sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

SUPERCÂMERA VAI FAZER PELA PRIMEIRA VEZ MONITORAMENTO NA BARRA

A grande novidade no setor de videomonitoramento da Central de Operações do Carnaval (COC), inaugurado na manhã de ontem, é uma supercâmera que vai vigiar e filmar, em alta definição, o trecho entre o Farol da Barra e o Cristo, do circuito Dodô. Denominado GroundEye, o equipamento tem tecnologia israelense e será utilizado pela primeira vez no Brasil para fortalecer a segurança do folião. O equipamento pode identificar ocorrências e auxiliar na identificação dos responsáveis.

Segundo a assessoria da empresa que representa o sistemas no Brasil, a AEL Sistemas, o equipamento foi desenvolvido para monitorar amplas áreas e conta com um número mínimo de cinco câmeras que atuam simultaneamente, gerando imagens de altíssima resolução para os monitores.

“Nosso objetivo é demonstrar, na prática, o potencial desse equipamento para ajudar as forças de segurança a assegurar tranquilidade em grandes eventos”, disse Vitor Neves, vice-presidente da empresa. “Os órgãos envolvidos podem usar as imagens para fazer segurança em tempo real”, acrescentou Neves.

O equipamento será instalado na região de concentração dos trios elétricos na Barra e, segundo a empresa, caso toda extensão do circuito fosse em linha reta, o alcance total seria o monumento das Gordinhas, em Ondina. A GroundEye permite retroceder as imagens, auxiliando na identificação da origem das ocorrências. O material captado pelo sistema é enviado, via fibra óptica, para o COC, onde os órgãos responsáveis podem ser imediatamente acionados.

A supercâmera está sendo trazida para o Carnaval de Salvador através de uma parceria entre a prefeitura e a empresa AEL Sistemas. A prefeitura programa para hoje o lançamento do equipamento.

DEPUTADO LUIZ ALBERTO É CONDENADO POR PROPAGANDA ANTECIPADA

O deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos (PT-BA) foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) a pagar R$ 10 mil por veicular propaganda eleitoral antecipada em Maragogipe, por meio de outdoors espalhados pela cidade e imediações. O uso de outdoors é proibido pela Lei nº 9.504/97, mesmo no período em que a propaganda eleitoral é permitida.

Na representação formulada contra o político, o procurador regional eleitoral, José Alfredo, pediu liminar que determinasse a retirada imediata da divulgação – o que foi deferido no início de fevereiro -, além do pagamento de multa no valor de R$ 25 mil. Para Alfredo, a mensagem da suposta criação de 20 mil novos postos de trabalho, associada ao nome, cargo, foto e símbolo do partido deixa “evidenciada a intenção de expor exacerbadamente a figura de pretensa candidatura no inconsciente coletivo do leitor”. (As informações do BN)

FALTA DE ATIVIDADE FÍSICA PODE MATAR, ALERTA ESPECIALISTA

Embora nunca tenha se falado tanto sobre vida saudável como hoje, é contraditório o aumento do número de pessoas sedentárias, que não gastam o que consomem. Em 2004, o sedentarismo era o quarto fator de risco e hoje é o segundo, perdendo apenas para a hipertensão arterial. "Isso acontece porque não há uma percepção de que o sedentarismo mata. Para as pessoas, o que mata é a hipertensão, o diabetes e o câncer", afirma a médica Sandra Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).

Nos tempos atuais, gasta-se uma caloria a cada sete consumidas. Na Era Paleolítica, essa relação era de uma gasta a cada três consumidas. "Acredito no equilíbrio. As pessoas têm que buscar o seu balanço energético, ou seja, gastar o que consomem. Não tem mágica para isso, é uma simples soma", resume ela.

Segundo a especialista, o estilo de vida é responsável por 50% das causas das principais doenças que mais matam, como infarto, AVC e câncer. "Temos 50% de chance de evitar essas doenças. Basta optar por mudanças de hábitos que incluam atividades físicas", avalia. A recomendação é de pelo menos 30 minutos de atividade física moderada, de forma contínua ou acumulada - duas sessões de 15 minutos ou três sessões de 10 - pelo menos cinco vezes por semana.

"Essa rotina diminui em 84% os riscos de infarto e em 36% os casos de câncer, além de reduzir os riscos cardiovasculares e de hipertensão, mesmo no caso de fumantes", ressalta. A má notícia é que mesmo quem faz atividade física regularmente deve se preocupar com o tempo que permanece sentado ao longo do dia. Dados recentes mostram que esses casos apresentam um aumento de 40% nos fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Segundo uma pesquisa, uma média de seis horas todos os dias sentado em frente ao computador ou à TV corresponde a cinco anos a menos de expectativa de vida. "A orientação é se movimentar por 10 minutos a cada uma hora sentado. Atender ao telefone andando ou colocar o notebook numa mesa mais alta para digitar em pé são boas dicas para quem trabalha em escritório", sugere. (As informações da Agência EFE)

TSE APROVA NOVAS REGRAS PARA AS ELEIÇÕES DE OUTUBRO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (27) três resoluções com novas regras para as eleições de outubro. As normas alteraram algumas regras de propaganda eleitoral, registro de candidaturas e arrecadação para as campanhas eleitorais. As medidas foram apresentadas pelo ministro Dias Toffoli, com objetivo de disciplinar as regras para as eleições deste ano.

Os ministros decidiram proibir que candidatos usem serviços de telemarketing para pedir votos aos eleitores. Com as novas regras, também será obrigatório que a propaganda eleitoral e os debates na TV sejam transmitidos com legenda ou na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar a compreensão por pessoas com deficiência.

Com as novas regras, os candidatos não poderão ser identificados por nome relacionados a autarquias ou órgãos públicos, como “Fulano do INSS”, por exemplo. Também ficou definido que os partidos só podem substituir seus candidatos 20 dias antes da eleição. Antes da decisão, o prazo era de 24 horas antes do pleito.

Sobre financiamento, o TSE reafirmou que o candidato só pode financiar sua campanha com recursos próprios com até 50% do próprio patrimônio. No ano passado, ao aprovar outras regras, o TSE decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições deste ano nas cidades com mais de 200 mil eleitores. No último pleito, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais. (As informações da Agência Brasil)

VITÓRIA DÁ VEXAME CONTRA O CEARÁ E É GOLEADO

O filme se repetiu. Goleado pelo Ceará, o Vitória tropeçou feio se despede mais uma vez da Copa do Nordeste nas quartas de final. Assim como em 2013, o Leão é derrotado no segundo jogo, desta vez em Fortaleza, na noite desta quinta-feira (27) no estádio Presidente Vargas, e não consegue um lugar na semifinal. A goleada foi ainda maior que a um ano atrás e o Vozão venceu por 5 a 1 em seus domínio, com três gols de Bill e dois de Magno Alves. Dinei fez o único rubro-negro.

Depois do vexame, resta agora ao Vitória voltar todas as forças para o Campeonato Baiano. O próximo compromisso será na quinta-feira, dia 6 de março, recebendo o Serrano em Pituaçu a partir das 19h30. O adversário do Ceará na semifinal já está definido, e o time vai brigar com o América-RN por um lugar entre os finalistas da Copa do Nordeste. O primeiro jogo acontece no dia 12 de março, na Arena das Dunas. Na outra semifinal, Sport e Santa Cruz fazem o clássico pernambucano definindo o segundo semifinalista. (As informações do Correio)

RÉUS DO MENSALÃO AINDA PODEM PEDIR REVISÃO DE OUTRAS PENAS

Depois de serem absolvidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do crime de formação de quadrilha nesta quinta-feira (27), os réus do processo do mensalão ainda podem pedir revisão de penas a que foram condenados por outros crimes. A revisão criminal é uma nova ação, que pode ser apresentada individualmente, e só pode ser apresentada quando não cabe mais nenhum recurso contra a condenação – o que é o caso.

Segundo Thiago Bottino, professor de Direito Penal da FGV Direito, esse tipo de processo só pode ser apresentado em quatro circunstâncias: quando há comprovação da existência de documentos falsos no processo; se surgir uma nova prova que possa determinar a absolvição; nas ocasiões em que a punição foi imposta contrariamente à lei; ou na hipótese de, posteriormente, o tribunal mudar de entendimento com relação a uma decisão anterior. No dia 13 de março, devem ser analisado mais três recursos em relação ao crime de lavagem de dinheiro e, em tese, o processo do mensalão é encerrado.

Contudo, de acordo com a Folha de S. Paulo, os advogados dos condenados já confirmam, em caráter reservado, que se articularam para pedir a revisão criminal. Eles devem esperar a aposentadoria de Joaquim Barbosa para ingressar com nova ação em que alegarão erro judiciário e pedirão que sejam anuladas as condenações.

GEDDEL PARTICIPA DA ABERTURA DO CARNAVAL DE SALVADOR

O peemedebista Geddel Vieira Lima participou na noite desta quinta-feira (27) da inauguração da Sala de Imprensa Oficial do Carnaval de Salvador, no Campo Grande. A Sala recebeu o nome da jornalista Regina Coeli e contou com a presença dos filhos da homenageada, Ana Virgínia, Sérgio e Nelson Vilalva.

Em seguida, Geddel acompanhou o prefeito ACM Neto ao Camarote da Prefeitura no Circuito Osmar para a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo. No trajeto, o pré-candidato ao governo da Bahia concedeu entrevistas e cumprimentou os operários que trabalham nos bastidores do carnaval.

Também estiveram presentes no evento o empresário ACM Júnior, o deputado federal Antônio Imbassahy, o desputado estadual Bruno Reis, o ex-governador Paulo Souto, o ex-prefeito João Gualberto, entre outras autoridades.

Geddel também acompanhou a passagem da banda Psirico e recebeu um alô do cantor Márcio Victor enquanto o prefeito ACM Neto declarava a abertura oficial do Carnaval de Salvador de cima do trio.

PREFEITO ENTREGA CHAVES DA CIDADE AO REI MOMO

O Rei Momo já comanda a folia durante o Carnaval de Salvador. O prefeito ACM Neto entregou ao nobre Renildo Barbosa as chaves da cidade, no circuito do Campo Grande. Também participaram do ato simbólico a vice-prefeita Célia Sacramento, a Rainha Taiana Paim e as princesas Mariana da Silva Rebouças e Ana Célia Trindade, que chegaram exalando beleza no Camarote Oficial da Prefeitura. Depois, o prefeito, folião nato, caiu na folia ao som de Psirico, primeira atração do circuito, tocando sem cordas.

História – Momo, na mitologia grega, era o deus do sarcasmo e do delírio. Numa das mãos segurava uma máscara e na outra uma boneca. Tinha um jeito despojado e vivia tirando sarro dos outros deuses. De tanto aprontar terminou sendo expulso do Olimpo, a morada dos deuses. Gregos e romanos terminaram por incorporar a figura do deus a comemorações. Acredita-se que veio da Grécia a imagem do Rei Momo como um homem com sobrepeso.

Na Roma antiga, era eleito Rei Momo o soldado mais belo, que se divertia até se exaurir. Ao final da festa, o monarca deveria ser sacrificado e, no ano seguinte, era eleito um novo rei. No Brasil, a tradição de escolher um monarca como representante do Carnaval começou pelo Rio de Janeiro, em 1933. O jornalista Morais Cardoso foi o primeiro a ocupar o trono, tendo permanecido até sua morte, em 1948. Hoje, várias cidades elegem seus reis momos para comandar a cidade durante os festejos de Carnaval.

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE APONTA AUTORES DA MORTE DE RUBENS PAIVA

O coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, declarou hoje (27) que o general José Antônio Nogueira Belham e o tenente Antônio Hughes de Carvalho são os autores da morte e da ocultação do cadáver de Rubens Paiva. “Sem dúvida alguma o oficial Hughes, porque se envolveu diretamente nos atos de tortura e, pelo fato de ser comandante da unidade, estando presente no local, participando das circunstâncias da morte de Rubens Paiva, o general Belham, à época major e comandante do DOI [Destacamento de Operações e Informações]”, disse Dallari ao participar da apresentação do relatório preliminar de pesquisa do caso Rubens Paiva feito pela CNV.

