, e na quarta, 1º (feriado do Dia do Trabalho), o sol fica entre nuvens com risco de chuvas isoladas. A temperatura máxima, nos dois dias, não deve passar dos 29 graus, enquanto a mínima deve ficar em 22 graus.

Precauções - Devido a grande quantidade de áreas de risco de deslizamentos de terra na capital (cerca de 600), a Codesal alerta a população a não jogar lixo nas encostas e nem plantar vegetação ou árvores que comprometam ainda mais o terreno, como a bananeira, que retém muita água, aumentando a instabilidade da área.

Além disso, os técnicos também orientam a não fazer cortes no talude da encosta e ou dispensar a água de uso doméstico no local. (As informações do A Tarde)

CAIXAS ELETRÔNICOS EM CABECEIRAS DO PARAGUAÇU E DIAS D'ÁVILA SÃO EXPLODIDOS

Sete homens armados explodiram, na madrugada desta segunda-feira (29), caixas eletrônicos de um posto avançado de um banco em Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano. De acordo com informações da 27ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), os criminosos chegaram por volta 3h30 e fugiram logo após as explosões. O prédio ficou totalmente destruído.

Não há registro de feridos. Uma caixa eletrônico 24 horas também foi explodido na madrugada desta segunda em Dias D'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a polícia, homens chegaram em um carro, explodiram o equipamento, que fica em um mercado, no bairro de Entrocamento, e fugiram. Também não houve feridos. Ainda não se sabe quanto foi levado, nem quantas pessoas participaram da ação criminosa.

GARÇOM USOU GOLPES DE ARTES MARCIAIS CONTRA EX

Preso na manhã de sexta-feira (26), o assistente de garçom Nei da Silva Andrade, 28 anos, acusado de matar o ex-namorado dentro de um apartamento no Rio Vermelho confessou o crime. Praticante de capoeira e kickboxing, ele disse que atacou o técnico agrícola Maurício José Sanches de Oliveira, 49 anos, com chutes, socos e depois jogou um banco de madeira na cabeça da vítima. O corpo de Maurício foi encontrado no apartamento no dia 16 deste mês.

Nei foi apresentado à imprensa no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) nesta segunda-feira (29). Ele foi preso na madrugada de sexta na casa da mãe, na zona rural de Jequié, onde estava escondido desde o dia 16, quando saiu de Salvador ao saber que era procurado pela polícia.

O preso confessou que atacou Maurício porque soube que o ex estava em novo relacionamento com outro homem - na noite do crime, o próprio técnico agrícola contou isso ao ex-namorado. Nei disse em depoimento que não tinha intenção de matar Maurício, mas que os dois brigaram e ele acabou agredindo o ex. Ele contou que saiu do apartamento no Rio Vermelho deixando Maurício consciente, com apenas um corte no supercílio. A polícia aguarda a conclusão do laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica (DPT). "Avaliação preliminar dos peritos, que estiveram no local do crime, indica que a vítima morreu em decorrência das agressões", diz o delegado Reinaldo Mangabeira. (As informações do Correio)

BANDO INVADE ESCOLA E ROUBA ALUNOS EM CAJAZEIRAS

O Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras 4, em Salvador, foi invadido por bandidos na tarde desta segunda-feira, 29. Informações de professores dão conta que três homens roubaram alunos da turma do 1º ano do ensino médio. A Polícia Militar não confirmou e tem informação de que são dois os suspeitos. Um deles estava com um revólver calibre 38. O grupo teria levado dinheiro, celulares e aparelhos eletrônicos dos estudantes. Viaturas da PM estão em diligência para tentar localizar os ladrões. O caso é investigado pela 13ª delegacia. (As informações do A Tarde)

ILHEUS: IFBA COBRA EXPLICAÇÕES DE EMPREITEIRA SOBRE CONDIÇÕES ANÁLOGAS À ESCRAVIDÃO

O Instituto Federal da Bahia em Ilhéus (Ifba) cobrou nesta segunda-feira (29) da NTR Engenharia, empresa contratada para construir uma quadra poliesportiva no campus da instituição, explicações quanto às condições análogas à escravidão em que trabalhadores foram encontrados. Na última quarta (24), cinco operários foram resgatados por auditores dos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e Público do Trabalho (MPT).

Eles estavam abrigados em barraco sem água potável, iluminação e ventilação adequada, além de dormirem no chão e não possuir local para armazenar e preparar as refeições. Os operários tiveram os contratos rescindidos indiretamente. NTR Engenharia, segundo o MPT, terá que indenizar cada trabalhador “a título de dano moral individual”

SAC DE BARREIRAS RETOMA ATIVIDADES NESTA SEGUNDA

O posto do SAC de Barreiras (a 830 quilômetros de Salvador) retoma suas atividades nesta segunda-feira, 29. A unidade passou por reforma na estrutura física. O atendimento é de segunda a sexta, das 7 às 15h30, no Centro Empresarial Barreiras, na Rodovia BR-020.

A unidade oferece 145 serviços de nove órgãos, entre eles a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Detran, Planserv, Previdência Estadual, SineBahia, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA), Sefaz Estadual e Ouvidoria da Polícia Militar.

Em média, 8,5 mil pessoas são atendidas por mês na unidade. Os serviços mais procurados são emissão de carteira de trabalho, solicitação de seguro desemprego e intermediação de mão de obra. Mais informações sobre a rede SAC no site do órgão ou pelos telefones 0800-071-5353 (ligando de fixo) e 4020-5353 (de celular).

PEDÁGIO DO SISTEMA BA-093 É REAJUSTADO

A tarifa do pedágio no Sistema BA-093 está mais cara nesta segunda-feira, 29, conforme tinha sido anunciado na sexta, 26. O reajuste foi com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, a tarifa para automóveis, caminhonetes e furgões de dois eixos com rodagem simples passou de R$ 2,80 para R$ 3,00. O aumento vale para as cinco praças de pedágio administradas pela Concessionária Bahia Norte nas rodovias BA-526, BA-535, BA-093 e BA-524, que passam por Salvador e Região Metropolitana: Simões Filho, Camaçari, Candeias, Dias D'Ávila, Mata de São João, Pojuca e São Sebastião do Passé. (As informações do A Tarde)

POLÍCIA TRABALHA COM HIPÓTESE DE LATROCÍNIO EM CRIME DE MURITIBA

Foi ouvida, na tarde de ontem, a dona de casa Jovelina de Araújo Fonseca, 64 anos. Ela é mãe da professora Célia Fonseca, 46, morta sexta-feira, depois de ser estuprada, baleada e queimada viva no distrito de Posto Sanca, zona rural de Muritiba, no Recôncavo. Jovelina assistiu a violência contra a filha. Ela também foi espancada e levou um tiro na mão direita.

O delegado André de Oliveira Alves, titular da Delegacia de Cachoeira, que está à frente do caso, trabalha com hipótese de latrocínio - roubo seguido de morte. “Foi levado em torno de mil reias, além de joias e dois celulares”, disse. O delegado foi ao HGE, onde Jovelina está internada, sem previsão de alta.

Segundo ele, uma equipe de Salvador chega hoje a Cachoeira para ajudar na investigação. Somente o suspeito Miguevaldo Lima dos Santos, 19, foi preso. Em depoimento, ele negou o crime. Segundo Sônia Batista, amiga da família, Dona Jovelina reage bem aos medicamentos, mas evita falar sobre o caso. “Ela está consciente e sabe da morte da filha, mas quando alguém toca no assunto, começa a tremer”, disse. (As informações do Correio)

JAQUEIRA DO CARNEIRO COLECIONA CASOS DE ASSALTO A ÔNIBUS

Um cobrador baleado na mão, um assaltante morto e outro ferido. O violento assalto a ônibus ocorrido no sábado é uma amostra do cotidiano da região conhecida como Jaqueira do Carneiro, em São Caetano, às margens da BR-324. “Tenho vários colegas que foram assaltados aqui, a partir de certa hora isso aqui fica abandonado. assaltos acontecem tanto no sentido Feira como Salvador”, contou o motorista Antônio Marcos de Souza, 37 anos.

Se motoristas e cobradores temem os assaltos, os passageiros que aguardam nos pontos correm risco dobrado. “De noite fica muito ruim, de manhã bem cedo também. A gente fica aqui no ponto, o ônibus demora, quando passa eles não param”, relatou a diarista Edna Santos da Silva, que mora em São Caetano.

De acordo com informações do Grupo Especial de Repressão à Roubos a Coletivo (Gerrc), da Polícia Civil, foram registrados este ano 15 assaltos a ônibus no trecho entre a Brasilgás e a Jaqueira do Carneiro. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Manuel Machado, afirmou que se a polícia não tomar providências em relação à segurança, a entidade organizará uma manifestação na região.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Públicos de Salvador (Setps), Horácio Brasil, diz que os assaltos na região afetam mais os ônibus de longa distância e, ao contrário de Machado, destaca os esforços tomados pela polícia. “Violência existe, mas diminuiu com o trabalho profissional que vem sendo desenvolvido pela Gerrc”. A passarela, que liga São Caetano ao Calabetão, também é apontada como fontes de problemas pelos moradores da região. A Polícia Militar informou que o policiamento no local é de responsabilidade da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar. (As informações do Correio)

ARTIGO: RUIM PARA O FUTEBOL, BOM PARA OS EMPREITEIROS

Paulo Carneiro*

Apuramos as informações a respeito da construção e operação da Arena Fonte Nova e apesar de ser uma PPP, que entendemos ser a melhor alternativa, os detalhes do contrato do consórcio são inaceitáveis. Construíram uma Torre de Babel onde o governo assume todos os riscos, endivida o Estado e nunca mais recebe o capital investido. Lembrem de Costa de Sauípe, até hoje na mão da Previ. Nossos governantes são de lascar. O TCE convocou na época alguns membros do governo para esclarecimentos. Como o TCE é formado de políticos indicados pelos governantes em épocas distintas, não aconteceu nada.

