A Prefeitura Municipal inaugurou nessa terça feira ( dia 01/04) a Central de Regulação de Vagas para Crianças e Adolescentes em situação de risco social e pessoal. É a primeira central do gênero a funcionar na Bahia e tem como objetivo acolher todas as crianças de 0 a 17 anos em situação de rua ou que sofram maus tratos ou abuso sexual em seus núcleos familiares.
A Central, que recebeu o nome de Ednil do Espírito Santo, está instalada no bairro do Caminho das Árvores, e a partir de hoje (02) realiza o acolhimento de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos em situação de rua ou que sofram maus tratos ou abuso sexual em seus núcleos familiares.
A unidade, que é administrada pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza ( SEMPS) e funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, dispõe de berçário, espaço para recreação, refeitório, salas educativas e dormitórios separados para garotos e garotas.
De acordo com o Secretário Maurício Trindade, gestor da SEMPS, “a partir de hoje as crianças e adolescentes de Salvador em situação de violação de direitos serão encaminhadas Central onde receberão os cuidados necessários de nossas equipes especializadas, e em parceria como Juizado da Infância e da Juventude definiremos quais os melhores encaminhamentos para estes menores”.
O secretário Municipal Mauricio Trindade, da Secretaria de Ação Social e Combate à Pobreza (SEMPS), anuncia a instalação, em Salvador, da “A partir da instalação da unidade todas as crianças e adolescentes de Salvador em situação de risco social ou pessoal serão levadas para a Central onde receberão os cuidados necessários de nossas equipes especializadas, que também pesquisarão a situação de cada família e sua condição sócio –econômica”.
A partir da internação, a Secretaria definirá, em parceria com Dr. Walter Ribeiro Costa Jr. Juíz da 1ª Vara da Infância e da Juventude o que é melhor para a criança, o retorno para casa, o convívio com uma família substituta ou mesmo o abrigamento temporário por parte da Prefeitura, enquanto persistirem as situações de risco.
Por: Sergio Toniello
Nenhum comentário:
Postar um comentário