domingo, 30 de junho de 2013

GOVERNADOR DE SERGIPE PASSA BEM APÓS REMOÇÃO DE TUMOR GASTROINTESTINAL

O governador de Sergipe, Marcelo Deda, recupera-se de uma cirurgia abdominal para retirada de um tumor gastrointestinal, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, onde o governador petista está internado.

A cirurgia, realizada neste sábado pelo médico Raul Cutait e equipe, correu bem e o político sergipano está em recuperação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), informa o Sírio Libanês.

De acordo com o boletim do hospital, a condição clínica do governador é estável. (As informações do Estadão)

ATLETA DO NADO SINCRONIZADO MORRE EM ACIDENTE DE CARRO AOS 23 ANOS

Por meio de um comunicado em seu site oficial, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) divulgou que a atleta do nado sincronizado Marcela Pereira, 23, morreu em um acidente de carro hoje, no Rio de Janeiro.

O veículo de Marcela se chocou com uma carreta quando ela viajava para Macaé. O sepultamento está marcado para amanhã, às 16h, no cemitério São João Batista, no Rio.

Atleta do Flamengo, Marcela integrou as seleções brasileiras juvenil e júnior de nado sincronizado de 2005 a 2008. (As informações da Folhapress)

AEROCLUBE: DELEGADA ADMITE QUE ASSALTOS OCORREM NA ÁREA

De acordo com a titular da 9ª Delegacia Territorial (9ª DT - Boca do Rio) , Rogéria Araújo, nesse trecho da orla costumam ocorrer assaltos aos moradores que utilizam o espaço, principalmente durante as caminhadas. "É uma área onde alguns usuários de drogas praticam roubos a transeuntes", admite a delegada.

A TARDE solicitou a ela, na última terça-feira, dados referentes ao números de assaltos na região. No entanto, apesar de ter confirmado que encaminharia os números, a titular não respondeu a telefonemas nos últimos dois dias, até o fechamento desta edição. A aposentada Fátima Lago, 58, reclama de insegurança: "Tem que refazer tudo e dar segurança com urgência".

O engenheiro Jorge Neves, 53, conta que já foi vítima de assalto atrás do Aeroclube. "O cara veio, apontou a arma para mim e levou meu celular. As autoridades têm que buscar valorizar essa área", pede o engenheiro. Moradores ratificam ainda que usuários de drogas costumam circular pela região. (As informações do A Tarde)

JUÍZA QUE BLOQUEOU PAGAMENTOS DA TELEXFREE É AMEAÇADA DE MORTE

A juíza Thaís Khalil, que determinou a suspensão dos pagamentos da Telexfree, está sofrendo ameaças de morte, segundo o promotor Rodrigo Curti, do Ministério Público do Acre (MP-AC), informou ao iG. Anônimos fizeram ameaça ainda aos filhos e ao marido da juíza.

"Foram ameaças diretas, de morte e sequestro, por e-mail, telefone, Facebook", disse Curti, que faz parte do Grupo Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Nós já estamos tomando todas as providências cabíveis para rastrear o autor, ou os autores, para que possam ser responsabilizados. A Justiça não vai se calar diante desses fatos", garante.

Um inquérito policial foi aberto na sexta-feira (28) para apurar as ameaças. Segundo Curti, as intimidações acontecem desde o começo da semana e se intensificaram no final da semana. A juíza bloqueou a empresa no dia 18.

"Eram ameaças do tipo 'sua esposa vai morrer' e 'morte é o de menos que vai acontecer com vocês'", diz Pascal Khalil, marido de Thaís. "E o que me deixou mais preocupado é que alguns dos amigos da pessoa que fez a ameaça pelo Facebook também são amigos meus (na rede)". Essa é a a primeira vez que ele recebe ameaças de morte. A Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC) emitiu nota de repúdio às ameaças.

Pagamentos suspensos - O Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) ingressou com uma medida cautelar preparatória de ação civil pública e pediu a suspensão de novos cadastros e pagamentos do Telexfree. De acordo com a promotora Nicole Colombo, responsável pela medida contra a empresa Ympactus Comercial ltda, alegando que esta não é um negócio de "marketing multinível", mas um golpe conhecido como pirâmide financeira.

Segundo ela, o sistema é insustentável e é ilegal por causar prejuízos a muitas pessoas. "O foco da Telexfree é o recrutamento de pessoas. Como é uma atividade que não tem sustentabilidade, na hora que não tiver mais gente para entrar, a cadeia quebra e as pessoas vão ficar no prejuízo”, explica. O Ministério Público do Acre foi o primeiro a ajuizar ação contra a empresa no país e, em até 30 dias, deve ingressar com uma ação civil pública.

A 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco deferiu o pedido e determinou que sejam vedados os novos cadastros e o pagamento dos divulgadores já inscritos, sob pena de multa diária de R$ 500 mil. Também haverá multa de R$ 100 mil para cada novo cadastramento ou recadastramento. (As informações do G1)

IMPASSE DIFICULTA A CONTRUÇÃO DO NOVO AEROCLUBE

A construção de um novo Aeroclube depende de um acordo entre o Consórcio Parques Urbanos, que administra o empreendimento, a prefeitura e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A promotora de Justiça Rita Tourinho informa que aguarda proposta do consórcio para justificar a prorrogação do contrato até 2056 e resolver o impasse.

"Essa prorrogação, por lei, ocorreu no final da gestão do prefeito João Henrique. O consórcio tem que apresentar uma contrapartida muito grande para a comunidade. Se não justificar, vamos judicializar", adianta Rita. Ainda segundo a promotora, o consórcio deve cumprir obrigações da primeira versão, como construção de um parque e passarela.

O secretário da Casa Civil, Albérico Mascarenhas, conta que, caso o acordo seja firmado, as obras seriam iniciadas em 2014 e concluídas em dois anos. "Será uma espécie de fashion mall [voltado para moda], climatizado", prevê. A implosão, já anunciada, pode ocorrer ainda este ano.

A área já foi cercada com tapumes metálicos. "É para evitar que passe a servir para marginais assaltarem as pessoas que andam por lá", explica Mascarenhas. De acordo com a gerente de projeto do consórcio, Júlia Mesquita, a segunda versão, que prevê um shopping e um parque, será apresentada nos próximos dias. "Será integrado com parque e terá restaurantes voltados para o mar, cinemas e lojas", descreve Júlia. Devido a uma ação popular , a construção do parque foi embargada em 2008.

"Acho um equívoco a prefeitura querer fazer outro Aeroclube. Tem que ter um caráter público para que qualquer pessoa possa usar, independentemente do poder aquisitivo", opina o arquiteto Nivaldo Vieira. (As informações do A Tarde)

DILMA PERDE INTENÇÕES DE VOTO E IRIA A SEGUNDO TURNO EM 2014, DIZ PESQUISA

A presidente Dilma Rousseff teria de enfrentar um segundo turno na disputa por um segundo mandato se as eleições presidenciais fossem hoje. Segundo pesquisa Datafolha realizada nas últimas quinta e sexta-feiras com 4.717 pessoas em 196 cidades, a taxa de intenção de votos da presidente caiu até 21 pontos percentuais.

Embora seja a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida presidencial, a presidente ainda lidera a disputa pelo Palácio do Planalto em 2014, informa a Folha de S. Paulo. Em cenário que inclui Dilma (PT), Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) na disputa do próximo ano, as intenções de voto na atual presidente caíram de 51% em pesquisa realizada no começo deste mês para 30%.

Esse também é o porcentual de aprovação de seu governo apurado em pesquisa realizada pelo Datafolha divulgada neste sábado, com queda de 27 pontos porcentuais na comparação com pesquisa anterior. Nesse mesmo cenário, Marina Silva subiu de 16% para 23% das intenções de voto, Aécio Neves passou de 14% para 17% e Campos teve alta modesta de 6% para 7%. Nessa hipótese, haveria segundo turno entre Dilma e Marina Silva. (As informações do Estadão)

CARRO BATE EM CAMINHÃO, PEGA FOGO E DEIXA DOIS MORTOS NA BR-101

Duas pessoas morreram em um acidente na madrugada deste sábado (29) na BR-101, próximo à cidade de Ibirapitanga. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Gol entrou na contramão e acabou batendo de frente com um caminhão. O acidente aconteceu à 00h30, na altura do KM 391.

Segundo a PRF, o local do acidente é uma curva acentuada e pelo ponto de impacto é possível concluir que o Gol invadiu a contramão, mas o fato ainda será confirmado por perícia. Depois da batida, o carro ainda pegou fogo.

O motorista do Gol, Carlos Dassayev, 21 anos, sofreu lesões graves e foi levado para o Hospital de Base de Itabuna. Dois passageiros do veículo morreram carbonizados. Eles foram identificados como Djean Menezes Pinheiro, 37 anos, e Manoel Bispo Oliveira Trindade, 13. Os corpos ainda passarão por exame de DNA para confirmar as identidades, já que documentos não foram encontrados e a polícia chegou aos nomes por informação de familiares, que sabiam que três viajavam juntos.

O motorista do caminhão, Elias Dias Nascimento, 33 anos, saiu ileso. A Polícia Civil de Ilhéus vai investigar o caso. (As informações do Correio)

RIO DO PIRES: ENFERMEIRO QUE SE PASSAVA POR MÉDICO É PRESO

Um enfermeiro que se passava por médico foi preso em flagrante neste sábado (29) em Rio do Pires, no sudoeste baiano, enquanto fazia atendimentos à população, segundo informação da delegacia local. Luiz Carlos da Silva Milho utilizava o nome de um médico para exercer ilegalmente a profissão.

O delegado Márcio Andrei Oliveira diz que a prisão aconteceu depois que o Ministério Público repassou uma denúncia. O enfermeiro usava o nome de Roney Oliveira Firmino, que já trabalhou na Bahia e atualmente é prefeito em uma cidade do interior do Acre. A polícia ainda não sabe se ele era conivente com o golpe e sabia que seu CRM era usado por outra pessoa.

Em depoimento, o enfermeiro afirmou que o médico saiba que seu CRM era usado e colaborava com o golpe, o que ainda é investigado. Ele alegou que se passava por médico por necessidade. Há três anos, o suspeitos trabalhava como médico plantonista em uma unidade de saúde da cidade.

O enfermeiro foi preso por falsidade ideológica, estelionato, exercício ilegal da medica e por expor a vida e saúde de outrem ao perigo. (As informações do Correio)

MPL FARÁ CAMINHADA ATÉ A ARENA FONTE NOVA NESTE DOMINGO

Após quatro horas de discussão, integrantes do Movimento Passe Livre Salvador decidiram sair às ruas neste domingo, 30, para um novo protesto. Os manifestantes pretendem se concentrar no Campo Grande às 9h e seguir em caminhada até à Arena Fonte Nova, onde será realizado, às 13h, o jogo Uruguai X Itália pela Copa das Confederações.

A decisão foi tomada no sábado, 29, após assembleia conturbada realizada no Passeio Público. Cerca de 200 pessoas se reuniram às 14h para debater os rumos do protesto. A dificuldade inicial se deu até para a escolha da composição da mesa que iria coordenar os trabalhos. Dentre as diversas sugestões, estavam ainda uma caminhada em direção à casa do governador Jaques Wagner, à região do Iguatemi e à Governadoria. No entanto, os participantes só chegaram a um consenso por volta das 18h e optaram ir em direção à arena.

Conturbado - Por conta das discussões, até o início da noite os manifestantes não tinham conseguido votar outros pontos como um ato no 2 de Julho e a entrega de uma carta ao governador com reivindicações e reclamação sobre "ação truculenta da polícia". "Essas discussões entre os manifestantes são policiais que estão infiltrados e querem desorganizar ainda mais o movimento e ficam provocando brigas", disse um estudante que não quis ser identificado.