Para a construção do estádio e o modelo econômico que o Estado escolheu, fizeram uma PPP, Parceria Pública Privada, com concessão administrativa e resolveram assumir o ônus da dívida com o BNDES, pois não poderão cobrar pela concessão. Em suma, usaram o dinheiro público para se manterem donos do empreendimento, que sem conteúdo esportivo é um grande “elefante branco”. E para terem a gestão, vão bancar pelo menos durante 15 anos, com pagamento de contraprestação, pois se espera que depois deste período, o negócio comece a dar lucro.

O Bahia resistiu, foi pressionado mas cedeu e fez um contrato de 5 anos com acesso apenas a uma "luva" de R$ 9 milhões/ano na bilheteria. Sem acesso às outras inúmeras receitas. Seu fundo de comércio (torcida) devia ser mais valorizado. Sem ele não tem negócio.

O consórcio assume o contrato, garante o negócio da construção e repassa a operação para terceiros (Arena Brasil). E o povo paga a conta dos recursos públicos que serão direcionados. E na operação, se não chegar a determinado patamar, o governo tem que reembolsar o consórcio por 15 anos uma contraprestação de até R$ 107 milhões por ano ou próximo disso.

Sempre soube que 25 anos é o periodo de se garantir o retorno do investimento. Por que mais 10 anos? Para remunerar a quem?

E o consórcio, qual a sua responsabilidade? Não bota um centavo, ganha pela construção e tem garantia mínima se não viabilizar a operação. Pra ser justo colocaram 20% na construção, mas esse percentual incluem no orçamento. Empreiteiro trabalha pra seus acionistas, não para o povo.

O Vitória está sendo fortemente assediado. Seus dirigentes ganharam há tempos atrás uma viagem a Holanda pra conhecerem a operação da Arena Amsterdã. Alexi reluta, sabe que o melhor caminho é a Arena Barradão. Seu candidato, todavia, está alinhado com o presidente da assembleia e o vice-governador para levar o Vitória pra lá. Vão engessar o clube por 35 anos. O erro está no modelo econômico. Ainda assim com o risco da operação não se viabilizar. Estádios de Copa são caros. Agora chegaram à conclusão que os altos custos da operação inviabilizam a promoção de shows.

O certo é que sem o Vitória a operação não fecha. Em 2007, quando o Brasil foi escolhido, o Bahia e o Vitória deveriam ter se unido para serem, juntos com o governo, donos do negócio. Construtora quer construir e agora devem estar se preparando para passar a operação para fundos de investimento. Meu clube tem o Barradão e ali devem fazer a Arena e viabilizar seu futuro.

Esse problema se espalha por todo país. Em Natal os clubes não querem jogar na Arena das Dunas, em Minas o Atlético já escolheu o Independência. Sua Diretoria divulgou que a perda de arrecadação de Cruzeiro e Atlético chega a R$ 100 milhões por ano. Só quem vai se beneficiar com as arenas da Copa são os clubes que cederam seus estádios: Corinthians, Inter e Atlético Paranaense. O fluxo de receitas do clube paranaense deve triplicar com a chegada da sua Arena. Seu estádio, financiado diretamente com o clube, não chega a R$ 300 milhões. O Vitória, ainda que tardiamente, pelo imobilismo de sua gestão, tem a chance de mudar de status e se aproximar dos grandes. É só não permitir que interesses políticos sejam mais importantes que os interesses do clube.

* Paulo Carneiro é ex-presidente do Vitória.

EQUIPE DO COMITÊ ORGANIZADOR LOCAL ELOGIA APÓS FAZER TESTES

A Arena Fonte Nova passou no primeiro evento-teste oficial realizado pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa, ontem, durante o clássico Ba-Vi. “Só tenho a parabenizar. O estádio é lindo, eficiente e bem acabado”, afirmou o diretor Executivo de Operações e Competições do órgão, Ricardo Trade.

“Os vestiários também são maravilhosos e o gramado atende a todos os requisitos que a gente pediu”, destacou. Sete áreas foram testadas: limpeza e resíduos, transporte, competições (gramado, equipamentos e gandulas), serviços médicos, tecnologia da informação, serviço ao espectador e segurança.

A operação, que contou com 51 funcionários do COL e 678 seguranças particulares, teve como objetivo identificar aspectos positivos e negativos do funcionamento do estádio, em um modelo próximo ao que será visto na Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho.

“Eu ainda não tenho todos os detalhes, mas por enquanto o feedback (retorno) foi muito positivo”, avaliou o gerente de integração operacional do COL, Tiago Paes.

O CORREIO circulou pelo estádio durante o jogo e o único quesito negativo observado foi o sistema de sonorização. Algumas vezes, não é possível ouvir com clareza o que é dito nas caixas de som. “Em alguns momentos, o som não saiu direito, mas a qualidade é muito boa e é uma questão de regulagem”, garantiu Tiago Paes. (As informações do Correio)

CHUVA DE CAXIROLA: TORCEDORES ARREMESSAM INSTRUMENTOS NO GRAMADDO

Lançada neste domingo (28), a caxirola serviu mais do que apenas para aumentar a festa das torcidas na Arena Fonte Nova. Aos 37 do primeiro tempo do clássico Ba-Vi, quando o Vitória já vencia por 2 a 0, torcedores do Bahia, na área onde estava localizada a Torcida Organizada Bamor, arremessaram o instrumento inventado pelo músico Carlinhos Brown no gramado.

Jogadores do Tricolor tiveram que recolher os objetos para partida continuar. A presença de policiais próximo ao local de onde foram arremessados os objetos foi reforçada para evitar que o fato se repetisse. Antes disso, a torcida já havia protestado contra a diretoria do Esquadrão a coro de "Marcelinho, vai se..., o meu Bahia não precisa de você".

É importante lembrar que o duelo deste domingo é um evento-teste da Fifa. A caxirola é um produto oficial licenciado pela entidade para Copa do Mundo. (As informações do Correio)

EX-MINISTRO SAULO RAMOS MORRE EM SÃO APULO

Ex-ministro da Justiça, o jurista e escritor Saulo Ramos morreu neste domingo (28), aos 83 anos, no interior de São Paulo. De acordo com a Agência Brasil, o ex-consultor-geral da República tinha problemas cardíacos e fazia hemodiálise. Seu falecimento foi lamentado pelo governo de São Paulo, que divulgou nota de pesar.

“É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-ministro da Justiça José Saulo Pereira Ramos. Jurista refinado e exemplar, teve participação fundamental no processo de restauração da democracia e do estado de direito no país. Nossos sentimentos e orações à família”, diz o texto, publicado no site do governo paulista.

Saulo Ramos foi ministro do governo do ex-presidente José Sarney e também atuou como advogado do Senado.

MP APURARÁ DENÚNCIAS CONTRA HOSPITAL ESPANHOL

O Ministério Público do Estado da Bahia abrirá inquérito civil para investigar denúncias de desassistência a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede privada no Hospital Espanhol. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia. A entidade argumenta que a unidade médica deixou de receber novos pacientes desde o último dia 18, após suspensão do atendimento de emergência.

Segundo o presidente do sindicato, Francisco Magalhães, somente os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos apartamentos permanecem com suporte médico. O dirigente afirma que o hospital se endividou para pagar dívidas trabalhistas e a construção de um prédio anexo, financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O promotor de justiça Pedro Araújo não informou mais detalhes sobre a investigação, já que os procedimentos de apuração estão na fase inicial. (As informações do A Tarde)

domingo, 28 de abril de 2013

ARTIGO: É PRECISO REESTATIZAR A PETROBRAS

ANTONIO IMBASSAHY

É conhecida a tendência dos petistas de apelar para a mistificação, para o engodo, justificando os seus malfeitos. Mas este desvirtuamento de postura vai ao extremo quando o assunto é a Petrobras. Nestes casos, alopram de vez. Foi o que aconteceu com o deputado José Guimarães, líder do PT na Câmara, em artigo publicado no último dia 19 neste jornal. Ele recorreu à velha estratégia petista de fabricar fantasmas e tecer fantasias, tentando encobrir os graves problemas que afligem nossa maior empresa pública, desrespeitando os brasileiros.

A estatal enfrenta uma das mais graves crises de sua história, para a qual foi empurrada pelas temerárias gestões petistas. Nunca a companhia se viu tão aviltada pela ocupação partidária, tão prejudicada pela má administração e tão desnorteada por escolhas equivocadas. A própria presidente da Petrobras, Graça Foster, reconheceu: nos últimos anos, a companhia viveu, em algumas de suas investidas, "uma história a ser aprendida e não repetida". Ela conhece os descaminhos em que a empresa se meteu nos anos em que teve Dilma Rousseff como presidente do Conselho de Administração e Sérgio Gabrielli no comando.

Um dos mais graves problemas da Petrobras é a sua insuficiência de refino. Os novos projetos só fazem sorver dinheiro. A Refinaria Abreu Lima teve seus custos multiplicados por dez. As do CE e do MA continuam em promessas. O Comperj se arrasta e
Passadena, um escândalo. Por isso, o país se vê mais dependente de petróleo e combustíveis importados. A aclamada autossuficiência em petróleo revelou-se uma quimera.

