quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PALANQUE DE DILMA PODE DAR DICA SOBRE ESCOLHIDO PELO PT PARA 2014 NA BAHIA

Ganhou ares de prova dos nove a visita da presidente Dilma Rousseff a Salvador amanhã. Para líderes e políticos petistas, é alta a chance de que o veredito sobre a candidatura do partido em 2014 esteja no palanque da cerimônia de inauguração da Via Expressa. Na última visita presidencial, o lugar de honra ao lado de Dilma coube ao chefe da Casa Civil do governo Jaques Wagner, Rui Costa, primeiro no páreo do partido.

O senador Walter Pinheiro não deu as caras. Já o secretário estadual do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, foi e acabou fora do palco principal do lançamento das obras do metrô. Agora, depois do recente levante de Gabrielli pela candidatura, se ele não tiver destaque em cena, a leitura será uma só: Rui levou de vez a parada.

Enquanto rolam as expectativas sobre o cabeça de chapa do PT, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, vem derrubando aos poucos uma barreira grande ao seu nome. Nos corredores da Assembleia Legislativa da Bahia, cresce o movimento de aceitação pelos cardeais da base aliada. A primeira evidência foi dada durante um almoço entre ele e o presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT), um dos mais resistentes à candidatura do petista. Na segunda-feira, ambos acertaram o compasso.

De um deputado do PT, pinheirista de papel passado, sobre o funil da sucessão: “Se tivesse que escolher, meu candidato seria Walter Pinheiro, mas o senador se distanciou do processo, enquanto Rui Costa comeu poeira com o governador. E Wagner fez o que eu também faria. Entre um candidato popular e simpático e outro mais duro, porém, próximo a mim e totalmente enfronhado na política do estado, com mais chão, ficaria com a segunda opção”.

Em Brasília, é quase unanimidade no Congresso que as andanças da oposição na Bahia levaram o PMDB ao labirinto. Comenta-se que o ex-ministro Geddel Vieira Lima trabalha em alta rotação para receber logo o apoio público do prefeito ACM Neto (DEM), mas a investida esbarra na aliança pragmática entre o democrata, Jaques Wagner e Dilma. A avaliação no Planalto Central é que, pensando no futuro na prefeitura e nos cofres da União, Neto sinaliza cada vez mais tendência a distância regulamentar. (As informações do Correio

CANTOR QUE MORREU AFOGADO NA BA NÃO SABIA NADAR, DIZ SOGRO

O sogro do cantor gospel Cleiton Frack, de 29 anos, que morreu afogado na praia de São Miguel, na cidade de Ilhéus (distante a 467 km de Salvador), na região sul da Bahia, disse nesta quarta-feira, 30, que o vocalista não sabia nadar. Frack, que era ex-integrante da banda ArtPella, grupo que foi vencedor da edição de 2008 do programa de calouros "Astros", do SBT, morreu no início da tarde de terça-feira, 29.

"Alguma coisa aconteceu na hora do incidente porque, como ele não sabia nadar, ele não abusava. Quando ele ia pra praia, ficava sempre nas partes rasas. A gente suspeita que ele tenha caído em algum buraco ou talvez tenha sido levado pela correnteza, que estava forte, segundo nos informou o Corpo de Bombeiros", afirmou o sogro do cantor, Vanderlei Emboaba, que mora em Osasco, em São Paulo, cidade natal de Frack.

O corpo do cantor será encaminhado para Salvador nesta quarta, 30, de onde seguirá para a cidade do interior paulista. O sepultamento deverá acontecer por volta das 16h de quinta, 31, no Cemitério Parque Jaraguá, na Rodovia Anhanguera.

Testemunhas disseram à polícia que o cantor estava com uma pessoa quando se afogou. Uma equipe do salva-vidas da cidade retirou o corpo da vítima da água, por volta das 13h40. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram acionados, mas, quando chegaram ao local, Frack já havia morrido.

De acordo com o sogro do vocalista, Frack divulgava seu primeiro trabalho em carreira solo e estava na Bahia para participar de sua segunda turnê. Ele fez apresentações em Salvador, entre os dias 18 e 24, e, depois, no dia 25, foi para Ilhéus, onde cantou em duas igrejas. (As informações do A Tarde)

VOTAÇÃO DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL FOI ADIADA PARA TERÇA-FEIRA

O presidente da Câmara dos Deputados, presidente Henrique Eduardo Alves, decidiu adiar a votação dos projetos de Lei 8.046/10 e 6.025/05, que modernizam o Código de Processo Civil (CPC ), para terça-feira (5). Alves tomou a decisão após parlamentares questionarem a ausência do texto mais recente, diferente do aprovado em comissão especial em julho. Ele ponderou que providenciar cópias para todos os parlamentares levaria cerca de 40 minutos e a análise do texto seria demorada.

Além disso, o relator da matéria, Paulo Teixeira (PT-SP), voltou atrás na mudança da regra para prisão por pensão alimentícia. Mais cedo, após reunião, os deputados haviam concordado com a prisão em regime semiaberto. No entanto, após conversar com a bancada feminina, Teixeira decidiu pela manutenção da prisão em regime fechado.

Segundo Henrique Alves, o novo Código Civil será o único item da pauta na próxima terça-feira. O acordo dos parlamentares é para votação do novo Código Civil em cinco capítulos, com um sub-relator para cada um deles. Há consenso entre os deputados sobre os pontos, com exceção da proposta de gratificação de desempenho para advogados públicos em causas em que o Estado ganhar de um particular e for ressarcido financeiramente. (As informações da Agência Brasil)

MULHER É MORTA A TIROS E OUTRA É BALEADA EM LADEIRA NA SAÚDE

Duas mulheres foram baleadas na noite desta quarta-feira (30) na rua do Alvo, na Saúde, centro de Salvador, segundo informações da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (Barbalho), que atua na região. As duas foram socorridas, mas uma delas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo a PM, o caso aconteceu por volta das 20h30 de hoje. Eles receberam um chamado informando de disparos de arma de fogo na região e uma viatura foi deslocada para o local, uma ladeira, já encontrando as duas mulheres baleadas.

As duas mulheres aparentam cerca de 30 anos. Uma delas foi baleada na cabeça e morreu. A outra foi atingida no lado esquerdo do rosto e está no HGE. Não há informações sobre o estado de saúde da segunda baleada. Os nomes das duas não foram divulgados. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. (As informações do Correio)

SUCOM AUTUA E EMBARGA OBRAS IRREGULARES EM ÁREA DE DUNAS EM ITAPUÃ

Construções irregulares foram autuadas nesta quarta-feira (30) pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) na área de dunas do Parque do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador. De acordo com o órgão, as obras eram realizadas na Rua Henrique Mascarenhas. Fiscais da autarquia multaram o responsável pela construção de um muro sem alvará e emitiram uma notificação para que ele apresente a escritura do terreno em 24 horas.

Caso a determinação não seja cumprida, a Sucom demolirá a edificação. Na mesma área, ainda foi embargada e autuada uma obra de reparos gerais, também sem autorização municipal. O proprietário do imóvel foi notificado para retirar da via pública o entulho gerado pela intervenção. A Sucom informou que novas ações serão realizadas no local.

Em outubro, a superintendência realizou 327 vistorias, que resultaram em 176 notificações, 176 multas, 24 interdições e 97 embargos. Um dos principais problemas encontrados pelos fiscais é a execução de obras sem licença.

NSA GRAMPEOU O VATICANO E PODE TER ESPIONADO O PAPA, DIZ REVISTA ITALIANA

Há indícios de que a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) espionou o então cardeal Jorge Mario Bergoglio, antes de sua eleição para comandar a Igreja Católica, além do próprio papa Bento XVI e de cardeais brasileiros, segundo a revista italiana Panorama.

Com os grampos no Vaticano, até mesmo durante o conclave deste ano, Washington buscaria vantagens diplomáticas e segredos financeiros. A Casa Branca assegurou nesta quarta-feira que a informação é falsa. A reportagem, que será publicada na íntegra amanhã, usa dados fornecidos pelo ex-agente norte-americano Edward Snowden e afirma também que 46 milhões de ligações telefônicas teriam sido monitoradas na Itália.

O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, convocou para amanhã uma reunião de emergência para discutir o caso. As notícias de espionagem norte-americana na Itália e no Vaticano põem ainda mais pressão sobre o governo dos EUA. Usando documentos de Snowden, a imprensa europeia tem noticiado como a NSA roubou informações de milhões de alemães, franceses e espanhóis, além de autoridades como a chanceler alemã, Angela Merkel. Um alvo das escutas seria o Vaticano, enclave soberano dentro da cidade de Roma.

Segundo a revista, os norte-americanos passaram a operar um sofisticado mecanismo para monitorar as conversas de Bento XVI, antes de ele renunciar. Telefonemas do cardeal argentino Bergoglio, hoje papa Francisco, também teriam sido alvo de escutas dos EUA antes e durante o conclave.

A Igreja Católica não quis comentar as revelações da revista italiana. “De qualquer forma, não nos preocupamos com isso”, declarou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. Segundo a Panorama, um dos alvos prioritários da espionagem norte-americana foi a residência Domus Internationales Paulo VI, justamente onde Bergoglio estava hospedado nos dias que antecederam ao conclave. A Casa Santa Marta, que abrigou os cardeais ao longo do ritual para escolha do pontífice, supostamente foi outro alvo dos grampos da NSA. (As informações do Estadão)

ROUBO DE CABOS DEIXA SEMÁFOROS DOS DOIS LEÕES DESLIGADOS

Os motoristas que trafegam no Largo dos Dois Leões nesta quinta-feira, 31, devem redobrar a atenção. Isso porque todos os semáforos da região estão desligados. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), os cabos dos equipamentos foram roubados durante esta madrugada, o que impediu o funcionamento das sinaleiras. Técnicos do órgão de trânsito estão no local tentando corrigir o problema.

FUNCIONÁRIO DO BOMPREÇO É AGREDIDO POR LADRÃO DEPOIS DE TENTATIVA DE FURTO

Um assaltante e um funcionário do Bompreço da avenida Garibaldi ficaram feridos depois de uma tentativa de roubo ao supermercado na tarde desta quarta-feira (30).

Três assaltantes foram flagrados furtando mercadorias do supermercado e reagiram atacando um funcionário. As câmeras do circuito de segurança flagraram tudo. Segundo a assessoria de comunicação do mercado, o funcionário foi agredido pelos suspeitos, que usavam uma faca.

Um dos ladrões também ficou ferido e foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE) - a unidade não passou informações sobre seu estado de saúde. O funcionário atacado também foi para o HGE e passa bem. Não há informação se os outros dois foram presos.

A agressão aconteceu quando os suspeitos aguardavam a chegada da polícia em uma sala. A faca usada estaria entre os itens furtados. A 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (Federação) foi chamada para atender à ocorrência.

Em nota, o Bompreço diz que as agressões e o furto foram informados em queixa à Polícia Civil e diz que preza e prioriza a segurança dos clientes e funcionários. (As informações do Correio)

VICE-PRESIDENTE DO PSB CRITICA CONSELHEIROS DE MARINA

O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, criticou dois dos principais conselheiros econômicos de Marina Silva, nova aliada do comandante da legenda, Eduardo Campos. Em artigo publicado no site do partido nesta quarta-feira (30), Amaral disse que a eleição presidencial de 2014 será uma disputa entre “o campo conservador” e o “campo progressista”.

De acordo com o socialista, fazem parte do primeiro grupo economistas que, “incensados pela mídia vassala”, definem como “exemplar” o governo de FHC. Entre os economistas citados pelo vice-presidente do PSB, estão justamente, André Lara Resende e Eduardo Giannetti, conselheiros de Marina.