Na assembleia, ainda estiveram presentes os vereadores Gilmar Santigado (PT), Leo Prates (DEM) e Hilton Coelho (PSOL). Na pauta ainda foi sugerida a indicação de datas para a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir as reivindicações, mas até o fechamento desta edição apenas o ato deste domingo tinha sido votado. A votação da audiência pública está prevista para a próxima quarta-feira, 3. (As informações do A Tarde)

POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE ARROMBAR CAIXA NA ACM

Os ladrões arrombaram um caixa eletrônico no prédio do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi) - a polícia acredita que eles usaram um maçarico para retirar o dinheiro, depois de render os seguranças do local. Oito pessoas - 6 homens e duas mulheres - participaram da ação e fugiram em dois carros. Uma viatura da Gêmeos que passava pela região acabou flagrando a fuga do grupo.

Houve uma perseguição e na altura da Ligação Iguatemi-Paralela (LIP) os policiais alcançaram um dos veículos, um Gol que estava com 5 suspeitos. Três morreram em uma troca de tiros, um ficou ferido e um conseguiu fugir, mas acabou sendo recapturado.

Depois da ação, a polícia prendeu os demais suspeitos durante a madrugada, levando-os para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Eles foram presos nos bairros da Liberdade, Curuzu e Fazenda Grande do Retiro. Os carros usados no assalto - além do Gol, um Corsa - foram apreendidos, assim como os R$ 38 mil roubados do caixa hoje.

Os suspeitos mortos foram identificados como Deivison da Silva Carvalho, Luan Felipe Mendes e Marcos Pitta. (As informações do Correio)

PROTESTOS E FERIADOS CAUSAM PERDAS DE ATÉ 50% NO COMÉRCIO

O grau de expectativa foi inversamente proporcional ao desempenho do comércio baiano neste mês de junho. O que tinha tudo para ser um dos picos de vendas do ano com Dia dos Namorados, São João e Copa das Confederações, acabou sendo um fracasso para um dos setores com maior dinamismo da economia baiana. Uma conjunção de fatores como três feriados, dias "enforcados" e protestos espalhados pelas principais cidades do Estado resultaram numa queda das vendas na comparação com o mesmo período do ano passado.

Na raiz dos três fatores está a realização Copa das Confederações, que teve Salvador como uma das suas seis cidades-sede. Vendida como uma grande oportunidade para os comerciantes baianos - que participaram de diversos eventos sobre como potencializar os negócios no período - o torneio acabou sendo prejudicial ao setor, que arcou com vários dias de lojas com as portas fechadas.

Resumo do ato, nas palavras de Valnice Silva, gerente de uma ótica na avenida Sete de Setembro, foi um período em que "alguns encheram os bolsos, enquanto esvaziavam os do comércio".
Os resultados do mês ainda não foram consolidados pelas principais entidades que representam o setor. Mas há registros de perdas que chegaram a até 50% na comparação com o período junino do ano passado.

A rede de farmácias de manipulação A Fórmula, por exemplo, registrou uma queda de 20% nas suas 14 lojas. "Junho foi o pior mês do ano para a gente", garante Carlos Andrade, proprietário da empresa e vice-presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio). Numa perspectiva otimista, o comércio baiano deve fechar o mês com crescimento zero. A expectativa inicial do setor era crescer pelo menos 4%.

A maioria dos empresários, contudo, acredita num resultado negativo, quebrando uma trajetória ascendente. No ano passado, o comércio baiano registrou um crescimento de 7,4%, de acordo com os dados do Produto Interno Bruto (PIB). (As informações do A Tarde)

IMBASSAHY QUER METRÔS EM LUGAR DE TREM BALA

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) criticou o fato de a presidente Dilma Rousseff ter ressuscitado o projeto do trem-bala, ligando o Rio a São Paulo, em um momento em que a população brasileira reivindica mais investimentos na mobilidade urbana, que amenizem os sérios problemas de tráfego verificado nas principais capitais do país, além dos problemas sociais e de infra-estrutura, que deveriam ser prioridade, no entendimento do parlamentar.

Segundo Imbassahy, essa não é a hora de falar em um projeto de tão elevado custo, que não representará impacto positivo na vida da população e consumirá um volume de dinheiro que poderá ser aplicado na ampliação e construção de metrôs em diversas regiões do país, a exemplo do de Salvador. Em 2007, a estimativa de investimento no trem bala ja era de R$ 37 bi. Hoje, está orçado em R$ 55 bi.

Nos último dias, o governo apresentou alterações nas regras de concessão do projeto elevando a taxa de retorno do investidor face as dificuldades de sua viabilização."Os brasileiros pedem mais mobilidade urbana e em resposta o governo insiste na propaganda e marketing e reapresenta o projeto do trem bala, uma verdadeira alucinação. Esse projeto deve ser sepultado. Em seu lugar o governo deveria reconhecer que a saude publica não corresponde; a segurança não é prioridade e a educação nao avança, sem falar no fracasso das obras de infraestrutura e da inacreditável proeza do PT em trazer de volta a inflação", criticou.

sábado, 29 de junho de 2013

NATAN DONADON JÁ ESTÁ NO PRESÍDIO DA PAPUDA, NO DF

O deputado federal Natan Donadon, de Rondônia, já está no presídio da Papuda, no Distrito Federal. A informação é da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF). A assessoria informou ainda que Donadon já passou pelo centro de triagem do complexo penitenciário (localizado a cerca de 20 quilômetros do Congresso Nacional), onde foi submetido a exames médicos e recebeu vacinas. Mais cedo, Donadon esteve na Vara de Execuções Criminais do TJDF, onde um juiz determinou o local da prisão. Nesta quinta-feira o diretório regional do PMDB de Rondônia decidiu expulsar o deputado federal Natan Donadon da legenda. O parlamentar teve a prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quarta-feira, 26, mas entregou-se somente nesta sexta à PF. (As informações da Agência Estado)

APÓS PROPAGANDA COM PROSTITUTAS, MINISTÉRIO DA SAÚDE TEM NOVO DIRETOR

Semanas após a polêmica demissão do diretor do departamento de Aids do Ministério da Saúde por causa de uma propaganda voltada às prostitutas, a pasta anunciou anteontem o escolhido para assumir o departamento. Será Fábio Mesquita, médico que dirigiu o programa de Aids da prefeitura de São Paulo na gestão Marta Suplicy, já integrou o Ministério da Saúde e é, hoje, o coordenador do programa de Aids da OMS (Organização Mundial da Saúde) no Vietnã, país prioritário para a organização. No início do mês, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) demitiu Dirceu Greco do cargo de diretor do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais por insatisfação com uma campanha de prevenção voltada às prostitutas. (As informações da Folhapress)

PROVA DE ALFABETIZAÇÃO SERÁ APLICADA EM NOVEMBRO

Entre os dias 11 e 21 de novembro, alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino farão, pela primeira vez, um exame de caráter nacional. Um dos objetivos da prova é “oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas”, segundo portaria do Inep, órgão do Ministério da Educação, publicada nesta semana no “Diário Oficial da União”.

Além da chamada ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), prevista no pacto nacional pela alfabetização na idade certa, estão agendadas para esse período a aplicação da Prova Brasil, para os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e a avaliação amostral da última série do ensino médio.

O exame é aplicado a cada dois anos e tem a função de avaliar a educação básica no país - ele é um dos principais componentes do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que analisa a qualidade de escolas, Estados e municípios.

Os alunos do 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio farão “em caráter experimental”, testes de ciências. Por isso, afirma a portaria, o exame para esses alunos será realizado em dois dias. A inclusão dessa disciplina foi anunciada pelo ministro Aloizio Mercadante (Educação) no início de 2012. Hoje, o exame analisa o desempenho dos alunos em matemática e português.

O resultado da prova aplicada aos alunos do 3º ano do fundamental será divulgado até maio de 2014. O desempenho dos demais estudantes será divulgado até julho do próximo ano. (As informações da Folhapress)

PM APOSENTADO É ASSASSINADO EM CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

Um policial aposentado foi morto na tarde desta sexta-feira, 28, em Conceição do Jacuípe (distante 94 km de Salvador), no entroncamento da BR-101 com a BR-084, no trecho que dá acesso ao município de Berimbau. Mario Morares Pimentel foi atingido por vários tiros e morreu no local. Ele, que era aposentado e trabalhava em uma rede de combustível, fazia o recolhimento do dinheiro em um carro Fiat Uno de cor branca. No momento do crime, Mario havia saído do posto em Conceição do Jacuípe e seguia para outro posto na BR-101. Após recolher o dinheiro, Pimentel seguiria para fazer a entrega na central de Feira de Santana. (As informações do A Tarde)

MAIS DE DOIS MIL POLICIAIS MILITARES VÃO ATUAR NAS COMEMORAÇÕES DO 2 DE JULHO

Nesta terça-feira (2), 2.704 policiais e bombeiros militares vão atuar na Operação Dois de Julho, que já acontece tradicionalmente, nas comemorações pela Independência da Bahia. Ao longo do dia, o efetivo será distribuído por todo o trajeto e adjacências, incluindo os pontos e terminais de ônibus, as barreiras de trânsito, patrulhas e duplas de policiamento.

O policiamento será iniciado com a escolta do Fogo Simbólico da Independência da Bahia, que vai percorrer algumas rodovias do Recôncavo e será realizada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e em Salvador pelo Esquadrão Águia.

Uma comissão composta por oficiais e praças da Corporação vai participar dos festejos cívicos. As comemorações também vão contar com o Coral da PM e a Banda de Música da Polícia Militar Maestro Wanderley, que irão executar o Hino do Estado da Bahia.

ASSALTANTES SÃO MORTOS APÓS ASSALTAR CAIXA NO IGUATEMI

Três supostos assaltantes morreram na Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), neste sábado, 29. Informações preliminares dão conta que grupo teria arrombado um caixa eletrônico no prédio do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (Creasi), nas proximidades do Shopping Iguatemi.

A Central de Polícia confirmou que o segurança do Creasi foi rendido por volta de 2h e os assaltantes fugiram em direção à LIP, onde foram surpreendidos por policiais da Operação Gêmeos.

Os suspeitos baleados foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde já chegaram mortos. Não foi informado o valor roubado. (As informações do A Tarde)

ASSOCIAÇÃO BAIANA DE IMPRENSA VAI ENTREGAR DOSSIÊ SOBRE EXCESSOS DA PM AO GOVERNADOR

A Associação Baiana de Imprensa (ABI) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado da Bahia (Arfoc) estão elaborando um dossiê sobre os excessos cometidos pela Polícia Militar contra profissionais de imprensa durante as manifestações do Movimento Passe Livre Salvador.

O material será entregue até o final da próxima semana ao governador Jaques Wagner, à Secretaria da Segurança Pública da Bahia, à Corregedoria da PM e ao Ministério Público Federal. Ontem, profissionais de imprensa vítimas das ações da polícia foram ouvidos na sede ABI: o repórter fotográfico do Correio Almiro Lopes, o editor do site Bahia Notícias, Evilásio Jr, e o repórter Francis Juliano.

SALVADOR SEDIARÁ A PRIMEIRA CASA DA MULHER

Salvador vai ganhar, até o final de outubro, a primeira sede da Casa da Mulher Brasileira, centro integrado voltado para o público feminino em situação de violência. A iniciativa faz parte do programa "Mulher, Viver sem Violência", do governo federal, lançado em maio deste ano. A estrutura vai contar com delegacias especializadas, juizados, varas, defensorias, promotorias e equipe psicossocial com psicólogas, assistentes sociais, sociólogas e educadoras.