Os últimos anos têm sido de rotineira frustração: na última década, a Petrobras jamais cumpriu uma meta de produção, que continua a cair e, mesmo com o pré-sal começando a produzir, não deve voltar a subir antes de 2015. Guimarães diz que a Petrobras está entre as marcas mais valiosas do mundo. Mas omite que a empresa já vale menos que a AmBev e a Ecopetrol, a petrolífera colombiana.

A abertura à concorrência, decorrente da lei do petróleo de 1997, tornou a companhia muito mais competitiva, rentável e produtiva, sustentada num corpo funcional de excelência. Foi no governo Fernando Henrique que a estatal teve seu melhor momento. Infelizmente esse processo foi refreado e invertido, a partir da mudança.

Antonio Imbassahy é Deputado Federal

POLÍCIA REGISTRA QUATRO ASSASSINATOS NO SÁBADO

Quatro pessoas foram assassinadas em Salvador, das 06 horas até o início da tarde deste sábado, 27, segundo informações da Central de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Todas as vítimas são do sexo masculino, e apenas uma delas - Anderson Silva Rios, de 21 anos - foi identificada até o momento.

Os assassinatos ocorreram em bairros periféricos da capital baiana, como Uruguai, onde Silva Rios levou três tiros, Pau da Lima e São Caetano. Em Pau da Lima, ocorreu um duplo homicídio, e a polícia ainda não informou a causa da morte das vítimas, encontradas com escoriações no corpo, nas primeiras horas da manhã.

O assassinato em São Caetano ocorreu por volta das 13 horas, após uma tentativa de assalto ao ônibus da empresa Cidade Sol. Um dos assaltantes foi atingindo por tiros disparados por um passageiro que estava armado, segundo a polícia.

Além dos quatro assassinatos, houve uma tentativa de homicídio também no bairro de São Caetano, na altura da Jaqueira do Carneiro. Paulo Rodrigues Santos, 21, foi baleado e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Ainda não há informações sobre o estado de saúde do jovem, assim como a motivação do crime.

Neste sábado, foram registradas ainda outras nove ocorrências policias na cidade. Foram dois veículos furtados, dos modelos uno e corsa, na Vasco da Gama e na Mouraria, e sete furtados, entre motos, um caminhão e carros, nos bairros de Brotas, Canela, Mussurunga, Ribeira, Sussuarana, Calçada e Rio Vermelho. (As informações do A Tarde)

AÉCIO DIZ QUE HÁ "SUBMISSÃO" DO LEGISLATIVO AO EXECUTIVO

O senador Aécio Neves (PSDB) fez coro com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes e afirmou, na manhã deste sábado (27), que é o Poder Executivo, e não o Judiciário, que interfere na autonomia do Legislativo. O tucano disse que as medidas provisórias do Executivo “impedem o Congresso de legislar” e que existe uma “submissão absoluta da Casa às vontades do poder central”. No dia anterior, Mendes rebateu acusações de que a corte invadia atribuições do Congresso dizendo que uma “eventual usurpação” partia do Executivo.

A fala foi uma resposta às críticas de que o houve “intromissão” do STF na pauta legislativa após Mendes conceder liminar que paralisou a tramitação de projeto que dificulta a criação de novos partidos. “Li agora cedo nos jornais que o presidente da Câmara e o presidente do Senado pretendem visitar o STF para garantir a autonomia do Poder Legislativo. Quero dizer que eles acertaram de praça, mas estão errando de prédio. Sugiro que eles atravessem a Praça dos Três Poderes, se querem mesmo garantir a autonomia do Poder Legislativo, e subam a rampa do Planalto”, afirmou.

O tucano completou dizendo que os peemedebistas devem dizer a presidente Dilma Rousseff que “o Congresso Nacional não aceita mais essa enxurrada de medidas provisórias que vem impedindo o Congresso de legislar e essa submissão absoluta da Casa hoje às vontades do poder central.” Aécio, que participou do Congresso Estadual do PSDB-MG, em Belo Horizonte, afirmou ainda que quem “fragiliza” e “submete a constrangimentos” o Legislativo são “aqueles que aceitam a imposição da vontade do governo central”.

“Infelizmente, apoiado por uma ampla maioria, o Poder Legislativo vem se transformando em uma extensão do Palácio do Planalto”, afirmou. (As informações da Folhapress)

POR LIDERANÇA, BAHIA E VITÓRIA SE REENCONTRAM NA ARENA

Com Juazeiro e Juazeirense na liderança do Grupo 2 e do Grupo 3, respectivamente, do Campeonato Baiano, a disputa da semifinal poderá ter somente um dos grandes com vantagem. Esta será a faísca que conduzirá a rivalidade entre Vitória e Bahia no jogo deste domingo, 28, às 16h, na Arena Fonte Nova.

Diferentemente do Ba-Vi de 21 dias atrás, quando ambos eram líderes dos seus respectivos grupos, desta vez o rubro-negro e o tricolor voltam à Arena como coadjuvantes no Estadual e com o objetivo comum de voltar ao topo para construir um caminho mais fácil rumo à decisão do torneio.

Pelo lado rubro-negro, que tem 16 pontos ganhos, um a menos que a Juazeirense, a situação parece mais branda: o Leão pode se classificar até com um empate, desde que o Cancão de Fogo perca o seu jogo para o Juazeiro - o Vitória empata em saldo de gols com a Juazeirense, mas tem um número maior de gols marcados.

Já o tricolor, que tem oito pontos ganhos e dois atrás do Juá, precisa de uma única combinação: necessita vencer e torcer para o Juazeiro perder. Uma vez que o Juá já dispõe de dois triunfos a mais que o Esquadrão, um simples empate com o Cancão de Fogo já lhe garante a liderança.

Além de Vitória x Bahia e de Juazeirense x Juazeiro, a rodada derradeira da segunda fase do Baianão tem ainda os duelos Vitória da Conquista x Feirense e Bahia de Feira x Botafogo-BA. (As informações do A Tarde)

ÚLTIMO FIM DE SEMANA PARA ENTREGAR IMPOSTO DE RENDA

Este é o último fim de semana antes do fim do prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2013, que vai até as 23h59min59s (horário de Brasília) da próxima terça-feira (30). Em 2013, o Fisco espera receber mais de 26 milhões de declarações, em comparação a 25.244.122 do ano passado. Quem deixar para a última hora, além do risco de preencher errado devido à pressa e de cair na malha fina, pode encontrar dificuldade na hora de enviar as informações por meio da internet.

As declarações podem ser enviadas por meio da internet ou entregues em disquetes nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil localizadas no país, no horário de funcionamento das agências. O programa de computador gerador da declaração está disponível na página da Receita Federal. Para transmitir a declaração, é preciso instalar também o Receitanet, que pode ser baixado no mesmo endereço.

Em 2013, pela primeira vez, será possível enviar também as informações por meio tablets e smartphones que tenham os sistemas operacionais Android (Google) e iOS (Apple). Mas não são todos os casos. De acordo com a Receita, não podem usar esses aplicativos, por exemplo, os contribuintes que receberam rendimentos de pessoa física, os que estejam obrigados a declarar dívidas e ônus reais, os que auferiram ganho de capital, os que tenham recebido determinados tipos de rendimentos isentos ou com tributação exclusiva. A relação completa dos casos de impedimentos está na Instrução Normativa 1339. (As informações da Agência Brasil)

MINISTÉRIO DA SAÚDE PRORROGA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE ATÉ 10 DE MAIO

O Ministério da Saúde anunciou esta semana que a campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada até 10 de maio. O órgão recomenda celeridade aos municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação e aconselha, inclusive, o funcionamento de postos aos sábados. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alerta para a importância da imunização contra a gripe. “Isso é importante para que a população possa ter acesso e chegar ao inverno protegida”.

A meta do ministério é vacinar 80% do público-alvo, composto por idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, detentos e profissionais de saúde. Portadores de doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados também devem se vacinar.

A Região Sul foi a que mais se aproximou da meta fixada pelo ministério, com 60,46% de vacinas aplicadas até o momento. A Região Nordeste atingiu menor número de vacinações, 37,79% do público-alvo. Não foram consideradas, porém, as vacinas aplicadas em doentes crônicos e detentos. (As informações da Agência Brasil)

MONTE SANTO: HOMEM É PRESO COM MUNIÇÕES E PÓLVORA

Um homem de 47 anos foi preso na sexta-feira (26) acusado de estocar ilegalmente munições em Monte Santo, no interior da Bahia. José Francisco da Silva confessou à polícia que mantinha os artefatos em um armazém do qual é dono.

A polícia chegou até José Francisco depois de receber uma denúncia anônima. No armazém do suspeito, foram encontrados 590 cartuchos de vários calibres, quatro caixas cada uma com 250 tubos de pólvora, 319 kg de chumbo com numerações diversasm mais de 16 mil espoletas, 141 estojos de diversos calibres, 21 caixas com estojos de calibres 28 e 36.

Toda a munição foi apreendida e encaminhada para a delegacia da cidade, onde José Francisco foi autuado por porte ilegal de munição e liberado. (As informações do Correio)

ADOLESCENTE CONFESSA TER ATEADO FOGO EM DENTISTA, DIZ POLÍCIA

O menor E., de 17 anos, que fará 18 anos em junho próximo, assumiu a responsabilidade de atear fogo na dentista Cinthya Magaly Moutinho de Souza, 46 anos, morta durante assalto no interior de São Paulo. Ele disse que jogaram álcool no corpo da vítima e passaram a ameaçá-la com o isqueiro.