Durante o período de novembro de 1970 a maio de 1971, o general Belhan era comandante do DOI do 1º Exército, na zona norte do Rio, para onde foi transferido Rubens Paiva depois de ter passado pelo Quartel da 3ª Zona Aérea, localizado próximo ao Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. Ele foi para a unidade da Aeronáutica após ser preso, em casa, no Leblon, zona sul do Rio, por seis agentes do Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa).

De acordo com o coordenador, em depoimento à comissão no dia 13 de junho de 2013, o general Belham, que na época da morte de Rubens Paiva era major, negou ter conhecimento de torturas a Rubens Paiva e ainda acrescentou que, nos dias 20 e 21 de janeiro de 1971, estava de férias e, portanto, ausente do local. O general, que hoje tem 80 anos e mora em Brasília, não quer prestar outro depoimento e nem dar novos esclarecimentos à Comissão Nacional da Verdade.

Dallari disse que documentos conseguidos pela comissão indicam que o general Belham fez um deslocamento sigiloso e ainda recebeu diárias do Exército. Para o coordenador da CNV, isso comprova que ele interrompeu as férias. O depoimento de um militar, identificado apenas como Agente Y, informa sobre um encontro entre este militar, que estava acompanhado do chefe da 2ª Seção do Batalhão de Polícia do Exército, capitão Ronald Leão, e o general na sala de trabalho de Belhan no dia 21 de janeiro de 1971. (As informações da Agência Brasil)

SUSPEITO DE ROUBO É ESPANCADO POR FULIÕES NA BARRA

Um homem suspeito de roubo foi espancado na noite de quarta-feira, 26, durante a abertura do Carnaval na Barra. O fato foi registrado por uma câmera de celular, enquanto o suposto ladrão recebia socos e pontapés dos foliões que curtiam o desfile das bandinhas de fanfarra no circuito Dodô.

Em um momento, ele chegou a cair no chão, mas isso não impediu que as agressões continuassem. As imagens que mostram o momento da confusão também revelam a atitude de algumas pessoas que estavam no local e tentaram impedir a violência, solicitando a presença de policiais. (As informações do A Tarde)

PREFEITURA APRESENTA EQUIPAMENTO ISRAELENSE DE MONITORAMENTO

O Carnaval de Salvador, que reúne um público de aproximadamente duas milhões de pessoas, contará com um equipamento inédito de segurança no país, utilizado para monitoramento: o GroundEye. O dispositivo irá monitorar toda a extensão do circuito Barra/Ondina, onde desfilam os trios elétricos, usando mais de cinco lentes de altíssima definição, que gravam e armazenam as múltiplas imagens do local. Fabricado pela israelense Elbit, o equipamento vai ser utilizado pela Prefeitura para auxiliar nas ações que visam a segurança dos foliões. O GroundEye e sua operação serão apresentados à imprensa nesta sexta-feira (28), às 14h, na sede da Cogel (Rua Macapá, 271, Ondina).

O dispositivo, uma espécie de “Big Brother” do Carnaval baiano, foi instalado no Farol da Barra, no início do circuito Barra-Ondina. As imagens captadas pelo equipamento serão enviadas, por fibra ótica, para o Centro de Comando e Controle da Prefeitura, localizado na sede da Cogel. A novidade permite maior celeridade e precisão das forças de segurança e disponibiliza recursos de busca de ocorrências passadas, permitido análise detalhada de eventos.

A Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), que durante o ano monitora a cidade priorizando o trânsito, desde dezembro de 2013 prepara o trabalho do Carnaval. Toda a fibra ótica que atende a Prefeitura de Salvador foi requalificada para garantir melhorias ao serviço. Somadas as câmeras da Cogel com as da Secretaria de Segurança Pública (SSP), será feito o compartilhamento de imagens com cerca de 220 equipamentos espalhados pela cidade, sendo que 150 nos circuitos do Carnaval.

POLÍCIA REGISTRA DOIS HOMICÍDIO NA NOITE DESTA QUINTA

Dois homens foram mortos e uma mulher sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta quinta-feira, 27, em Salvador e região metropolitana. De acordo com informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o primeiro crime aconteceu por volta de 19h, na Feira de São Joaquim.

A vítima, Rosângela dos Santos Morais, que é moradora de rua, foi atingida por um golpe de arma branca, do tipo faca, nas regiões do pescoço, perna, braço e costas. Ela foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE). Não há informações sobre o autor do crime.

No bairro de Sussuarana, Paulo de Miranda Santos, de 35 anos, foi morto por volta de 20h20. A vítima estava na Travessa Geraldo Martins, em Sussuarana Velha, quando foi atingido por um golpe de faca na região do tórax. Ele chegou a ser levado por um amigo para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta de 23h15.

Já em Arempebe, no município de Camaçari, o corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado às 20h55, no Jardim das Mangabas. Ele apresentava marcas de disparos de arma de fogo. Ainda não há informações sobre a autoria nem motivação dos dois homicídios. (As informações do A Tarde)

USUÁRIOS LEVAM ATÉ 3h30 PARA EMBARCAR NO FERRY

Como já era previsto, o movimento é intenso na manhã desta sexta-feira, 28, no sistema ferryboat. Quem viaja de carro aguarda cerca de 3h30 para embarcar. Já o pedestre leva entre 1 hora e 1h30 para fazer a travessia para a ilha.

A expectativa da Internacional Marítima, que administra o serviço, é que o fluxo continue intenso até este sábado, 1º. Cinco ferries operam em esquema de bate e volta neste feriadão de Carnaval.

O mesmo acontece na travessia de lancha entre Salvador e Mar Grande. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), 14 embarcações estão operando desde 7 horas, com saídas a cada 15 minutos. O horário previsto para a última saída é às 20h, mas, segundo a Astramab, pode ser estendido a depender da demanda.

O terminal rodoviário de Salvador também está movimentado nesta sexta. A previsão é que 125 mil passageiros passem pelo local até terça, 4. Por conta dessa demanda, foram criados 700 horários extras, além dos 540 regulares. Os destinos mais procurados são Porto Seguro, Itacaré, Vitória da Conquista, Barreiras, Lençóis, Juazeiro e as do Recôncavo. (As informações do A Tarde)

TRANSALVADOR ATUA MAIS DE 50 CARROS NO PRIMEIRO DIA DE CARNAVAL

Na última quarta-feira (26), primeira noite de Carnaval em Salvador, no Circuito Sérgio Bezerra, na Barra, uma operação da Transalvador resultou em 56 autuações, com 55 remoções de veículos. Foram feitas, ainda, 179 abordagens da Lei Seca, com 44 autuações, sendo 35 referentes a motoristas alcoolizados - um deles com quantidade superior ao permitido por lei.

Mais de 17 carteiras de habilitação foram recolhidas pelo órgão. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira em reunião da Central de Operações do Carnaval (COC), na sede da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, na Graça, com a presença do prefeito ACM Neto

Principais números -
Para o Circuito Sérgio Bezerra, na Barra, a Limpurb mobilizou 126 profissionais, entre os quais 90 agentes de limpeza e 14 agentes de lavagem. Foram usados 20 equipamentos: 12 compactadores, sete carros-pipa e um veículo de apoio. Foram recolhidas 17,67 toneladas de lixo e usados 180 mil litros de água e 320 litros de detergente para a limpeza do circuito. No âmbito da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), foram realizadas 5,7 mil apreensões de caixas de bebidas de marcas não-patrocinadoras, 17 vistorias de camarotes, 44 notificações lavradas, 13 autos de infração e duas interdições.

SALA DE IMPRENSA OFICIAL DO CARNAVAL É INAUGURADA PAR ATENDER JORNALISTAS

A Sala de Imprensa Oficial da Prefeitura de Salvador, espaço para dar suporte a profissionais de comunicação durante a cobertura do Carnaval, foi inaugurada na noite desta quinta-feira, no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA). Com um coquetel para autoridades e imprensa, o prefeito ACM Neto entregou o espaço que este ano homenageia a jornalista Regina Coeli. “Esta foi uma homenagem tardia, mas certamente justa e que veio no momento certo”, afirmou Neto. “Ela, que tantas notícias boas deu sobre a Bahia e sobre a cidade de Salvador, que tantos carnavais foi cobrir nos diversos órgãos de imprensa que trabalhou, e que ajudou na consolidação dessa grande festa da nossa cidade”, concluiu.

Sergio Vilava, filho de Regina, se disse emocionado pela homenagem feita pela Prefeitura à sua mãe. “Essa é uma homenagem muito importante. Quando ela se foi, nós falávamos da herança que ela deixou para tantos jornalistas”. Para o assessor-geral de comunicação, Roberto Messias, a escolha do nome de Regina lembra também sua generosidade profissional. “Ela era uma pessoa generosa, que pessoa que ajudou muito os profissionais de imprensa. Além do profissional, estamos aqui homenageando também a bondade de Regina”.

Regina Coeli dedicou 40 anos de sua carreira ao jornalismo. Colunista do jornal A Tarde, além de ter integrado a equipe de importantes veículos de notícias, como os jornais Diário de Notícias e Jornal da Bahia, as emissoras Rede Bahia e TV Aratu. Regina também foi assessora de comunicação no Hospital São Rafael, e escreveu dois livros de poesia, “Arsenais da Memória e “Primeira Viagem”.

Sala de Imprensa – A Sala de Imprensa Oficial do Carnaval 2014 contará com uma melhor estrutura para receber os profissionais de imprensa. Serão disponibilizados 30 computadores, internet wi-fi, tefelones, além de funcionar como redação da Assessoria Geral de Comunicação (Agecom). No local, também poderão ser retiradas as credenciais dos profissionais de imprensa que farão a cobertura do Carnaval.

Para o assessor Roberto Messias, a Sala de Imprensa tem duas importâncias fundamentais. “Primeiro, por acolher os jornalistas de toda a imprensa que vem cobrir o Carnaval, dando a eles condições de trabalho próximo à folia. Por outro lado, nossos profissionais irão gerar de 30 a 40 matérias por dia, para dar conteúdo a todos os órgãos de imprensa, nacionais e internacionais, sobre todos os ângulos da folia”, afirmou.

A Sala de Imprensa funcionará das 9h às 21h, até a próxima terça-feira (04), no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), no Corredor da Vitória.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PM TAXISTA MATA BANDIDO DURANTE TENTATIVA DE ASSALTO

Um policial militar lotado na 2ª Companhia Independente da PM (Barbalho) atirou em Alexandre Gonçalves Moitinho, 23 anos, que tentou assaltá-lo, na noite de anteontem, no bairro de Alto do Peru. O crime aconteceu por volta das 22h30 e Alexandre estava com mais dois comparsas. De acordo com a Polícia Civil, o PM conduzia um táxi, mas não foi informado seu nome nem se ele é permissionário do veículo.

O rapaz suspeito de tentativa de assalto foi socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ainda segundo a polícia, não foi definido se o caso será apurado pela 4ª Delegacia (São Caetano) ou pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Procurada, a Polícia Militar não se manifestou até as 22h de ontem.

A Gerência de Táxi e Transportes Especiais (Getax) não tinha informações sobre o caso, mas disse que apenas indivíduos sem vínculo empregatício podem conseguir a licença para taxista. O presidente da Associação dos Taxistas de Salvador, Valdeilson Miguel dos Santos, também disse desconhecer o ocorrido.

Segundo ele, cerca de 80% dos taxistas de Salvador não são titulares dos carros que utilizam para fazer corridas. “Vários funcionários públicos têm táxi”, afirmou. “A prefeitura pede carteira de trabalho e outros documentos, mas o auxiliar não precisa disso”, explicou. (As informações do Correio)

APOSTADOR LEVA SOZINHO R$ 7 MILHÕES NA MEGA-SENA

O concurso da Mega-Sena, sorteado na noite da quarta-feira (06), em Osasco (SP), saiu para apenas um ganhador. Segundo informou a Caixa Econômica Federal, o sortudo vai levar sozinho o prêmio de R$ 7.599.721,82. As dezenas sorteadas na ocasião: 11 - 14 - 25 - 32 - 51 – 59.