A implantação terá investimento de R$ 4,3 milhões do governo federal, incluindo construção, equipamentos, mobiliário e transporte. De acordo com a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, com a criação do espaço, será possível oferecer um acompanhamento completo às vítimas de violência. "Por conta da distância entre os locais onde os órgãos funcionam, algumas mulheres abandonam o procedimento e, mais tarde, só voltamos a ter notícias delas nas páginas policiais", afirmou.

Ainda conforme a secretária, a criação do centro integrado não vai anular os serviços já existentes. "Não se trata de uma substituição dos órgãos atuantes. A casa virá para agregar mais um espaço de enfrentamento à violência contra a mulher", disse. Na opinião da promotora Márcia Teixeira, coordenadora do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a implantação da casa é uma forma de assegurar que as políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica sejam efetivas.

"A intenção é que a casa funcione como uma estrutura integrada. A Bahia estava sentindo falta de uma estrutura como essa. É um projeto completo, capacitado para um atendimento humanizado". (As informações do A Tarde)

ESTACIONAMENTO DO AEROPORTO DE SALVADOR TERÁ MAIS DE 1.328 VAGAS

O Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães deverá ganhar mais 1.328 vagas — 1.050 na ampliação do edifício-garagem, que será interligado ao terminal de passageiros, e 278 no novo estacionamento. Atualmente, o terminal tem 1.350 vagas.

A Infraero vai licitar, por meio do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), a concessão de estacionamento do aeroporto. A Infraero argumenta que o RDC acelera o tempo médio do processo licitatório. O aviso de licitação foi publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União.

Após a conclusão do processo licitatório e assinatura do contrato, o concessionário terá 180 dias para iniciar as operações do novo estacionamento e de 360 dias para a ampliação do edifício-garagem. O prazo de contrato é de 20 anos. O investimento estimado é de R$ 29,7 milhões. (As informações do Correio)

ASSESSORIA CONFIRMA PARTICIPAÇÃO DO GOVERNADOR NO 2 DE JULHO

A assessoria de Imprensa de Wagner confirmou, nesta sexta-feira, 28, por meio de nota, a participação do governador da Bahia nas cerimônias do 2 de Julho, na terça-feira, 2. Confira a íntegra:

"O governador Jaques Wagner participa, na próxima terça-feira (2), dos atos em homenagem aos 190 anos da Independência da Bahia. A programação começa pela manhã, com o hasteamento das bandeiras e a saída do cortejo do Largo da Lapinha, em direção à Praça Thomé de Souza. À tarde, Wagner ainda acompanha a cerimônia cívico-militar em comemoração a data magna da Bahia, no Comando do 2º Distrito Naval, e segue com o cortejo até o Campo do Grande."

Assessoria de Imprensa do Governador

GOVERNO MUDA NOVAMENTE ESTATUTO DO BNDES PARA FACILITAR PAGAMENTO DE DIVIDENDOS

O governo mudou novamente o estatuto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para facilitar o repasse de dividendos do banco ao Tesouro Nacional. Os dividendos pagos pelo banco de desenvolvimento têm sido uma das principais fontes de Receita do Tesouro Nacional para reforçar o caixa do governo e engordar o superávit primário das contas públicas, que é a economia para o pagamento das despesas com juros.

Decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira, 28, que começou a circular no final do dia, altera o estatuto do banco para permitir que seja feito pagamento de dividendos complementares, antes que as reservas de lucro para futuro aumento de capital e para margem operacional tenham atingido os limites previstos. A permissão terá que ser dada pelo ministro da Fazenda.

Com o novo decreto, as reservas poderão deixar de ser constituídas e seus saldos distribuídos a título de dividendos, desde que sejam compensados por instrumentos que possam ser utilizados como capital para fins de apuração das normas bancárias, conforme regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central. (As informações do Estadão)

ACIDENTE ENTRE ÔNIBUS E CAÇAMBA DEIXA FERIDOS NA PARALELA


Um acidente por volta das 7h da manhã deste sábado, 29, na altura da loja Ferreira Costa, entre um ônibus da empresa BTU e um caminhão caçamba, deixou oito feridos, segundo a Transalvador. O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou, segundo O posto da PM, a entrada de duas pessoas, Ednaldo Neves Andrade e Luis Alberto Santos, com ferimentos leves. A Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom) informou que uma viatura da PM e outra dos Bombeiros foram enviadas ao local.(As informações do A Tarde)

SALVADOR TERÁ MAIS DE 200 RADARES E ESTUDA VIA EXCLUSIVA NA ORLA

Salvador terá um reforço de 200 novos equipamentos de fiscalização eletrônica, entre radares fixos e móveis, lombadas eletrônicas e fotossensores. A informação é do superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller. Ele não informou onde os equipamentos serão posicionados, apenas que irão reforçar os 80 fotossensores, 50 radares e 50 lombadas eletrônicas já distribuídos pela cidade.

Os fotossensores são equipamentos dispostos ao lado da via com a função de fotografar motoristas que ultrapassam a velocidade máxima permitida, param na faixa de pedestres ou invadem o sinal vermelho. Já as lombadas eletrônicas autuam exclusivamente condutores que excedem as velocidades permitidas.

Paralelo ao reforço na fiscalização eletrônica, a Secretaria Municipal de Transporte e Urbanismo (Smut) estuda a possibilidade de implantação de uma via exclusiva na orla, da Pituba ao aeroporto. Só que ela será diferente das que já existem hoje. Seria uma espécie de corredor progressivo que, em alguns trechos, será compartilhado. “Ainda estamos analisando a possibilidade. Irei apresentar em breve o projeto ao prefeito”, informa o secretário municipal de Transporte e Urbanismo, José Carlos Aleluia.

O edital de licitação para aquisição dos equipamentos deve ficar pronto em julho e a previsão é, a partir daí, que o processo seja consolidado entre 90 e 120 dias. ônibus As mudanças devem ocorrer em conjunto com o processo de licitação dos ônibus. “Estamos terminando os termos de referência. Temos quase tudo definido”, informou o secretário José Carlos Aleluia.

Segundo ele, a cidade será dividida em três bacias e três consórcios irão operar o serviço. “Não vai haver mais esse número elevado de empresas. A ideia é que cada bacia assuma 1/3 da cidade. Uma fica com o Centro da cidade e a orla, outra com a região do Subúrbio...”, explica, sem dar muitos detalhes. A estimativa é de finalizar o edital entre o final de julho e o início de agosto.

O secretário informou ainda que, no prazo máximo de 15 dias, deve tornar pública a planilha que detalha a composição da tarifa. “Já estamos vendo isso. Essa é uma informação que tem que ser pública. Trata-se de um serviço público”, diz. Na quinta-feira, o prefeito ACM Neto havia dito que pediria que as empresas apresentassem as planilhas no prazo de uma semana.

Quanto à reivindicação do Movimento Passe Livre para que a cidade tenha a oferta de transporte público 24 horas por dia, ele diz que, contratualmente a oferta já existe — ou, pelo menos, deveria. “Se não tiver acontecendo isso, vamos cobrar. Mandei fazer um levantamento de onde há o problema e vamos atacar. Se tiver ausente 24h é porque algo está errado, porque o contrato prevê essa oferta. Se confirmarmos, a Transalvador tem que punir as empresas. Precisamos tratar esse assunto com rigor”, ressaltou. (As informações do Correio)

APÓS MANIFESTAÇÕES E VAIA, DILMA NÃO IRÁ AO MARACANÃ NO DOMINGO

Depois das manifestações que tomaram as ruas nas últimas semanas, a presidente Dilma Rousseff decidiu não comparecer, neste domingo, ao jogo entre Brasil e Espanha, na final da Copa das Confederações.

A ideia inicial de Dilma era estar presente no Maracanã no encerramento do campeonato, apesar de ter recebido uma sonora vaia, em Brasília, na abertura da competição, no estádio Nacional (Mané Garrincha). Mas, preocupada com o acirramento dos ânimos e aconselhada por auxiliares diretos, a presidente entendeu que seria uma exposição desnecessária ir ao Maracanã onde certamente o público dominante seria hostil à sua presença, repetindo as vaias da abertura da Copa das Confederações, ainda mais no Rio de Janeiro, estado onde os torcedores são ainda mais irreverentes.

Em 2007, o seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva, também foi vaiado no Maracanã, na abertura dos Jogos Pan-Americanos. Não havia uma justificativa oficial para a mudança de planos da presidente, apesar de ela estar trabalhando no texto das perguntas para o plebiscito, na elaboração das regras para contratação dos médicos estrangeiros e se preparando para uma reunião ministerial.

No dia seguinte às vaias, em Brasília, na capital federal, os auxiliares diretos da presidente Dilma asseguraram que ela não se intimidaria e estaria presente na final. Mas os planos mudaram com a ampliação dos protestos, principalmente em volta dos estádios, e levaram a presidente a desistir de ir ao Rio de Janeiro para não se submeter a uma nova vaia.

Depois de ficar atônita com as crescentes manifestações, tentando entender o que estava acontecendo, a presidente Dilma passou as duas últimas semanas se reunindo com interlocutores de vários segmentos para preparar uma reação do governo. A previsão de estar no Maracanã neste domingo, para a final da Copa das Confederações, chegou a entrar na previsão de agenda da presidente Dilma, mas sumiu do sistema de informações.

O escalão precursor, que viaja antecipadamente para verificar as condições da cidade a ser visitada pela presidente, nem chegou a ser acionado. Na noite de sexta-feira, a informação oficial era que Dilma não iria ao Rio de Janeiro. Desde o início a presidente Dilma tinha intenção de comparecer à final da Copa das Confederações. Tanto que, em fevereiro, quando esteve na Nigéria, chegou a desejar boa sorte ao time nigeriano na Copa das Confederações e afirmou: “Asseguro que sua seleção será muito bem recebida no Brasil, em junho, para a Copa das Confederações. Tenho certeza que o presidente Goodluck Jonathan e eu assistiremos juntos à final Brasil e Nigéria no Maracanã”. (As informações do Estadão)

CORPO DE JOVEM DE 14 ANOS ESTUPRADA E MORTA É ENCONTRADO NO PARANÁ

Três dias após Tayná Adriane da Silva, de 14 anos, ser estuprada e morta na cidade de Colombo, no estado do Paraná, o corpo da vítima foi encontrado por moradores nesta sexta-feira (28), em um matagal próximo ao local do crime, de acordo com informações do G1.

Os quatro acusados de cometerem o crime já foram presos e confessaram nesta quinta-feira (27) o estupro seguido de homicídio. O grupo abordou a vítima quando ia da casa de uma amiga para a sua casa, que ficam cerca de um quilômetro distantes uma da outra.

O crime aconteceu na noite de terça, próximo a um parque de diversões do qual os quatro presos eram funcionários. O último contato de Tayná com a família aconteceu pouco depois de sair da casa da amiga. A jovem mandou uma mensagem de texto pelo celular para a mãe, dizendo que estava chegando.

Os criminosos têm entre 22 e 25 anos e devem ser transferidos para um presídio de Curitiba: "Ainda hoje devem sair daqui porque está perigoso. Há risco de que as pessoas venham aqui pegá-los", afirmou o delegado Rudi Eloy, em entrevista ao G1.