Segundo a delegada Elisabete Sato, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o adolescente contou o crime com frieza, como se estivesse contando o capítulo de uma novela. Os demais envolvidos são Jonathan Cassiano Araújo, de 21 anos, que aparece nas imagens de vídeo e teria dirigido o carro usado pela quadrilha, Vitor Miguel Santos da Silva, de 24 anos, e Tiago de Jesus Pereira, de 25 anos.

Silva segue foragido e está sendo procurado pela polícia. Um segundo adolescente, de 17 anos, foi detido por ter ajudado a esconder Vitor e o outro menor de idade e está sendo investigado por participar de outros crimes praticados pelo grupo. Segundo a polícia, a quadrilha cometeu entre seis a oito crimes, a maioria assalto a consultórios odontológicos e pelo menos um roubo à residência na Zona Sul de São Paulo e em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. (As informações da Agência O Globo)

BANDIDOS INVADEM ÔNIBUS E SAQUEIAM PASSAGEIROS NA BR-116

Um trio armado invadiu e assaltou um ônibus na BR-116 Norte, na altura de Feira de Santana, na madrugada deste sábado (27), segundo informações da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). Todos os 17 passageiros foram roubados.

O ônibus assaltado, da empresa Gontijo, vinha de Euclides da Cunha para Salvador quando os assaltantes invadiram o ônibus, pouco antes das 3 da manhã. O motorista do ônibus, que preferiu não se identificar, disse ao site Acorda Cidade que os bandidos se aproveitaram do momento que o veículo reduziu a velocidade em um quebra-molas para agir.

O motorista contou também que os ladrões levaram o ônibus para uma estrada e lá saquearam os passageiros. Foram roubados celulares, relógios, sacolas com roupas e dinheiro - a quantidade não foi informada pela polícia. A Polícia Militar chegou a perseguir os três ladrões, que conseguiram fugir. (As informações do Correio)

sábado, 27 de abril de 2013

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA ATÉ 10 DE MAIO

O Ministério da Saúde anunciou esta semana que a campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada até 10 de maio. O órgão recomenda celeridade aos municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação e aconselha, inclusive, o funcionamento de postos aos sábados. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alerta para a importância da imunização contra a gripe. "Isso é importante para que a população possa ter acesso e chegar ao inverno protegida".

A meta do ministério é vacinar 80% do público-alvo, composto por idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, detentos e profissionais de saúde. Portadores de doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados também devem se vacinar.

A Região Sul foi a que mais se aproximou da meta fixada pelo ministério, com 60,46% de vacinas aplicadas até o momento. A Região Nordeste atingiu menor número de vacinações, 37,79% do público-alvo. Não foram consideradas, porém, as vacinas aplicadas em doentes crônicos e detentos. (As informações do A Tarde)

ANGOLA PROÍBE FUNCIONAMENTO DE IGREJAS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS

O governo de Angola baniu do país a maioria das igrejas evangélicas brasileiras, acusadas de fazer "propaganda enganosa" e de se "se aproveitarem das fragilidades do povo angolano". Essas igrejas não têm reconhecimento do Estado em Angola. A informação é da Folha de S. Paulo.

"O que mais existe aqui em Angola são igrejas de origem brasileira, e isso é um problema, elas brincam com as fragilidades do povo angolano e fazem propaganda enganosa", afirmou o secretário e porta-voz do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Rui Falcão. O partido está no poder em Angola desde a independência do país, em 1975. No país, a religião evangélica vem crescendo e atualmente é de 15% da população.

Tragédia - Em 31 de dezembro de 2012, 16 pessoas morreram por asfixia e esmagamento durante um culto da Igreja Universal do Reino de Deus em Luanda - mais de 15 mil pessoas participavam do culto, muito acima da capacidade máxima do estádio da Cidadela.

Após a tragédia, o governo começou uma investigação que resultou, em fevereiro, no fechamento da Universal e de outras igrejas evangélicas, como Mundial do Poder de Deus, Mundial Renovada e Igreja Evangélica Pentecostal Nova Jerusalém.

Em março, o governo suspendeu a interdição da Universal, desde então a única reconhecida pelo Estado. Mesmo assim, a igreja só pode funcionar com fiscalização dos ministérios do Interior, Cultura, Direitos Humanos e Procuradoria Geral da Justiça.

As outras igrejas banidas aguardam reconhecimento para poderem voltar a funcionar, mas isso pode não acontecer. "Essas igrejas não obterão reconhecimento do Estado, principalmente as que são dissidências, e vão continuar impedidas de funcionar no país", disse Falcão. "Elas são apenas um negócio." Falcão critica as igrejas citadas. "Elas ficam a enganar as pessoas, é um negócio, isto está mais do que óbvio, ficam a vender milagres." (As informações do G1)

DEPUTADO AUTOR DE PROPOSTA CONTRA STF DIZ QUE MINISTROS FAZEM "GOLPE DE ESTADO"

O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), autor da proposta que dá ao Congresso o poder de rever decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), acusou ministros da corte de passar por cima do Legislativo, no que chamou de um "verdadeiro golpe de Estado". A informação é da Folha de S. Paulo.

Para Nazareno, o STF extrapola suas atribuições ao interferir em questões que seriam da alçada do Legislativo. O deputado citou como exemplos a suspensão da nova distribuição dos royalties do petróleo e a derrubada do sistema de pagamento parcelado dos precatórios.

O deputado acredita que o STF seja pautado por questões midiáticas. Para ele, o Congresso deve retomar seu espaço. Nazareno rejeita as acusações de que sua proposta seja uma resposta ao julgamento do mensalão, que condenou petistas e aliados por esquema de compras de votos.

SUSPEITO DE MATAR E ESTUPRAR MULHER NA FRENTE DA MÃE É PRESO EM MURITIBA

Um suspeito de participar do crime que chocou a população de Muritiba, a 114 km de Salvador, foi preso na tarde deste sábado (27). Ele é suspeito de ter matado e estuprado uma mulher na frente da mãe, que também foi espancada. O caso aconteceu na noite da sexta-feira.

Segundo a polícia, Miguevaldo Lima dos Santos, 19 anos, nega o crime, mas na casa dele foi encontrado um casaco com sangue e fezes. Ele está detido em Cachoeira - o delegado André de Oliveira Alves, titular da cidade, é o delegado substituto de Muritiba e está à frente do caso. A vítima que sobreviveu ao ataque reconheceu o suspeito preso por foto, segundo a Polícia Militar. Outro suspeito pelo caso continua sendo procurado.

Tortura e morte - O crime aconteceu por volta das 19h de ontem. Dois homens invadiram a casa de Jucelina Fonseca, 64 anos, e sua filha Célia, de aproximadamente 40 anos, no distrito de Posto Sanca, zona rural da cidade. A dupla rendeu as duas por volta das 19h e começou a torturá-las.

Segundo informações do 3º pelotão da 27ª Companhia Independente de Polícia Militar, Célia foi obrigada pelos criminosos armados a manter relações sexuais com eles enquanto sua mãe assistia ao estupro. Ela também foi agredida e ameaçada; os dois homens chegaram a colocar o cano de uma escopeta na vagina da mulher, embora não tenham atirado desta vez.

Só que eles não pararam por aí. Os dois queimaram o corpo da mulher em diversas partes e, nas agressões, ainda quebraram de sua mãe, Jucelina. Depois, ainda deram um tiro em Célia na altura do pescoço. A tortura continuou até às 22h, quando vizinhos perceberam uma movimentação estranha e foram averiguar o que estavam acontecendo. Eles entraram em contato com a Polícia Militar, que encontrou mãe e filha caídas dentro da própria casa.

Jucelina e Célia foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde receberam socorro. A filha já chegou na unidade hospitalar sem sinal de vida e teve o corpo removido para o Instituto Médico Legal de Santo Antônio de Jesus. Já sua mãe foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde está internada. (As informações do Correio)

MINISTÉRIO PÚBLICO DECIDE NÃO RECORRER NO PROCESSO DO MENSALÃO

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou hoje (26) que terminou de analisar as mais de 8,4 mil páginas do acórdão da Ação Penal 470, o processo do mensalão, e que não vai recorrer. Desde a conclusão do julgamento, no fim do ano passado, Gurgel vinha indicando que não pretendia acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) novamente, mas sinalizava que só daria a palavra final ao analisar o acórdão completo, divulgado nesta semana.

“O Ministério Público discorda da absolvição de alguns réus, mas entende que os embargos não se prestam à modificação dos julgados”, disse Gurgel, durante cerimônia promovida nesta tarde por entidade de classe dos procuradores.

O procurador ainda comentou o clima de tensão instalado nesta semana entre o Judiciário e o Legislativo. Para ele, as diferenças serão superadas devido à maturidade das instituições do Estado brasileiro. “Eventuais rusgas que acontecem serão, sem dúvida, superadas pelo entendimento que há de prevalecer em nome da harmonia entre os Poderes que a Constituição consagra.”

Para Gurgel, não houve interferência indevida do STF na decisão que suspendeu a tramitação do projeto que inibe a criação de novos partidos. “Eu acho que o ministro Gilmar Mendes agiu no âmbito da competência constitucional do STF e que não há o que censurar na atuação do ministro Gilmar.”

Gurgel disse ainda que as propostas legislativas que limitam a atuação do Supremo e do Ministério Público apresentam “certa linha de coerência”, pois as duas atacam instituições do sistema de Justiça. Para ele, caso a proposta contra o Ministério Público seja aprovada, “a corrupção e a impunidade terão muito motivo para comemorar, farão grande festa.” (As informações da Agência Brasil)

PRÉDIO DE TRÊS ANDARES DESABA NO BAIRRO DO TORORÓ

Um prédio de três andares desabou na madrugada deste sábado (27) no bairro do Tororó, em Salvador. De acordo com a 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (Barbalho), o edifício já havia sido condenado pela Defesa Civil (Codesal) e, por volta das 3h veio abaixo na invasão da Portelinha.