Ainda de acordo com Caixa, 86 pessoas acertaram a quina e receberão R$ 26.213,16. Outras 6.004 pessoas acertaram na quadra e receberão cerca de R$ 536,38.

Segundo a Caixa Econômica, se o ganhador aplicar o valor do prêmio na poupança, poderá ter rendimentos mensais de R$ 42 mil. Se preferir, poderá comprar 23 imóveis no valor de R$ 300 mil cada, ou uma frota de 54 carros de luxo.

PRÉ-CANDIDATOS AO GOVERNO APROVEITAM CARNAVAL PARA TESTAR POPULARIDADE

Como tradicionalmente ocorre em ano eleitoral, os principais pré-candidatos ao governo da Bahia aproveitarão o Carnaval de Salvador para testar a popularidade. Levantamento realizado pelo jornal A Tarde desta quinta-feira (27) dá conta de que Rui Costa (PT) acompanhará o desfile do Olodum na Barra, nesta sexta (28), às 20h, e, ao lado do governador Jaques Wagner, participará no sábado (29) da saída do Ilê Ayiê, no bairro do Curuzu, a partir das 21h.

No domingo (2), ao meio-dia, o petista marcará presença no camarote oficial do Governo da Bahia, no Campo Grande. A senadora Lídice da Mata (PSB) também irá ao Ilê, no sábado, e na manhã seguinte prestigiará a folia de Amaralina. À noite, a socialista vai à festa do Pelourinho e, na segunda (3), participará da Mudança do Garcia. Do lado da chamada "união das oposições", que segue sem definição de postulante, Paulo Souto (DEM) acompanhará o prefeito ACM Neto (DEM) – que decretou silêncio sobre sucessão estadual aos seus aliados – e o presidenciável Aécio Neves (PSDB) no camarote oficial da prefeitura (Campo Grande) e circulará por outros espaços não anunciados na Barra.

Já Geddel Vieira Lima (PMDB) percorrerá vários blocos, como o Camaleão, na despedida de Bell Marques do Chiclete com Banana, e camarotes, a exemplo do oficial da prefeitura, Expresso 2222 e Contigo (ambos na Barra).

VACINA CONTRA ALZHEIMER COMEÇOU A SER TESTADA EM HUMANOS

A vacina contra o Alzheimer, desenvolvida pela empresa Araclon Biotech, entrou na fase clínica de teste em humanos na Espanha, com 24 pessoas, para avaliar sua tolerância e segurança.

A notícia fui anunciada durante a inauguração da nova sede da empresa em Zaragoza. Na primeira fase, prevista para ser concluída em 2015, será analisada a tolerância do medicamento, ou seja, sua toxicidade e não tanto sua efetividade, afirmou o diretor cientista, Manuel Sarasa.

Na fase seguinte, serão testadas doses diferentes, dependendo se estimulam ou não o sistema imunitário dos voluntários com a droga. A partir daí, vários protocolos serão elaborados. Esta fase, que normalmente dura dois anos, será seguida de outra, com cerca de três anos.

Sarasa destacou que o principal projeto desta companhia é "acabar com o Alzheimer", o que requerer a contribuição de cientistas, médicos, empresas farmacêuticas, associações e políticos. (As informações da Agência EFE)

TRAVESSIA SALVADOR-MARGRANDE TEM MOVIMENTO MODERADO E EMBARQUE IMEDIATO NESTA QUINTA

Nesta quinta-feira (27), o movimento de passageiros saindo da cidade em direção à Ilha de Itaparica é moderado na travessia marítima Salvador-Mar Grande. O embarque está sendo imediato no Terminal Náutico da Bahia e os horários de saída estão acontecendo de 30 em 30 minutos. A expectativa da Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) é que o fluxo cresça a partir das 11h, principalmente se o tempo melhorar.

Das 7 às 9h30 desta quinta-feira, as embarcações saíram do Terminal Náutico da Bahia, no Comércio, e atracaram no Terminal do Sistema Ferry-boat, em Bom Despacho, devido à maré baixa que impedia as manobras no Terminal Hidroviário de Vera Cruz, na Ilha.

Durante todo o período de Carnaval, a travessia Salvador-Mar Grande vai operar com 14 embarcações, podendo fazer horários de 15 em 15 minutos. Nesta quinta, as condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas, com mar calmo e ventos fracos, mesmo com a chuva que amanheceu na cidade. O último horário previsto saindo de Salvador será às 20h, mas caso exista demanda ele poderá ser estendido.

Com grande procura, os catamarãs que fazem a linha Salvador-Morro de São Paulo vão sair do Terminal Náutico com lotação completa. A Astramab recomenda aos usuários que adquiram as passagens para o Morro de São Paulo diretamente nos guichês do Terminal Náutico da Bahia. O bilhete custa R$ 75 e a viagem dura 2h e 20m. (As informações do Correio)

INTERNAUTAS VENDEM CREDENCIAIS DE ACESSO AO CARNAVAL

Internautas usam as redes sociais para vender as credenciais de acesso aos circuitos do Carnaval. A prefeitura entregou dois adesivos para cada residência nos bairros onde tem folia e nas ruas adjacentes, como Barra, Ondina, Campo Grande e Corredor da Vitória. A credencial deveria ser de uso exclusivo dos moradores.

Esse é o primeiro ano que a prefeitura utiliza esse modelo de acesso das pessoas em suas casas. Nos outros anos, bastava apresentar o comprovante de residência.

A Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador) informou que não tem como coibir a comercialização, mas que lamenta o fato e estuda como vai coibir essa prática nos próximos anos. (As informações do A Tarde)

PIB CRESCE 2,3% EM 2013 E SOMA R$ 4,838 TRI, DIZ IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou aumento de 2,3% em 2013 ante 2012, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao anunciar o resultado das Contas Nacionais Trimestrais. O resultado veio no teto do intervalo das estimativas dos analistas consultados pelo AE Projeções (de 2,07% a 2,30%). A mediana era de 2,20%.

No quarto trimestre de 2013, o PIB cresceu 0,7% em relação ao trimestre imediatamente anterior, resultado que ficou acima das estimativas dos analistas, que previam desde estabilidade a alta de 0,55%, com mediana de 0,23%, nessa comparação.

Na comparação com o quarto trimestre de 2012, o PIB apresentou alta de 1,9% no quarto trimestre de 2013, vindo acima das estimativas coletadas pelo AE Projeções, que variavam de 1,07% a 1,80%, com mediana de 1,50%. O PIB do quarto trimestre do ano totalizou R$ 1,290 trilhão. Com esse resultado, o PIB de 2013 somou R$ 4,838 trilhões.

LIMINAR SUSPENDE COBRANÇA DE IPTU À EBAL

A Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) obteve uma liminar que suspende a cobrança do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU), enquanto é julgada uma ação anulatória de débito fiscal impetrada pela autarquia, no último dia 14.

Na ação, a empresa de capital misto pede anulação do reajuste do imposto da Ceasa da CIA-Aeroporto, que saltou de aproximadamente R$ 598 mil para R$ 8,5 milhões, o que representa um aumento de cerca de 1.400%.

No tarde de terça-feira, o juiz Jerônimo Ouais Santos, da 1ª Vara da Fazenda Pública, deferiu a liminar. Segundo o advogado Oscar Mendonça, responsável pela ação, a Ebal pede que o IPTU do imóvel em questão seja discutido. "Essa decisão representa o resguardo dos direitos da Ebal de não ter de pagar uma dívida completamente equivocada. Trabalha em cima de um valor venal que está destoante, acima do mercado", afirmou.

Mendonça disse, ainda, que o valor do metro quadrado era, em 2013, R$ 7. Com a revisão, passou para R$ 193. Já o valor do IPTU de 2014 corresponde a todo o orçamento da empresa para 2013.

"Dizem que é por não ter reajuste há vários anos, mas fizemos pesquisa de mercado em situações semelhantes e descobrimos terrenos na região da rodovia CIA-Aeroporto (BA-526) a R$ 5 o metro quadrado", disse o advogado, que é o presidente da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA). (As informações do A Tarde)

TRANSALVADOR CRIA SITE TIRA-DUVIDAS E POSTO ÁRA ATENDER DEMANDA NO CARNAVAL

Para esclarecer dúvidas dos foliões sobre transporte público e modificações no trânsito no Carnaval, a Transalvador lançou o site www.transportenocarnaval.salvador.ba.gov.br e disponibilizou o número 118. Nos arredores dos circuitos, seis bases operacionais serão distribuídas em locais como as avenidas Centenário e Garibaldi, no Vale do Canela, na Praça do Sol, em Ondina e na Praça Cairu.

Na sede do órgão, no Vale dos Barris, foi montado o Posto do Último Minuto, que atenderá demandas urgentes da população até a próxima quarta-feira (5), das 8h30 às 19h30. Em relação ao zoneamento das áreas com circulação de veículos restrita a moradores, quem não recebeu as credenciais oferecidas pela Prefeitura de Salvador devem comparecer à Transalvador com originais e cópias do boleto de IPTU, RG e documento do veículo.

ARTISTAS DE PESO CANTAM HOJE EM CAMAROTES DE LUXO NA FOLIA DE MOMO

Diferentes petiscos servidos em bandeja, bebida gelada até o final, entretenimento para todos os gostos, banheiros limpos, brindes diversos, maquiador e cabeleireiro à disposição e ainda massagem para relaxar. Como se não bastassem todas essas mordomias, os camarotes mais badalados do Carnaval estão oferecendo hoje shows exclusivos com artistas de peso para os foliões que querem fugir do empurra-empurra da pipoca e dos blocos. Quem quiser ver Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Chiclete com Banana de perto, nesta quinta-feira, terá de comprar um ingresso para um espaço vip na folia.

Os chicleteiros que quiserem assistir ao último show de palco de Bell Marques no comando da banda Chiclete com Banana terão que disputar um dos últimos ingressos do Camarote Salvador para hoje. A despedida, prevista para começar por volta da 0h, será na boate do espaço.
Com capacidade para 3,5 mil pessoas por dia, a boate já é conhecida por receber os melhores DJs internacionais, como Steve Aoki e Armin.

Para a diretora-geral da Vevo no Brasil - empresa responsável pela produção artística do camarote -, Fátima Pissarra, o show de hoje será emocionante. “Pelo segundo ano consecutivo, o Chiclete vai abrir a boate, como forma de abençoar os maiores nomes da música eletrônica mundial que passarão pelo espaço”.

A assessoria de comunicação do Chiclete com Banana deu uma pista de como será a despedida. Com duração de três horas, o show fará os foliões relembrarem os grandes carnavais da banda, com músicas antigas que não estavam no repertório há tempo. “Esse resgate foi pedido pelos fãs desde que Bell anunciou a saída da banda”, informou a assessoria.

Quem quiser fazer parte deste momento em um dos espaços mais luxuosos da Barra/Ondina, com serviço all inclusive de primeira, terá de desembolsar R$ 1.090, no caso do ingresso feminino, ou R$ 1.590, para o masculino. (As informações do Correio)

AÉCIO VÊ FURDUNÇO E VISITA EXPRESSO 2222 NA SEXTA-FEIRA

Pré-candidato a Presidência da República, o senador Aécio Neves, divulgou sua programação durante a visita ao Carnaval de Salvador, nesta sexta-feira (28). O presidente nacional do PSDB assistirá o desfile dos blocos do Furdunço, às 16h, no Camarote Oficial da Prefeitura, no Circuito Osmar (Campo Grande), acompanhado pelo líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy. À noite, ele seguirá para o circuito Dodô (Barra-Ondina) e estará no Camarote Expresso 2222, às 19h. “Vai ser um prazer mostrar, ao senador a alegria do carnaval baiano”, disse Imbassahy, que afirmou nesta quarta (26) que Aécio veio conferir a folia momesca a convite do prefeito ACM Neto.