Quando ainda não haviam informações sobre o paradeiro de Tayná, moradores de Colombo, na região metropolitana da capital paranaense, protestaram pelo sumiço da jovem. Já com suspeitas de envolvimento de funcionários do parque de diversões no crime, as pessoas quebraram e queimaram brinquedos do local.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

BRAD PITT REVELA QUE ESTEVE PERTO DE SE SEPARA: 'ANGELINA FICOU MAGRA E INFELIZ'

Brad Pitt revelou que esteve perto de se divorciar de Angelina Jolie durante um período que a mulher ficou doente e parou de se cuidar. O ator escreveu um texto para a revista "Identity Magazine" em que conta que a atriz perdeu muito peso e não conseguia dormir. "Nosso relacionamento estava a ponto de acabar. A beleza dela estava deixando-a", escreve o ator.

Segundo Brad Pitt, ao perceber que o casamento poderia acabar, ele conta que começou a mimar a atriz com presentes e elogios porque "era o único que podia abraçar a mulher ideal para metade dos homens e mulheres do planeta". O ator conclui o texto "E então eu percebi uma coisa: 'A mulher é o reflexo de seu homem".

Veja o texto na íntegra:

"Um Segredo de Amor

Minha esposa ficou doente. Constantemente ela estava nervosa por causa de problemas no trabalho, na vida pessoal, seus erros e problemas com os filhos. Ela perdeu 13 quilos e pesava cerca de 40 quilos aos 35 anos. Ela ficou muito magra e estava constantemente chorando. Não era uma mulher feliz. Ela sofria de contínuas dores de cabeça, dor no coração e tensão muscular nas costas. Ela não dormia bem, conseguia pegar no sono apenas na parte da manhã e ficava cansada rapidamente durante o dia. Nosso relacionamento estava a ponto de acabar. A beleza dela estava deixando-a. Ela tinha bolsas sob os olhos, cabelos desgrenhados. Ela parou de cuidar de si mesma. Se recusou a fazer filmes e rejeitou cada papel. Perdi a esperança e pensei que iríamos nos divorciar em breve...

Foi então que eu decidi agir. Afinal, eu tenho a mulher mais bonita do planeta. Ela é a mulher ideal para mais da metade dos homens e mulheres da Terra, e eu o único que tinha permissão para dormir ao seu lado e abraçá-la. Comecei a mimá-la com flores, beijos e muitos elogios. Surpreendia-a e tentava agradá-la em todos os momentos. Enchi-a de presentes e comecei a viver apenas para ela. Só falava em público a seu respeito e relacionava todos os assuntos a ela, de alguma forma. Elogiei-a a sós e em frente a todos os nossos amigos.

Vocês podem não acreditar, mas ela começou a renascer, a florescer… Tornou-se ainda melhor do que era antes. Ganhou peso, parou de ficar nervosa e me ama ainda mais do que antes. Eu nem sabia que ela podia amar tão intensamente.

E então eu percebi uma coisa: 'A mulher é o reflexo de seu homem'.

Brad Pitt".

LULA DISSE À DILMA PARA ENCAMPAR REFORMA POLÍTICA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Lula quer participar ativamente da campanha a favor do plebiscito da reforma política, defendido pela presidente Dilma Rousseff. No encontro que teve com Dilma, na semana passada, para tratar das grandes manifestações nas ruas, Lula teria sugerido que ela encampasse o debate sobre a reforma política, segundo fontes ouvidas pelo Estado.

Lula reuniu-se na última terça-feira pela manhã com representantes de movimentos sociais aliados do governo para ouvi-los a respeito da onde de protestos. Nas conversas, defendeu a limitação de reeleições dos mandatos eletivos (para deputado, senador e vereador). O petista lembrou que, quando presidente do Sindicado dos Metalúrgicos do ABC, reformou o estatuto da entidade para proibir reeleições seguidas dos cargos de direção.

De acordo com um dos participantes da reunião, o ex-presidente demonstrou curiosidade sobre as ferramentas das redes sociais para chamar o povo às ruas, como o Facebook, o Twitter e outros semelhantes. Lula disse que mobilizações pela internet seriam valiosas para aprovar a reforma política. O ex-presidente estaria empenhado em testar as redes sociais para mobilizações

Participaram da reunião com Lula representantes da União da Juventude Socialista, braço do PC do B, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), da Juventude PT, da Juventude MST e da Marcha Mundial das Mulheres, este também ligado ao PT.

Entre os assessores de Lula estavam presentes os ex-ministros Luiz Dulci (Secretaria-Geral) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), que o acompanharam depois da fundação do Instituto Lula. (As informações da Agência Estado)

TARIFA DO FERRY VAI CAIR SE PROJETO FOR SANCIONADO, DIZ SECRETÁRIO

O Congresso Nacional já aprovou, na quarta-feira, dois projetos de lei que zeram PIS e Cofins dos insumos ligados ao transporte público. O benefício já estava previsto para o transporte rodoviário em medida provisória editada no início do mês.

Os dois projetos, todavia, ampliam o benefício para transportes aquaviários, metroviários e ferroviários. Logo, os custos e a tarifa do ferry-boat e lanchas que operam no estado devem cair.

“Vamos baixar a tarifa. Se tiver incentivo, tem que baixar a tarifa, é claro. Reduzo na hora, basta a Presidência sancionar”, disse o vice-governador Otto Alencar, também secretário de Infraestrutura. Ele disse ainda não ter calculado quanto a desoneração deve impactar nas tarifas. (As informações do Correio)

DEPUTADOS BAIANOS REDUZEM RECESSO E APROVAM 'FICHA LIMPA'

Aproveitando a onda de protestos e numa tentativa de sair com boa imagem diante da opinião pública, os deputados estaduais decidiram aprovar nesta quinta-feira, 27, duas Propostas de Emenda Constitucional (PEC) "moralizadoras". São elas: a Ficha-Limpa para quem ocupa cargo público efetivo ou comissionados no âmbito dos três poderes do Estado, e a que diminuiu as férias anuais dos deputados de 90 para 60 dias.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT), disse que a Casa está dando uma resposta às ruas. As leis seguem, agora, para a sanção do governador Jaques Wagner (PT).
A PEC apresentada pelo opositor Elmar Nascimento (PR), é uma adaptação da Lei Federal de iniciativa popular homônima. Contudo, não atinge só quem concorre a uma cargo eletivo, mas todos aqueles que são pagos com dinheiro público nos três poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Isso inclui desde governador, secretários, deputados e até assessores e concursados. O texto original dizia que não poderia ocupar cargo público a pessoa que tenha contra si representação julgada procedente pela justiça (eleitoral, estadual, federal) transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado. O relator, deputado Álvaro Gomes (PCdoB), suprimiu do texto, por meio de emenda, a parte do órgão colegiado.

A principal alegação do governista Zé Neto (PT) para o ato foi a de que muitos ex-prefeitos que tiveram suas contas rejeitadas por questão fiscal - em razão da baixa arrecadação - , e não por má fé, seriam prejudicados. Na prática, significa dizer, por exemplo, que ex-prefeitos não-reeleitos, nomeados em gabinetes de deputados ou órgãos municipais pelo interior, estão blindados. Assim como secretários que, quando prefeitos, tiveram contas rejeitadas.

O deputado Carlos Gaban (DEM) subiu à tribuna para afirmar que a supressão do termo órgão colegiado "abriria a porteira da corrupção". Álvaro Gomes nega que a alteração abra brechas. A aprovação, porém, foi unânime. Já a redução recesso parlamentar para 60 dias, foi fruto de acordo de lideranças.

Manifesto - Na Bahia, foi da oposição, e não ao governo, a iniciativa de apresentar o Ficha-Limpa. Logo pela manhã o opositor Elmar Nascimento leu da tribuna um manifesto pedindo alguns pontos como a realização de auditoria nos gastos da Arena Fonte Nova e aprovação das PECs. O manifesto incluía outra PEC, a que limita o número de reeleições para a presidência da Assembleia. Essa foi retirada de pauta pela bancada governista antes da votação. (As informações do A Tarde)

SUS VAI REGISTRAR CASOS DE AGRESSÃO POR HOMOFOBIA

O Ministério da Saúde vai tornar obrigatório o registro dos casos de violência por homofobia atendidos na rede pública de saúde. A partir de agosto, a iniciativa será aplicada aos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em janeiro do próximo ano, será estendida ao restante do país.

O anúncio da obrigatoriedade ocorreu nesta quinta-feira (27) durante o lançamento do Sistema Nacional de Promoção de Direitos e Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (Sistema Nacional LGBT), pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Na ocasião também foi apresentado Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil em 2012.

Para o ministro da Saúde Alexandre Padilha, a obrigatoriedade da notificação será uma ferramenta importante de promoção e de garantia de direitos à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Segundo ele, o preenchimento de um formulário pelo profissional que realizou o atendimento vai tornar visível a dimensão real do problema da homofobia.

“É fundamental conhecer a magnitude das violências que acometem esta população, identificando quem são as vítimas, quais os principais tipos de violências, locais de ocorrência, a motivação, a oportunidade do uso do nome social, dentre outras informações”, afirmou o ministro. Ele explicou que este conhecimento vai servir para a formulação e implementação de políticas públicas de enfretamento às violências homofóbicas e políticas públicas de atenção e proteção à população LGBT. (As informações do G1)

JOVEM É ASSASSINADO NA AVENIDA VASCO DA GAMA

Um jovem de 19 anos foi morto na noite desta quinta-feira, 27, por volta de 21h20, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), Elton Pereira dos Santos foi atingido por três disparos de arma de fogo. O autor dos tiros foi um homem ainda não identificado, que é investigado pela polícia. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. (As informações do A Tarde)

SHOPPINGS VÃO ABRIR DURANTE FERIADÃO DA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

No feriado em comemoração ao 2 de Julho, não haverá expediente nas agências bancárias e nos postos de atendimento dos Correios. Grande parte dos centros comerciais vai ter horários diferenciados, com exceção dos Salvador Norte Shopping, Salvador Shopping e Barra (confira abaixo), que vão manter o mesmo horário de funcionamento de dias úteis.

Uma das opções de lazer gratuita da capital, o Zoológico de Salvador, vai abrir ao público no horário normal: das 8h30 às 17h. Todas as agências dos Correios estarão fechadas, exceto a localizada no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, que funcionará em regime de plantão, das 8h às 12h. Na segunda-feira, véspera do feriado, o atendimento ao público também está mantido nas lojas, nos bancos e nas agências dos Correios.

PROCON AUTUA MAIS TRÊS CASAS COMERCIAIS NA CAPITAL BAIANA

Depois de 10 dias de operação, o Procon autuou mais três delicatessens nesta quinta-feira, 27: a Master Pães e a Garcia Delicatessen, no Centro da cidade, e a Panilla, em Brotas. Todas elas apresentaram irregularidades, como produtos com prazo de validade vencido.

No segundo estabelecimento, ainda havia produtos em que não constavam prazo de validade nem data de fabricação, além de procedência.

Na Panilla, os agentes ainda detectaram má conservação de alimentos perecíveis. As empresas autuadas responderão a processo administrativo e têm 10 dias para se defender. (As informações do A Tarde)

LADRÕES TENTAM ROUBAR VIATURA EM SUSSUARANA E SÃO PRESOS

Dois homens que tentaram assaltar um carro sem plotagem da Polícia Civil, que fazia diligências em Sussuarana, foram presos por investigadores da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico). Alexsandro de Santana Cunha, 33 anos, e Eduardo Santos Dias, 18, estavam a bordo de um Fiat Siena (placa NYL 0747), usado para bater no fundo da viatura descaracterizada.

A tentativa de roubo ocorreu no dia 19 de junho, mas foi divulgada ontem pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O carro dos policiais diminuiu a velocidade para passar por um quebra-molas, quando ocorreu a colisão. A dupla tentou despistar os policiais, pedindo desculpas e assumindo a culpa do acidente.