Apesar da gravidade do incidente, os policiais militares afirmam que apenas duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE). Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde deles.

Marquise - Também na madrugada de hoje, uma ocorrência de desabamento parcial foi registrada no bairro de Plataforma. Segundo a Central de Polícia (Centel), a marquise de um prédio de três andares desabou na rua dos Ferroviários por volta das 1h30. Nenhum morador e nenhum transeunte ficou ferido no desabamento. Apesar disso, a entrada da via ficou obstruída por causa de fios de alta-tensão derrubados pela marquise. (As informações do Corrio)

DOIS CORPOS SÃO ENCONTRADOS PELA POLÍCIA EM PAU DA LIMA

Os corpos de dois homens aparentando 21 anos foram encontrados por volta das 5 horas da manhã deste sábado, 27, no final de linha da Avenida Gal Costa, em Pau da Lima, Salvador. De acordo com informações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os corpos estavam um sobre o outro, o que sugere que eles foram deixados no local após o crime.
Ainda segundo DHPP, há indicações que os homens foram vítimas de asfixia por estrangulamento. (As informações do A Tarde)

LUCRO DA PETROBRAS CAI 16,5% NO 1º TRIMESTRE EM RELAÇÃO A 2012

O lucro líquido da Petrobras no primeiro trimestre do ano caiu 16,5% em relação ao mesmo período de 2012. Divulgado na noite desta sexta-feira, 26, o balanço da petroleira indica um lucro líquido de R$ 7,693 bilhões, contra R$ 9,2 bilhões nos três primeiros meses do ano passado. O valor de mercado da estatal, avaliado agora em R$ 228,203 bilhões, caiu 27% na comparação com o mesmo trimestre de 2012 (R$ 311,659 bilhões).

No balanço, a Petrobras responsabiliza dois fatores pela retração do lucro entre os períodos comparados: “o menor resultado financeiro” e o aumento de despesas com tributação sobre o lucro, que no primeiro trimestre de 2012 “estavam reduzidas pelo beneficio fiscal de R$ 2,131 bilhões decorrente do provisionamento de juros sobre capital próprio”.

Em texto inserido no balanço, a presidente da companhia, Graça Foster, destaca o lucro operacional de R$ 9,8 bilhões (mais 72% ante o trimestre anterior). “Dentre os principais fatores para essa melhora, destaco os reajustes nos preços de diesel e gasolina realizados em janeiro e março de 2013, a maior produção de derivados em nosso parque de refino e as menores despesas operacionais”, escreveu Graça, para quem o lucro líquido do primeiro trimestre está “em linha” com o resultado do trimestre anterior, o quarto e último de 2012 (R$ 7,74 bilhões).

O balanço mostra que a produção de óleo e gás caiu 5% em relação ao mesmo intervalo de 2012. No primeiro trimestre do ano, foram produzidos 2,552 milhões de barris diários, contra 2,676 milhões de um ano atrás. Em relação ao quarto trimestre, o recuo produtivo foi de 2%. A presidente sustenta que a queda na produção era prevista. (As informações do Estadão)

CHUVAS: SALVADOR TEM 44 DESLIZAMENTOS DE TERRA

Ao menos 44 deslizamentos de terra e 23 ameaças de desabamento foram registrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) nesta sexta-feira, 26, em decorrência das chuvas que atingem a capital baiana, desde a semana passada. Os números estão incluídos no total de 113 solicitações de emergência contabilizadas pelo órgão, conforme balanço divulgado no final da tarde.

Também foram registrados 18 ameaças de deslizamentos, três alagamentos de imóveis, dois alagamentos de áreas, três ameaças de desabamentos de muros, seis desabamentos de muros, quatro avaliações de imóveis alagados e um desabamento de imóvel, além de seis desabamentos parciais. Também por conta da chuva, uma árvore ameaça cair.

Devido a grande quantidade de áreas de risco de deslizamentos de terra na capital - cerca de 600 -, a Codesal alerta a população a não jogar lixo nas encostas e nem plantar vegetação ou árvores que comprometam ainda mais o terreno, como a bananeira, que retém muita água, aumentando a instabilidade da área.

Além disso, os técnicos também orientam a não fazer cortes no talude da encosta e ou dispensar a água de uso doméstico no local. Neste sábado, 27, e no domingo, 28, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sol fica entre nuvens com risco de chuva isolada em Salvador. A temperatura máxima não deve passar dos 27 graus, enquanto a mínima deve ficar em 21 graus. (As informações do A Tarde)

AUTOR DE ATAQUE TERRORISTA EM BOSTON SAI DE HOSPITAL E VAI PARA PRISÃO

Apontado como um dos autores do duplo ataque à Maratona de Boston (Estados Unidos) Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, foi transferido do hospital, onde estava internado, para a prisão. A United States Marshals Service, agência policial vinculada ao Departamento de Justiça norte-americano, informou que o universitário foi levado do Centro Médico Diaconisa Beth Israel, em Boston, para a base militar de Fort Devens, no estado de Massachusetts.

Dzhokhar Tsarnaev estava em um hospital desde sua prisão, após buscas policiais, na semana passada. O universitário foi encontrado por policiais com ferimentos graves dentro de um barco em um jardim no subúrbio. O irmão dele Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, foi morto durante a perseguição aos dois. Dzhokhar foi acusado de usar uma arma de destruição em massa no início desta semana.

Autoridades norte-americanas informaram que o FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos, e a CIA, a agência de inteligência do país, receberam um alerta sobre o comportamento suspeito de Tamerlan. O alerta foi dado, em setembro de 2011, cerca de um ano antes do ataque duplo da Maratona de Boston (Estados Unidos), ocorrido no último dia 15. Porém, os órgãos não levaram às investigações adiante. (As informações da Agência Brasil)

OPERAÇÃO RESULTA NA PRISÃO DE 13 SUSPEITOS DE TRÁFICO

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar resultou, nesta sexta-feira, 26, na prisão de 13 suspeitos de integrar duas quadrilhas que viriam protagonizando uma disputa pelo domínio do tráfico de drogas no Nordeste de Amaralina e bairros vizinhos. Pelo menos 200 policiais civis e militares foram mobilizados desde a madrugada para cumprir cinco mandados de prisão e 15 de busca e apreensão - além do Nordeste, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz também foram cenário da Operação Vereda.

A lista de apreensões inclui cinco revólveres de calibre 38, um revólver de calibre 32, uma pistola 380, outra pistola de calibre 45, 72 munições de diversos calibres, 640 gramas de crack, 200 gramas de maconha, 40 gramas de cocaína, 2.100 cápsulas para armazenamento de drogas e oito balanças de precisão. "Foram três meses de investigação, após recebermos denúncias de que havia focos das organizações criminosas atuando na região", relatou o delegado Odair Carneiro, titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos, um dos envolvidos na ação policial.

Dois dos suspeitos - Vitor Manuel da Silva Viana e Igor Vinícius dos Santos - foram capturados na comunidade Vila Verde, em Mussurunga, na noite de quinta, 25, por militares da Operação Gêmeos. Segundo a polícia, ambos foram flagrados com drogas e armas. "Acreditamos que eles fugiram do Nordeste por conta das constantes batidas policiais no bairro e que aproveitaram para estreitar relações com criminosos de Mussurunga", acrescentou Carneiro. Vítor e Igor são apontados pelos policiais como os chefes de um dos grupos.

Igor, Anderson Limeira Santos e Marcelo da Cruz Pereira foram presos por conta de mandados judiciais. Os demais foram presos em flagrante por tráfico de drogas ou porte ilegal de arma: Vítor, Fredson Firmes dos Santos, os irmãos Natali e Osmar Fernando Bittencourt Reis, Leonardo dos Santos Félix, Francisco Manoel dos Santos, Cristóvão de Souza do Espírito Santo Sanches, Carlos André Ferreira Souza, Anísio Lima Ferreira e Sidnei Carlos dos Santos Santana.

Quatro adolescentes, todos de 17 anos, foram apreendidos. De acordo com o delegado Jorge Figueiredo, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, outros dois mandados de prisão acabaram não sendo cumpridos. (As informações do A Tarde)

TRÊS CIDADES DA RMS FICAM SEM ÁGUA APÓS ACIDENTE EM TUBULAÇÃO

Os moradores dos municípios de Candeias, São Francisco do Conde e Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ficarão temporariamente sem água. Segundo informações da Embasa, a transmissão foi interrompida para fazer reparos em uma tubulação na região. Ainda segundo a Embasa, a rede foi danificada por uma empresa particular na localidade de Fazenda Mamão, na BA-523, nesta sexta-feira (26). A conclusão dos serviços está prevista para as 2h de sábado (27). Após os reparos, o abastecimento será regularizado de forma gradativa.

MORADORES DE BAIRROS DA CAPITAL ENFRENTAM FALTA D'ÁGUA

Três dias após o conserto do vazamento de uma adutora da Barragem de Pedra do Cavalo, que resultou na suspensão do abastecimento de água em 88 bairros de Salvador, moradores de diversos pontos da capital ainda sofrem com a falta de água.

Os bairros de Colina de Pituaçu, Fazenda Grande I e II, Cajazeiras 8 e 11 e Boca da Mata e moradores informaram que o fornecimento está suspenso desde o último sábado, 20. Em nota, a Embasa informou que o abastecimento de água foi normalizado em grande parte dos bairros de Salvador afetados pela manutenção emergencial, realizada na última terça-feira.