Do outro lado, na visão de Amaral, está a “esquerda orgânica”, da qual fariam parte PT, PCdoB, PDT e o próprio PSB, que, no entanto, se distanciou da ala ao sinalizar a possível candidatura de Campos ao Palácio do Planalto. (As informações do BN)

MOBILIDADE É O MAIOR PROBLEMA DE SALVADOR, APONTA PESQUISA

Nove em cada 10 pessoas entrevistadas sobre os maiores problemas de infraestrutura de Salvador afirmaram que o trânsito e o transporte são os pontos que mais afligem os soteropolitanos. O levantamento, realizado pelo Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), ouviu 1.500 pessoas entre os dias 1º e 15 de outubro, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Para o vice-presidente do sindicato na Bahia, Claudemiro Santos Júnior, esses problemas são fruto da falta de um planejamento sério e consistente para a cidade.
Segundo ele, os investimentos em infraestrutura e mobilidade não acompanham o ritmo da expansão vigorosa da indústria automobilística.

Outros fatores, como os incentivos fiscais oferecidos pelo governo federal e a ascensão de uma parcela considerável da população à classe média, também contribuem para o aumento dos engarrafamentos.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que o número de automóveis em Salvador apresentou um crescimento acumulado de 74,37%, na última década. Na RMS, o aumento foi três vezes maior: 230,32%.

Para o representante do Sinaenco, os impactos poderiam ser menores se grandes projetos para o transporte público saíssem do papel. Claudemiro acrescenta, ainda, que o metrô de Salvador - iniciado há 13 anos, com trens comprados em 2008 por US$ 100 milhões - custa o dobro do previsto inicialmente. "O projeto consome recursos sem estar em funcionamento", avalia. (As informações do A Tarde)

CENSO DIZ QUE CURSO DE MEDICINA CRESCERA MENOS DO QUE A MÉDIA

Cursos com maior demanda no país, como medicina, apresentaram um crescimento de 2,8% de 2011 para 2012, evolução considerada lenta em relação à média registrada no mesmo período, que subiu de 4,4% 2011 para 2012. Em áreas como engenharia de produção e de construção, o aumento foi de quatro vezes a mais em dez anos, o que fez passar o percentual de iniciantes nesses cursos de 84,7 mil em 2002 para 324 mil em 2012.

De acordo com o Censo do Ensino Superior de 2012, do Inep/MEC, o número de concluintes em medicina aumentou só 0,5% de 2011 para 2012. Na prática, é o mesmo que dizer que entraram cem médicos a mais no mercado em 2012 em relação ao ano anterior. "É importante aumentar o total de matriculados, mas não estamos aumentando exatamente nos cursos que mais precisam, por exemplo, medicina", avalia Fernando Luiz Abrucio professor da FGV e especialista em políticas públicas e educação.

Segundo o especialista, o fosso existente entre a demanda e a oferta de profissionais de medicina depende de outros fatores. "Mas mesmo que a gente tivesse uma 'super' política pública voltada ao aumento de quantidade de médicos com a criação de novos cursos, ainda assim demoraríamos alguns anos para ter resultados. A formação de médicos leva muito tempo," analisou. (As Informações da Folha)

COMISSÃO APROVA COTAS TER MAIS DEPUTADOS NEGROS

O número de parlamentares negros na bancada federal baiana, atualmente reduzido a quatro deputados - Luiz Alberto (PT), Antonio Brito (PTB), Walmir Assunção (PT) e Bispo Marinho (PRB) - poderá saltar para 19, caso seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria cotas para parlamentares negros nas Assembleias Legislativas, na Câmara Distrital e na Câmara Federal.

A admissibilidade da PEC foi aprovada, nesta quarta-feira, 30, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O mérito da proposta ainda depende da análise de uma comissão especial que será instalada pela presidência da Casa.

O deputado baiano Luiz Alberto (PT), que é autor da projeto, está otimista de que, superadas todas as etapas de debates e ajustes, a PEC será aprovada. "É uma matéria relevante para o País e para a democracia brasileira", diz o petista, informando que dos 513 deputados federais menos de 5% são negros. "Uma distorção grave de representação que precisa ser corrigida", afirma.

Censo é referência - O projeto não muda o número atual de parlamentares. O percentual reservado para os deputados oriundos da população negra corresponderá a dois terços do percentual de pessoas que tenham se declarado pretas ou pardas no último censo demográfico do IBGE na circunscrição do pleito, desde que o número de lugares reservados não seja inferior a um quinto ou superior à metade do total de cadeiras.
Por essa regra, no caso da Câmara dos Deputados, considerando os 513 parlamentares, o número de negros não poderá ser inferior a 100 e superior a 257.

O deputado Luiz Alberto explicou que para preencher as vagas destinadas a negros serão realizadas eleições específicas, simultâneas às eleições para preencher as demais. "O eleitor dará dois votos: para um candidato negros e para os demais".
Ele disse que não incluiu os legislativos municipais no projeto, por considerar que a população negra é bem representada nesta esfera.

Única mulher negra a ocupar o cargo de vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (PV) aplaudiu a iniciativa. "Para mudar a realidade do País, em que a população é majoritariamente negra, temos que nos fazer representar nos diversos espaços políticos", afirmou Célia.

A vice-prefeita acredita que só com uma participação mais efetiva no parlamento, a comunidade negra terá como agilizar as políticas de promoção da igualdade tão desejadas. "As organizações de promoção racial e os demais setores da sociedade têm o dever de fazer do Brasil um País mais equânime", ressalta. (As informações do A Tarde)

MOTORISTA CAPOTA VEÍCULO NO CENTRO DE CONVENÇÕES; MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO


O motorista de um Fiat Punto perdeu o controle da direção e capotou o veículo no início da manhã desta quinta-feira (31) no Centro de Convenções, no bairro do Stiep. De acordo com informações da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), ninguém ficou ferido e o veículo já está retirado da via.

Outro carro colidiu contra um poste na manhã de hoje, em frente ao restaurante Habib's, na avenida Manoel Dias da Silva. Ainda segundo a Transalvador, o veículo abandonou o local e não foi localizado pelo órgão de trânsito. O poste ficou danificado durante o acidente.

Um motociclista ficou ferido ao colidir contra um veículo às 6h50, na Ligação Iguatemi - Paralela (LIP). A vítima foi projetada ao solo com o impacto da colisão. O motociclista foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a gravidade dos ferimentos dele não foi divulgada.

Nas últimas 24 horas, a capital baiana registrou oito acidentes com cinco pessoas feridas. (As informações do A Tarde)

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ANTIGA DIRETORIA DO BAHIA SERÁ INVESTIGADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

O ex-presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, e outros antigos dirigentes do tricolor, serão investigados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). De acordo com o site oficial do clube, o Procurador-Geral de Justiça Adjunto do MP-BA, Rômulo Moreira, determinou nesta quarta-feira (30) que o órgão analise "a existência de sérios indícios de condutas irregulares" cometidas por ex-gestores.

Ainda de acordo com nota publicada no site oficial do Bahia, a decisão foi tomada "com base em um expediente promovido pela atual diretoria do clube, respaldada pelo relatório preliminar da auditoria contratada durante o período da intervenção". O procurador do MP-BA também encaminhou cópias dos documentos para a Promotoria de Justiça responsável pelo combate aos crimes fiscais. OS ex-gestores também podem ser processados por suposto dano moral coletivo. (As informações do Correio)

VEM AÍ MAIS UMA UNIDADE DO CRAS EM SALVADOR, NO BAIRRO SANTO INÁCIO

A partir da próxima semana, os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal, especialmente do programa Bolsa Família terão à sua disposição mais uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) bem perto de suas casas. O novo posto deverá funcionar no Bairro Santo Inácio, segundo a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), responsável pelo atendimento às 194 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família em salvador.

Esta é terceira unidade das cinco que serão inauguradas pela SEMPS até o final de novembro. Com a inauguração do CRAS de Santo Inácio a Prefeitura terá 24 postos espalhados pela cidade. Até o final de novembro, de acordo com o Secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, serão inauguradas outras duas unidades.

CRAS DA ENGOMADEIRA – Na terça-feira, (29/10), a SEMPS iniciou suas atividades no bairro da Engomadeira, com a inauguração do CRAS localizado na Rua Direta da Engomadeira, nº 427, ao lado da Cesta do Povo.

Primeira a ser atendida na nova unidade, dona Maria da Conceição Santos Santana, moradora do bairro da Engomadeira e beneficiária do programa Bolsa Família, comemorou a instalação do CRAS próximo de sua casa: “ agora será bem melhor para mim e para milhares de pessoas da Engomadeira, pois não mais precisaremos nos deslocar para bairros distantes ou para o centro da cidade.

Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento

IDOSO FICA GRAVEMENTE FERIDO AO SER ATROPELADO NA PIEDADE

Um idoso, ainda não identificado, ficou ferido após ser atropelado por um ônibus da empresa Central por volta das 8h30 desta quarta-feira, 30, na Avenida Joana Angélica. O fato ocorreu nas proximidades da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo o 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Centro Histórico), o homem ficou gravemente ferido e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima, nem pra qual hospital foi encaminhado.

Uma equipe da BPM/Centro Histórico e outra da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) foram deslocadas para o local para isolamento da área.
De acordo com a Transalvador, apesar do idoso já ter sido socorrido, o fluxo ainda é lento no local. (As informações do A Tarde)

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE CAMAÇARI NEGA DEVASSA DA PF EM CONTRATOS DAPASTA

O secretário de Educação de Camaçari, Valter Lima, negou que convênios e contratos firmados pelo órgão com a União sejam alvos de uma devassa da Polícia Federal, assunto noticiado na Satélite do Correio de ontem.

Em nota, Lima confirmou que dois agentes estiveram no prédio da secretaria, mas disse que ambos buscavam “informações sobre custos dos serviços de transporte no setor, dentro de um trabalho de investigação geral que a PF está desenvolvendo em toda a Região Metropolitana”, segundo ele, sem qualquer relação com irregularidades ligadas a “reformas e construções de unidades escolares”.

Para Lima, a notícia tem origem em “calúnia, difamação e injúria praticadas por um vereador que tem primado pelo denuncismo sensacionalista, sem a menor responsabilidade”, em referência ao líder da oposição na Câmara de Vereadores da cidade, Antonio Elinaldo (DEM).

EPIDEMIA DE AIDS NO MUNDO DEVE SER EXTINTA EM 2030, PREVÊ DIRETOR DA ONU

O diretor adjunto do Programa de Aids das Nações Unidas (Unaids) e subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Luiz Antonio Loures, prevê que a epidemia de aids deverá ter fim em 2030. O anúncio foi feito durantes as comemorações de 30 anos do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo.

“A minha perspectiva pessoal, não é uma estimativa institucional da Unaids, eu acho que 2030 é um alvo razoável para pensar sobre o fim da epidemia. Se tomarmos em consideração a experiência histórica, o tempo que levou a expansão dos tratamentos dá um bom parâmetro de pensar que, talvez, 15 anos seja um tempo razoável [para o fim da epidemia]”, disse em palestra durante evento no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Segundo Loures, até 2015 será possível eliminar a transmissão horizontal do vírus, ou de mãe para filho. O diretor ainda informou que a maior epidemia de Aids ocorre entre homossexuais do sexo masculino, com a maior transmissão nesse grupo em países do Hemisfério Norte, como Estados Unidos e Rússia. Foi verificado aumento também na Europa, na África, na Ásia, e em países do Hemisfério Sul. Em 2011, a organização da ONU registrou 500 mil mortes a menos – causadas por Aids – do que em 2005. As maiores reduções ocorreram nos países da África Subsaariana. (As Informações da Agência Brasil)

MAIS 14 ESTAÇÕES DE COMPARTILHAMENTO DE BIKES SERÃO INAUGURADAS ATÉ DOMINGO

Para quem gosta de andar de bicicleta, por lazer ou até para ir ao trabalho ou à aula, uma boa notícia: até domingo, serão inauguradas mais 14 estações do projeto Salvador Vai de Bike. Além disso, uma 15ª estação deve ser aberta ainda na próxima semana. Ao todo, serão mais 150 bicicletas disponíveis no projeto, que já conta com 50 nas cinco estações em funcionamento desde 22 de setembro. A previsão é ter 400 bikes na rua até o final do ano.

Os usuários podem andar nas bicicletas todos os dias, das 6h às 22h. Segundo o secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo 2014 (Ecopa), Isaac Edington, a escolha dos novos pontos foi resultado da demanda da população somado a um mapeamento feito na cidade.