Pressionados, confirmaram que o carro que dirigiam havia sido roubado no dia 16, em Piatã. Dentro do veículo, foram encontrados um revólver calibre 38, 98 pedras de crack e uma gaveta de caixa registradora, roubada da sorveteria O Sorvetão, localizada no bairro do Cabula VI. (As informações do Correio)

GESTORA ANUNCIA RETOMADA DE 'BANHO DE LUZ' EM SALVADOR

Rosemma Maluf, titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), diz que "obras que há muito tempo não vêm sendo feitas foram reiniciadas". Nos primeiros seis meses deste ano foram criados, aproximadamente, dois mil pontos de iluminação - segundo Rosemma, o mesmo número criado durante todo o ano de 2012 na gestão do prefeito João Henrique.

As declarações dela foram comentadas pelo gestor que comandava a pasta responsável pela iluminação na gestão anterior, o titular da extinta Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Marcelo Abreu. Ele defendeu que as obras estavam paradas pela mudança de governo, e que investimentos foram feitos até o último dia do mandato.

"Nas pesquisas, a Sesp sempre foi bem avaliada. Fizemos investimentos de grande porte, desde a iluminação das avenidas Bonocô, Suburbuna, Vasco da Gama e 80% da orla", contra-argumentou Abreu. No entanto, ele elogiou a iniciativa atual: "A nova gestão está certa em seguir investindo em iluminação, projeto permanente que auxilia na segurança pública".

Vandalismo - Parte do orçamento é investido para recuperar equipamentos destruídos e roubados. Segundo dados da Semop, a prefeitura teve prejuízo de R$ 200 mil para repor cabos de cobre furtados.

Os principais locais em que acontecem esses crimes são as proximidades da Arena Fonte Nova, Comércio, Garibaldi, Contorno, Vale do Nazaré, além de trechos da orla. "Com esse valor dava para comprar aproximadamente mil postes", lamentou a secretária. (As informações do A Tarde)

DOIS DE JULHO: FOGO SIMBÓLICO SAI DE CACHOEIRA NO DOMINGO

A saída do Fogo Simbólico domingo às 7h30 de Cachoeira, no Recôncavo baiano, marca o início das comemorações oficiais do 2 de Julho, data da Independência da Bahia. A tocha passará pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho até chegar, na segunda-feira, véspera do feriado, ao bairro de Pirajá em Salvador.

Na capital, a partir das 14h, vai ocorrer a cerimônia de hasteamento das bandeiras com a presença do prefeito ACM Neto. Mais cedo, por volta de 10h, a programação prevê celebração na Catedral Basílica no Terreiro de Jesus, pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.

A comemoração ao 2 de Julho terá duas novidades este ano: a volta da premiação das fachadas decoradas dos imóveis no percurso do cortejo (da Lapinha até o Terreiro de Jesus) — suspenso desde 2010 — e a proibição de faixas e blimps (balões de publicidade) durante os festejos. Este mês, a data foi sancionada pela Presidência da República como data histórica no calendário nacional.

Programação 2 de Julho
6h Queima de fogos no Largo da Lapinha.
9h Hasteamento de bandeiras pelo governador Jaques Wagner e pelo prefeito ACM Neto na Lapinha.
9h30 Início do cortejo no Centro Histórico, passando pela Praça da Soledade em direção ao Pelourinho e à Praça Thomé de Souza, encerrando a programação matutina.
15h Homenagem na Câmara Municipal aos heróis da Independência.
15h30 Início do cortejo em direção ao Campo Grande.
16h30 Previsão de chegada dos carros dos caboclos e das autoridades à Praça do Campo Grande.

ACM NETO PROMETE ABRIR "CAIXA-PRETA" DE EMPRESAS DE ÔNIBUS

O prefeito ACM Neto (DEM) determinou nesta quinta-feira, 27, que as 18 empresas que atuam no sistema de transporte público da capital baiana deem "ampla e transparente" divulgação às planilhas, com valor de lucros e custos de operação das linhas de ônibus.

Segundo o prefeito, os dados deverão ser disponibilizados no bojo das discussões sobre a licitação da concessão das linhas de ônibus de Salvador, cujo edital será publicado em julho.
"Se existir caixa-preta, essa concessão vai abrir. De imediato, as empresas terão que apresentar as planilhas de custo. Com a concessão, o novo modelo será apresentado totalmente transparente e seguro", afirmou.

Argumentando que é um direito do cidadão saber o que compõe o preço das passagens de ônibus, Neto prometeu criar para um controle social do sistema de transporte. Uma das medidas será a reativação do Conselho Municipal de Transportes, desativada desde o início da gestão João Henrique (PP).

O vereador Sílvio Humberto (PSB) afirma que a abertura das planilhas é ponto central para abrir o debate sobre o transporte em Salvador. "É preciso conhecer qual a margem de lucro destas empresas. Ninguém sabe qual é", destaca o vereador.
Sobre o Conselho de Transportes, ele defendeu que tenha caráter deliberativo para haver controle social.

Audiência pública - Durante o protesto, ficou ainda acordado que os vereadores votarão, na próxima quarta-feira, proposição de audiência pública para discutir o sistema de ônibus.
"Esperamos reunir toda a bancada para aprovar a audiência e fazer essa discussão com a sociedade", destaca o líder do DEM, Léo Prates. (As informações do A Tarde)

MANIFESTAÇÕES: JORNALISTAS E FOTÓGRAFOS FARÃO DOCUMENTO PARA ENVIAR AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Serão ouvidos nesta sexta-feira (28), na sede da Associação Baiana de Imprensa (ABI), no Centro Histórico, os profissionais de imprensa que sofreram agressão durante a cobertura dos protestos do Movimento Passe Livre em Salvador.

O encontro será realizado pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e pela Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos, que formularão um documento que será entregue ao Ministério Público Estadual.

Leia mais:
Sinjorba emite nota em repúdio a prisão e agressão a jornalistas pela Polícia Militar
Repórter do CORREIO recebe tiro de bala de borracha durante manifestação
Em protesto no Iguatemi, repórter de site é detido pela polícia
Repórter do iBahia que teve fotos apagadas conta detalhes do que aconteceu
Repórter do iBahia é cercado por policiais e obrigado a apagar fotos da máquina

No sábado, durante os protestos na região do Iguatemi, o repórter fotográfico do CORREIO Almiro Lopes foi atingido por um tiro de bala de borracha nas costas enquanto trabalhava.

Outros dois repórteres do site Bahia Notícias foram agredidos; um deles, Francis Juliano, acabou sendo preso sob alegação de desacato. Já o repórter do iBahia Tiago Di Araújo foi obrigado por policiais a apagar fotos de sua câmera. (As informações do Correio)

POLICIAIS SE INFILTRAM EM REUNIÕES DO MOVIMENTO, AFIRMA OFICIAL DA PM

O serviço de inteligência da PM está participando de reuniões dos grupos que organizaram as manifestações que, desde a semana passada, ocorrem na Bahia. Infiltrados nas reuniões que decidem os rumos das passeatas, eles estão filmando e fotografando pessoas identificadas como lideranças. A revelação foi feita por um capitão da PM à Agência Pública, agência de reportagem e jornalismo investigativo.

Segundo a reportagem publicada ontem no site da agência (www.apublica.org), o oficial pediu para que seu nome não fosse revelado por temer punições do comando da corporação. Segundo o capitão, o acompanhamento dos movimentos pela Coordenadoria de Missões Especiais (CME), a central de inteligência da PM, começou a ser realizado antes mesmo do primeiro protesto em Salvador, dia 17 de junho.

Policiais criaram perfis falsos no Twitter e Facebook e se infiltraram em grupos com o objetivo de obter informações sobre as manifestações, os locais das reuniões, o trajeto das passeatas e os possíveis líderes. “A gente busca saber quem é o líder, porque se ele for neutralizado o movimento perde a cabeça. Isso é estratégia militar para qualquer situação do gênero: a gente identifica para ter um norte na negociação”, explicou o oficial da PM.

Os infiltrados da PM atuam não apenas na investigação prévia, mas também durante os protestos. “Encontramos vários coquetéis molotovs. Fomos descobrindo isso na hora. Até porque, a manifestação surgiu pacífica”. O oficial disse ainda que os agentes de inteligência tentam influenciar os manifestantes. “Tentam identificar os pacíficos e sensibilizá-los para que eles mesmos retirem ou censurem os radicais”. (As informações do Correio)

quinta-feira, 27 de junho de 2013

EMERGÊNCIA DO HOSPITAL ESPANHOL É REABERTA

A Emergência do Hospital Espanhol voltou a funcionar, segundo a assessoria da instituição. O serviço estava fechado desde abril, devido a um crise financeira. No mês passado, a Caixa Econômica Federal liberou um empréstimo de R$ 57,6 milhões para a Real Sociedade Espanhola de Beneficência, mantenedora da unidade de saúde.

Em nota, o hospital informou que desde a semana passada a emergência conta com 22 leitos, seis leitos para observação, além de uma sala para Suporte Avançado de Vida, destinada ao atendimento imediato de pacientes de alto risco e uma sala para pequenas cirurgias.

Em abril, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) instaurou um inquérito civil público para apurar denúncia do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) contra a instituição, por desassistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e também da rede privada.

DUAS PESSOAS SÃO ATROPELADAS NA REGIÃO DA AV. VASCO DA GAMA

Duas pessoas foram atropeladas na manhã desta quinta-feira, 27, na subida do Hospital Geral do Estado (HGE), na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), as vítimas foram socorridas por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o próprio HGE, mas não há informações sobre o estado de saúde delas.

A Transalvador também não possui detalhes sobre a circunstâncias do acidente, nem sobre o modelo do carro que provocou o atropelamento. Uma viatura do órgão municipal está na região para regularizar a situação do trânsito e evitar que novos acidentes aconteçam. O veículo já foi retirado da via, que estava com tráfego lento por conta dos motoristas que pararam para ver o acidente. (As informações do A Tarde)

MINISTERIO PÚBLICO DA BAHIA COMEMORA A REPROVAÇÃO DA PEC 37

O Ministério Público continuará investigando as denúncias que receber, ainda que a polícia não queira fazer. É isso que o povo pediu nas ruas e o Congresso atendeu ao derrubar o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 37, que impedia o MP de promover investigações criminais por conta própria.

A promotora Rita Tourinho, do MP da Bahia, é uma das que mais comemoraram a vitória da pressão popular sobre a classe política. Rita é coordenadora do Grupo Especial em Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam), setor no Ministério Público do Estado que investiga praticamente todos os crimes praticados por políticos.

Ela destaca trabalhar, boa parte das vezes, em parceria com as polícias Civil e Federal. Ela pondera, no entanto, que estas instituições, todavia, são chefiadas pelo governador do estado e pelo presidente da República, o que em tese poderia limitar a autonomia das investigações, principalmente quando os casos são de crimes praticados por membros do governo e servidores, como policiais, por exemplo. “O Ministério Público possui independência de atuação que não se verifica nos demais órgãos investigativos. Não só na polícia, como também nos tribunais de contas”, disse.

Conforme explica a promotora, atualmente, quando o MP recebe alguma denúncia ou colhe voluntariamente acusações através de matérias publicadas na imprensa, pode iniciar um processo de investigação próprio, sozinho, e então encaminhar a acusação à Justiça. “Mas quando por algum momento não temos condições de realizar algo, trabalhamos em parceria com a polícia, que tem um papel de extrema importância. A atuação conjunta serve para suprir carências tanto de um lado como do outro”, disse. (As informações do Correio)

FIM DO VESTIBULAR DA UFBA EXIGE ADAPTAÇÃO DE CANDIDATO

O novo método para o ingresso na Universidade Federal da Bahia (Ufba), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), vem despertando dúvidas e debates entre professores e alunos do ensino médio. A decisão foi anunciada na semana passada, estabelecendo a extinção da segunda fase do vestibular e levará em conta apenas a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com isso, escolas do ensino médio têm que reformular o conteúdo pedagógico para o próximo semestre. O professor Paulo Rocha, diretor do Colégio Integral, diz que a instituição já tinha a previsão dessa possível mudança desde o início do ano e a programação pedagógica não terá grande alteração.