A empresa esclareceu que "o retorno do fornecimento é mais demorado em regiões consideradas críticas, ou seja, de ocupação irregular intensa e topografia elevada". (As informações do A Tarde)

TARIFAS DO PEDÁGIO DA BA-093 SERÃO REAJUSTADAS NA SEGUNDA-FEIRA

As tarifas de pedágio nas estradas do Sistema BA-093, administradas pela concessionária Bahia Norte serão reajustadas a partir da próxima segunda-feira (29). O reajuste foi autorizado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta (26).

Com o reajuste, a tarifa de um carro pequeno, tipo automóvel, furgão ou caminhonete, passará dos atuais R$ 2,80 para R$ 3. Já a tarifa para caminhão leve, ônibus ou furgão de dois eixos passará custar R$ 5,90. (Veja a tabela completa abaixo). As novas tarifas valem para as praças de pedágio localizadas nas rodovias BA-093, BA-524, BA-525 e BA-526, administradas pela Bahia Norte.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

MINISTRO DO STF DÁ 72 HORAS PARA CÂMARA EXPLICAR PEC

O ministro Antônio Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu nesta sexta-feira um prazo de 72 horas para que a Mesa Diretora da Câmara e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, Décio Lima (PT-SC), se manifestem sobre ações nas quais dois parlamentares pedem a suspensão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33.

A proposta, de autoria do deputado Nazareno Fontelles (PT-PI), dá ao Congresso o poder de rever decisões do STF. Toffoli é relator do mandado de segurança que pede a suspensão da PEC e, por isso, quer ouvir as partes envolvidas no processo antes de decidir sobre o pedido de liminar protocolado pelo PSDB e pelo PPS. (As informações do Estadão)

INTERNADO EM UTI, NETINHO SE RECUPERA DE CIRURGIA EM HOSPITAL DE SALVADOR

Netinho voltou a ser internado no Hospital Aliança, em Salvador, na manhã da quarta-feira (24). O motivo? É que o baiano apresentou problemas vasculares na região do abdômen e precisou passar por um processo cirúrgico. De acordo com a assessoria do artista, ele se recupera agora na Unidade de Terapia intensiva (UTI), mas não há previsão de alta.

Para quem não se lembra, na semana passada o músico sentiu fortes dores na coxa e também foi parar no hospital. Após chegar no local, o artista publicou uma foto no Instagram e aproveitou para acalmar os fãs e explicar o que realmente tinha acontecido.

"Estava ensaiando com a minha banda hoje de tarde aqui em Salvador quando senti uma dor insuportável na coxa, tão forte que eu não conseguia nem andar. Estou agora no Hospital Aliança, com psoíte, inflamação do músculo "psoas", que vai do abdômen, passando pela virilha até a coxa. Já fiz todos os exames e está tudo bem, nenhuma infecção, mas ficarei internado 48h tomando anti-inflamatórios até a inflamação passar. Houve até suspeita de apendicite por causa da dor insuportável que eu senti", escreveu ele, que está no Hospital Aliança, na capital baiana. (As informações do Correio)

PREFEITURA E GOVERNO GARANTEM SÃO JOÃO EM SALVADOR

O São João de Salvador está totalmente garantido! É o que garantem a Prefeitura e Governo do estado. Após a polêmica envolvendo a realização dos festejos juninos em Salvador e a Copa das Confederações que entrou em discussão na cidade nesta quinta-feira (25).

De acordo com uma publicação do jornal Tribuna da Bahia, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) proibiu os festejos em alguns bairros da capital alegando ser uma determinação da Fifa, informação esta que foi negada pela Prefeitura de Salvador e Governo do Estado.

Por conta da grande divulgação e discussão criada em torno da informação, foi divulgada pela Prefeitura também nesta quinta, uma nota esclarecendo os boatos e garantindo a realização dos festejos na capital. O esclarecimento foi reforçado pelo secretário do Escritório da Copa em Salvador do Escritório da Copa em Salvador (Ecopa), Isaac Edington. (As informações do Correio)

POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE MATAR EX-NAMORADO NO RIO VERMELHO

O suspeito de matar o técnico agrícola Maurício José Sanches de Oliveira, 49 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (26), no município de Jequié, a 365 km de Salvador. O confeiteiro Nei da Silva Andrade, 28, estava escondido na casa da mãe, no distrito de Itamarindo.

A prisão foi realizada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com o apoio 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM – Ipiaú), após uma denúncia anônima.

A casa foi cercada pela polícia durante a madrugada. No início da manhã desta sexta (26), os policiais bateram à porta do imóvel e chamaram o confeiteiro, que não reagiu a prisão. “Ele não esboçou nenhuma reação e até confessou o crime para um dos policiais, mas falou que não tinha intenção de matar o rapaz", diz um policial que não quis ser identificado.

A polícia acredita que Nei fugiu para Valença após o crime e, em seguida, foi levado para Jequié por um familiar. Há quatro dias, o serviço de inteligência da 55ª CIPM estava investigando a denúncia nas proximidades da casa. "Uma pessoa comentou que ele estava nesta casa. Nós fizemos algumas fotos e vídeos, mas ele não saiu em nenhum momento. Hoje conseguimos encontrá-lo", explica o policial.

Nei tinha um mandado de prisão temporária em aberto, solicitado à Justiça pelo delegado da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), Reinaldo Mangabeira. Ele teria feito ameaças ao ex-companheiro após o fim do relacionamento de três anos.

O crime aconteceu em 14 de abril, no bairro do Rio Vermelho, no apartamento onde Maurício morava. O vigilante da rua afirmou à polícia ter visto o confeiteiro circular pelo prédio. O corpo foi encontrado no final da tarde do dia 16, pela prima da vítima, em estado de gigantismo, no chão da sala.

O último sinal de vida de Maurício foi às 21h, ainda no dia 14, quando falou ao telefone com um irmão e marcou de encontrá-lo em Feira de Santana no dia seguinte. (As informações do (Correio)

ANS ANUNCIA 200 VAGAS TEMPORÁRIAS NA BAHIA E OUTROS ESTADOS

Foi publicado nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União, a autorização do Ministério do Planejamento para a realização do processo seletivo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com a publicação, o órgão abrirá 200 vagas temporárias de nível superior em diversos estados, incluindo a Bahia.

As oportunidades serão para as áreas de direito, saúde, administração, ciências contábeis, ciências da computação, sistemas de informação e engenharia, nos cargos de técnico especializo e técnico de suporte, que desenvolverão atividades diversas relacionadas a ANS.

De acordo com o Folha Dirigida as atividades específicas serão análise e aos processamentos administrativos decorrentes de demandas pendentes de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), para a resolução dos passivos acumulados de processos de autorização de funcionamento de operadoras, representação, cancelamento, planos de recuperação e regimes especiais de direção fiscal e de liquidação extrajudicial, e para as atividades relacionadas ao passivo dos processos sancionadores decorrentes da atividade de fiscalização da ANS, assim como de arrecadação e cobrança das penalidades pecuniárias respectivas, inscrição dos créditos na dívida ativa da ANS e dos devedores no CADIN, e promover a reorganização da área de tecnologia da informação.

Os profissionais irão preencher o quadro nas unidades da Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Pará e Paraná, além da sede no Rio de Janeiro. A contratação será efetuada com prazo de duração dos contratos de um ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de cinco anos.

Ainda não foi divulgada as informações referentes a remuneração e benefícios dos profissionais. O órgão terá o prazo de seis meses, a contar da data de publicação, para divulgar o edital de abertura da seleção.

INCÊNDIO DESTRÓI CASA NO BAIRRO DA PITUBA

Uma residência de dois andares sofre um incêndio no fim da manhã desta sexta-feira (26) no bairro da Pituba, em Salvador. De acordo com a Central de Polícia (Centel), o solicitante que informou sobre a ocorrência relatou que observou que havia chamas na garagem do imóvel.

A casa fica na rua Santa Catarina, próxima à lanchonete Habib's. Ainda não há detalhes sobre a proporção do incêndio e nem sobre feridos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi deslocada até o local para atender à ocorrência.

De acordo com a TV Bahia, no imóvel funcionava uma marcenaria. A casa ficou completamente destruída e, segundo a dona do estabelecimento, a perda foi total.

Resgate de helicóptero - Na tarde desta quarta-feira (24), um incêndio atingiu um prédio no bairro de Amaralina e obrigou o Corpo de Bombeiros a realizar um resgate de helicóptero. Isso aconteceu porque uma mulher ficou presa na cobertura do edifício Forte de Amaralina, na rua Visconde de Itaborahy, após as chamas atingirem o quarto andar do prédio.

Segundo a Central de Polícia (Centel), o incêndio começou no apartamento de número 305 e deixou três pessoas feridas, que foram socorridas para hospitais da região. No momento do acidente não havia ninguém no imóvel, que ficou totalmente danificado. (As informações do Correio)

GUERRA DE PODERES: LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO TROCAM ACUSAÇÕES DE INTERFERÊNCIA

No dia seguinte à aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de proposta de emenda constitucional (PEC) que tolhe poderes do STF e de uma liminar do Supremo suspendendo a tramitação de projeto de lei sobre verbas para partidos políticos, o clima em Brasília ontem foi de confronto entre Legislativo e Judiciário.