COM VOTO DE ZAVASCKI E WEBER, MAIORIA DO STF ABSOLVE MENSALEIROS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA

Com a retomada, por volta das 10h20 desta quinta-feira (27), da sessão de análise dos embargos infringentes do Supremo Tribunal Federal (STF), que definirá se oito condenados no processo do mensalão praticaram o crime de formação de quadrilha, os ministros Teori Zavascki e Rosa Weber votaram pela absolvição dos réus. Somado aos votos da sessão desta terça-feira (26), que ficaram em 4 a 1 favorável aos mensaleiros, a maioria do STF decidiu pela absolvição dos condenados.

Os ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Joaquim Barbosa ainda manifestarão seu voto. Entre os que podem ser absolvidos do crime está o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; o ex-deputado José Genoino, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares e o publicitário Marcos Valério. Caso o STF decida pela absolvição, suas penas serão mantidas, porque as referentes ao crime de formação de quadrilha não foram executadas ainda. Não será feita também mudanças de regime, de semiaberto para fechado, como seria o caso de José Dirceu, caso os magistrados decidissem pela condenação.

Os crimes que os fizeram já estar presos desde novembro do ano passado não cabem mais recursos, como peculato, corrupção, evasão de divisas. Para Zavascki, que não estava na Corte em 2012, quando o processo foi julgado, houve “notória exacerbação” nas punições atribuídas a formação de quadrilha. Já Rosa Weber já tinha se afirmado que este crime não foi praticado pelos réus do mensalão. (As informações do UOL)

AXÉ, PAGODE E SAMBA ABREM O CARNAVAL DE SALVADOR

Asa de Águia, Timbalada, Saulo Fernandes, Leo Santana e Moraes Moreira são algumas das atrações que desfilam nesta quinta-feira, 27, primeiro dia do Carnaval de Salvador. Elas estão na programação do circuito Dodô (Barra-Ondina), que ainda conta com o desfile de fantasias e animação do bloco Os Mascarados, que completa 15 anos este ano.

Já no circuito Osmar (Campo Grande-Centro), o pagode, o samba e blocos afros predominam no primeiro dia da folia. O grupo Psirico abre o desfile, seguido por Araketu. Também se apresentam os cantores Dudu Nobre, Diogo Nogueira, Nelson Rufino, Péricles, Tonho Matéria e Lazzo, entre outros, e os grupos Fora da Mídia, É o Tchan e Gera Samba.

A banda Armandinho, Dodô e Osmar, que este ano completa 40 carnavais, também é uma das atrações do circuito. Formada por Betinho, Armandinho, Aroldo e André Macêdo, o grupo promete um repertório comemorativo, ao som da guitarra baiana.

A folia do Carnaval ainda se estende pelo circuito Batatinha (Centro Histórico). Lá a festa começa mais cedo, às 17 horas, com grupos musicais e performances nas praças e ruas do Centro Histórico. Os largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D'Água também têm programação que vale a pena conferir. (As informações do A Tarde)

SEIS BAIRROS TERÃO 17 SHOWS DE SÁBADO A TERÇA-FEIRA

Seis bairros terão 17 shows por dia a partir de sábado. A programação, que tem nomes como Ara Ketu, Baiana System, Ju Moraes, Adão Negro, Paulinho Boca, Gerônimo, Pepeu Gomes e Ilê Aiyê, acontece em palcos montados em Cajazeiras, Itapuã, Boca do Rio, Liberdade, Plataforma e Periperi. Este ano, a inovação fica por conta dos bailes infantis, comandados por Carla Perez, Bailinho de Quinta e Fred Dantas, a partir das 17h.

CAJAZEIRAS
Local: Campo da Pronaica
Sábado
20h - Banda Espelhart
22h - Povo de Santo
23h30 - Motumbá
1h30 - 4 Pretos

Domingo
17h - Fred Dantas
20h - Ju Moraes
22h - Virada no Mói de Coentro
23h30 - Cutuk
1h30 - Magno Show

Segunda-feira
20h - Vanera & Banda
22h - Mestiços
23h30 - Tribo na Gandaia
1h30 - Kebra Nagast
Terça-feira
20h - Missinho
22h - Virgílio
23h30 - Adão Negro
1h30 - Cat’s Samba

ITAPUÃ
Local: Praça Dorival Caymmi
Sábado
20h - Fora da Mídia
22h - Gerônimo
23h30 - Outros Baianos
1h30 - Zé Paulo

Domingo
17h - Bailinho de Quinta
20h - Edil Pacheco
22h - Ara Ketu
23h30 - Carlos Pita
1h30 - Dadobrazzaville

Segunda-feira

20h - Ju Moraes
22h - Banda Inter
23h30 - Abafucaso
1h30 - Mangaba na Cuia
Terça-feira
20h - Paulinho Boca
22h - Ginga Sensual
23h30 - Caxambu
1h30 - Açúcar Improviso Latino

LIBERDADE

Local: Praça Nelson Mandela
Sábado
17h - Carla Perez
20h - Sarajane
22h - Os Machistas
23h30 - J. Comancheiro
1h30 - DJ Branco

Domingo

20h - Saulo Calmon
22h - Ilê Aiyê
23h30 - J. Veloso e convidados
1h30 - Catadinho do Samba

Segunda-feira

20h - Diumbanda
22h - Gerônimo
23h30 - Banda Caiman
1h30 - Negro da Fé
Terça-feira
20h - Pepeu Gomes
22h - Mr. Armengue
23h30 - Q’Delícia
1h30 - Arnaldo Rafael e Banda

PLATAFORMA
Local
: Praça São Braz
Sábado
20h - Bambeia
22h - Montalanbow
23h30 - Dom Fernandes
1h30 - Pagode Total

Domingo
20h - Jorge Taime
22h - Banda .Com
23h30 - Zavan Liv
1h30 - Balack Back

Segunda-feira

20h - Banda Trimania
22h - Gilmar Monteiro
23h30 - Sou do Samba
1h30 - Super Natural
Terça-feira
17h - Carla Verde
20h - Espiga Nua
22h - Samba Mil Graus
23h30 - Robinho e Banda
1h30 - Tribo Baiana

BOCA DO RIO

Local: Praça de esportes da orla
Sábado
20h - Zé Honório
22h - Banjolada
23h30 - Penha Oliveira e Banda
1h30 - Joca Barreto

Domingo
20h - Dr. Paulo
22h - Banda Oliveira
23h30 - TH Banda
1h30 - Lucas Marques

Segunda-feira
17h - Carla Verde
20h - Cida Lima
22h - Xinelo de Couro
23h30 - Forró N 1
1h30 - Cacau com Laranja
Terça-feira
20h - Amanda Santiago c/ Brasil
22h - Rita e SylBalada Mix
23h30 - Jorge Zarath
1h30 - Pano de Prato

PERIPERI
Local: Praça da Revolução
Sábado
20h - Baiana System
22h - Sheik Black
23h30 - Saulo Calmon
1h30 - Tule Mágico

Domingo
17h - Carla Verde
20h - Capa Fixa
22h - Banda Boa Viagem
23h30 - Cupido
1h30 - Samba Papelão

Segunda-feira

20h - Sarajane
22h - Mahatman
23h30 - Samba de Roda Urbano
1h30 - Penteadeira de Kenga
Terça-feira
20h - Samba de Ladainha
22h - Fred Menendez
23h30 - Sangue Brasileiro
1h30 - Viola de Doze

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

EQUIPES DA SEMPS INICIAM NESTA QUINTA ABORDAGENS NO CIRCUITO DO CARNAVAL PARA COIBIR TRABALHO INFANTIL

A partir desta quinta feira (27) as 20 equipes de abordagem da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) começam suas atividades no circuito do carnaval com o objetivo de combater, enfaticamente, a exploração do trabalho infantil, especialmente por parte dos comerciantes ambulantes que têm permissão para trabalhar no circuito. No primeiro momento os pais e responsáveis serão orientados a deixar seus filhos em casa ou então nos abrigos montados pela SEMPS. Aqueles que insistirem em utilizar os menores nas suas tarefas ou mesmo deixarem que eles perambulem e durmam nas ruas e avenidas, terão suas mercadorias e equipamentos perderão a licença e não mais poderão trabalhar.

As equipes de abordagem da SEMPS serão compostas por cinco profissionais - um assistente social ou um psicólogo e quatro educadores - mantendo plantões 24 horas por dia tanto na região do Campo Grande quanto na região da Barra/Ondina, com apoio dos conselhos tutelares, das Policias Militar e Guarda Municipal e das equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) . A ideia, segundo o Secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, é dobrar os números do ano passado quando foram realizadas 6.438 abordagens que resultaram no abrigamento de 256 crianças, no reencaminhamento de 2014 para residências de parentes e na concessão de 141 cestas básicas.

“Em 2013 o abrigamento e a retirada de crianças das ruas foi feito na base do dialogo com pais e responsáveis. Este ano não tem conversa: quem descumprir a determinação da Prefeitura e insistir em levar menores para o trabalho sujeitando- os, inclusive, à violência sexual, simplesmente perderá todas as mercadorias e será imediatamente retirado do circuito”, enfatiza Mauricio Trindade.

LOCAIS DE ACOLHIMENTO - O acolhimento institucional temporário será realizado em quatro abrigos da SEMPS distribuídos em pontos estratégicos do circuito, com capacidade para atender 360 crianças e adolescentes. Os abrigos funcionarão das 19 horas de quinta-feira (dia 27 de fevereiro) até às 15 horas da quarta–feira, (dia 04 de março).

Circuito Centro
• Escola Municipal Permínio Leite: Rua Democrata, 168;
• Escola Estadual Senhor do Bonfim: Rua General Labatut, s/n, Barris;

Circuito Barra/Ondina
• Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC): Rua do Corte Grande – Alto de Ondina.
• Creche Calabar (Rua Maria Pinho, S/N).

Nos abrigos, as crianças e adolescentes participarão de várias atividades educativas e lúdicas ao longo do dia, farão a higiene pessoal e cinco refeições diárias, sempre orientados e acompanhados por educadores e nutricionistas. As pessoas que presenciarem situações de violação de direitos poderão registrar sua denúncia, informando o local, para que uma equipe de abordagem possa tomar as devidas providências.

Telefone: Abordagem social: (71) 9987-5147 / Denuncias contra a violação de direitos de Crianças e Adolescentes: (71) 9623-4955.

Por: Sergio Toniello e Andrea Nascimento

DUDA SANCHES PEDE VIGILÂNCIA À PRAÇA DO CAMPO GRANDE NO CARNAVAL

Após grande luta pela revitalização da Praça do Campo Grande, que encontrava-se em total estado de abandono, o vereador Duda Sanches (PSD), apela para que a prefeitura não descuide da fiscalização e limpeza do espaço durante o Carnaval. Segundo ele, hoje a praça é classificada, como importante equipamento de lazer, não apenas para os moradores da área. "Portanto, não pode correr o risco de voltar a ser degradada e o dinheiro público seja mais uma vez jogado no lixo".

Afinal, conforme o edil destaca, a batalha foi árdua. "E hoje temos orgulho de poder voltar a frequentar o Campo Grande, mas a manutenção, a fiscalização, em especial na folia de momo, sem dúvida, precisa ser redobrada, pois trata-se de um local que concentra grande um dos maiores públicos do circuito".

A reforma, que de seu após audiência pública requerida pelo vereador, incluiu recuperação de fontes luminosas ;pavimentação; limpeza do piso e das esculturas; instalação de sanitários mais amplos e confortáveis; paisagismo, Guarda Municipal permanentemente no local e serviços de pintura e marcenaria, dentre outras melhorias. Foram investidos cerca de R$1,4 milhão, oriundos dos cofres municipais e do Programa Verde Perto, de adoção de praças, coordenado pela Secretaria da Cidade Sustentável (Secis). O local foi adotado pela empresa de publicidade Impacto Outdoor. O contrato tem vigência inicial de um ano, podendo ser prorrogado por igual período sucessivamente.