O programa já conta com 16 mil cadastros, sendo 10 mil habilitados para usar as bikes. Estes últimos já tiveram o pagamento dos R$ 10 anuais comprovado. Até a noite de ontem, 15.362 viagens de bicicleta já haviam sido realizadas. A estação campeã é a do Porto da Barra, onde houve mais de quatro mil retiradas.

“Durante a semana, nas estações do Campo Grande e Centro Histórico, geralmente para deslocamentos até o trabalho”, informa Edington. Na avaliação dele, à medida que forem sendo instaladas mais estações, a população será mais estimulada a utilizar o serviço. A estimativa é que existam em Salvador 20 mil pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. (As informações do Correio)

TCM CONSIDERA IRREGULAR USO DE TRANSCON

O Tribunal de Contas dos Municípios considerou irregular a utilização de transcons (transferência do direito de construir) entre janeiro de 2008 e dezembro de 2010, pela prefeitura de Salvador. O TCM calcula que houve prejuízo aos cofres públicos de R$ 6,486 milhões referentes a 17 empreendimentos imobiliários de 15 empresas, construídos na orla da capital baiana, que não pagaram outorga onerosa à prefeitura.

O prejuízo pode ser maior: os auditores do TCM não conseguiram aprofundar as investigações pelo fato de não encontrarem documentação relacionada a outras obras. Os técnicos indicaram ainda que R$ 5,1 milhões do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Fundurbs) foram utilizados na gestão passada sem autorização do Conselho Municipal da Cidade.

Diante do resultado da auditoria, chancelada pelo Ministério Público de Contas, o conselheiro Raimundo Moreira, relator do caso, considerou ilegal a utilização de transcons e responsabilizou em sessão realizada ontem o ex-superintendente da Sucom Cláudio Silva e o ex-secretário do Meio Ambiente Paulo Damasceno, aos quais imputou multa de R$ 38 mil a cada um. E determinou o ressarcimento, por eles, dos R$ 6,4 milhões que o município teria deixado de recolher das empresas.

O ex-prefeito João Henrique e o ex-secretário da Fazenda Flávio Mattos foram multados em R$ 15 mil pelo uso indevido de recursos do Fundurbs. Todos os demais conselheiros votaram com o relator. O TCM também formulou representação ao Ministério Público estadual "em face de possível caracterização de improbidade administrativa para a competente apuração dos ilícitos praticados pelo gestor e consequente instauração da devida ação penal ao caso cabível". (As informações do A Tarde)

CANDIDATO DO PT AO GOVERNO SERÁ DEFINIDO EM 30 DE NOVEMBRO, DIZ PRESIDENTE DO PARTIDO

A definição do candidato petista ao governo estadual em 2014 sairá no próximo dia 30 de novembro, anunciou o presidente do PT baiano, Jonas Paulo. A data foi decidida em reunião da executiva estadual da legenda nesta terça-feira (29). “No dia 30, o diretório se reúne e vamos indicar o nome, além de debater as alianças, composições e diretrizes do programa de governo”, afirmou Jonas Paulo. O novo presidente da sigla na Bahia e presidentes municipais tomarão posse no mesmo dia.

A previsão do governador Jaques Wagner é a de que o escolhido para disputar a sucessão seria divulgado até o próximo dia 15 de novembro. O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT será realizado em 10 de novembro e, em caso de segundo turno, a etapa final está marcada para o dia 24 subsequente. De acordo com o anúncio feito por Jonas Paulo, portanto, o anúncio do candidato petista ao governo estadual só acontecerá depois do segundo turno do PED, mesmo que a disputa na Bahia seja definida no primeiro. (As informações do BN)

PM VAI ANALISAR VÍDEO DE BRIGA E TIROS NO PORTO DA BARRA

O passeio à praia do Porto da Barra, no Dia do Servidor Público, terminou em confusão, tiros e corre-corre. A TARDE flagrou o momento em que dois grupos se agrediam com socos e pontapés ao lado do Forte Santa Maria, por volta das 15h desta segunda-feira, 28.
A gravação feita pelo repórter fotográfico Joá Souza revela sons de tiros e, em seguida, a imagem de um homem armado. Um rapaz usando sunga aparece com uma arma de fogo em mãos, se aproxima de um grupo que discutia no mar e depois retorna à areia.


De acordo com o major Sandes, comandante da 11ª Companhia Independente de Polícia Militar da Barra (CIPM), o grupamento foi informado da confusão, mas a guarnição encaminhada ao local não conseguiu flagrar a briga. "Nós vamos analisar as imagens com a Polícia Civil e tentar identificar os envolvidos", conta.

Ainda segundo o major, a briga foi um caso isolado. O efetivo da PM foi ampliado em mais de 100%, por conta do feriado, e apenas cinco conduções foram realizadas: uma por furto e as demais por discussão e estelionato.

O delegado titular da 14ª Delegacia Territorial da Barra (14ª DT-Barra), João Cavadas, informou que nenhuma ocorrência foi registrada. "Aguardamos que uma queixa seja formalizada para abrirmos um inquérito policial", afirma. (As informações do Correio)

CRECHE, ESCOLA E UFBA SÃO ALVOS DE LADRÕES EM UM MESMO DIA

Cem crianças, de 4 meses a 5 anos, da Creche Municipal José Maria de Magalhães Neto, em Pituaçu, ficaram sem aula. É que ladrões invadiram o local na terça-feira, 29, de madrugada e roubaram brinquedos, ventiladores, cafeteira e produtos de higiene.

Pela manhã, estudantes - dentre eles, sete garotas - de três colégios estaduais fizeram arrastão na avenida Paulo VI, na Pituba, e roubaram celulares, bonés e relógio de outros jovens. Eles foram detidos próximo ao Shopping Iguatemi.

Nem a Universidade Federal da Bahia (Ufba) deixou de ter prejuízo: três computadores da Faculdade de Arquitetura foram furtados. À noite, motociclistas fizeram novo arrastão entre os motoristas que estavam retidos na avenida Tancredo Neves. (As informações do A Tarde)

MAIS DE 100 VEÍCULOS SÃO AUTUADOS EM PERNAMBUÉS, DURANTE OPERAÇÃO DA TRANSALVADOR

Em operação especial, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvaor (Transalvador), autuou 104 veículos em Pernambués nesta quinta-feira (29). As infrações mais cometidas pelos motoristas no bairro foram estacionamento sobre a calçada, parada em local proibido pela sinalização, carga e descarga irregular e o uso do celular pelos condutores.

A medida faz parte da operação Tolerância Zero, realizada desde o início do ano em diferentes pontos da cidade, com objetivo de ordenar o trânsito e dar fluidez à circulação de veículos, segundo o o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

A operação teve início às 8h30, na Rua Thomaz Gonzaga, percorreu todo o entorno da via e foi concluída no final de linha de Pernambués, às 11h30. A iniciativa contou com o apoio do Esquadrão Águia da Polícia Militar. (As informações do Correio)

MICROÔNIBUS PEGA FOGO NO IMBUÍ

Um microônibus pegou fogo na manhã desta quarta-feira, 30, no Imbuí. O veículo do Sistema de Transporte Especial Complementar (Stec) estava cheio quando as chamas começaram, mas ninguém ficou ferido, de acordo com a cobradora Saionara Costa.

Ela conta que o motorista Jorge Santos Amorim sentiu um cheiro de fumaça e pediu que os passageiros saissem do automóvel. "Logo depois começou a pegar fogo. Foi muito rápido". Os pneus dos veículos explodiram durante o incêndio.

O microônibus, que fazia a linha Capelinha - Aeroporto, ficou destruído com o fogo. A suspeita é que as chamas foram provocadas por problemas elétricos.

Derramou óleo na pista e a carcaça do microônibus continua na via, na altura da Escola Rômulo Almeida, o que congestiona o trânsito no Imbuí, Paralela e Avenida Tancredo Neves, de acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador). (As informações do A Tarde)

SOLDADO DA PM SALVA MENINA DE 1 ANO COM MASSAGEM CARDÍACA

Um policial do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM) ajudou a salvar a vida de uma criança de 1 ano nesta terça-feira (29). De serviço na Base Móvel da PM na Praça dos Veteranos, no Gravatá, o soldado Carlos Silva recebeu o pedido para ajudar a pequena Maiana Vitória.

Segundo nota da PM, o soldado percebeu que a menina estava em parada cardiorrespiratória e a reanimou, levando-a depois para o 5º Centro de Saúde, nos Barris, onde a criança foi atendida e liberada.

O soldado, além de ter a formação em primeiros socorros da polícia, é também estudante de enfermagem. A mãe da criança, Jaqueline Souza, chegou com a menina no colo pedindo ajuda. O PM notou que Maiane não tinha os sinais vitais e começou a reanimação enquanto a viatura não chegava.

Percebendo que o caso era grave, ele parou um táxi para levar criança e mãe para uma unidade médica. Durante o trajeto, ele continuou com as manobras e a menina voltou a respirar. Para a médica Hulda Marques, do 5ª Centro, esse apoio foi essencial. "A prestação de socorro realizada pelo policial militar foi o fator determinante para a manutenção da vida de Maiane Vitória. Com a massagem cardiorrespiratória ele evitou a broncoaspiração", disse.

A mãe agradeceu o empenho do soldado. "Minha filha não morreu porque o policial foi rápido e evitou o pior", disse Jaqueline. (As informações do Correio)

ESTUDANTES FARDADOS SÃO SUSPEITOS DE ARRASTÃO NA PITUBA

Dez adolescentes com uniforme de escola pública estadual, incluindo meninas, foram apreendidos no início da tarde desta terça-feira, 29, sob suspeita de terem feito um arrastão para furtar celulares em frente ao Colégio Militar, entre a Rua das Hortênsias e a Avenida Paulo VI, no bairro da Pituba, em Salvador.

Dois homens foram presos na ação. Segundo informações do tenente Sérgio S. Santos, da 13ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), entre os envolvidos estavam estudantes dos colégios Estadual Raphael Serravalle e Professor Nogueira Passos, ambos na Pituba.

De acordo com informações da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), os adolescentes prestaram depoimento e os dois homens foram encaminhados à Central de Flagrantes. A polícia também informou que não foram encontradas armas com o grupo. (As informações do A Tarde)

SOBE PARA 15 O NÚMERO DE VÍTIMAS DE ACIDENTE EM IPIRÁ; PNEU FURADO CAUSOU TRAGÉDIA

Subiu para 15 o número de vítimas de um acidente que aconteceu na tarde da terça-feira (29) em Ipirá, na BA-414. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), sete pessoas morreram e oito ficaram feridas quando um furgão retornando de um velório na cidade capotou na altura do km 18, em um trecho que fica entre a Estrada do Feijão e Ipirá. O acidente aconteceu por conta de um pneu do veículo, que estourou durante o trajeto.

Das vítimas fatais, que ainda não foram identificadas pela polícia, quatro morreram no local e três morreram após serem socorridas para o Hospital Municipal de Ipirá. Já dos oito feridos, socorridos para a mesma instituição, três são considerado graves e foram transferidos para o Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana.

Quatro mulheres foram socorridas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, após sofrerem traumas em diversas partes do corpo em decorrência do acidente. Ivane Gomes Machado, 62 anos, Ursulina de Deus Andrade Santos, 60 anos, a técnica de enfermagem Maria Helena e uma mulher de 70 anos, que ainda não foi identificada, estão internadas na unidade médica desde a noite de ontem (29). O estado de saúde delas é considerado delicado, por conta dos ferimentos sofridos e da idade mais avançada das vítimas.

Os corpos das sete pessoas mortas durante o capotamento foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itaberada, onde devem passar por perícia enquanto aguardam identificação. (As informações do Correio)

terça-feira, 29 de outubro de 2013

INEP DIVULGA GABARITO OFICIAL DO ENEM 2014

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o gabarito na internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as repostas dos cadernos de prova. A previsão era que o gabarito fosse divulgado até esta quarta, 30. O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro.

Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Nas redes sociais, durante a tarde, a ansiedade era grande: "quarta-feira chega logoo... #gabaritoenem", escreveu uma usuária do Facebook. Muitos recorrem a gabaritos extraoficiais de cursinhos ou veículos de comunicação. Alguns ficaram satisfeitos, outros, nem tanto: "Arrasada! #gabaritoenem", comentou uma usuária do Twitter.

O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5 milhões de estudantes em 1,1 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (26), eles responderam a 90 questões a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No segundo dia (27), foram 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação. VEJA AQUI (As informações da Agência Brasil)

CANTOR GOSPEL VENCEDOR DO 'ASTROS' MORRE AFOGADO EM ILHÉUS

O cantor gospel Cleinton de Oliveira Francisco, conhecido como Cleiton Frack, de 29 anos, morreu afogado no mar de Ilhéus (distante a 467 km de Salvador), na região sul da Bahia, nesta terça-feira, 29. Frack era ex-vocalista da banda ArtPela, grupo que foi vencedor de uma edição do programa de calouros "Astros", do SBT. Segundo informações da polícia, o corpo dele foi encontrado por volta das 13h40, na praia São Miguel.

Testemunhas disseram à polícia que o cantor estava com um amigo na praia quando se afogou. Uma equipe do salva-vidas local retirou o corpo da vítima da água. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram acionados, mas, quando chegaram ao local, Frack já havia morrido.

Ainda de acordo com a polícia, conhecidos informaram que o cantor, que era de São Paulo e divulgava seu primeiro trabalho em carreira solo, estava na Bahia para participar de uma miniturnê em Salvador e Feira de Santana. Ele passou por Ilhéus porque tinha aceitado um convite para cantar em duas igrejas da cidade. (As informações do Correio)

PREFEITURA SORTEIA CASAS POPULARES NESTA TERÇA-FEIRA

A prefeitura de Salvador sorteia nesta terça-feira, 29, mil unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. O sorteio está marcado para as 10h, na sede da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), em Ondina. Têm prioridade famílias de áreas de risco; mulheres chefes de família; deficientes e famílias que tenham deficientes ou idosos. Podem participar cidadãos cuja família tenha renda de até R$ 1.600. Após cada sorteio, o contemplado é convocado para análise de dados e entrega de documentos. Os nomes são divulgados pelo portal www.salvador.ba.gov.br e www.casavida.salvador.ba.gov.br.

TRINDADE DEIXA PRESIDÊNCIA DO PROS NA BAHIA

O secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Maurício Trindade, informou que deixará nesta quarta-feira (30) a presidência do Pros baiano, ocupada por ele de forma provisória, em cumprimento ao decreto assinado pelo prefeito ACM Neto que proíbe a qualquer chefe de pasta ocupar ao mesmo tempo o papel de líder partidário. Para comandar o Pros na Bahia, o substituto anunciado foi Henrique Trindade, irmão do secretário. “A partir de quarta-feira (30) o presidente é meu irmão Henrique Trindade, que acompanhou a formação do partido e eu ficarei na coordenação política. Decreto é para ser cumprido. Ele [Henrique] é advogado, administrador de empresas é extremamente competente, então ele fará a administração do partido”, declarou o gestor da Semps

CANDEAL: BANDIDOS DESTREM AGÊNCIA DO BANCO DO BRASIL

Um caixa eletrônico do Banco do Brasil de Candeal, na Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS), foi explodido na madrugada desta terça-feira (29) por bandidos. De acordo com a polícia, a explosão danificou outros equipamentos e deixou a agência destruída, além de afetar algumas residências próximas ao prédio. Os suspeitos fugiram após a ação. Ninguém foi preso até o momento. Não há informações sobre a quantia levada pelos criminosos. (As informações do BN)

INSTITUTO OFERECE BOLSA DE ESTUDO PARA NEGROS QUE QUEREM SER DIPLOMATAS

O Instituto Rio Branco e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebem inscrições, até sexta-feira, para 64 bolsas-prêmio de vocação para quem pretende seguir a carreira de diplomata. O valor total da bolsa, que serve para custear os estudos, é de R$ 25 mil. Esse valor será pago em dez parcelas ao longo do ano que vem.

De acordo com o edital, é permitido gastar até 30% da bolsa (R$ 625 mensais), com despesas de manutenção pessoal, como aluguel, alimentação e transporte. Um dos pré-requisitos exigidos é que o candidato deve ser afrodescendente (negro), condição a ser expressa por meio de autodeclaração. Vale lembrar que o salário de um diplomata hoje é de R$ 13.623,19. Inscrições no portal www.cespe.unb.br/concursos/irbr_13_bolsa. A taxa é de R$ 90. (As informações do Correio)

POLÍCIA FEDERAL INICIA INVESTIGAÇÃO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CAMAÇARI

A Secretaria de Educação de Camaçari virou alvo da Polícia Federal. Na última semana, três agentes foram à sede da pasta em busca de documentos. A Superintendência Regional da PF não quis detalhar a ação, mas os papéis investigados são relativos a convênios firmados com União, de acordo com a publicação. Ainda não se sabe, no entanto, se os documentos são referentes à administração do ex-prefeito Luiz Caetano (PT) ou do atual, o também petista Ademar Delgado.

A oposição diz que a devassa foi feita sobre contratos de recuperação de escolas. “Já temos feito denúncias sobre isso e estamos encaminhando em breve um ofício solicitando oficialmente esclarecimentos da Polícia Federal sobre a operação”, disse o vereador Antônio Elinaldo (DEM), líder da bancada oposicionista na Câmara de Camaçari. (As informações do Correio)

VIGILANTE QUER PROCESSAR SHOPPING, EMPRESA E ESTADO

O vigilante Jorge Luís Reis Zacarias, 56, não esquece os cinco dias em que ficou preso injustamente, suspeito de ter participado da morte do jovem Tarsis Santos Lima, 17, na passarela que liga o Salvador Shopping à Av. Paralela, em março de 2012. Agora, pretende processar os culpados pelo erro. Jorge trabalhava como segurança na empresa Smart Plus Serviços Ltda., que prestava serviços ao shopping. Na época, foi preso em casa e levado ao Departamento de Homicídios, onde prestou depoimento para a delegada Clelba Teles, na presença de um promotor.

"Mesmo sem estar trabalhando no horário em que o crime ocorreu, pediram a minha prisão. A delegada comentou com o promotor que eu poderia ser liberado porque não havia provas. Mas ele falou que, se havia o mandado, eu deveria ser preso", lembra.
O vigilante teve a prisão relaxada após o filho falar com o juiz responsável, que reavaliou o caso. "Depois disso, nunca mais fui chamado para nada. Tomei conhecimento pelos jornais de informações sobre os verdadeiros culpados pelo crime", declara.

Jorge disse que busca um advogado para processar por danos morais o estado, a empresa Smart Plus e o Salvador Shopping. "A empresa e o shopping sabiam que eu não estava trabalhando no horário do crime e não informaram", conta. (As informações do A Tarde)

TENTATIVA DE ARRASTÃO E TIROS NA BARRA ASSUSTAM FREQUENTADORES, MORADORES E COMERCIANTES

Uma tentativa de arrastão praticado por cerca de dez bandidos gerou corre-corre, no final da tarde desta segunda-feira (28) – data em que se comemora o dia do funcionário público – assustou frequentadores, moradores e comerciantes da Barra, bairro turístico mais conhecido de Salvador. De acordo com informações do A Tarde, com a praia lotada, criminosos aproveitaram para tentar roubar os banhistas, mas, segundo a Polícia Militar, ninguém foi assaltado e os suspeitos conseguiram fugir.

A ação criminosa, em frente ao Forte de Santa Maria, obrigou comerciantes a fechar as lojas na região. Mais cedo, uma briga no Porto da Barra também causou tumulto e assustou transeuntes na praia mais famosa da capital baiana. Duas facções brigaram e tiros foram disparados. Não há registro de feridos. Ninguém foi preso até o momento.

BATERISTA FERIDO EM ASSALTO CONTINUA EM UTI DE HOSPITAL

O ex-baterista da banda Estakazero, Paulo Cézar Perrone Júnior, baleado por assaltantes em 2011, foi transferido do Hospital Geral do Estado (HGE), onde estava desde a noite do último sábado, 26, para o Hospital Alayde Costa (HAC), subúrbio ferroviário, no início da tarde desta segunda-feira, 28.

Perrone sofreu seguidas convulsões em casa, onde recebe cuidados especiais há vários meses. Ele está na unidade de terapia intensiva (UTI) do HAC, e o quadro de saúde é estável. Lúcia Roriz, mãe do músico, conta que o filho já sofreu outras crises, mas nunca de tamanha intensidade. "Em outras ocasiões, foi necessário interná-lo, mas nunca por tanto tempo", afirma.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o músico passou por uma série de exames, incluindo tomografia, e foi atendido por um neurologista. Não há previsão de alta. Lúcia conta que, a cada mês, os gastos com os cuidados com o filho aumentam um pouco. "Hoje é necessário gastar cerca de R$ 15 mil. Há pouco tempo, eu gastava menos. Os valores têm aumentado", diz. (As informações do A Tarde)

TRÂNSITO MUDA NA PITUBA A PARTIR DE SÁBADO

A principal mudança prevista para o tráfego da Pituba será realizada no próximo final de semana. A partir de sábado, a Avenida Paulo VI passa a ter três faixas destinadas a carros e ônibus, no sentido Caminho das Árvores. Para o sentido orla restará apenas uma faixa, exclusiva para coletivos.

De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, os motoristas poderão utilizar a Avenida Magalhães Neto como alternativa para chegar à orla. "No horário de pico da manhã (entre 7h30 e 10h), 63% dos veículos individuais seguem no sentido Caminho das Árvores e no pico da tarde (entre 15h45 e 18h15), 67% fazem o mesmo", explicou Muller, sem informar a quantidade de veículos.

Quando se trata dos ônibus, o fluxo maior segue o sentido orla, por isso a existência de uma faixa exclusiva. “De manhã, o fluxo é 70% para orla e à tarde 76%”, disse Muller. (As informações do Correio)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

APÓS AÇÃO JUDICIAL, VITÓRIA DIVULGA LISTA DE SÓCIOS DO CLUBE

Na tarde desta segunda-feira (28), o Vitória divulgou a lista completa de sócios do clube. A medida foi feita em decorrência da decisão expedida pela juíza Rita de Cássia Ramos de Carvalho após ação judicial de membros do grupo 'Vitória Século 21', que deve formar chapa para concorrer nas eleições.

A lista divulgada consta com cerca de nove mil nomes. Porém, a mesma pode sofrer alterações até o dia das eleições, já que apenas os sócios que estão em dia com suas obrigações terão direito de votar e ser votado. A situação cadastral pode ser conferida através do site www.soumaisvitoria.com.br.

As eleições presidenciais do Vitória serão realizadas em dezembro deste ano. Até o momento o principal nome é o do atual vice-presidente do clube, Carlos Falcão. Outro nome especulado é o do ex-secretario da SESP e atual do Ministério de Turismo, Fábio Mota. (As informações do Correio)

PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF IRÁ PARTICIPAR DA INAUGURAÇÃO DA VIA EXPRESSA

A inauguração da Via Expressa Baía de Todos os Santos, que acontece na sexta-feira (1), às 10h, terá a presença da presidente Dilma Rousseff, além do governador Jaques Wagner. Ao todo, a intervenção viária conta com 4.297 km e reduz em 3,2 km o trajeto da BR-324 ao Porto de Salvador. A Via Expressa passa por Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte.

PRESOS FOGEM DA PENITENCIÁRIA DE MATA ESCURA

Cinco presos fugiram do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, neste domingo, 27. Eles escaparam por um buraco feito no banheiro de visitantes. Até esta manhã, nenhum tinha sido recapturado. A fuga foi percebida ao ser realizada a verificação dos internos após as visitas.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), os detentos não deveriam entrar nesse espaço para visitantes, que dá acesso ao teto do Complexo Penitenciário e que tem ligação com a ala de enfermaria. A Seap informou que agentes penitenciários fazem a segurança durante o horário de visita, que acontece entre 8h e 16h no domingo. Apesar disso, nenhum agente ficou na porta do banheiro, controlando entrada e saída dos visitantes.