"Somos a favor do Enem, totalmente oposto à proposta da segunda fase da Ufba. Está de acordo com a realidade do jovem e evita a discussão aprofundada de assuntos desnecessários, tornando o currículo mais útil", avalia Rocha.

Para a coordenadora de politicas de educação superior da Secretaria Estadual da Educação, Norma Videro, este é o momento certo para rever também o currículo das universidades. "Não adianta ter uma seleção interdisciplinar com um currículo disciplinar", aponta.

Inscrições - Os alunos que desejam ingressar em cursos do ensino superior que aderiram ao Sisu devem se inscrever através do site do MEC, com o resultado do Enem em mãos, e optar por cinco cursos de até cinco instituições diferentes.

As notas necessárias para concorrer a cada curso ("notas de corte") serão previamente divulgadas pelas universidades por meio de um edital. Caso a média obtida no Enem não seja suficiente para se candidatar ao curso pretendido, o estudante poderá mudar de opção.
A professora da rede pública do Estado Cristiane Santana destaca que a democratização do ensino superior deve ser feita de forma cautelosa, "para que não haja perda de qualidade".

Para a educadora, a possibilidade de mais candidatos participarem do processo deve contar com o incentivo ao aprendizado. "É importante democratizar o ensino, mas sem perder a qualidade, mantendo o cuidado para que a facilidade não se torne banalidade", reflete Cristiane. (As informações do A Tarde)

PRESIDENTE QUER NOVAS REGRAS JÁ NA ELEIÇÃO DO ANO QUE VEM

A presidente Dilma Rousseff (PT) quer que as regras aprovadas pela futura reforma política sejam aplicadas já nas eleições de 2014. A informação foi repassada ontem (26) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Para que a reforma política aconteça, a presidente estabeleceu como condição que seja realizado um plebiscito para consultar a população sobre o tema. “Estamos trabalhando para viabilizar plebiscito sobre reforma política”, disse Mercadante.

A decisão pelo plebiscito foi acertada por Dilma em conversa com os poderes Legislativo e Judiciário. “Ao estabelecer o instrumento do plebiscito, nós poderemos eleger as principais questões que devem orientar, balizar a reforma política e isso será definido com a participação direta da população, a exemplo da definição do presidencialismo como regime de governo”, afirmou Mercadante.

De acordo com Mercadante, para formatar o plebiscito, Dilma está ouvindo diversos setores do país. “A presidente está recolhendo junto a todos os partidos as propostas para o plebiscito. As entidades da sociedade civil também serão ouvidas, a exemplo do que aconteceu com a OAB, CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e outras possibilidades para que a gente possa desenhar um bom plebiscito que estimule a cidadania”, afirmou Mercadante.

O ministro disse que o governo trabalha para que todo o processo do plebiscito ocorra até outubro, um ano antes das eleições do próximo ano e do prazo constitucional para que as novas regras entrem em vigor.O Tribunal Superior Eleitoral afirmou que até o final dessa semana dará um parecer sobre se será possível operacionalizar o plebiscito. (As informações da Agências)

POLÍCIA PRENDE SUSPEITO DE MATAR GARÇONETE EM CAJAZEIRAS

Foi preso, na madrugada desta quarta-feira, 26, em Cajazeiras IV, Ronielson Santos do Nascimento, o Roni Boi, apontado como responsável pela morte da garçonete Alexandra Alves dos Santos, na última segunda, 24, no mesmo bairro. Segundo a polícia, Ronielson era líder do tráfico de drogas em Cajazeiras IV e foi preso em flagrante, portando um revólver calibre 38. Com ele, foram presos Marinaldo de Jesus dos Santos, 18, que estava com 21 pedras de crack, e um adolescente de 17 anos.

Ronielson e Marinaldo foram apresentados à imprensa, na manhã desta segunda, no auditório do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa. Em seguida, eles foram encaminhados ao Presídio de Salvador, e o adolescente foi levado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).

De acordo com a titular da 2° delegacia de Homicídios (DH/Central), delegada Clelba Regina Teles, o crime foi motivado pela disputa pelo controle do tráfico na região de Cajazeiras. Segundo relatos de testemunhas, Alexandra Alves mantinha um relacionamento com o também traficante Robson dos Santos Cruz, conhecido como Taboca, rival de Roni Boi. "Soubemos por testemunhas que Ronielson já havia ameaçado Alexandra diversas vezes por conta do namoro dela com Taboca", disse a delegada. (As informações do A Tarde)

SUSPEITO MORRE E DOIS SÃO BALEADOS PELA POLÍCIA NO LARGO DAS SETE PORTAS

Um suspeito morreu e dois foram baleados pela polícia na tarde desta quarta-feira (26) no Largo das Sete Portas. Segundo a Central de Polícia, o morto ainda tem identidade ignorada.

O caso aconteceu por volta das 14h, quando o trio é acusado de roubar uma banca de jogo do bicho no largo. Uma viatura do Departamento de Polícia Interior (Depin) passava e houve uma perseguição, seguida por tiroteio. Um dos ladrões chegou a invadir uma casa para tentar fugir.

Os três suspeitos foram baleados e encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde um deles morreu. Lucas Souza Gonçalves, 18 anos, e Raimundo Menezes Bonfim Filho, 36 anos, ficaram feridos. Segundo testemunhas, os suspeitos já tinham roubado casas na região.

O delegado Alex Gabriel, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), esteve no local. Segundo o DHPP, o caso foi registrado como auto de resistência e será investigado na unidade. (As informações do Correio)

MANIFESTANTE DO PASSE LIVRE PERMANECE DETIDO

O manifestante José Souza Machado, 53 anos, continua preso na 1ª Delegacia, nos Barris, acusado de dano ao patrimônio público. Machado é o único que continua detido dos 42 apreendidos nos protestos de quinta, 20, e sábado, 22.

No último domingo, 23, sete advogados voluntários do Coletivo de Advogadas e Advogados Populares, encarregados da defesa dos militantes do Movimento Passe Livre (MPL), receberam a informação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de que todas as pessoas detidas foram liberadas, com exceção do trabalhador.

Segundo o coletivo, a OAB teria informado que José Souza Machado só teria a liberdade após pagamento de uma fiança de 10 salários mínimos. Para agilizar sua libertação, a entidade criou uma subcomissão dentro da Comissão de Direitos Humanos e convidou os advogados voluntários a participarem.

"A ideia é promover o trabalho conjunto de representantes da OAB e integrantes do coletivo", diz o advogado Wagner Moreira. Reunião na manhã desta quarta-feira, 26, ainda não garantiu a liberdade do preso. A nova subcomissão está tentando agilizar o julgamento, na 6ª vara criminal, de um pedido de liberdade provisória. (As informações do A Tarde)

POLICIA REAGE A PROVOCAÇÃO DE MANIFESTANTES NO CONGRESSO

Policiais militares que cercaram o Congresso Nacional na noite desta quarta-feira, 26, começaram a revidar as provocações dos manifestantes. Após eles lançarem bombas contra o policiamento, a PM usou spray de pimenta diante de um manifestante mais exaltado.

Em reação, outro grupo do protesto começou a lançar objetos contra os policiais. A Polícia Militar do Distrito Federal estima que 5 mil pessoas estejam concentradas no gramado do Congresso. Os manifestantes seguiram jogando bombas contra a PM, que passou a utilizar bombas de gás lacrimogêneo para conter o protesto.

A concentração de manifestantes teve início na manhã desta quarta, mas só no final do protesto houve conflito. Diante da ação da PM, alguns manifestantes chegaram a gritar "joga a Dilma!".

Segundo balanço da Secretaria de Saúde, três policiais já foram atendidos com crise de hipertensão. Bombeiros contabilizam sete atendimentos durante a manifestação - três pessoas intoxicadas por gás lacrimogêneo, uma corte na boca, dois comas alcoólicos e uma vítima de acidente entre moto e carro.

No final da noite, os policiais socorreram uma mulher que sofreu uma convulsão por conta do gás lacrimogêneo. (As informações do Estadão)

ALAN SANCHES DEFENDE RIGOR EM FISCLIZAÇÃO DE EMPRESAS DE ÔNIBUS

O deputado estadual Alan Sanches (PSD), levando em conta que somente este ano três graves acidentes envolvendo ônibus na capital baiana ceifaram a vida de quatro pessoas e deixaram dezenas de feridos, elogia a postura da prefeitura em punir as empresas responsáveis, mas defende maior rigor na fiscalização, de forma que se torne uma ação rotineira e efetiva.

“Não podemos negar que a prefeitura de Salvador está de parabéns pela punição aplicada à empresa Boa Viagem, que terá a linha suspensa durante um mês, sendo substituída por outra no período e os dois motoristas afastados do serviço até que as investigações sejam concluídas. Contudo, o meu apelo é que para que a fiscalização seja uma ação efetiva e não apenas após vidas serem ceifadas, mutiladas”, reforçou.

Alan Sanches destaca ainda que por se tratar de concessões públicas as empresas tem por obrigação prestar contas à sociedade, aos seus usuários, assim como o poder público de cobrar e punir de forma rígida. “E enquanto representantes do povo não podemos deixar que o número de vítimas aumente ainda mais para que algo seja feito. Afinal, temos uma das maiores tarifas do país e já não temos qualidade do serviço, sendo assim segurança é o mínimo que estamos pedindo. Tenho certeza que diante da atual realidade, os integrantes da Comissão de Transportes tanto da Câmara de Salvador, bem como da Assembleia Legislativa da Bahia atuarão no sentido de cobrar e colaborar com o executivo municipal”, frisou.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

PAULINHO MARCA NO FIM, BRASIL BATE URUGUAI E ESTÁ NA FINAL

Nervosa e equilibrada, a primeira semifinal da Copa das Confederações caminhava lentamente rumo à prorrogação nesta quarta-feira, 26, mas um gol de cabeça do volante Paulinho deu à seleção brasileira a vitória sobre o Uruguai por 2 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte, e a classificação para a decisão do torneio.

A 'Celeste' teve a chance de abrir o placar de pênalti, mas Diego Forlán, do Internacional, desperdiçou a cobrança. Com isso, coube a Fred - até então autor de 41 gols em 48 partidas no Mineirão - deixar o Brasil em vantagem ainda no primeiro tempo. Cavani empatou logo aos três da segunda etapa, mas Paulinho, após cobrança de escanteio de Neymar, classificou o Brasil para a final do torneio intercontinental pela terceira vez seguida, para tentar o tetracampeonato (venceu em 1997, 2005 e 2009).

Maior campeã da história da Copa das Confederações, com uma conquista a mais que a França, a seleção terá pela frente na final, marcada para o próximo domingo no Maracanã, Espanha ou Itália, que medirão forças nesta quinta em Fortaleza.

De quebra, a equipe de Luiz Felipe Scolari defendeu a marca de não perder como anfitriã em competições oficiais desde 1975, quando foi derrotada pelo Peru por 3 a 1 na Copa América, justamente no Mineirão. Além disso, emplacou a terceira vitória seguida contra campeões mundiais, depois de ter vivido um jejum de quase quatro anos. Antes, o Brasil havia batido a França em amistoso e a Itália na fase de grupos da Copa das Confederações. (As informações da Agência EFE)

BATISTA NEVES É PRIMEIRA BAIXA NO GOVERNO ACM NETO

Seis meses depois de assumir o cargo, o gestor da Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop), Antônio Carlos Batista Neves, pediu demissão e será a primeira baixa na equipe do prefeito ACM Neto. Autarquia ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, a Sucop é responsável pela conservação da pavimentação asfáltica de ruas e avenidas da cidade.