ONGs SÃO INVESTIGADAS POR IRREGULARIDADES EM SALVADOR

Quatro ONGs de proteção aos direitos da criança e do adolescente e direitos humanos, em Salvador, são investigadas por suspeita de estarem atuando irregularmente como forças-policiais em festas populares e emitindo carteiras que dariam acesso gratuito a transportes coletivos e eventos para os seus membros.

A investigação foi divulgada pela Polícia Civil, nesta quarta-feira, 26. O resultado da operação deflagrada pela Coordenação de Operações Especiais (COE), será apresentado nesta quarta-feira.

De acordo com a Polícia Civil, foram apreendidos fardamentos, carteiras de identificação, algemas de lacre, bastões, radiocomunicadores, documentos e computadores nas sedes da Interbusca Desaparecidos, Interbusca Bahia, Gapinj - Grupo de Agente de Proteção a Infância e Juventude, Ropinju-DH - Rede de Oficiais de Proteção da Infância, Juventude e Direitos Humanos e nas casas de seus respectivos presidentes. Um revólver de calibre 38 também foi apreendido. (As informações do A Tarde)

GILBERTO CARVALHO ADMITE QUE GOVERNO FINANCIOU EVENTO DO MST

O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, admitiu nesta quarta-feira (26) que o governo federal financiou uma feira de produtos agroecológicos promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). “É próprio de um governo democrático financiar iniciativas que convirjam para o bem da sociedade", disse Gilberto Carvalho, ao comentar reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, segundo a qual o governo financiou evento do MST, que terminou em violência na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

O ministro participou, na manhã de hoje da abertura de um encontro, no Itamaraty, em que serão discutidos temas de política externa. O evento vai até 2 de abril. Mais cedo, ao participar, no Ministério do Planejamento, de um seminário sobre a elaboração de planos plurianuais com a participação social, Carvalho disse que o Itamaraty era uma das "caixas-pretas" que, gradualmente, vêm-se abrindo, com a maior participação social da população.

Segundo o ministro, o Brasil avançou de maneira decisiva, mas não na velocidade com que se sonhava, no processo de democratização do Estado. Carvalho destacou que hoje há mais participação social de segmentos que, antes, não tinham voz ativa na elaboração de políticas públicas e de planos estratégicos.

"É isso que estamos cumprindo. E vamos fazer uma discussão com a sociedade sobre a questão da política externa do país. A população tem, sim, que participar. Nossos companheiros do Ministério das Relações Exteriores entenderam isso e começam a abrir aquilo que era uma caixa-preta", disse o ministro.

No mesmo evento, Carvalho falou sobre uma carta enviada pelas Nações Unidas (ONU) ao Brasil em meados do ano passado, em que o organismo expressou preocupação com o uso excessivo da força policial como resposta às manifestações populares que ocorreram no país. Para o ministro, protestos são democráticos, bem-vindos, e não serão empecilho à realização da Copa do Mundo.

"Precisamos dizer ao mundo que o Brasil é um país essencialmente democrático. O mundo vai ter que entender que o Brasil tem uma forma muito própria de tratar as manifestações", disse ele. (As informações da Agência Brasil)

HOMEM É MORTO APÓS REAGIR A ASSALTO NO CABULA

Um homem ainda não identificado foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira, 26, no bairro do Cabula, em Salvador. O crime aconteceu na rua Padre Anchieta, próximo ao Conjunto ACM. De acordo com informações de testemunhas, o homem foi assassinado após reagir à ação de dois assaltantes.

O corpo da vítima permanece no local do crime até a chegada de uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Policiais militares foram deslocados para a região, onde se aglomera um grande número de curiosos. Agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) também são aguardados para a realização do levantamento cadavérico. Ainda não há informações sobre os autores do crime. (As informações do A Tarde)

DILMA REAGE À CAMISA POLÊMICA DA ADIDAS

A presidente Dilma Rousseff usou o Twitter para alertar sobre o perigo da exploração sexual. O Brasil, segundo Dilma, “está feliz em receber turistas que chegarão para a Copa, mas também está pronto para combater o turismo sexual”.

O pronunciamento da presidente é uma resposta à polêmica campanha lançada pela Adidas. Uma linha de camisetas da empresa apresenta mensagens de duplo sentido, com conotação sexual. Uma delas traz a frase “Looking to score”, que pode ser traduzida por “em busca dos gols”, mas também pode ser “querendo sexo”.

Na outra, a estampa é um coração amarelo no formato de nádegas femininas com fio dental verde. A Embratur entrou em contato com a direção da Adidas no Brasil. E deu certo.

A empresa de material esportivo afirmou que a linha não estará mais à venda. “Os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca”. (As informações do G1)

LEVANTAMENTO MOSTRA DESIGUALDADE ENTRE GRANDES MUNICÍPIOS

Um levantamento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) mostra que ainda existe grande desigualdade entre os municípios com mais de 80 mil habitantes no país. Segundo o estudo divulgado hoje (26), a arrecadação das 100 cidades mais pobres e com piores indicadores sociais representa apenas 27,4% do que arrecada o restante dos 257 municípios de mesmo tamanho.

A desigualdade é percebida também quando analisada a renda per capita desses municípios mais pobres, que alcança 49% do restante dos municípios de mesmo porte. Os dados são do Anuário G100, que analisa as contas dos 100 municípios de mais de 80 mil habitantes com menor receita (isto é, o montante arrecadado regularmente pela prefeitura) por habitante.

Segundo o estudo, levaria um século para que esses municípios atingissem a renda per capita média dos demais. O estudo também analisa indicadores sociais, como a taxa de homicídios. Enquanto no G100 a taxa de assassinatos na faixa etária de 20 a 29 anos é 94,8 por 100 mil, nos demais, a taxa é 63,8 por 100 mil.

Há disparidade ainda no saneamento básico e na saúde. Enquanto a média dos gastos per capita com saúde do G100 gira em torno de R$ 296, a média dos demais fica em R$ 550. A média dos gastos com educação do G100 é R$ 3.373 por aluno. Nos demais, a média é R$ 5.120. Em relação ao desempenho no Ideb (indicador do Ministério da Educação que avalia a qualidade do ensino), apenas 5% dos municípios do G100 tiveram nota acima de 5,5, enquanto nos demais esse índice chegou a 35,3%.

Esses municípios concentram 22 milhões de pessoas, ou seja, 11,2% da população brasileira. A maioria das 100 cidades está nas regiões metropolitanas dos grandes centros urbanos. Segundo o presidente da FNP, José Fortunati, são, em geral, municípios-dormitório, ou seja, em que grande parte dos habitantes se desloca a outra cidade para trabalhar. Apesar disso, a população demanda educação e saúde em seu próprio município.

“Até bem pouco tempo, o conceito era que município pequeno era município pobre e município grande era município rico. Nós quebramos essa lógica, demonstrando que existem 100 grandes municípios que têm uma população enorme, mas com discrepâncias socioeconômicas extremamente aviltantes”, disse Fortunati, que é prefeito de Porto Alegre (RS).

Segundo Fortunati, o principal problema dessas cidades é de ordem financeira. Há poucos recursos disponíveis para prestar um bom serviço à população. “Por mais que nossos prefeitos e prefeitas busquem fazer, eles não têm recursos. Eles não têm condições de dar um atendimento adequado à população e, em geral, à população carente, que normalmente é em grande número. Eles agregam uma população que vive em outros municípios, mas que precisam de assistência básica, água encanada e esgoto em seu município. E os prefeitos têm séria dificuldade de dar um atendimento adequado.” (As informações da Agência Brasil)

GOLDEN PARK É INTERDITADO APÓS ACIDENTE COM 2 FERIDOS

A Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) interditou na manhã desta quarta-feira, 26, o parque de diversões Golden Park, localizado na avenida Paralela, em Salvador, após um acidente que deixou duas pessoas feridas na noite de terça, 25.

Os fiscais de segurança da Sucom constataram, durante vistoria, que houve o rompimento da fibra da base de um carrinhos de um dos brinquedos, o que teria ocasionado a queda de uma altura de aproximadamente 1,5 metro. As duas vítimas, Vanderson Ramos e Francisco Carlos Santos, tiveram ferimentos leves, foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE) e, depois, liberados, conforme informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

De acordo com a Sucom, a interdição do parque foi feita com base no artigo 228, incisos I e II, do Código de Polícia Administrativa e só poderá ser revertida quando a administração do parque apresentar novo laudo técnico, assinado por profissional credenciado ao Conselho Regional de Engenharia Agrônoma (Crea), atestando a perfeita condição de funcionamento de todos os brinquedos.

A Sucom informa, ainda, que a liberação da licença para a instalação de parques de diversão em Salvador está condicionada à apresentação de laudo técnico, assinado por profissional credenciado ao Crea. Conforme o órgão, todas as condicionantes de licença foram atendidas pelo Golden Park, que entregou à Sucom, em outubro de 2013, laudos técnicos com validade até março de 2014. (As informações do A Tarde)

MARINHA ENCERRA INSCRIÇÕES PARA CONCURSO COM 1860 VAGAS NESTA QUINTA

Acabam nesta quinta-feira (27), as inscrições do concurso de admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais com 1860 vagas. Para participar do certame, os candidatos devem ser brasileiros, do sexo masculino com idade mínima de 18 anos e máxima de 21 anos de idade e ter concluído o ensino fundamental.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.mar.mil.br/cgcfn/ na parte de concurso. A taxa é de R$ 12,00 e deve ser paga até o dia 28 de fevereiro. Os candidatos aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas, realizarão a matricula para fazer um curso com duração de aproximadamente dezessete semanas e receberão R$ 590,00 na condição de fuzileiro naval.

Caso seja aprovado no curso, o candidato será nomeado Soldado Fuzileiro Naval e passará a receber uma remuneração inicial de R$ 1.435,00. As 1620 vagas estão disponíveis para as regiões Sul e Sudeste e as restantes 240 para os candidatos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, obedecendo a ordem de classificação do concurso.

ATOR ACUSADO DE ROUBO É SOLTO NO RIO

O psicólogo e ator Vinícius Romão de Souza deixou a Cadeia Pública Patrícia Acioli, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, no início da tarde desta quarta-feira, 26. Ele passou 16 dias preso sob a acusação de ter assaltado uma mulher no bairro do Méier, na zona norte carioca. A mulher inicialmente afirmou tê-lo reconhecido como autor do assalto, mas depois voltou atrás e afirmou não ter certeza de que seja ele o criminoso.

Mais de dez amigos de Souza foram até a porta do presídio para acompanhar a libertação. Ao sair, o ator preferiu não atender a imprensa e disse apenas: "Amanhã eu converso com todos vocês. A justiça vai ser feita."

O ator estava acompanhado pelo advogado Rubens Nogueira de Abreu e por familiares. Souza fez uma participação na novela Lado a Lado, da TV Globo. (As informações da Agência Estado)

APLICATIVO OFERECE SERVIÇOS E AJUDA FOLIÃO A LOCALIZAR BLOCOS DURANTE A FOLIA

O aplicativo que localiza os cerca de 100 trios elétricos que vão passar pelos circuitos do Carnaval de Salvador já está disponível para download gratuito na App Store e no Google Play, lojas virtuais da Apple e do Android, respectivamente. Ainda mais rápido este ano, o app Onde Está Meu Trio?, premiado pelo Internacional Newsmedia Marketing Association em 2012, está disponível para smartphones, mas também pode ser explorado através de computadores pessoais pelo endereço www.ibahia.com/ondeestameutrio.

A ideia, no entanto, é facilitar a vida de quem está a caminho da folia e quer saber, em tempo real, onde está o artista que ele quer ver passar na avenida. Apesar da alta tecnologia aplicada ao produto, lançado em parceria com a Sascar, a utilização da ferramenta é simples.