A direção do Complexo Penitenciário suspeita que houve facilitação de familiares de presos na fuga. Por isso, será aberto inquérito policial para apurar o fato. Quando forem recapturados, os detentos passarão por novo julgamento por conta da fuga, segundo a direção.

Os presos que fugiram foram identificados como Flávio Bastos Carneiro, Lucas Oliveira de Jesus, Evanildo Mascarenhas Santos, Douglas Barreto Medrado e Edson Silva Fonseca.
A Seap não soube informar quais delitos foram cometidos pelos criminosos. Eles estavam detidos no módulo 5 do Complexo Penitenciário, onde são abrigados 449 internos.

Nesta segunda, 28, agentes penitenciários inspecionam o presídio para identificar se há outros buracos e objetos que possam ser utilizados em novas fugas. Os presos também são recontados nesta manhã. (As informações do A Tarde)

DURO AJUSTE FISCAL SERÁ INEVITÁVEL APÓS ELEIÇÃO, DEFINE CAMPOS

Um duro ajuste fiscal precisará ser feito, independentemente de quem vencer a eleição presidencial de 2014, avalia o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), segundo informações de seus interlocutores.

“Qualquer que seja o resultado da eleição, será um ano difícil. Vai ter de ser duro para resgatar a confiança. O que conta é a previsibilidade, sem maquiagens”, afirmou o presidente do PSB nacional durante conversa com auxiliares na última semana, de acordo com a Folha de S. Paulo.

Pré-candidato à Presidência da República, Campos tem defendido em diálogos recentes o que chama de “choque de responsabilidade”, uma medida com o objetivo de recuperar a confiança do mercado financeiro para tornar o país governável pelos próximos anos

CAPACIDADE DO CÉREBRO PODE SER MAIOR DO QUE SE IMAGINA

Um estudo divulgado neste domingo (27) na revista especializada Nature indica que os dendritos, um dos "braços" dos, estruturas que os cientistas imaginam funcionarem apenas como "cabos" para transporte de sinais do sistema neurológico, são capazes de processar informação. Segundo a pesquisa, a descoberta indica que o poder computacional do cérebro é muito maior do que imaginávamos.

"Repentinamente, é como se o poder de processamento do cérebro ficasse muitas vezes maior do que pensávamos originalmente", diz Spencer Smith, professor da Universidade da Carolina do Norte (EUA), um dos autores do estudo. Segundo o Portal Terra, os pesquisadores afirmam que a descoberta pode mudar modelos estabelecidos de como os circuitos neurais funcionam, o que pode ajudar a entendermos melhor as desordens neurológicas.

"Imagine que você está fazendo engenharia reversa em uma peça de tecnologia alienígena e o que você pensava serem simples fios mostram ser transístores que computam informação", diz Smith. "É parecido com esta descoberta. As implicações são emocionantes se pensar sobre isso." Para chegar a essa conclusão, os cientistas estudaram os sinais elétricos dos dendritos.

COM UM A MENOS, VITÓRIA VIRA SOBRE O FLU EM PLENO MARACANÃ

Mesmo com um jogador a menos desde os 14 minutos do primeiro tempo, e depois de ter tomado uma virada no placar, o Vitória mostrou força longe de seus domínios e derrotou o Fluminense por 3 a 2 neste domingo, 27, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo fora de casa, o Leão chegou aos 47 pontos (cinco a menos que o quarto colocado) e subiu uma posição na tabela de classificação (agora, é o 6º), mantendo vivo o sonho de uma vaga na Copa Libertadores da América.

Com ambas as equipes correndo atrás do triunfo para alcançar seus objetivos no campeonato, o jogo no Maracanã foi bem movimentado. No primeiro tempo, o Vitória, apesar da desvantagem em campo após a polêmica expulsão do zagueiro Kadu, abriu o placar com o atacante Marquinhos. Na pressão, o time da casa empatou quatro minutos depois, com o gol contra marcado pelo lateral Ayrton, após boa jogada de Biro Biro.

Na segunda etapa, o Flu conseguiu a virada com o gol do atacante Rafael Sobis. Mas o improvável aconteceu: quando todos esperavam que o time da casa ampliasse o marcador, o time baiano, mesmo com um a menos em campo, surpreendeu e, em três minutos, mudou a história do jogo, com os gols marcados por Juan (aos 17') e William Henrique (aos 19'). O destaque da partida foi Marquinhos, que apesar de ter deixado o dele, participou dos outros dois gols.

Para tentar mais um triunfo, em busca do G4, o Vitória volta à campo pelo Brasileirão no próximo domingo, 3. O rubro-negro recebe a equipe do Corinthians no estádio do Barradão, em Salvador, às 16 horas (horário de Salvador). No mesmo dia, um pouco mais tarde, às 19h30 (horário de Brasília), o Fluminense, que não vence há sete jogos, faz o clássico contra o Flamengo, no Maracanã. (As informações do A Tarde)

VETTEL VENCE GP DA ÍNDIA E VIRA O MAIS JOVEM TETRA DA FÓRMULA 1

O alemão Sebastian Vettel conquistou ontem o seu quarto título consecutivo na Fórmula 1, ao vencer o GP da Índia, em Nova Délhi. Com a vitória, o piloto de 26 anos da RBR se tornou o mais jovem tetracampeão da história na modalidade.

Vettel só precisava chegar entre os cinco primeiros para ser campeão, mas não se contentou e faturou o título vencendo a sexta corrida seguida no mundial deste ano. Com 322 pontos, Vettel chegou a tetra com três provas de antecedência.

“Fiquei sem palavras. Levei anos pensando em algo para dizer, e é um daqueles momentos que você deseja dizer tanta coisa, mas não consegue”, disse o piloto.

A segunda posição do GP da Índia ficou com o alemão Nico Rosberg, da Mercedes. Em terceiro lugar, ficou Romain Grosjean. Felipe Massa chegou em quarto lugar. (As informações do G1)

PETROBRAS TERÁ DIFICULDADE EM FECHAR CONTAS, AVALIA CBIE

O último balanço da Petrobras indica que a companhia terá um desafio ainda maior para equacionar suas finanças nos próximos meses. A disponibilidade de caixa da empresa despencou de R$ 72,7 bilhões ao fim do segundo trimestre para R$ 57,8 bilhões no resultado divulgado na sexta-feira (25). Só o pagamento de bônus de R$ 6 bilhões pelo campo de Libra consumiria cerca de 10% dos recursos da petroleira.

O pagamento do bônus é mais um fator de pressão que se soma à defasagem nos preços dos combustíveis, ao pesado plano de investimentos e à maior alavancagem da empresa. “Esses números mostram que a Petrobras terá muita dificuldade em fechar suas contas no ano que vem. O resultado ruim complica novas captações. Sem falar que 2014 é um ano eleitoral e a empresa não terá aval do governo para aumentar o preço da gasolina", prevê Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE).

Segundo a Agência Estado, no terceiro trimestre, o endividamento da Petrobras cresceu em relação a seu patrimônio líquido (alavancagem) e ficou em 36%. O porcentual extrapola o limite de 35% estabelecido como aceitável pela diretoria da empresa e, junto com a rápida deterioração do caixa, pode pesar negativamente na avaliação das agências de classificação de risco.

ENEM TEM ABSTENÇÃO DE 29%; RESULTADO OFICIAL SAI EM JANEIRO

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013 teve um índice de abstenção de cerca de 29%, segundo dados preliminares. Dos mais de 7,1 milhões de inscritos, cerca de 5 milhões de candidatos compareceram aos dois dias de provas. O resultado será divulgado na primeira semana de janeiro. No ano passado, o Enem teve um índice de abstenção de cerca de 28%.

Segundo o ministro Alozio Mercadante (Educação), foi um “grande êxito” e que não há indícios de vazamentos nas provas. “A segurança foi muito eficiente. Não houve qualquer vazamento para dar igualdade de qualquer”, afirmou.

Durante a coletiva, o ministro lamentou alguns incidentes registrados no fim de semana, como a morte de um rapaz em Varginha (MG), vítima de um acidente de trânsito quando estava a caminho do Enem. “O lado mais triste do Enem foi a morte de um participante, um jovem de 26 anos, que estava indo para o exame e uma carreta na contramão colidiu com a moto. Ele estava buscando a certificação do ensino médio”, disse o ministro.

Mercadante, por outro lado, mencionou o caso de duas gestantes que tiveram contração durante o exame. Uma delas, deu à luz sábado, em Teresina (PI) e o outro caso foi registrado no Rio de Janeiro, neste domingo. “Apesar das fortes contrações [a gestante] fez questão de terminar a prova. Teve uma médica assistindo”.

Durante os dois dias de provas, 36 inscritos foram desclassificados por postarem imagens do exame em redes sociais - sendo 12 na avaliação de domingo e 24 nas provas de sábado. (As informações da Folhapress)

BAHIA EMPATA EM CASA COM ATLÉTICO-PR E SEGUE SEM VENCER

Depois da eliminação na Copa Sul-Americana no meio da semana, o Bahia voltou as atenções para o Campeonato Brasileiro e não conseguiu cumprir o dever de casa. O time recebeu o Atlético-PR na tarde deste domingo, 27, e empatou em 1 a 1 na Arena Fonte Nova.

Em vantagem numérica durante grande parte da partida - o volante Bruno Silva foi expulso aos 37 minutos do primeiro tempo, o Esquadrão abriu o placar com Obina no primeiro minuto da segunda etapa, mas o artilheiro do campeonato, Ederson, marcou seu 16º gol no campeonato e igualou o marcador, aos doze.

No final da partida, o time ainda perdeu o volante Hélder, também expulso, após tentar acertar um soco em João Paulo. Com dez de cada lado, por pouco o Bahia não sofre o segundo e sai da Fonte com mais uma derrota.

Com o resultado, o Bahia soma somente um ponto e segue próximo à zona de rebaixamento. O Esquadrão foi a 37 pontos e se mantém apenas três distante do Vasco, primeiro time no Z-4. O tricolor acumula a quarta partida consecutiva sem triunfo no torneio, com um empate e três derrotas.

O empate fora de casa não foi um mau resultado para o Furacão, que arrancou um ponto na Fonte Nova e, apesar de ser ultrapassado pelo Botafogo, segue na zona de classificação à Libertadores, em quarto lugar.

Como foi eliminado na última semana da Copa Sul-Americana, o Bahia tem a semana livre para trabalhar até a próxima partida. O time entra em campo somente no próximo domingo, 3, às 16h (horário de Salvador), quando vai encarar o terceiro colocado Grêmio, em Porto Alegre.

Já o Atlético-PR se prepara para a primeira partida da semifinal da Copa do Brasil na quarta-feira, 30, justamente contra o Grêmio. O próximo compromisso do Furacão pelo Campeonato Brasileiro será também no domingo, às 18h30 (horário de Salvador), quando recebe o Internacional na Arena Joinville, em Santa Catarina. (As informações do A Tarde)

MÉDICOS REALIZAM CIRURGIA INÉDITA NA BAHIA

No último domingo, 20, no Hospital Santo Amaro, o esforço de uma equipe de médicos possibilitou a realização de uma cirurgia pouco comum, e até então inédita na Bahia, salvasse a vida de um bebê.

O procedimento, conhecido pelo nome de Ex-utero Intrapartus Treatment (exit), consiste na operação de bebês com problemas respiratórios ainda ligados à placenta, ou seja, antes mesmo do seu nascimento.

No caso baiano, foi diagnosticado no pré-natal que o bebê sofria de uma síndrome congênita rara que provoca a oclusão da traqueia e que atende pelo nome de chest high airway occlusion syndrome (chaos).

Após o corte do cordão umbilical, portanto, a criança que sofre de tal patologia não consegue respirar e morre pouco depois de nascer. Porém, o médico que acompanhava o caso, o obstetra Luis Carlos Santos, resolveu ir além e realizar a cirurgia capaz de salvar a vida da criança.