Oficialmente, a prefeitura ainda não confirma a demissão, mas o presidente estadual do PMDB, Geddel Vieira Lima, padrinho da indicação de Batista Neves ao cargo, confirma o afastamento. "Batista pediu demissão por questões pessoais. Ele é um gestor competente, que já foi secretário de Estado, e acha que já deu a sua contribuição", afirma Geddel. O novo gestor da Sucop será o ex-diretor da Companhia de Transportes de Salvador (CTS), José Hamilton Bastos. Ele também é indicado para o cargo pelo PMDB.

Demissão - Apesar da versão oficial, pelo menos duas fontes diretamente ligadas ao prefeito afirmam que o afastamento foi motivado por ineficiência do gestor em atender às demandas da cidade. Nestes primeiros seis meses, os buracos nas ruas e avenidas da cidade foram um dos principais alvos de reclamação da população em relação à prefeitura.
O motivo principal para a demissão, contudo, foram os problemas na obra da rua Nilo Peçanha, na Calçada.

Dois meses depois de uma grande obra de drenagem e requalificação da rua, o asfalto não resistiu às primeiras chuvas e cedeu, abrindo novos buracos na via. (As informações do A Tarde)

PASSE LIVRE DE SALVADOR DIVULGA CARTA COM 21 REIVINDICAÇÕES

O Movimento Passe Livre Salvador divulgou nesta quarta-feira (26) uma carta com 21 reivindicações do grupo. O documento completo foi lido em reunião no Passeio Público, no Campo Grande, e entregue em panfletos no local. Os pontos da lista são sobre mobilidade urbana e transporte público quase que em sua totalidade.

Na quinta-feira (27), o grupo faz um novo ato saindo do Campo Grande para a Prefeitura Municipal, onde pretendem entregar a carta elaborada ao prefeito ACM Neto. Ontem, em nota, Neto disse estar disposto a receber representantes do movimento para discutir.

Na mesma nota, o prefeito informou que irá anunciar uma via exclusiva de ônibus da Estação da Lapa ao Iguatemi, em obra orçada em R$ 1 bilhão. O fato foi divulgado depois da reunião com a presidente Dilma Rousseff. (As informações do Correio)

CANDEIAS: VIDEO MOSTRA SUPOSTO POLICIAL AGREDINDO CASAL; PM INSTAURA INQUÉRITO

Um vídeo divulgado na internet mostra um policial militar agredindo duas pessoas - uma delas, uma mulher com os seios de fora. O caso foi em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador.

O policial aparece batendo nos dois com um pedaço de pau como se fosse uma palmatória. "Bote a mão, bote a mão", ele diz em determinado momento, ordenando que a mãe seja esticada para levar o golpe.

Em nota, a Polícia Militar da Bahia diz que repudia a agressão física cometida pelo PM e não tolera esse tipo de conduta. Diz ainda que essa postura "não condiz com os princípios e valores que integram o processo de formação dos policiais militares".

A corporação diz ainda que o Serviço de Inteligência já começou a investigar para tentar identificar o PM que aparece nas imagens e a Corregedoria instaurou um Inquérito Policial Militar para apurar o fato.

Não foi informado quem são as pessoas nas imagens, nem do que se tratava a abordagem policial. (As informações do Correio)

CONCURSO DE FACHADAS VOLTARÁ NO 2 DE JULHO

O governo estadual divulgou, em Cachoeira (a 110 km da capital), a agenda dos festejos relativos ao 2 de Julho - data em que é celebrada a independência do Brasil na Bahia.

A principal novidade é a volta do tradicional concurso que premia as mais belas fachadas de casarões no Centro Histórico de Salvador, enfeitadas para saudar o cortejo cívico. Desde 2010 o concurso estava suspenso.

A série de eventos realizada ontem na cidade do Recôncavo - que começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Cachoeira, pela manhã, e terminou com desfile cívico às 17h - deu início à Rota da Independência.

Depois de Cachoeira, as celebrações passarão por Maragojipe e Governador Mangabeira, até chegar à capital, repetindo o roteiro do movimento que culminou com a expulsão das últimas tropas portuguesas do País. (As informações do Correio)

MANIFESTAÇÕES BLOQUEIAM TRÂNSITO EM ÁGUAS CLARAS E NA AV. VASCO DA GAMA

Duas manifestações estão bloqueando o trânsito na manhã desta quarta-feira (26) na capital baiana. De acordo com a superintendência de Trânsito e Transportes (Transalvador), o primeiro protesto começou por volta das 7h30, no bairro de Águas Claras.

Um grupo de moradores queimou objetos e fechou os dois sentidos da via, próximo ao viaduto do bairro. A Transalvador ainda não sabe o motivo do protesto. Já na avenida Vasco da Gama, por volta das 8h, um grupo de moradores da região interditou a via exclusiva de ônibus. Os manifestantes estão em frente ao Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães.

De acordo com o órgão de trânsito, o grupo protesta contra o atropelo de um morador, no mesmo local, que foi atingido por um ônibus. A identidade e o estado de saúde da vítima não foi confirmado.

Na manhã desta quarta (26) a Transalvador registrou quatro acidentes com três pessoas feridas. Além do acidente na Vasco da Gama, outra pessoa foi vítima de atropelo em São Joaquim. Um pedestre foi atingido por uma carro, próximo a loja da Dafra.

Já na avenida Bonocô, um motociclista ficou ferido após bater com um carro, próximo a concessionária Revisa. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O quarto acidente aconteceu na avenida Paralela. Seis veículos se envolveram em um engavetamento próximo a Companhia de Polícia do Exército da 6ª Região Militar. Ninguém ficou ferido. (As informações do Correio)

INSCRIÇÕES PARA PROUNI SÃO PRORROGADAS ATÉ QUINTA (27)

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) foram prorrogadas para a próxima quinta-feira (27). Os estudantes teriam até esta terça-feira (25) para se inscrever, agora podem fazê-lo até as 23h59 do dia 27. As inscrições devem ser feitas no site do ProUni. Com o adiamento, o calendário do ProUni também teve modificações.

Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), até as 18h desta terça-feira, foram registradas 336.748 candidatos inscritos e 648.807 inscrições a bolsas — cada estudante pode fazer até duas opções de curso. De acordo com o MEC, o adiamento foi feito para que mais estudantes possam fazer a inscrição. Até o momento, o número de candidatos é inferior ao do segundo semestre de 2012: 456.973 inscritos.

O Prouni oferece bolsas em instituições particulares de ensino superior. Pode se inscrever no programa o estudante brasileiro que não tenha diploma de curso superior. É preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter zerado a redação e deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter tido bolsa integral em escola particular.

Nesta edição, serão oferecidas 90.045 bolsas - dessas, 55.693 integrais e 34.352 parciais, no valor de 50% da mensalidade.

As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. (As informações da Agência Brasil)

PREFEITO ACM NETO ACEITA RECEBER MANIFESTANTES NA QUINTA

A Prefeitura de Salvador anunciou, em nota divulgada nesta terça-feira, 25, que prefeito ACM Neto (DEM) está à disposição para receber lideranças dos manifestantes na quinta, 27, quando uma manifestação sairá da região do Campo Grande até a sede da da administração municipal, no centro da cidade.

ACM Neto se antecipa aos integrantes do Movimento Passe Livre Salvador (MPLS) que já prepararam uma carta com reivindicações na área de mobilidade urbana. O conteúdo será apresentado durante reunião marcada para esta quarta, 26, às 14h, também no Campo Grande.

O movimento anunciou, em sua página no Facebook, que haverá também outros manifestos com reivindicações para outras esferas do Poder Executivo. (As informações do A Tarde)

JOGO MARCADO PELA HISTÓRIA, BRASIL X URUGUAI VALE VAGA NA FINAL

O clássico sul-americano da semifinal da Copa das Confederações tem histórias marcantes dos dois lados. Quando Brasil e Uruguai entrarem em campo, às 16h, no Mineirão, o torcedor recordará cada emoção vivida, cada cicatriz que nunca fechou por completo. “Eu não era nem nascido em 1950”, ironizou Felipão, que na verdade nasceu em 1948.

“É lógico... Aconteceu uma derrota em um jogo de futebol que uma das duas equipes tem que vencer. Naquela oportunidade o Uruguai foi melhor. Não há nada psicológico, nada que influencia no jogo”, garante o treinador, ao falar do Maracanazo, a derrota por 2x1 do Brasil para o Uruguai na final da Copa de 1950.

Grupo unido trabalha de mãos dadas e mantém o controle de bola no Mineirão. De colete, os titulares Thiago Silva, Daniel Alves, Oscar, Paulinho e Hulk. De verde, Hernanes senta no banco

A resposta seca foi a primeira da entrevista de ontem, feita por jornalista inglês. O passado recente, porém, tem retrospecto mais animador. Nos dois últimos duelos mata-mata, como o de hoje, também por fase semifinal, o Brasil levou a melhor. Mas sempre no drama. Na Copa América de 2004, empate por 1x1 e 5x3 nos pênaltis; na edição 2007, empate por 2x2 e 5x4 nos pênaltis.

“A gente espera que não tenha deslealdade, porque, no nível que estamos, vai estar o mundo inteiro assistindo. Se acontecer, é ficar tranquilo e não cair em provocações. Espero futebol duro, firme, mas nada de socos e cotoveladas”, comenta o atacante Fred. (As informações do Correio)

PATROCINADOR DA COMPETIÇÃO ADMITE PREOCUPAÇÃO COM MANIFESTAÇÕES

A Adidas, uma das patrocinadoras oficiais da Copa das Confederações, avalia que a primeira fase da competição foi positiva, mas espera que as manifestações que tomaram conta do Brasil, criticando, entre outras coisas, a utilização de dinheiro público nos estádios, sejam solucionadas rapidamente pelos governantes.

“Esperamos que os governantes e as partes interessadas ouçam as mensagens nacionais e busquem uma solução rápida para os problemas mais urgentes e que programem as saídas para aquelas que necessitam de um tempo maior”, avalia Fernando Basualdo, diretor geral da empresa no Brasil. “A primeira fase da Copa foi um êxito total. Não tivemos impactos negativos para a marca”, diz o diretor de marketing da Adidas, Rodrigo Messias.

A empresa tem metas ambiciosas para o ano que vem, quando acontecerá a Copa do Mundo no Brasil, e espera atingir um novo recorde de vendas na categoria futebol, atingindo a marca de 2 bilhões de euros. “Os grandes eventos trazem inúmeros benefícios para o país organizador”, ressalta Basualdo.

Como patrocinadora e fornecedora, a Adidas vai produzir a bola oficial da Copa e os equipamentos dos árbitros, voluntários e gandulas. As avaliações foram feitas na tarde desta terça-feira, quando Herbert Hainer, CEO do Grupo Adidas, esteve no Brasil para apresentar as metas de crescimento da empresa no Brasil e na América Latina.

Os executivos também explicaram a presença dos jogadores brasileiros Daniel Alves, Fred e Lucas como protagonistas da nova campanha mundial da marca. “Os valores da marca têm de estar em sintonia com a imagem dos atletas. Também avaliamos a questão técnica, observando o potencial de desenvolvimento que apresentam”, afirma Messias. (As informações do Estadão)

ENTIDADE APONTA 'LIMPEZA HUMANA' NAS RUAS DE SALVADOR

Integrantes do Movimento Nacional da População de Rua denunciou à Defensoria Pública do Estado da Bahia que a prefeitura da capital estaria retirando deliberadamente moradores de rua do Centro da cidade e arredores da Arena Fonte Nova. O motivo seria a Copa das Confederações.
A principal consequência disso é a superlotação da Casa de Saúde Ana Nery, antiga clínica de saúde mental, localizada no largo da Soledade (Liberdade), que atualmente abriga mais de 600 pessoas.