Na primeira tela do app, o usuário tem quatro opções: localizar os trios que estão no Campo Grande ou Barra-Ondina, acessar a programação oficial dos três circuitos (incluindo o Batatinha, no Centro Histórico), ver as fotos dos principais blocos e camarotes e compartilhar imagens com os amigos através do Facebook, rede social integrada ao aplicativo.

Com a praticidade que o folião precisa em plena folia, o app assegura as principais funções para quem quer curtir, com tranquilidade, a festa na capital baiana sem perder nenhum momento ao longo dos seis dias da maior festa popular do planeta. (As informações do Correio)

COMER FORA DE CASA EM SALVADOR ESTÁ CADA VEZ MAIS CARO

A impressão dos soteropolitanos de que comer fora de casa está cada vez mais caro foi comprovada por um levantamento da Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia (SEI).

Um desdobramento do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado com exclusividade para o jornal A TARDE, mostra que almoçar, jantar ou petiscar fora de casa em Salvador ficou 9,08% mais caro em 2013, quando comparado a 2012.

No setor de alimentação, a refeição a peso ficou 10,32% mais cara. Já os restaurantes à la carte aumentaram os preços em 6,62%.

Os maiores preços das refeições afetam principalmente quem almoça diariamente fora de casa por causa do trabalho. É o caso da técnica de vendas Cristina Andreo.

"Os preços estão muito altos. Como fora todos os dias e a média é de R$ 18 por dia. Isso porque como pouco", diz. Ela afirma que é difícil encontrar restaurantes que cobrem menos de R$ 30 por quilo.

Entre os produtos com maior aumento estão o refrigerante, com crescimento de 14,2% , a água mineral (10,9%) e cerveja (8,35%), que também apresentaram variações maiores do que a inflação oficial, de 5,91%. (As informações do A Tarde)

POLICIA MILITAR DIVULGA DICAS PARA QUE FOLIÕES BRINQUEM COM TRANQUILIDADE

No meio da multidão que toma as ruas durante a folia, cautela nunca é demais. Então, a Polícia Militar divulgou algumas dicas para que os foliões possam brincar mais tranquilos. Evite utilizar relógios e celulares que chamem atenção, joias e máquinas de fotografar. Também é bom levar para o circuito apenas a quantidade de dinheiro necessária para o dia e a cópia do documento de identificação.

Para atravessar de um lado para o outro do circuito, cruze a via após a passagem do bloco. Sempre que suspeitar de algo, acione a PM, evitando qualquer tipo de discussão com outros foliões. A Operação Carnaval da Secretaria da Segurança Pública envolve 20.806 mil policiais.

A estrutura de segurança contará ainda com um motoplanador, três helicópteros e um avião. As aeronaves serão responsáveis pelo monitoramento da festa e eventuais prestações de socorro urgente que sejam necessárias durante a festa. Em 23 pontos de entrada na folia, a PM terá pórticos de abordagem, onde os foliões poderão ser revistados e passar por detectores de metal.

Ainda no quesito segurança, é preciso tomar cuidado com as crianças, que devem estar identificadas. Como dica, o Juizado de Menores indica que os pais façam um crachá ou pulseira com dados como telefone e endereço. Os pais devem também beber com moderação quando estiverem com seus filhos pequenos no Carnaval, pois o álcool ajuda na distração.

A criança deve ser orientada, em caso de se perder, a procurar um policial ou segurança no local em que se perdeu. Já os pais devem procurar a polícia ou o Juizado de Menores. Este ano, 300 agentes de proteção estarão em três pontos: na 1ª Primeira Vara da Infância e Juventude, na Garibaldi, em posto no Campo Grande, perto da Igreja Batista Sião Ancião, e no Pelourinho. (As informações do Correio)

TRANSALVADOR COMPROU 10 MIL NOVOS BAFÔMETROS PARA BLITZE NO CARNAVAL

Duas equipes da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) realizarão blitze da Lei Seca nos principais circuitos do Carnaval, informou o superintendente Fabrizzio Muller.

“Compramos mais de 10 mil bicos de etilômetro (bocais de bafômetro). Vamos intensificar a fiscalização, por conta da restrição de veículos nos horários determinados”, disse Muller, em relação às interdições no entorno, que serão iniciadas às 13h desta quarta-feira (26), no caso das avenidas Sete de Setembro e Oceânica.

A Transalvador atuará ainda com 20 guinchos para retirar os veículos estacionados em locais irregulares.

ARQUIBANCADAS: SISTEMA PARA EVITAR AÇÃO DE CAMBISTAS GERA LENTIDÃO NO ATENDIMENTO

Cinco horas de fila. Foi esse o tempo de espera para quem tentou comprar, ontem, ingressos para assistir o Carnaval das arquibancadas do Campo Grande. A lentidão no atendimento no primeiro dia de vendas foi apenas uma das queixas dos clientes na fila que se formou entre o balcão da Ticketmix e o estacionamento do Shopping Iguatemi — um dos locais de venda dos ingressos. Apenas dois guichês atendiam os foliões.

Um problema na impressão dos ingressos para o dia mais procurado pelo público — a terça-feira — deixou os clientes ainda mais insatisfeitos. Para completar, não deu para quem quis. Ainda na tarde de ontem, os ingressos para a terça já tinham terminado, assim como para domingo, segundo a Ticketmix.

Apesar de não ter divulgado o balanço das vendas, ontem, a empresa informou que os ingressos dos outros dias podem esgotar a qualquer momento. As vendas continuam até sábado, nos shoppings Iguatemi, Salvador e Paralela, sempre no horário de funcionamento dos centros de compras: das 9h às 22h.

Ao todo, segundo a prefeitura, são oferecidos 2.600 lugares no Campo Grande. Os preços variam conforme o dia da folia momesca: amanhã e sexta, os ingressos custam R$ 30. Para os demais dias, o valor cobrado será R$ 60. É aceito apenas dinheiro para a compra dos ingressos.

Anticambistas - Ontem, a lentidão no atendimento foi causada pelo sistema adotado para evitar a ação de cambistas. Pelo sistema, ao apresentar o CPF, o folião só pode comprar dois ingressos para cada dia de festa. Depois de fazer o cadastro, o bilhete é impresso com o nome do comprador.

A funcionária pública Cleides Araújo, 57 anos, chegou ao Shopping Iguatemi por volta das 6h30 e, cinco horas depois, ainda não tinha conseguido comprar seu ingresso. “Vim da Ribeira e estou vendo que não vou sair tão cedo. Queria comprar os ingressos para ver a despedida de Bell, terça”, disse Cleides.

A assessoria da Saltur informou que a venda pela Ticketmix é de responsabilidade do consórcio OCP/Mago — que administra as arquibancadas do Campo Grande. Segundo a Saltur, a falha
na impressão dos ingressos foi solucionada ainda pela manhã. Segundo a TicketMix, o problema foi corrigido às 10h40. (As informações do Correio)

DEFENSORIA PÚBLICA ATENDE EM ESQUEMA DE PLANTÃO NO CARNAVAL

Durante o período do Carnaval, a Defensoria Pública da Bahia funcionará em esquema de plantão, a partir desta quinta, 26, das 15h às 21h, até a Quarta-feira de Cinzas, cujo funcionamento será das 9h às 15h.

Ao todo, serão mais de 100 profissionais que vão prestar assistência jurídica não só aos foliões, mas também às pessoas que não estarão na festa. O atendimento será realizado na sede da Defensoria (Rua Pedro Lessa, nº 123 - Canela).

Além do posto, os defensores públicos farão visitas itinerantes a postos policiais, delegacias e ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente.

Entre os atendimentos prestados estão o acompanhamento das pessoas presas em flagrante; solicitação de liminares, no caso de intervenções de urgências e emergências (internação hospitalar ou cirurgias); orientação jurídica para casos de discriminação; violência contra a mulher, idosos, crianças e adolescentes. Mais informações pelos telefones 3116-6012 (área penal) e 3117-6917 (não penal). (As informações do A Tarde)

MARQUETEIRO COBRA NA JUSTIÇA DÍVIDA DE CAMPANHA DO PSDB

A cinco meses do início da campanha eleitoral gratuita no rádio e na televisão, o PSDB se vê às voltas com uma disputa interna que envolve R$ 8,7 milhões e opõe o presidente do partido, senador Aécio Neves, e o ex-governador José Serra. O valor é a atualização de uma dívida que o marqueteiro Luiz Gonzalez cobrou na Justiça, no início deste mês, por trabalho que diz ter prestado à campanha de Serra à Presidência em 2010.

No comando do partido desde maio de 2013, Aécio não determinou o pagamento da dívida, o que levou Gonzalez a acionar a 2ª Vara de Execução de Título Extrajudicial para tentar reaver o valor cobrado dos tucanos há quatro anos. Antes de Aécio, o PSDB era presidido pelo deputado Sérgio Guerra (PE), que também não autorizou o pagamento. Questionado, o tesoureiro do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), aliado de Aécio, se esquivou. "Quem está com esse assunto é o próprio Aécio", afirmou, para complementar: "É ele que está acompanhando desde o início essa questão. Tem que olhar com ele, mesmo." Procurado pela reportagem, por meio da assessoria, Aécio não comentou o assunto.

Disse que ele está sendo discutido pelo diretor de Gestão Corporativa do partido, o ex-deputado João Almeida. Este, por sua vez, afirmou que a prioridade da sigla neste ano é a campanha de Aécio à Presidência. "Não podemos paralisar o partido para atender a uma dívida do passado. Tem que continuar tocando. Tem uma campanha futura. O bom senso seria pagar depois da campanha", afirmou Almeida. Ao contrário do tesoureiro, o diretor de Gestão Corporativa disse que Aécio não tem conhecimento da cobrança. "Não levei essa aporrinhação a ele ainda. Estou cuidando disso. Quando a intimação chegar eu vou ter que envolvê-lo." A ação foi protocolada em 6 de fevereiro. O PSDB ainda não foi notificado pela Justiça. (As informações da Agência Estado)

RONALDINHO GAÚCHO RESERVA HOTEL E CASA PARA OS 'CHEGADOS'

Além de dispor de uma megaestrutura para os convidados vips no camarote, Ronaldinho Gaúcho também pensou em onde os mais 'chegados' irão descansar após a folia.

Para isso, ele resolveu reservar metade dos quatros do hotel Atlantic Tower, onde o camarote está sendo instalado, para estes convidados.

Outros, com um peso maior de amizade com o craque - como Neymar (confirmado para estar no espaço no sábado) e Júlio César -, serão deslocados para uma casa na Linha Verde, mais exatamente na residência alugada por Ronaldinho na praia de Guarajuba, em Camaçari.

Mas, enquanto estiverem no espaço, ninguém pense que chegará perto dos "hipervips". Uma área reservadíssima será montada só para estas celebridades. (As informações do A Tarde)

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA LANÇA CONCURSO PARA NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou, nesta terça-feira (25), o edital para realização do concurso público da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA). São oferecidas 97 vagas imediatas, sendo 48 para cargos de Nível Superior, 11 para Nível Médio Técnico, e 38 para Nível Médio.

A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de provas objetivas marcadas para o dia 11 de maio, das 8h às 12h para nível superior e das 14h às 19h para nível médio. As inscrições ficam abertas no período de 03 de março até 27 de março, pelo site da FGV. A taxa é de R$ 75 para nível superior e R$ 65 para nível médio.

As vagas de nível superior são para as áreas de Auditoria (Administração, Ciências Contábeis, Direito e Economia), Administração, Análise de Sistemas / Informática / Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assessoria Legislativa (Direito), Assistência Social (Serviço Social), Ciências Contábeis, Economia, Engenharia (Engenharia Civil), Pedagogia, Pesquisa (História), Psicologia, Redação e Revisão Legislativa (Jornalismo, Comunicação Social, Letras) e Secretariado Executivo. O vencimento inicial é de R$ 1.729,14.

Os postos de nível médio são para as áreas Administrativa, Artes Gráfica (técnico em Artes Gráficas), Auxiliar de Odontologia, Contabilidade (técnico em Contabilidade), e Elétrica (técnico em Eletricidade). O vencimento inicial é de R$ 1.177,44.