Alto Risco - O procedimento é especialmente delicado, uma vez que é necessário preservar o fluxo sanguíneo no cordão umbilical, proteger a placenta e evitar contrações no útero, normais no trabalho de parto. Durante a cirurgia, foram retirados apenas a cabeça e o braço esquerdo do bebê, mantendo a circulação na placenta. Isso permitiu que a criança continuasse respirando pelo cordão umbilical.

Assim, a equipe médica pôde realizar o procedimento de abertura na traqueia e, em seguida, fazer o parto. Entre obstetras, anestesistas, neonatologistas, cirurgiões toráxicos e enfermeiros, 18 profissionais participaram da operação, que foi considerada um sucesso. (As informações do A Tarde)

AUDITORES DO TCE-BA SÃO SUSPENSOS DE CARGOS

Auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram suspensos dos seus cargos. Segundo o Sindicontas-Bahia, Homero Faria da Matta Dourado foi punido na Corte com duas suspensões de dez dias cada: sozinho na primeira e também com Euvaldo Neves, Joselito Mimoso e Sidney Chaves, outros dirigentes sindicais. De acordo com a entidade, Homero liderava uma auditoria para investigar a incompatibilidade de acumulação de cargos públicos de professor da Uneb com outros cargos e identificou um auditor do TCE que acumulava os cargos de auditor com os de professor na Uneb e da Ucsal.

“A carga horária de auditores do TCE é de 37 horas (Ato 39/94 da Presidência do TCE). A esta jornada, o auditor acumulava mais 40 horas na Uneb e 20 horas na Ucsal”, diz o texto. A segunda punição – contra Homero Dourado, Euvaldo Neves, Joselito Mimoso e Sidney Chaves – ocorreu por falta disciplinar no âmbito de suas laborais porque os diretores do sindicato elaboraram uma nota pública contrária à indicação do auditor citado para conselheiro, devido às possíveis irregularidades que eram apuradas. (As informações do BN)

ILHÉUS: HELICÓPTERO COM TRÊS PESSOAS CAI NO AEROPORTO

Um helicóptero particular caiu no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, no sul da Bahia, na tarde deste domingo (27). De acordo com a Infraero, a aeronave sofreu uma queda lateral na pista, mas os ocupantes não sofreram ferimentos graves.

O órgão informou, por meio de sua assessoria, que providenciou o socorro e adotou os procedimentos necessários em caso de emergência. Segundo o 5º GBM (Grupamento de Bombeiros Militar/Ilhéus), o comandante e dois tripulantes estavam no helicóptero, de prefixo PT-HZO.

A aeronave teria feito um pouso de emergência, por volta de 17h, e acabou tombando, além de bater a hélice no chão. As causas do acidente devem ser investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). (As informações do Correio)

ROBERTO CARLOS VAI ABORDAR ACIDENTE EM AUTOBIOGRAFIA

Nem o acidente que lhe arrancou uma das pernas quando era criança ficará de fora da autobiografia de Roberto Carlos. Quem garantiu foi o próprio cantor em entrevista ao Fantástico deste domingo, 27. "Pessoas têm dito que eu sou contra [a publicação do livro Roberto Carlos em Detalhes] por causa do meu acidente, que foi contado, essas coisa toda. Não é isso, não. Ninguém poderá contar do meu acidente melhor que eu. Ninguém poderá dizer aquilo que aconteceu com todos os detalhes que eu posso. Porque ninguém poderá dizer o que eu senti e o que eu passei", disse a Renata Vasconcelos.

A repórter ainda questionou sobre o fato de que algumas pessoas querem manter fatos passados escondidos do público. Roberto Carlos afirmou que não fará isso na autobiografia, mas vai "contar tudo que eu realmente acho que tem sentido de contar em relação àquilo que eu senti, que eu vivi.". O cantor ainda disse que a obra sobre a sua vida poderá se dividida em duas ou até três partes.

Roberto Carlos se mostrou flexível sobre a questão da biografia não-autorizada, acreditando que é possível haver uma conversa entre o biógrafo e o biografado. "O caminho é chegar a uma conclusão que seja mais razoável pra todo mundo.", completou, sem explicar que tipo de conclusão seria essa. (As informações do A Tarde)

BATERISTA PERRONE É INTERNADO NO HGE;BRADESCO AINDA NÃO CUSTEIA TRATAMENTO

O músico Paulo César Perrone deu entrada no Hospital Geral do Estado (HGE) na tarde deste domingo (27). De acordo com a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), ele apresentava um quadro de convulsão, foi atendido na emergência da unidade médica, passou por exames e deverá ser encaminhado para o setor mais adequado ao seu tratamento.

Vítima de uma saidinha bancária em 2011, Perrone levou um tiro na cabeça e ficou com uma grave lesão cerebral. O antigo baterista da banda de forró Estakazero realiza tratamento para melhorar as sequelas neurológicas. Atualmente, o músico era tratado na residência da família, na modalidade home care.

A mãe de Perrone, Lúcia Roriz, afirmou que o Bradesco ainda descumpre a decisão judicial de custear o tratamento e as despesas do músico. “Eles já recorreram e perderam, mas continuam se recusando a pagar”, declarou. (As informações do BN)

domingo, 27 de outubro de 2013

AÇÃO DO OUTUBRO ROSA OFERECE EXAME DE MAMA GRATUITO PARA SOTEROPOLITANAS

Mais de 150 mulheres das comunidades do Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e Nordeste de Amaralina foram atendidas ontem, gratuitamente, por dez mastologistas no Parque da Cidade. No local, um trailer funcionou como laboratório para a realização de mamografias, dentro da programação do Outubro Rosa — ação que visa incentivar o autoexame e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Já fiz o exame outras vezes, mas com animação e de graça fica melhor”, afirmou Geni dos Santos de Oliveira, 60 anos, que chegou às 5h. A iniciativa foi promovida pela Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM). O resultado será entregue no Hospital Aristides Maltez.

Outras atividades, desta vez em parceria com a Avon, também aconteceram no parque como a caminhada ao som da Banda Mulherada. Hoje, a partir das 8h, outra caminhada mobiliza a população para o combate ao câncer de mama, desta vez no Dique do Tororó.

POLÍCIA REGISTRA DOIS ASSASSINATOS POR ARMA DE FOGO

Dois homicídios por arma de fogo foram registrados pela Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), nesTa tarde de sábado, 26, em Salvador. O primeiro aconteceu por volta de 13h15, na rua Freias Enrique de Baixo, no bairro de Caixa D'Água. No outro crime, ocorrido em via pública, foram realizados diversos disparos contra a vítima, por volta de 15h, no Morro do Águia, em São Gonçalo do Retiro. A polícia não ainda não tem as identidades das vítimas e dos autores dos disparos. (As informações do A Tarde)

FLICA CANCELA DEBATE APÓS PROTESTO CONTRA O SOCIÓLOGO DEMÉTRIO MAGNOLI, CHAMADO DE 'RACISTA'

A organização da Festa Literária Internacional de Cachoreira (Flica) decidiu cancelar o debate que aconteceria na noite deste sábado (21), intitulado “As Imposições do Amor ao Indivíduo”, por temer novos protestos no evento, ao informar que não conseguiria garantir a integridade física dos convidados. A mesa teria presença do filósofo Luis Felipe Pondé e do sociólogo Jean-Claude Kaufmann, sendo que o primeiro poderia ser alvo de manifestações por ser considerado de direita.

O clima na Flica ficou tenso na manhã deste sábado, após um grupo de estudantes da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) protestarem durante um debate com o geógrafo e sociólogo Demétrio Magnoli, conhecido por ser contra as cotas raciais. Chamado de “racista”, o pesquisador não conseguiu continuar a falar na mesa chamada “Donos da Terra? - Os Neoíndios, Velhos Bons Selvagens“ e o evento acabou suspenso.

Dois estudante chegaram a ficar seminus. “Estamos aqui fazendo este ato por contra esse cara que é racista, é contra as cotas. E Cachoeira é terra de preto, remanescente de quilombo”, afirmou uma estudante de jornalismo da UFRB. Magnoli apenas declarou que os alunos poderiam ser comparados aos fascistas do ditador italiano Mussolini. "No poder, esse grupo fuzilaria os seus opositores", disse.

MAIS MÉDICO: DOZE PROFISSIONAIS CUBANOS ATUARÃO EM SALVADOR

Doze médicos cubanos que desembarcaram em Salvador neste sábado (26) para o 2º ciclo do programa Mais Médicos devem atuar na capital baiana. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, um total de 85 cubanos chegaram na cidade hoje e devem dar início as atividades pedagógicas nesta segunda-feira (28). Mais de 2.167 profissionais estrangeiros participam da segunda etapa do programa no Brasil, atendendo 793 municípios.

No grupo, estão 2 mil cubanos, que vieram por meio da parceria do governo brasileiro com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Nordeste é a região que vai receber o maior número de médicos: 920 profissionais. Em segundo lugar vem o Sudeste, com 517 médicos, o Norte com 358, o Sul com 244 e o Centro-Oeste com 120 integrantes.

Com os novos médicos, a cobertura do programa passará de 5 milhões para 13 milhões de brasileiros, conforme o ministério. Os profissionais do programa recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo, pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios são responsáveis por garantir alimentação e moradia. Na primeira fase dos Mais Médicos, Salvador recebeu 18 profissionais: 12 brasileiros e seis intercambistas. Eles foram distribuídos por 16 unidades de saúde em zonas periféricas da cidade.

"Salvador vem reorganizando a atenção básica investindo tanto em melhorias na infraestrutura dos postos, com 13 novas unidades já entregues e inúmeras reformas em andamento, como na recomposição de equipes de trabalho", afirmou o secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves. "Com isso já conseguimos ampliar de 104 para 151 o número de equipes de saúde da família, inserindo milhares pessoas no programa". A intenção da Secretaria Municipal da Saúde é empossar cerca de 80 profissionais aprovados em concurso público.

GUARDA MUNICIPAL É MORTO DURANTE RONDA NO ARENOSO

O guarda municipal Carlos Alberto Santa Rosa, 34 anos, foi morto na noite desta sexta-feira, 25, no Arenoso. De acordo com policiais da 23ª Companhia Indepentende de Polícia Militar (CIPM), em Tancredo Neves, o agente estava dentro da viatura fazendo ronda no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), quando o veículo foi alvejado. A bala teria atravessado a mala do carro e atingido Carlos Alberto, que estava no banco do carona.

Ele foi levado por um colega para o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Cabula, mas não resistiu aos ferimentos. Não há informações sobre a autoria, nem motivação do crime. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo do agente será enterrado na tarde deste sábado, às 15 horas, no Cemitério Bosque da Paz. (As informações do A Tarde)

PRESIDENTE DO PT COMENTA ELEIÇÕES DA BAHIA E GARANTE QUE DECISÃO SERÁ 'CONJUNTA'

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, seguiu a mesma linha adotada pelos correligionários baianos, colocando o vice-governador Otto Alencar (PSD) como candidato ao Senador e quatro nomes na disputa para indicar o candidato à sucessão do governador Jaques Wagner (PT).

“Uma comissão indicada pelo diretório estadual em conjunto com o governo do Jaques Wagner vai escolher o candidato. São quatro: José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, secretário de Planejamento da Bahia; Rui Costa, deputado federal licenciado, que é o secretário de governo da Casa Civil; Walter Pinheiro, senador da República, que já foi candidato; e o [Luiz Carlos] Caetano, que é ex-prefeito de Camaçari. São esses os pré-candidatos que disputam a indicação do PT. Até o final do ano é possível que essa comissão em conjunto com o governador faça definição dos nomes. Tudo indica que o vice-governador Otto Alencar participará da composição com a indicação para o Senado Federal”, afirmou Rui Falcão.