A Defensoria Pública agendou para a manhã desta quarta-feira, 26, uma visita ao local que, segundo os denunciantes, apresenta sérios problemas estruturais para o acolhimento das famílias. As condições estruturais ruins do local podem ser observadas mesmo do lado de fora.

Além da fachada degradada, nas proximidades do casarão há grande quantidade de lixo acumulado. Pela porta da recepção foi possível observar a chegada de alguns móveis estragados e eletrodomésticos enferrujados. Nos fundos do imóvel, há paredes mofadas, mau cheiro e água acumulada; janelas e portas danificadas podem ser vistas na área que, segundo moradores das proximidades, serve como área de lazer dos abrigados.

Condições - As condições atuais do imóvel estão distantes das recomendações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para alojamento de pessoas em situação de rua. A situação também vem desagradando moradores das proximidades do largo da Soledade. Vizinhos se queixam que, no último mês, teria ocorrido aumento do número de assaltos no bairro.

"Da minha casa consigo ouvi-los planejando roubos. Sei que há ali pessoas de bem, que só querem um teto, mas também há bandidos lá dentro", reclama uma moradora. Um outro vizinho, que também opta pelo anonimato, denuncia que alguns dos moradores da casa usariam drogas durante todo o dia na área aberta do imóvel.

Uma abrigada garante que a filha dela, que também é moradora do local, teria dado à luz uma criança há pouco tempo.

Estrutura - "É preciso garantir uma moradia digna para essas pessoas", diz a defensora pública, da área de direitos humanos, Fabiana Almeida. De acordo com a coordenadora do movimento de moradores de rua, Maria Lúcia Santos Pereira, o local encontra-se lotado e não oferece um acompanhamento digno.

"Não há alimentação suficiente, existem pessoas dormindo no chão. Da forma como está funcionando hoje o lugar mais parece um depósito de gente", lamenta. A coordenadora afirma que nos últimos dias chegaram até o movimento dezenas de denúncias sobre abordagens "violentas e arbitrárias" de servidores da prefeitura, com o objetivo de levar pessoas até o local à força.

"Com a proximidade da Copa das Confederações, recebemos queixas das mais diversas formas de abordagens violentas, sobretudo a pessoas que viviam na área do Dique do Tororó. É uma situação absurda, que não pode estar acontecendo", aponta. (As informações do A Tarde)

FHC CRITICA IDEIA DE PLEBISCITO

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, na terça-feira, 25, ser preciso "que todos os partidos saibam que a reforma política é necessária", mas opinou que "do ponto de vista constitucional, o caminho do plebiscito não é o mais indicado" para realizá-la.

"Sou entusiasta da consulta popular, mas acho que o governo tem força suficiente para colocar a reforma na pauta do Congresso. E ela pode então ser submetida a um referendo popular. Mas, agora, o plebiscito vai perguntar o quê? Se as pessoas querem ou não a reforma? Todo mundo quer. Vamos então buscar uma proposta e depois submetê-la à população", sustentou FHC.

O tucano, que na terça-feira, 25, afirmou ser própria de "regimes autoritários" a proposta da presidente Dilma Rousseff de convocar de uma Assembleia Constituinte para a reforma política, defendeu, na campanha de 1998, a mesma ideia.

Naquele ano, ele declarou que uma Constituinte deveria avançar nas reformas política, tributária e do poder judiciário. Na eleição de 1994, ele já defendera a convocação de uma Assembleia exclusiva para a revisão constitucional. (As informações do jornal O Estado de S. Paulo)

SANTOS ESPERA CBF PARA CONFIRMAR AMISTOSO CONTRA O BARCELONA

O Santos aguarda apenas a autorização da CBF para confirmar o amistoso contra o Barcelona, no dia 2 de agosto, no Camp Nou, na Espanha. A maior atração do jogo será Neymar, que estrearia com a nova camisa justamente diante do seu ex-clube, sendo que o vencedor receberá o troféu Joan Gamper.

É quase certo que do pedido santista seja atendido, porque não será necessário mexer na tabela do Campeonato Brasileiro, já que o Santos enfrentará o Internacional, no dia 31 de julho, em Porto Alegre, pela 10ª rodada, e só voltaria a jogar em 4 de agosto, quando recebe o Náutico na Vila Belmiro.

O Santos terá todas as despesas da viagem à Espanha pagas pelo Barcelona, mas não vai ganhar cota porque o amistoso faz parte do pacote da transferência de Neymar. Está prevista a partida de volta no Brasil, em local ainda não definido, em setembro, com bilheteria e outras receitas ficando para os santistas.

Se a CBF não autorizar a realização do jogo no Brasil, o clube espanhol terá de pagar 4,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 13 milhões) como compensação ao Santos. (As informações do Estadão)

FELICIANO AGORA DIZ QUE NÃO EXISTE 'CURA GAY'

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado Marco Feliciano (PSC-SP), divulgou um vídeo na internet para defender o projeto que ficou conhecido como "cura gay", aprovado na semana passada pelo colegiado.

Na gravação, o pastor faz questão de ressaltar que o projeto não é de sua autoria, mas do deputado João Campos (PSDB-GO), também da bancada evangélica. Apesar de o projeto abrir uma brecha para o "tratamento" de gays, o deputado Feliciano afirma, no vídeo, que homossexualidade não é doença.

"Não existe cura gay, porque homossexualidade não é doença", diz o deputado. Ele continua: "mas não podemos tolher o direito de um profissional, como um psicólogo, de estudar um assunto que ainda não se colocou nele um ponto final, ainda é uma incógnita, ainda é um fenômeno".

O deputado omite o fato de que o projeto é apoiado por religiosos, não por psicólogos. A proposta, que passará ainda por duas comissões da Câmara antes de ir a plenário, suspende trechos de resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP), de 1999. Ela anula, por exemplo, o parágrafo único que diz que "os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades".

O Conselho já se manifestou contra o projeto. Para a conselheira Cynthia Ciarallo, a retirada desse trecho da resolução indica que há uma intenção concreta de permitir que os psicólogos possam trabalhar pela cura da homossexualidade. (As informações da Agência Estado)

DEPOIS DE PRESSÃO POPULAR, CÂMARA REJEITA PEC 37

A pressão das manifestações populares das últimas semanas, em todo o país, resultou nesta terça-feira, 25, na derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limitava os poderes de investigação do Ministério Público. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na comissão especial que analisou o mérito, a proposta foi rejeitada por 430 votos a favor, 9 contrários e 2 abstenções. Com a rejeição, a PEC vai ao arquivo.

Logo após a rejeição da PEC, as centenas de pessoas que acompanharam a sessão das galerias da Câmara, cantaram um trecho do Hino Nacional. Os manifestantes, em sua maioria representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal, aplaudiram todos os encaminhamentos favoráveis à rejeição da proposta.

A derrubada da PEC 37 era uma das principais bandeiras dos movimentos populares que têm tomado às ruas de várias cidades brasileiras e do exterior. Por definir que o poder de investigação criminal seria restrito às policias Federal e Civil, a proposta foi considerada como "PEC da impunidade".

Por duas vezes, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apelou para que a rejeição fosse unânime a fim de que a Casa ficasse em sintonia com o clamor das ruas. Autor da PEC, o deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) foi o único a defender a aprovação da proposta. Segundo ele, "um erro de percurso", em referência às manifestações, fez com que a PEC fosse considerada "nefasta". (As informações da Agência Brasil)

ANVISA PROPÕE REGRAS CONTRA DESABAMENTO DE REMÉDIOS

Com o objetivo de minimizar o impacto do desabastecimento de remédios no país, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, hoje, o lançamento de uma consulta pública sobre o tema. A ideia principal é garantir que os laboratórios produtores ou empresas importadoras avisem governo, médicos e pacientes sobre o desabastecimento das drogas com pelo menos seis meses de antecedência.

Na falta de um produto, segundo o texto aprovado, a empresa deve apresentar um cronograma para a normalização do abastecimento -no caso de a empresa voltar a comercializar a droga- e identificar no mercado um remédio substituto. Nos casos em que a falta do medicamento tiver impacto em programas públicos de saúde ou não houver um substituto no mercado, caberá à Anvisa priorizar a análise do registro no Brasil de outras opções disponíveis no mercado internacional. Segundo a agência, as regras atuais não são claras nesse sentido.

A consulta pública deve ser publicada nos próximos dias e ficará aberta a contribuições por um mês. Ao final da consulta e após aprovação pela diretoria da Anvisa, a nova regra sujeitará as empresas que descumprirem as normas a sanções previstas na lei sanitária, por exemplo multas. Informações Durante a discussão, hoje, os diretores da agência levantaram a necessidade de melhorar a comunicação sobre o desabastecimento ao público consumidor. Não chegaram, porém, a um modelo --que pode surgir na consulta pública. O aprimoramento das regras sobre o desabastecimento de drogas ganhou força no início deste ano, após a interrupção no fornecimento da L-asparaginase, medicamento usado no combate à principal leucemia da infância.

Como publicado pela Folha de S.Paulo em janeiro, a interrupção de comercialização por um laboratório estrangeiro colocou sob risco o fornecimento da droga. Na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou acordo com laboratórios estrangeiros para transferência de tecnologia e produção desse remédio no país. Os diretores da Anvisa citaram como exemplo, ainda, uma falta pontual que ocorreu, há cerca de dois meses, no abastecimento da ritalina, por causa de problemas nas instalações do laboratório e por dificuldades de importação de um dos componentes da droga. (As informações da Folhapress)

terça-feira, 25 de junho de 2013

RENAN PROPÕE PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES

Em resposta ao isolamento do Congresso na formulação dos pactos anunciados pela presidente Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou a inclusão de pelo menos 17 propostas nas áreas de educação, saúde, segurança pública, transparência e combate à corrupção. Para garantir que tudo seja votado e, segundo ele, dar uma resposta às vozes que vêm da rua, o senador ameaça até cancelar o recesso legislativo em meados do mês que vem.

Segundo ele, "o parlamento precisa ser mais ágil e objetivo" e a forma de manter a respeitabilidade é uma renovação constante. "Nenhum dos poderes pode se achar perfeito ao ponto de prescindir de aperfeiçoamentos", disse em pronunciamento no plenário após uma tarde de reuniões com lideranças da Casa.

Em um discurso em que pregou a "humildade" e a sintonia aos novos anseios da população, o presidente apresentou um projeto de lei de sua autoria que cria o Passe Livre para estudantes, uma resposta às manifestações que se originaram em pedidos de redução das passagens de transporte coletivo. A ideia é usar parte dos royalties obtidos com a exploração do petróleo na camada pré-sal para bancar o transporte gratuito em todas as cidades.

"Com os recursos dos royalties indo para a educação, nada mais natural que esses recursos banquem esse passe livre para os estudantes com frequência comprovada nas escolas. A proposta se robustece já que estamos definindo a fonte que, pela primeira vez, irá custear o passe livre no Brasil, a grande demanda das ruas."

Outra proposta que conversa diretamente com os clamores dos manifestantes deve culminar em redução de tarifas de transporte coletivo: o projeto que aumenta as desonerações no setor de transportes a fim de reduzir ainda mais as tarifas nas regiões metropolitanas. (As informações da Agência Estado)