Parlamentares e ministros do Supremo trocaram a mesma acusação: interferência indevida de um poder no outro. Mais exaltados entre os ministros do STF no ataque à PEC 33, Gilmar Mendes tornou-se o alvo da irritação dos congressistas ao suspender a tramitação do projeto de lei que cria dificuldades para a criação de novos partido em liminar em que critica a aprovação em “extrema velocidade de tramitação” da medida pela Câmara dos Deputados.

Bombeiros - como o vice-presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandovski, e alguns deputados e senadores - entraram em ação para baixar o tom de guerra na Praça dos Três Poderes.

Ministro ataca deputados: 'Rasgaram a Constituição'

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes fez subir o tom do confronto entre os poderes ao criticar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que submete decisões da Corte ao Congresso. “[A proposta] é inconstitucional do começo ao fim, de Deus ao último constituinte que assinou a Constituição. É evidente que é isso. Eles rasgaram a Constituição. Se um dia essa emenda vier a ser aprovada é melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal”, disse.

A proposta foi aprovada pelos deputados da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara na quarta. Para Mendes, a aprovação foi constrangedora. “O que ficou entendido nesse episódio é o fato de uma matéria dessa gravidade ter sido aprovada por aclamação, por votação simbólica, sem uma manifestação em sentido contrário”. A PEC estabelece que o Congresso Nacional terá que aprovar as chamadas súmulas vinculantes do STF e a inconstitucionalidade de emendas à Constituição.

O ministro Marco Aurélio Mello, também do STF, também voltou a criticar a aprovação da PEC e considerou “sintomático” o fato de dois deputados condenados no mensalão terem votado a favor da PEC 33 que submete decisões da Corte ao Congresso Nacional. (As informações das Das agências)

SSP APRESENTA RESULTADO DE OPERAÇÃO NO NORDESTE DE AMARALINA

A SSP (Secretaria da Segurança Pública), vai apresentar nesta sexta-feira, 26, às 15h, no auditório da instituição, no CAB, o resultado de uma operação conjunta das polícias civil e militar, para o cumprimento de dez mandados de prisão e quinze de busca e apreensão, expedidos contra traficantes e homicidas que atuam no Nordeste de Amaralina e região.

Um contingente de duzentos policiais do departamento de homicídios e proteção à pessoa, do Departamento de Narcóticos, do COE, Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil, Rondas Especiais e Operação Gêmeos da Polícia Militar, participaram da ação.

GOVERNADOR SANCIONA TRANSFERÊNCIA DO METRÔ DE SALVADOR

O governador Jaques Wagner sancionou nesta quinta a lei 12.808/2013, que autoriza o Poder Executivo estadual a assumir o controle societário da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), que controla o metrô e os trens do Subúrbio. Aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa na terça-feira, a lei entra em vigor hoje, quando deve ser publicada no Diário Oficial do Estado, segundo a assessoria do Governo do Estado.

Além do governador, assinam o documento os secretários Otto Alencar (Infraestrutura), Rui Costa (Casa Civil) e Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano). A lei é parte do processo jurídico de transferência do metrô do município de Salvador para o Governo do Estado. A previsão é que o projeto tramite também na Câmara de Vereadores nos próximos 15 dias.

De acordo com o Governo do Estado, o edital de licitação para finalização da Linha 1 do metrô (com mais 5,6 km), apresentação do projeto de extensão dela até o bairro de Cajazeiras, construção da Linha 2 e operação de todo o sistema metroviário deve ser lançado no início de maio.

A obra será realizada por meio de uma Parceria Público Privada (PPP). Para execução, estão previstos investimentos de R$ 4,2 bilhões. Já o Executivo Municipal pretende lançar o edital de licitação para administração da Estação da Lapa ainda no primeiro semestre.

MULTA POR ULTRAPASSAGEM FORÇADA PODE CHEGAR A R$ 1.915,40

A multa por ultrapassagem forçada e do racha será equiparada à da Lei Seca, afirmou nesta quinta-feira, 25, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ).

A alteração foi aprovada na Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira, 24, e vai agora ao Senado. A intenção é tentar reduzir as mortes nas rodovias por a colisão frontal. A multa pode pular de R$ 191 para R$ 1.915,40 e será dobrada no caso de reinciência. O infrator também vai correr o risco de ter a habilitação suspensa.

Outra mudança é que o motorista que ultrapassar perigosamente ou pelo acostamento pagarão multa de R$ 957,70. A infração nesses casos sobe de grave para gravíssima. Quem faz "pega" também terá ampliada a pena máxima, dos atuais dois anos para três anos de detenção. A multa aplicada aos participantes de rachas subirá para R$ 1.915,40, que também dobrará caso o motorista seja reincidente.

DILMA ESPERA QUE VALE E ARGENTINA CHEGUEM A ACORDO

A presidente Dilma Rousseff espera que a mineradora Vale “encontre um caminho para construir um acordo com as autoridades argentinas”. Após uma longa reunião bilateral com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, em Buenos Aires, Dilma ressaltou nesta quinta-feira, 25, a importância do diálogo entre os dois países.

Nesse sentido, manifestou a firme convicção de que a mineradora Vale alcance um acordo sobre a sua recente suspensão do projeto de potássio Rio Colorado, avaliado em US$5,9 bilhões.

Dilma não deu detalhes sobre um possível acordo. Porém, o ministro de Planejamento argentino, Julio De Vido, indagado sobre qual a melhor saída para a situação da Vale no país, afirmou que a companhia deveria voltar a explorar as jazidas e produzir.

Em rápida conversa com a Agência Estado, o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou que é possível que a Vale reverta a decisão de deixar a Argentina.

“Nunca abandonamos esta possibilidade”, respondeu Marco Aurélio sobre uma possível mudança na decisão da Vale de abandonar o projeto. Por sua vez, o governador de Mendoza - província onde se localiza a mina de potássio -, Francisco Perez, mostrou-se cético ao declarar que os representantes da Vale não estavam na mesa de negociação. “O governo brasileiro não é a Vale”, disse. (As informações do Estadão)

ESTIAGEM NA REGIÃO DE SEMIÁRIDO É A PIOR DOS ÚLTIMOS 50 ANOS

Mesmo com a súplica do sertanejo por chuva, a estiagem na região do Semiárido não dá trégua. É a pior registrada nos últimos 50 anos. De acordo com o governo federal, 1.415 municípios sofrem com a, que afeta a vida de quase 22 milhões de brasileiros. A falta de chuva atinge mais de 90% dos municípios do Semiárido e ultrapassou a extensão das 1.135 cidades que o compõem.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil já decretou situação de emergência e estado de calamidade pública em 1.046 municípios. A área mais atingida pela seca, o Semiárido brasileiro, estende-se por oito estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), além do norte de Minas Gerais, totalizando uma extensão territorial de mais de 980 quilômetros quadrados.

O agricultor José Alírio de Macedo, de 61 anos, morador da zona rural de Petrolina (PE) conta que até o momento choveu apenas 28 milímetros (mm) na região onde vive. O período chuvoso no município, que tem início em dezembro e pode se estender até maio, tem em média 530 mm. Apesar da estiagem atual, o agricultor cultiva feijão, milho e sorgo para alimentar seu pequeno rebanho.

“A situação já é feia. Se Deus não tiver compaixão, ninguém vai ficar com nada. E o período mais crítico ainda não começou, que é de agosto para a frente. Ano passado não plantei nada por causa da seca. Nunca vi dois anos diretos sem chuva, como já está acontecendo”.

Com os frequentes problemas causados pela seca, Macedo passou 14 anos trabalhando em São Paulo. Os seis filhos resistiram e ficaram na cidade, mas o agricultor e a mulher voltaram para o sertão. “O cidadão fica velho e quer estar perto das suas origens”.

A gravidade da situação levou o governo federal a investir R$ 32 bilhões nas chamadas obras estruturantes, que garantem o abastecimento de água de forma definitiva, como barragens, canais, adutoras e estações elevatórias. Além disso, anunciou no início deste mês mais R$ 9 bilhões em ações de enfrentamento à estiagem. (As informações da Agência Brasil)

ADVOGADOS DENUNCIAM PRESIDENTE DO BAHIA EM BRASÍLIA

Alvo de constantes protestos da torcida em Salvador, o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, virou alvo de denúncia nesta quinta-feira, 25, em Brasília. Os advogados baianos Antonio Rodrigo Machado e Marcus Tonnae Silva, que moram na capital do País, levaram ao Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, uma notícia-crime que acusa o presidente de praticar estelionato, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Com base em notícias veículadas na imprensa, Antonio e Marcus questionam a falta de transparência e abertura do clube, além de um susposto envolvimento com a empresa Calcio. A dupla de advogados pede a Roberto Gurgel que investigue a denúncia e que abra um inquérito civil para apurar o caso.

O processo também cita o gestor de futebol Paulo Angioni, o coordenador da divisão de base Newton Mota e o delegado André Garcia, que também é um dos donos da Calcio. (As informações do A Tarde)

EQUIPE DO VATICANO FAZ TOUR POR FAVELAS NO RIO

O responsável pelas viagens internacionais do Vaticano, Alberto Gasbarri, visitou na manhã desta quinta-feira, 25, duas comunidades do Complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, uma das favelas mais cotadas para receber a visita do papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre os dias 23 e 28 de julho.

A comitiva esteve nas localidades de Mandela e Varginha. De carro, o comboio passou pelas favelas da Mangueira, Tuiuti e Jacarezinho, todas na zona norte e com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Também no Jacarezinho, apesar de a comitiva não ter parado, é grande a expectativa por uma visita do papa.