O prazo de validade do concurso será de dois anos contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração da ALBA. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 080028344628 ou do e-mail concursoalba@fgv.br.

VEJA O EDITAL

LÍDER DO PSDB DEFENDE DISSOLUÇÃO DA COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA

Diante do arquivamento do procedimento aberto contra a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, pelo uso do helicóptero da Polícia Rodoviária, o Líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), defendeu a dissolução da Comissão de Ética Pública da Presidência da República por entender que o colegiado teve sua função invertida – em vez de aplicar a legislação que rege a conduta dos agentes da alta administração federal, serve apenas para limpar a barra dos auxiliares da presidente Dilma Rousseff. “É a Comissão da Ética da presidente”, diz.

O Líder do PSDB afirmou que a decisão da Comissão de Ética contrasta com a do Ministério Público Federal de Santa Catarina, que abriu investigação sobre o mesmo caso e anunciou, ainda em janeiro, o ajuizamento de ação por improbidade administrativa contra a ministra e a devolução de R$ 35 mil pelo uso da aeronave.

Imbassahy afirmou também que irá protocolar nesta terça-feira representação no Ministério Público Federal para que essa discrepância nas decisões seja apurada. A ação também será assinada pelo Líder do Democratas, Mendonça Filho (PE), que ficou igualmente indignado com o arquivamento por parte da Comissão de Ética.

O Líder do PSDB também classificou como “deboche” o arquivamento do presidente da Comissão, José Américo Lacombe, sobre o pedido que o PSDB apresentou, no final de janeiro, para que o colegiado avaliasse os procedimentos ocorridos na escala da presidente Dilma e comitiva em Lisboa, que seria mantida em sigilo, mas foi descoberta pela imprensa. O Líder do PSDB à época, Carlos Sampaio (SP), afirmou que Lacombe sequer tinha lido a representação.

“A Comissão de Ética Pública da Presidência fez um deboche no caso da viagem luxuosa de Dilma em Lisboa e agora menospreza a vida dos brasileiros. Se o Ministério Público Federal está pedindo a devolução de dinheiro pelo uso irregular do helicóptero, por que a Comissão arquivou o caso? Essa comissão tem um efeito deletério, já que ela vem interpretando a legislação de maneira tolerante com malfeitos e irregularidades. Ela acaba legitimando falcatruas. Não há outro caminho senão dissolvê-la”, afirmou o Líder do PSDB.

ARENA FONTE NOVA DISPONIBILIZARÁ ESTACIONAMENTO E TRANSPORTE DURANTE O CARNAVAL

O folião que quiser ir ao circuito do carnaval de Salvador de carro, poderá estacionar na Arena Fonte Nova. O estádio firmou uma parceria com a prefeitura e vai oferecer 1.600 vagas de estacionamento em todos os dias de festa, das 13h às 6h.

Para garantir uma vaga no estacionamento, o folião precisará desembolsar o valor de R$35. As vagas oferecidas ficarão localizadas no Edifício Garagem (EDG) e no estacionamento externo (em frente ao Dique).

Quem pagar pelo serviço, contará ainda com uma linha transporte circular especial, criada pela Transalvador, que levará o folião para o circuito Barra-Ondina e irá buscá-lo, levando de volta para o estádio. Ao todo, seis ônibus farão os transportes dos foliões, que serão identificados por pulseiras.

Os ônibus passarão em um intervalo de 15 minutos entre as saídas para o circuito, saindo da Arena Fonte Nova, passando pela Av. Centenário (até o último retorno), seguindo pela Av. Garibaldi para retornar ao estacionamento do estádio. As paradas serão feitas no final da Av. Centenário, na altura do Vitória Center, e, na Av. Garibaldi, perto do Instituto de Geociências.

JOVEM É MORTO E SOGRA É BALEADA DENTRO DE CARRO NA AVENIDA DORIVAL CAYMMI

Um jovem morreu durante um atentado na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, na noite desta segunda-feira (14). De acordo com informações da Central de Polícia, o crime aconteceu por volta das 21h30, na rotatória da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Paulo Figueredo estava com a sogra, identificada como Marília de Jesus, em um carro. Os dois foram baleados pelos ocupantes de um outro veículo que se aproximou das vítimas e começou a atirar inicialmente contra o rapaz.

Atingido na cabeça e no braço, ele não resistiu aos ferimentos e morreu. A sogra dele, que recebeu tiros na região do glúteo, foi socorrida e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). O estado de saúde dela não foi divulgado. Ainda segundo a polícia, Paulo tinha envolvimento com o tráfico de drogas e era acusado de participar de um homicídio no bairro de São Cristovão em fevereiro deste ano.

No entanto, não foi confirmado se estas situações motivaram o crime. O Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. (As informações do Correio)

LOJA DE ELETRODOMÉSTICOS É ASSALTADA NA LIBERDADE

A unidade da loja Ricardo Eletro da Liberdade foi alvo de assaltantes no início da tarde desta terça-feira, 25. Segundo informações da Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), o crime ocorreu por volta das 13h10, quando os assaltantes invadiram o estabelecimento. Ainda não há informações sobre o que foi roubado, nem se os criminosos estavam armados. Uma equipe da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade) foi deslocada para o local. (As informações do A Tarde)

SÓ ATÉ AMANHÃ: SEMPS OFERECE 80 VAGAS DE PATRULHEIRO E LÍDER PARA ATUAR NO CARNAVAL DE SALVADOR

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) está oferecendo 80 vagas para homens interessados em trabalhar como patrulheiro e líder no carnaval de Salvador.

Para patrulheiro, serão pagas seis diárias no valor de 65 reais mais transporte e alimentação, já para líder, serão seis diárias no valor de 70 reais mais transporte e alimentação.

IMPORTANTE: Para se habilitar à vaga, os homens devem ter altura mínima de 1m80cm

Os interessados devem comparecer ao posto do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) - na Rua Miguel Calmon, 382, no Comércio das 14h de hoje (25.02) até as 15h de amanhã (26.02), portando os seguintes documentos: carteira de trabalho e carteira de identidade.

Poderão participar da seleção pessoas com idade mínima de 18 anos.

Por: Sergio Toniello

POLICIAIS FEDERAIS FAZEM PARALIZAÇÃO DE 48h POR REAJUSTE SALARIAL

Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal em Brasília fizeram na manhã de hoje (25) o funeral simbólico da segurança pública, em protesto por melhores salários e condições de trabalho. Durante o ato, que reuniu cerca de 80 policiais, eles deram a volta no Ministério da Justiça, na Esplanada dos Ministérios, com um carro funerário, duas coroas de flores e um caixão e terminaram o ato na rampa de entrada do edifício onde fizeram o enterro simbólico.

Policiais federais de todas as unidades da federação, segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal, Flávio Werneck, fazem hoje e amanhã paralisação de suas atividades por 48 horas. “Estimamos que 3 a 4 mil policiais federais vão protestar hoje. Temos de 6 a 7 mil policiais na ativa”, disse.

O sindicato informa que 30% do efetivo vai trabalhar normalmente. Serviços como a emissão de passaporte estão funcionando. Apenas as investigações estão paralisadas. “Há um apagão na segurança pública. Nosso efetivo está de luto, insatisfeito, sucateado, mas vai atender à população”, disse Werneck.

Segundo o sindicato, o sucateamento da categoria levou a uma queda no número de pessoas indiciadas pela Polícia Federal. Entre 2010 e 2013, houve uma queda de 60%, de acordo com a entidade.

Entre as reivindicações dos policiais está a reestruturação da carreira e a recomposição salarial. Segundo Werneck, a categoria está há oito anos sem aumento salarial e pede um reajuste de 38%.

O Ministério do Planejamento informou que ofereceu 15,8% de reajuste, proposta que não foi aceita pela categoria. Segundo a pasta, não há margem fiscal e financeira para conceder o reajuste pedido neste momento, mas as negociações continuam abertas. “Rejeitamos o reajuste por não atender às nossas principais reivindicações”, disse Werneck. (As informações da Agência Brasil)

OAB INVESTIGARÁ DENÚNCIAS DE ABUSOS DA PM EM PROTESTO CONTRA A COPA

A atuação da Polícia Militar (PM) no protesto contra a Copa do Mundo no último sábado (22) será investigada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo. O presidente do órgão, Marco da Costa, acusou a entidade de cometer uma série de abusos, como deter 262 pessoas com base na percepção de que atos de vandalismo estavam para começar, ou impedir o trabalho de advogados e jornalistas.

"O volume de pessoas detidas nos indica que houve excesso [da atuação policial]. O fato de as pessoas terem sido presas sem cometer nenhum crime também nos indica que houve excesso, e isso fica claro no fato de que todas as pessoas foram liberadas", afirmou Costa. O presidente defendeu, ainda, que a prisão de mais de 260 pessoas para “averiguação” é inconstitucional.

O coronel Celso Luiz Pinheiro, comandante do 11º Batalhão e responsável pela operação defendeu que os policiais agiram dentro da lei e que a PM tem provas de que havia “iminente e grave probabilidade" de ocorrerem atos de vandalismo. Para o advogado Rafael Custódio, coordenador do programa de Justiça da Conectas Direitos Humanos, "a PM não pode atuar em cima da premonição de que um crime vai acontecer". Mesmo com as críticas, o governador do estado Geraldo Alckmin (PSDB) declarou, nesta segunda-feira (24), que a operação foi “muito bem sucedida”. (As Informações do UOL)

CARNAVAL PROMETE SER MOVIMENTADO NA RODOVIÁRIA E FERRY

O carnaval promete ser movimentado em Salvador, não só nos circuitos oficiais da folia, mas também na rodoviária que espera que 125 mil pessoas deixem a cidade, segundo estimativa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA). E no Ferry Boat que vai ter a disposição seis embarcações para atender a demanda da travessia marítima.

Na rodoviária as empresas de ônibus vão disponibilizar 700 horários extras, além dos 540 horários regulares que são cumpridos diariamente.

As cidades mais procuradas são Maragogipe, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano. As cidades litorâneas, a exemplo daquelas localizadas ao longo da Rodovia BA 099, além das tradicionalmente, como: Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Lençóis, Barreira, Vitória da Conquista, Juazeiro.

No Ferry Boat, a Internacional Marítima, empresa responsável pelo sistema, estima que os dias de maior movimento de saída de Salvador sejam de quarta-feira, 26, até sábado, 1º. No retorno, a empresa calcula maior movimento nos dias terça-feira, 4, e quarta-feira de cinzas, 5, com fluxo também na quinta-feira, 6. Segundo a empresa, nos dias de maior fluxo, a previsão de saída das embarcações será a cada 20 minutos. (As informações do A Tarde)

INGRESSOS PARA ARQUIBANCADAS DO CARNAVAL DE SALVADOR JÁ ESTÃO A VENDA

Começam nesta terça-feira (25) as vendas de ingresso para as arquibancadas do Carnaval de Salvador. Quem quiser curtir a maior festa de rua do mundo no local privilegiado do circuito Osmar (Campo Grande), deverá se dirigir aos pontos de venda do Ticketmix, nos shoppings Salvador, Iguatemi, Barra e Paralela.

As arquibancadas estão localizadas no entorno da praça Dois de Julho, no Campo Grande e contarão com uma infraestrutura que prevê banheiros, bares e lanchonetes exclusivas. Os preços variam de acordo com o dia, sendo R$ 30 para a quinta e a sexta-feira, e R$ 60 para os dias restantes. Cada pessoa tem direito a comprar dois ingressos por CPF.

CFM AFIRMA QUE GOVERNO APLICOU MENOS DA METADE DE ORÇAMENTO DA SAÚDE EM 2013

O Conselho Federal de Medicina (CFM) afirmou que o governo aplicou menos da metade do prevista na Saúde em 2013. De acordo com a entidade corporativa, 41,5% (R$ 3,9 bilhões) do teto de R$ 9,4 bilhões disponíveis para investimento foram aplicados no setor. O conselho informou que os dados tem como base o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), cujo acesso é restrito a parlamentares e a alguns servidores do Congresso (a assessoria do CFM não quis informar como a entidade teve acesso aos dados).