Na entrevista, ele ainda declarou que a intenção do PT é trabalhar para crescer nos estados, com 12 candidatos a governador, com a pretensão de eleger dez e dobrar o número atual. “Nós governamos cinco Estados hoje. Mas em Sergipe já há um acordo para ceder o posto para o PMDB. Os quatro outros – Bahia, Acre, Distrito Federal e Rio Grande do Sul – nós pretendemos reelegê-los ou fazer o sucessor. E há outros Estados em que nós temos muita competitividade. São três: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. São três que nós disputamos para ganhar”, avaliou

CAMPANHA JÁ IMUNIZOU MAIS DE 90 MIL CÃES E GATOS

O mês de setembro foi marcado pela campanha de vacinação antirrábica, realizada em Salvador. A ação gratuita, foi promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que imunizou mais de 90 mil animais: cães e gatos.

De acordo com o CCZ, foram vacinados, até o momento, 79.104 cães e 19.531 gatos nos postos montados em alguns bairros da capital baiana. Esses dados são parciais, pois a campanha, que teve início em 12 de setembro, foi prorrogada para até o dia 29 deste mês.

As ações prosseguem com os postos volantes - kombis com vacinadores e registradores. Elas percorrem os bairros de Salvador que, durante a campanha, tiveram um baixo número de animais imunizados.

Priscila Andrade, dona da cadela chamada Lua, aprovou a campanha. "Levei minha cachorrinha e, em menos de 10 minutos, ela já tinha sido vacinada", contou Priscila. (As informações do A Tarde)

PREÇO DE PASSAGENS PARA A COPA DEVEM CAIR APÓS SORTEIO DA FIFA

A Associação das Empresas aéreas afirma que os preços das passagens aéreas para o período da Copa devem cair depois do dia 6 de dezembro, quando será realizado o sorteio da Fifa para definir que seleções jogarão em qual cidade, evento que vai acontecer em Sauípe, no litoral norte baiano. "Os melhores preços estarão nos sistemas das aéreas entre 7 e 10 de dezembro", disse o presidente da Abear , Eduardo Sanovicz, para a Folha de São Paulo.

A alegação da associação é de que as empresas aéreas estão esperando o sorteio e também uma definição de regras de flexibilização de malha aérea, por parte Agência Nacional de Aviação Civil, para definir a oferta de voos extras nos horários mais adequados para cada destino. Atualmente, as passagens para a Copa chegam a custar até dez vezes mais do que em outros dias.

ENEM TERÁ PROVAS DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E MATEMÁTICA NO 2º DIA

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (27), terá provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Assim como neste sábado (26), os portões fecham às 13h no horário de Brasília. Na Bahia, que não aderiu ao horário de verão, os estudantes só podem entrar até 12h, sendo que a prova terá duração de 5h30.

Para fazer o Enem, é obrigatória a apresentação de documento com foto: Cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Não serão aceitas Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o dia 30 de outubro.

ACUSADO DE ESTUPRAR PRIMA, BARBEIRO É BALEADO PELO IRMÃO DA VÍTIMA EM ILHA DE MARÉ

Por vingança, cinco homens invadiram uma barbearia e atiraram contra dois homens neste sábado (26) em Ilha de Maré, em Salvador. O crime aconteceu por volta das 11h30 na rua da Formiga. De acordo com informações do posto de Polícia Civil do Hospital do Subúrbio, José do Carmo das Neves Filho, 40 anos, e Delcimar Santos do Nascimento, 32 anos, são barbeiros e cortavam cabelo na salão onde trabalham, na casa de José, quando a residência da vítima foi invadida pelo primo dele, identificado como Bebel.

Bebel estava acompanhado por quatro homens. Após invadirem a casa de José, o grupo atirou diversas vezes contra os dois barbeiros. De acordo com a polícia, familiares da vítima relataram que Bebel é usuário de drogas e teria atirado contra o primo por vingança - José respondeu a um processo na Justiça por estuprar a própria prima, irmã de Bebel.

Ele já teria sido condenado e respondido pelo crime. José foi baleado na barriga, nádegas e nas duas pernas. Já Delcimar, colega de trabalho do barbeiro, foi atingido nos dois braços. Os dois homens foram socorridos pelo irmão de José para o Hospital do Subúrbio, onde continuam internados.

Delcimar passa bem. Já o estado de saúde de José não foi divulgado pela instituição, mas ele está internado no centro cirúrgico da unidade médica. Os atirados fugiram do local e ainda não foram encontrados pela polícia. O atentado será investigado pela 5ª Delegacia Territorial (DT/Periperi). (As informações do Correio)

MEC ELIMINA 24 CANDIDATOS POR POSTAR FOTOS NO ENEM

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou neste sábado (26) que 24 pessoas, quase todas pagantes, tiveram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) anulado por postar fotos no local de prova. Entre elas, estava um adulto de 39 anos. "É difícil compreender tal atitude. De qualquer forma, continuará sendo assim", disse. Ele informou que caso haja outros casos confirmados, mais candidatos serão desclassificados. "A qualquer tempo", completou.

Em entrevista concedida no fim da tarde, o ministro disse que o primeiro dia do Enem foi um êxito. "Isso não quer dizer que não tenhamos que trabalhar com humildade, porque o trabalho ainda não acabou. Amanhã ele se reinicia".
Mercadante afirmou que a prova foi feita em todas as escolas onde havia sido programada. Em alguns locais, houve queda de energia. No Rio, em dois bairros, houve interrupção no fornecimento de água. "Mas todos os problemas foram superados".

Em Teresina, no Piauí, uma jovem de 20 anos teve de interromper a prova porque entrou em trabalho de parto. A candidata poderá entrar com um recurso e fazer a prova novamente. "Não foi uma surpresa. O MEC havia identificado 713 participantes do Enem com possibilidade de dar à luz durante este fim de semana." De acordo com ele, nos locais de prova destas gestantes, foi montado um sistema de segurança.

Neste ano, todos os malotes de prova traziam um lacre com GPS que identificava o momento exato da abertura dos envelopes. Mercadante afirmou que 22 mil participantes entraram na internet entre 12 horas e 12h59 para verificar o endereço da prova. "É difícil chegar na hora com esse tipo de improvisação", disse o ministro.

Mercadante afirmou também que, por decisão judicial do Tribunal Regional da 1ª Região, 96 mil candidatos, por motivos religiosos, iniciariam a prova a partir das 20 horas de sábado (26) em vez das 19 horas, como havia sido inicialmente previsto. "Fomos comunicados às 2 horas, algo que exigiu mudanças na logística para recolhimento das provas." A decisão era válida para 13 Estados, além do Distrito Federal.

Neste domingo, 27, os estudantes vão responder questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. O tempo para a prova será de 5h30. (As informações da Agência Estado)

MANIFESTANTES BLACK BLOCS ESPANCAM CORONEL DA PM DURANTE PROTESTO

O coronel da Polícia Militar de São Paulo, Reynaldo Simões Rossi, foi espancando por black blocs durante protesto no centro do Rio de Janeiro, na noite da última sexta-feira (25). O coronel teve fraturas na clavícula e suspeita de traumatismo craniano após ser atingido com por pedaços de madeira.

Suspeito de participação na agressão, o comerciário Paulo Henrique Santiago, de 22 anos, foi indiciado por tentativa de homicídio e associação criminosa. No total, 92 pessoas foram detidas após a confusão.

A passeata foi convocada pelo Movimento Passe Livre (MPL) e começou de forma pacífica. Porém, mascarados destruíram 15 caixas eletrônicos, colocaram fogo em ônibus. Segundo a PM, os mascarados roubaram 1,5 mil de uma cabine do terminal. (As informações do G1)

SEMPS AMPLIA ATENDIMENTO NO NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA DA BAIXA DOS SAPATEIROS

Com o objetivo de melhorar e agilizar os serviços ofertados aos beneficiários do programa Bolsa Família de Salvador, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (SEMPS está ampliando e modernizando o espaço do Núcleo de Assistência Jurídica (NAJ) que funciona no shopping da Baixa dos Sapateiros, localizado na Avenida J J Seabra, nº 111, 2º piso.

Com a ampliação, a equipe da SEMPS que trabalha no núcleo contará com seis entrevistadores e atenderá 200 pessoas por dia. Entre os serviços oferecidos no posto aos beneficiários do programa Bolsa Família está a inclusão e atualização do cadastro único.
Fruto de uma bem sucedida parceria com o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o NAJ da Baixa dos Sapateiros atende de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.

A partir da próxima terça feira, (29/10), com o fechamento da Central de Informação e Atendimento Social (CIAS), que funcionava no Largo da Barroquinha, o atendimento aos usuários dessa unidade também será feito no NAJ da Baixa dos Sapateiros.

Por:Sergio Toniello/ Andrea Nascimento

sábado, 26 de outubro de 2013

BAIANAS VOLTAM A VENDER ACARAJÉ NA FONTE NOVA NESTE DOMINGO

As baianas de acarajé voltam a vender seus quitutes na Arena Fonte Nova neste domingo (27), durante a partida Bahia X Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro. O retorno ocorre após a polêmica sobre a proibição da venda do acarajé durante os jogos da Copa do Mundo e chegou a fim com um acordo entre representantes da administração do estádio, da associação dos profissionais do setor (Abam) e das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Copa (Secopa).

A liberação para comercialização dentro do estádio obedece a normas que estabelecem uma forma mais segura de vender o produto no local, já que utilização de botijão de gás e tachos para óleo de dendê é proibida em locais de grande concentração de público. As baianas vão usar fritadeiras elétricas para esquentar o tacho em área externa e isolada. Com os quitutes já prontos, elas os levarão para dentro da Arena para vender.

No cardápio, além do acarajé, também estarão à disposição os demais itens do tabuleiro como abará, passarinha, cocada e bolinho de estudante. Inicialmente, até seis baianas serão liberadas para produção e venda do quitute.

ASSEMBLEIA TERÁ CATRACAS ELETRÔNICAS PARA CONTROLAR ACESSO

A Assembleia está prestes a colocar em funcionamento uma medida que já causou polêmica no passado e acabou abortada: o controle de acesso às dependências da Casa através de catracas eletrônicas. Esta semana, os equipamentos serão submetidos a testes e devem entrar em operação já no próximo mês.

Depois, todas os visitantes terão que se identificar na portaria para receber o cartão magnético que permitirá a entrada na sede do Legislativo estadual. Apesar da justificativa de reforço na segurança, sobretudo após o roubo ao gabinete do deputado estadual Augusto Castro (PSDB), as catracas são criticadas por entidades de classe e organizações da sociedade civil, pela capacidade de restringir o ingresso de grupos de manifestantes à Casa do Povo, como gostam de chamar os próprios parlamentares.

ENGOMADEIRA TERÁ UNIDADE DO CRAS

Os beneficiários dos programas sociais do governo federal, especialmente do Bolsa Família, e que moram no bairro da Engomadeira e entorno, terão à sua disposição uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) próximo de casa. A inauguração acontece na próxima terça-feira, 29, às 9h, na Rua Direta da Engomadeira, e vai beneficiar 60 mil pessoas. A unidade contará com uma equipe multiprofissional, incluindo assistentes sociais e psicólogos.

APROVAÇÃO DO NOVO INDEXADOR REDUZIRÁ DÍVIDA DA BAHIA EM R$ 191,7 MI

A dívida acumulada da Bahia com a União, que está em torno de R$ 7,2 bilhões, segundo o relatório de gestão fiscal quadrimestral do ano, poderá diminuir em R$191,7 milhões até 2017 se o Senado Federal aprovar o novo indexador de correção da dívida de estados e municípios.

O projeto de Lei Complementar 238/13 oriundo do Executivo já foi aprovado na Câmara na última quarta-feira (23). Segundo a proposta, as dívidas serão corrigidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% ou a taxa Selic, o que for menor.

O secretário da Fazenda, Manoel Vitório informou que o novo dispositivo imapctará positivamente nas finanças estaduais, porque vai diminuir os dispêndios com a dívida interna nos próximos quatro anos. (As Informações do A Tarde)

PROVA DO ENEM TERÁ 5.061 ESTRANGEIROS ENTRE OS CANDIDATOS

Entre os 7,1 milhões de inscritos de vários cantos do País nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), há 5.061 candidatos estrangeiros. Quase um terço deles (1.644) está em São Paulo, Estado que concentra o maior número de inscritos do exterior, seguido de Paraná (511), Rio de Janeiro (468) e Rio Grande do Sul (379).