Em Mandela, a visita incluiu a igreja de São Miguel Arcanjo, onde os religiosos responsáveis pela organização da Jornada rezaram, no dia 16 deste mês, a missa que marcou a contagem regressiva para o encontro católico. Na ocasião, os moradores já se mostravam animados com a possibilidade de receberem o papa.

A ansiedade foi reforçada nesta quinta com a visita da comitiva do Vaticano. Mandela vai receber cem jovens durante a Jornada. Quinze ficarão hospedados no salão da igreja e os demais em 50 casas oferecidas pelos moradores. A comunidade de Varginha foi visitada logo em seguida. (As informações do Estadão)

VENDA DE INGRESSOS PARA O BA-VI EM RITMO LENTO

A quinta-feira, 25, foi o primeiro dia de comercialização de ingressos na Fonte Nova para o Ba-Vi de domingo, 28. Houve pouca procura no local. Na quarta-feira, já havia sido iniciada a venda na internet e também para torcedores do Vitória, no Barradão.

Os valores dos ingressos variam de acordo com o setor escolhido e custarão entre R$ 35 e R$165. Os bilhetes podem ser adquiridos ainda em Pituaçu (Bahia) e na Ticketmix dos shoppings Iguatemi, Salvador e Paralela.

Os torcedores participantes do programa Sou Mais Vitória terão lugar garantido na partida e precisam retirar o ingresso no Barradão até sábado, 27, às 18h. A administração da Arena Fonte Nova informou que 15 mil das 46 mil entradas disponíveis já foram vendidas.

Evento Fifa - Embora a nova praça esportiva baiana já não represente a novidade da época do Ba-Vi inaugural, no dia 7 de abril, o duelo deste domingo também será especial: o evento servirá de teste para a Fifa conhecer como o Estádio funcionará durante a Copa das Confederações, em junho deste ano, e durante a Copa do Mundo, em 2014. (As informações do A Tarde)

SUPOSTO OVINI CHAMA ATENÇÃO DOS MORADORES DE SENHOR DO BONFIM

Um fato inusitado está chamando a atenção dos moradores da região de Senhor do Bonfim. De acordo com o site Falandotudo.com, dois ciclistas viram um objeto voador não identificado (Ovni) enquanto sinalizavam uma trilha para competição de Mountain Bike na serra do Gado Bravo, uma extensão da Chapada Diamantina, no último dia 14 de abril.

A dupla afirma que o objeto era em formato oval, do tamanho de uma automóvel e muito parecido com o disco voador. Raimundo Natação e Igor Geovani falaram em entrevista à publicação que o objeto voador fazia um barulho parecido com uma máquina de costurar, quando foi visto saindo da mata. mesmo com medo, eles conseguiram registrar o momento e fazer seis fotos do Ovni.

Segundo os amigos, o objeto ficou cerca de 15 minutos no ar e desapareceu numa velocidade muito alta. O registro fotográfico da suposta “nave extraterrestre” foi enviado para a análise do ufólogo Ubirajara Lins.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

SALVADOR TEM CERCA DE 600 ÁREAS DE RISCO, DIZ CODESAL

Pelos menos 600 áreas na capital baiana correm riscos de deslizamento de terra, segundo divulgou nesta quinta-feira (25) a Defesa Civil. Ainda de acordo com o órgão, essas áreas estão agravadas e em alerta por conta do período de chuva e ao grande volume lixo jogado nas encostas.

Uma das áreas críticas fica na Travessa Condeúba, na Capelinha de São Caetano. O local recebeu nesta quinta-feira (25) a visita de técnicos da Codesal. No local, a equipe identificou que parte do terreno próximo às casas da rua já cedeu e ameaça também quem vive abaixo da encosta.

Ações educativas - De acordo com a Codesal, a população continua a depositar lixo diariamente no local e, durante a visita, os técnicos conversaram com moradores e reforçaram os riscos que todos da rua e das proximidades correm ao sobrecarregar o terreno. Os técnicos também orientaram a população a não fazer cortes no talude da encosta ou jogar a água de uso doméstico no local.

VACINAÇÃO SEGUE ATÉ O DIA 31 DE MAIO EM SALVADOR

A campanha de vacinação contra a Influenza segue na capital baiana até o dia 31 de maio, quando os órgãos ligados à saúde esperam atingir a cobertura de 80% do público alvo, totalizando 465 mil pessoas. Balanço realizado até a quarta-feira, 24, revela que já foram vacinadas 110 mil pessoas, o que corresponde a quase 24%.

Nos últimos quatro anos, a capital baiana se manteve abaixo do índice estabelecido pelo Ministério da Saúde: 2009 (79,1%), 2010 (78,5%), 2011 (74,8%) e 2012 (75%). Nesta quarta, 24, o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da campanha para os municípios que não atingiram a meta estabelecida. Até as 18h, cerca de 15 milhões de pessoas haviam sido imunizadas.

FUNCIONÁRIO DE MINERADORA MORRE APÓS DESPENCAR DE 45 METROS

Um homem de 28 anos morreu na manhã desta quinta-feira (26), quando trabalhava na Mineração Caraíba, no distrito de Pilar, em Jaguarari (BA).

Flávio Rodrigo dos Anjos Rezende era operador de máquinas e trabalhava no subterrâneo no momento do acidente, quando despencou de uma altura de aproximadamente 45 metros.

De acordo com informações de delegacia de polícia da cidade, Flávio chegou a ser socorrido por uma equipe médica, mas não resistiu e acabou morrendo. O corpo do jovem, que é natural de Petrolina, foi encaminhado para Juazeiro.

A empresa ainda não foi ouvida pela polícia, mas deverá prestar esclarecimentos ainda nesta semana. (As informações do Correio)

PRÉDIO DESABA PARCIALMENTE NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

Parte de um prédio desmoronou na tarde desta quinta-feira (25) no Centro Histórico de Salvador. De acordo com a Centra de Polícia (Centel), a estrutura interna do imóvel localizado na rua do Sodré cedeu e deixou uma pessoa levemente ferida.

O desabamento aconteceu por volta de 14h, perto do Colégio Ipiranga e a vítima do acidente ficou presa entre uma parede e escombros do desmoronamento, mas teve apenas ferimentos leves. Uma viatura do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), além de engenheiros da Defesa Civil de Salvador (Codesal) foram enviados ao local.

Após vistoria da Codesal, foi informado que não existe risco de desabamento de outras partes da estrutura, mas inquilinos foram notificados e orientados a não entrarem na edificação até a nova análise, que acontecerá na próxima sexta-feira (26). Até lá, a Defesa Civil seguirá monitorando o local. (As informações do Correio)

MÃE STELA É ELEITA PARA A ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA

Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo do Retiro, foi eleita na tarde desta quinta-feira, 25, a mais nova imortal da Academia de Letras da Bahia. Vai ocupar a cadeira 33 (Poltrona Castro Alves) que era do professor e historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro de 2013.

Stella de Azevedo dos Santos tem 87 anos e é graduada em Farmácia pela Escola Bahiana de Medicina. É a primeira vez que uma mãe-de-santo vai ocupar uma cadeira da entidade máxima da literatura baiana. Mãe Stella é autora de seis livros, como "E daí aconteceu o encanto", "Meu tempo é agora" e "Opiniões".

Integrantes do movimento afro e intelectuais acreditam que a eleição da ialorixá foi benéfica a academia, pelo trabalho que ela realiza junto à comunidade e sua importância para a literatura baiana.

"É um reconhecimento da importância da nossa matriz. Mãe Stella é uma líder comunitária e tem conhecimento para honrar a posição que agora vai ocupar", comentou Myrian Aragão, poetisa e diretora da Fundação Jorge Amado. (As informações do A Tarde)

IMÓVEL DESABA PARCIALMENTE EM CAJAZEIRAS XI

Um imóvel desabou parcialmente nesta quinta-feira, 25, em Cajazeiras XI. Não há informações de feridos. Após a chuva que atinge a capital baiana nesta manhã, a Defesa Civil registrou outras 13 solicitações até às 8h45, sendo dois deslizamentos de terra em Periperi e Caixa D'água, seis ameaças de desabamento, quatro ameaças de deslizamento e um alagamento de imóvel. A Defesa Civil alerta que situações de emergência relacionadas ao mau tempo devem ser notificadas por meio do telefone 199. Caso não consiga contato por este número, o cidadão pode ligar para o telefone 156. (As informações do A Tarde)

IBGE E MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO LANÇAM CONCURSOS PARA 545 VAGAS

O Ministério do Planejamento autorizou a realização de concursos para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). São 545 vagas em cargos de nível médio e superior.

As portarias de autorização foram publicadas no Diário Oficial da União de quarta-feira (24). A lotação das vagas será divulgada nos editais, que devem ser publicados no prazo de até seis meses, contado a partir da data da publicação das portarias.

O IBGE vai selecionar 440 profissionais. São 300 vagas para técnico em informações geográficas e estatísticas, 20 para pesquisador em informações geográficas e estatísticas, 60 para tecnologista em informações geográficas e estatísticas, e 60 para analista de planejamento, gestão e infra-estrutura em informações geográficas e estatísticas.

O cargo de técnico exige ensino médio ou médio/técnico, e os demais exigem nível superior (áreas de atuação serão especificadas no edital). De acordo com a Folha Dirigida, as remunerações iniciais são de R$6.728,60 para analista e tecnologista, R$7.420,38 para pesquisador, e R$3.186,10 para técnico.

O concurso do Ministério do Desenvolvimento terá 75 vagas para analista técnico-administrativo (nível superior) e 30 para agente administrativo (nível médio). Os salários iniciais podem chegar a R$ 3.714,22. VEJA AS PORTARIAS (As informações do Correio)