O Ministério da Educação não tem dados sobre as nacionalidades ou o total de estrangeiros nas outras edições. Pela nota do exame, os inscritos do exterior poderão tentar vagas em instituições públicas. Já o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que usam a nota do Enem como critério para dar bolsas ou emprestar recursos para alunos de graduação, preveem a participação só de brasileiros natos ou naturalizados.

Atrás do sonho de cursar Medicina, Marc Arthur Fatal, de 19 anos, deixou o Haiti há 11 meses para tentar vestibulares em São Paulo. O primeiro desafio fora de casa foi o idioma. “Não falava nada de português. Comprei livros e aprendi a língua no dia a dia”. Para se concentrar nos livros, o jovem deixou o emprego nas últimas semanas e agora paga as contas com a ajuda do pai.

Na busca pela vaga, o Enem é só o começo da maratona de provas de Fatal, que também se inscreveu na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Quero estudar em uma boa faculdade pública, que sempre é muito disputada. Não consigo bancar uma particular”.

Testemunha da polêmica causada pelo programa Mais Médicos o haitiano não teme ser hostilizado por colegas caso entre em uma universidade. “Se passar foi porque mereci”. A resistência da categoria aos médicos do exterior, para ele, foi corporativismo. $Preparação intensa$ O domínio do idioma não foi um desafio para Emerson Gaspar, de 19 anos, de Angola. Como fez o ensino médio no Brasil e mora no País há mais de três anos, ele leva vantagem sobre outros estrangeiros, menos adaptados a questões de atualidades. História e Geografia foram os principais desafios quando chegou. “Em Matemática também havia conteúdos dados de forma diferente em Angola”, lembra Gaspar, que tenta Engenharia Civil.

Na reta final de preparação, ele preferiu acelerar o ritmo do que descansar. “Às vezes acordo de madrugada para estudar um pouco mais e rever conteúdos”, diz Gaspar. “Também tenho feito muitas redações”. (As informações do Estadão)

MP DENUNCIA MÉDICA POR MORTE DE IRMÃOS E PEDE RECONSTITUIÇÃO

A médica Kátia Alves Pereira, 45 anos, suspeita de ter provocado a batida que matou os irmãos Emanuel e Emanuele Gomes Dias, foi denunciada à Justiça pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), nesta sexta-feira, 25. Conforme a denúncia, feita pela promotora de Justiça Armênia Cristina Santos, a médica responderá pelos crimes de duplo homicídio qualificado, por impossibilidade de defesa das vítimas e perigo comum.

A promotora de Justiça também pede a reconstituição do crime, que ocorreu no dia 11 de outubro, no bairro de Ondina, na Orla de Salvador. Para o Ministério Público, as imagens das câmeras de segurança instaladas no local que flagraram o momento da batida não mostram o ocorrido de forma completa.

A promotora pediu a reconstituição na busca de esclarecimentos desde o momento em que a ré deu a "fechada" nas vítimas até o momento da execução do crime, considerando que as imagens capturadas em câmeras próximas trouxeram apenas parte das ações perpetradas. Com a reconstituição, a promotora entende que serão trazidos elementos relacionados à velocidade e dinâmica dos atos praticados, que resultaram nas mortes das duas vítimas.

Segundo explicou a promotora, a atitude da médica caracteriza-se pelo perigo comum, por ter sido em via pública de grande fluxo de veículos e pedestres, próximo de um ponto de ônibus, centro comercial e clínicas com grande movimento no horário.

O coordenador do Núcleo do Júri (NUJ), promotor de Justiça Nivaldo Aquino, foi designado para acompanhar o Inquérito Policial até a sua conclusão. (As informações do A Tarde)

ROMPIMENTO DE TUBULAÇÃO DERRAMA OITO MIL LITROS DE ÓLEO NO MAR DA BAHIA MARINA

Oito mil litros de óleo vazaram no mar da região da Bahia Marina, na cidade Baixa, em Salvador, devido ao rompimento de uma tubulação do posto de combustíveis. De acordo com nota no site do centro náutico, o trabalho de combate ao vazamento foi iniciado na quinta-feira (24), assim que foi verificado, quando foi acionado o Plano de Emergência Individual (PEI).

Depois, contrataram a empresa Hidroclean para complementar as ações de combate à emergência e a BMA Biomonitoramento Ambiental para avaliar eventuais impactos sobre a vida marinha. Os técnicos constataram que o vazamento foi de óleo diesel marítimo, que tem um maior grau de volatilidade e é foto-oxidável, ou seja, vapora e degrada com os raios solares.

Segundo a Bahia Marina, também foi concluído que não se espera nenhuma consequência significativa para o meio ambiente. O centro náutico informa ter comunicado o acidente aos órgãos competentes para as devidas providências administrativas.

HOMEM É MORTO E OUTRO É BALEADO NO BAIRRO DALIBERDADE

Um homem foi morto e outro baleado na noite desta sexta-feira (25) no bairro da Liberdade. A polícia ainda investiga o que aconteceu na rua Lima e Silva. Os dois baleados foram socorridos para hospitais distintos e um deles acabou morrendo.

Cristiano da Silva Santos, 35 anos, foi atingido no braço direito. Ele foi socorrido por um vizinho para o Hospital Roberto Santos, segundo o posto policial da unidade. Ele é morador do bairro.

Baleado várias vezes na rua Lima e Silva, Normando Ricardo Carvalho da Silva, 41 anos, foi levado por uma viatura da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar para o Hospital Ernesto Simões Filho, onde já chegou sem vida. Ele também era morador do bairro.

A 37ª CIPM informou que recebeu um chamado informando de uma possível troca de tiros na região por volta das 21h e ao chegar já encontrou Normando baleado e o socorreu. A PM não tinha informações sobre o outro baleado. Os casos devem ser investigados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). (As informações do Correio)

GESTOR DIZ QUE TRANSPORTE PÚBLICO É PRIORIDADE EM SALVADOR

O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, afirma que a prioridade da gestão do prefeito ACM Neto é o investimento em transporte público. Muller cita a criação de vias exclusivas para ônibus e a licitação do transporte coletivo como exemplos das ações da prefeitura para reverter este quadro ruim.

Segundo o superintendente, a licitação do transporte público deve ser lançada até o final do ano, e promete melhorar a qualidade do serviço, em termos de redução do tempo de viagem e melhoria da estrutura para os veículos. "Estamos finalizando estudos para implantar faixas exclusivas para ônibus. Além disso, o prefeito já anunciou que vai implementar o BRT", ressalta Muller.

Desestímulo Doutora em engenharia de transporte e trânsito, a professora da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Ilce Marília Dantas afirma que, para reverter o quadro, é necessário investimento em transporte público de qualidade, para desestimular o uso do veículo individual, e melhorar o sistema viário.

No entanto, ela pontua que estas medidas devem vir acompanhadas de investimentos em transporte alternativo. "É preciso investir em espaços públicos para ciclistas e pedestres", reforça.

Segundo ela, a construção de mais vias apenas não resolve o problema. "Quanto mais espaço se dá para o carro, mais ele quer. É preciso criar alternativas para o uso do veículo coletivo, fazer com que as pessoas deixem seus carros em casa", diz. (As informações do A Tarde)

GOVERNADOR SE REÚNE COM MINISTRO DA JUSTIÇA PARA DISCUTIR CONFLITO INDÍGENA NA BAHIA

O governador Jaques Wagner se reuniu nesta sexta-feira (25) como o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar do conflito de terras na região de Buerarema, no sul do estado. No início da tarde, autoridades e produtores rurais estiveram reunidos por cerca de três horas na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Em seguida, a comitiva se encontrou com representantes das comunidades indígenas na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

O governador acredita que essa mediação pode ajudar a chegar em um entendimento sobre o impasse pelas terras - uma área de 47 mil hectares está em disputa. "O que garante a legalidade de qualquer ato é uma sentença do Poder Judiciário. Fora isso, só teremos a pacificação se as partes aceitarem a mediação que estamos tentando construir. O fundamental é não sacrificar as duas partes com esse ambiente de hostilidade permanente em Buerarema e esta é uma questão que o Estado brasileiro precisa resolver", afirmou.

Já Cardozo garantiu que a questão será analisada com total imparcialidade. Afirmou ainda que um plano de segurança está sendo elaborado para a região. "Estamos planejando a melhor maneira de garantir a segurança na região e nas reuniões estamos colocando claramente que no conflito nada se resolve e através da mediação vamos garantir os direitos das pessoas dentro de uma situação de ordem e tranquilidade", disse.

Pela manhã, governador e ministro se reuniram com representantes de órgãos que estão ligados ao caso - a presidente da Funai, Maria Augusta, a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, os secretários estaduais de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e de Segurança Pública, Maurício Barbosa, além de representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, do Conselho Nacional de Justiça, Secretaria Nacional de Articulação Social, Procuradoria da República, Força Nacional de Segurança, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar da Bahia. (As informações do Correio)

ATOR GLOBAL É SONDADO PELO PSDB PARA DISPUTAR GOVERNO DO RIO

Em busca de um dos maiores eleitorados do país, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, sondou a candidatura do ator Marcos Palmeira para a disputa pelo Executivo estadual no Rio de Janeiro, de acordo com reportagem da Folha.

O interesse da sigla é lançar um nome competitivo, novo e ao mesmo tempo identificado com Marina Silva, que é popular na capital fluminense. O artista ajudou a Rede na coleta de assinaturas e se filiou ao PSB quando a ex-senadora anunciou sua adesão. Em São Paulo, há possibilidade de uma aliança do PSB com o PSDB.

O diretório paulista da legenda defende o apoio à reeleição de Geraldo Alckmin para ocupar a vaga de vice na chapa tucana. Segundo a reportagem, Campos quer ter mais clareza acerca do cenário eleitoral antes de tomar uma decisão em SP.

DIEGO COSTA RENUNCIARÁ Á SELEÇÃO BRASILEIRA, DIZ JORNAL

O atacante sergipano Diego Costa, 25, do Atlético de Madri, é cobiçado por duas das seleções candidatas ao título da Copa do Mundo de 2014: a dona da casa e a atual campeã. Hoje, ele foi convocado por Luiz Felipe Scolari pela segunda vez. Mas veículos de comunicação da Espanha afirmam que ele, com dupla cidadania, renunciará à seleção de sua terra natal para defender o país que o adotou.

Jornais citam a “encruzilhada” em que o atleta se meteu, mas dizem que, em conversa com o treinador da Espanha, Vicente del Bosque, ele assegurou que prefere jogar pela seleção de Iniesta e Xavi. Convocado para os amistosos contra a Itália e a Rússia em março, Diego Costa entrou no segundo tempo dos dois duelos. Como não defendeu a seleção brasileira em jogos oficiais, está apto a atuar por outro país, mas precisará informar essa decisão à Fifa por escrito.

“Na reunião que mantiveram, o técnico afirmou a Costa que, no nível que está rendendo, sua presença no Mundial estaria assegurada”, diz o site do jornal “El País”. “A CBF trata de provocar a dupla convocação que a Federação Espanhola de Futebol tratava de evitar”, acrescenta a publicação.

A mídia espanhola considera o chamado de Felipão uma forma de pressionar o jogador e se eximir de cobranças por perdê-lo para uma equipe concorrente. “As pessoas que trabalham com Costa sustentam que [ele] quer jogar pela Espanha e interpretam que Scolari, treinador do Brasil, só está tratando de proteger-se no seu país com seus últimos movimentos e declarações”, afirmou o jornal.

A mídia da Espanha afirma ainda que o Atlético de Madri tenta impedir que o jogador se desconcentre por causa da polêmica fora de campo. Entrevistas coletivas foram descartadas, e não faltam conversas para apoiar e tranquilizar o atacante. Diego Costa é o artilheiro do Campeonato Espanhol, com dez gols em nove jogos. O argentino Messi, do Barcelona, marcou oito em sete partidas, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, fez oito em nove jogos. O atacante é hoje o destaque do vice-líder do campeonato, a um ponto do Barcelona. (As informações do Folhapress)