Em resposta, o Ministério da Saúde relatou, por meio de nota, que, nos últimos 12 anos, foram investidos R$ 5,7 bilhões, percentual que estaria acima do estabelecido pela Constituição Federal. O orçamento também, segundo a pasta do governo, dobrou na última década. A reclamação do CFM também recai sobre o montante destinado à área em relação às outras pastas.

O conselho dos médicos diz que, do investimento total de R$ 47,3 bilhões em 2013, os R$ 3,9 bilhões da saúde representam 8,2%, percentual menor que as fatias destinadas aos ministérios de Transportes (23,3%), Defesa (18,6%), Educação (16%) e Integração Nacional (9,3%). Ainda de acordo com o CFM, em 13 anos (entre 2001 e 2013), foram autorizados gastos de R$ 80,5 bilhões especificamente para a saúde, mas, desse total, R$ 47,4 bilhões (58,8%) deixaram de ser investidos. (As Informações do G1)

TRASALVADOR: PREFEITURA OFERECE AUMENTO DE DIÁRIA

Os funcionários da Transalvador realizam uma assembleia hoje, às 7h, no pátio do órgão, nos Barris, para decidir se aceitarão a proposta da prefeitura para pôr fim à greve da categoria, que começou ontem. O motivo do descontentamento é o valor da hora de trabalho paga na Operação Carnaval.

Ontem, após rodada de negociação, a prefeitura ofereceu o valor de R$ 22,78, (R$ 0,20 centavos superior ao proposto inicialmente — um aumento de 7%, em comparação ao ano passado). A categoria cobra um reajuste de quase 50%, chegando ao valor de R$ 32 por hora.

Segundo a Associação dos Servidores em Transporte e Trânsito (Astram), ontem, apenas 30% dos funcionários trabalharam. (As informações do Correio)

SEMPS TERÁ 400 PESSOAS NA RUAS PARA INIBIR O TRABALHO INFANTIL NESTE CARNAVAL

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) vai trabalhar com uma equipe de 400 pessoas durante todo o período do carnaval, mantendo plantões 24 horas por dia, para fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), objetivando inibir o trabalho e a violência contra menores, além do atendimento à população de rua adulta, migrantes, idosos e pessoas com deficiência física.

As ações de combate ao trabalho infantil e à exploração sexual infanto-juvenil serão realizadas por equipes formadas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores e pessoal de apoio e em parceria com o Ministério Público Estadual e do Trabalho, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia e organizações não governamentais.

As ações da SEMPS se apoiarão nos seguintes eixos:

1) campanha de sensibilização da sociedade sobre as consequências da exploração do trabalho infantil no período da festa;
2) abordagem e cadastramento de crianças, adolescentes e respectivas famílias identificadas nos circuitos do carnaval;
3) encaminhamento de crianças e adolescentes para os Centros de Convivência temporários da secretaria e,
4) inclusão das famílias em programas sociais do governo.

 Crianças e Adolescentes

• Projeto “O Trabalho Infantil e a Exploração Sexual contra Criança e Adolescentes vão dançar no Carnaval de Salvador” tem como objetivo combater a violação de direitos contra menores durante o Carnaval de Salvador, através de ações articuladas com o Poder Público e Sociedade Civil Organizada.

O acolhimento institucional temporário será realizado em quatro abrigos da SEMPS distribuídos em pontos estratégicos do circuito, com capacidade para atender 360 crianças e adolescentes. Os abrigos funcionarão das 19 horas de quinta-feira (dia 27 de fevereiro) até às 15 horas da quarta–feira, (dia 04 de março).

Circuito Centro
– Escola Municipal Permínio Leite: Rua Democrata, 168;

– Escola Estadual Senhor do Bonfim: Rua General Labatut, s/n, Barris ;

Circuito Barra/Ondina
– Centro Integrado de Apoio à Criança e ao Adolescente (CIAC): Rua do Corte Grande – Alto de Ondina.
- Creche Calabar (Rua Maria Pinho, S/N).

Nos abrigos, as crianças e adolescentes participarão de várias atividades educativas e lúdicas ao longo doa dia, farão a higiene pessoal e cinco refeições diárias, sempre orientados e acompanhados por educadores e nutricionistas.

Conselho Tutelar - A SEMPS também irá promover, apoiar e fortalecer a ação do Conselho Tutelar nos circuitos do Carnaval, dotando-o da infraestrutura necessária ao cumprimento de sua missão que é “Zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA”.

A equipe formada por 79 Conselheiros Tutelares, apoiados pela equipe da SEMPS, realizará os atendimentos nos postos do instalados na Rua Chile/Pelourinho, Campo Grande/Avenida Sete e Barra/Ondina, da tarde da quinta-feira até às 12 horas da quarta-feira de cinzas, durante os 3 turnos (matutino, vespertino e noturno).

Quando identificados os casos de violação de direitos contra crianças e adolescentes, e que for demandada a necessidade de acolhimento, os menores serão encaminhados para as Unidades da Fundação Cidade Mãe e demais Abrigos da rede conveniada do Município.

Locais de atendimento:
1. Posto SETAD – Rua Chile, nº 3, Centro
2. Posto CMDCA – Ladeira dos Aflitos, nº 15, Aflitos
3. Posto Escola Santa Terezinha - Av. Centenário, nº 2829, Chame- Chame

Pessoas com Direitos Violados - A equipe técnica multidisciplinar vai oferecer atendimento individualizado para crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e suas famílias.

Locais de atendimento:
• Centro de Referencia Loreta Valadares – Prevenção e Atenção a Mulher em Situação de Violência (CRLV) – Praça Almirante Coelho Neto – Barris.

 Pessoas com Deficiência - Este ano, de acordo com o Secretário Mauricio Trindade, gestor da SEMPS, será implantada a “Vila da Inclusão”, um camarote adaptado que irá atender às pessoas com deficiência que desejem aproveitar a festa. O espaço será instalado na Praça da Piedade, onde também serão distribuídos folhetos com programação do carnaval em Braille.

Os atendimentos aos deficientes físicos que estiverem nos outros circuitos da festa também será realizado através do acompanhamento e orientação a pessoas com deficiência que trabalham com venda de produtos durante o carnaval, e com a verificação das condições de acessibilidade nos principais pontos do circuito (ônibus, sanitários químicos, postos de saúde, rampas de acesso para arquibancadas e camarotes).

Locais de atendimento:
• INSTITUTO PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR/ IPS. Endereço – Avenida Joana Angélica, 399 - Térreo – Nazaré. CEP: 40.050-001

 População em Situação de Rua - Desenvolver ações que visam o atendimento e abrigamento à população em situação de rua e migrantes. As equipes de abordagem de rua, composta por profissionais especializados, vão realizar a sensibilização e o encaminhamento para unidades de acolhimento ou retorno a família ou cidade de origem, com o fornecimento de passagens.

Denúncias - As pessoas que presenciarem situações de violação de direitos poderão registrar sua denúncia, informando o local, para que uma equipe de abordagem possa tomar as devidas providências.
Telefone: Abordagem social: (71) 9987-5147 / Denuncias contra a violação de direitos de Crianças e Adolescentes: (71) 9623-4955..

Por: Sergio Toniello

EDITAL PARA 120 QUIOSQUES DA ORLA SAIRÁ APÓS CARNAVAL

A prefeitura lançará, logo após o Carnaval, o edital de licitação dos quiosques da orla de Salvador. Um decreto publicado no Diário Oficial da União, no início do mês, constituiu a comissão responsável por elaborar o texto. O colegiado já produziu um edital preliminar, que está passando por ajustes na Procuradoria-Geral do Município (PGM). Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, a estimativa é que 120 pontos comerciais sejam abertos.

Na proposta inicial discutida na comissão de licitação, a ideia era dividir os quiosques em seis lotes. A gestão de cada lote ficaria com uma empresa ou consórcio. Entretanto, na procuradoria, esta quantidade pode ser alterada.

Numa projeção, se a quantidade de quiosques for dividida de forma equânime, cada empresa vencedora será responsável por construir e explorar 20 equipamentos pelo período de 15 anos. (As informações do Correio)

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIA CAMPANHA CONTRA DST's E AIDS PARA CARNAVAL 2014

Com o bordão "Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha", o ministério da Saúde apresentou na manhã desta terça-feira (25) a campanha contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) e Aids para o carnaval deste ano em todo o país. A pasta focará no público de adolescentes e adultos jovens.

De acordo com o ministério, estados e municípios devem receber 104 milhões de unidades de preservativos na primeira remessa prevista. Em todo o ano de 2013, foram distribuídas 610 milhões de camisinhas. O ministro Arthur Chioro informou que, atualmente, 150 mil brasileiros são portadores do HIV, mas desconhecem que têm o vírus no corpo. Outros 340 mil estão em tratamento em unidades de saúde do país.

Na coletiva, em Brasília, o ministro chamou também a atenção para o que considera os três pontos básicos do enfrentamento da Aids: "prevenção, diagnóstico e tratamento precoce". Segundo Chioro, em 2013, na gestão Padilha, o ministério distribuiu 4,7 milhões de testes rápidos e 4,1 milhões de testes tradicionais de HIV.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

MATRÍCULAS PARA CURSOS TÉCNICOS NA REDE ESTADUAL COMEÇAM AMANHÃ

Os estudantes interessados em garantir uma das mais de 45 mil novas vagas que a rede estadual oferece para cursos do ensino médio integrado à educação profissional, tem amanhã e quarta-feira para se matricular. Há oportunidades em mais de 80 cursos, distribuídos em todo o estado.

Só na Região Metropolitana de Salvador (RMS) estão sendo ofertadas quase 12 mil vagas, distribuídas em 44 cursos técnicos. Há oportunidades nas áreas de administração, contabilidade, enfermagem, eletrônica, construção civil, dentre outras. Além do ensino técnico, neste mesmo período, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia estará com as matrículas abertas para alunos novos no ensino médio.

Os interessados em qualquer uma das modalidades devem se dirigir a uma das 1.385 escolas da rede no estado, independente daquela na qual o estudante deseja estudar, para efetuar a matrícula. No momento da matrícula, estudantes, pais ou responsáveis deverão apresentar o original do histórico escolar, os originais e as cópias da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade, do CPF e do comprovante de residência e a carteira do Setps para unidades escolares do município de Salvador. Mais informações podem ser obtidas no site www.educacao.ba.gov.br.

CONCURSOS OFERECEM MAIS DE 52 MIL VAGAS EM TODO O PAÍS

Cerca de 130 concursos estão com inscrições abertas e somam pelo menos 52.277 vagas em todos o Brasil. Há concursos para diversas áreas e a remuneração chega a R$ 25.125,39, como é o caso da seleção para a Câmara dos Deputados, em Brasília.

De acordo com o Folha Dirigida, existem 20.632 vagas para cargos de nível superior, 19.129 vagas para profissionais de nível médio, 4.631 para nível técnico e 7.885 de nível fundamental. Além das vagas abertas, há também concursos para formação de cadastro de reserva, e os aprovados serão chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Mas fiquem atentos! Algumas oportunidades encerram o prazo de inscrição nesta semana. VEJA AQUI

INFLAÇÃO DEVE SUBIR DURANTE COPA DO MUNDO

A inflação de junho e julho de 2014 deve fugir à sazonalidade padrão observada nos últimos anos e dar um salto. O impulso virá, principalmente, do setor de serviços, que enfrentará um pico de demanda em função da Copa do Mundo. Mas especialistas ponderam que a aceleração será pontual e, nos meses posteriores ao torneio, haverá acomodação dos preços.

No fim deste ano, é possível que o mundial não tenha mais influência na inflação. Na previsão da LCA Consultores, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado em doze meses vai atingir o pico em julho, a 6,46%. "Isso não faz parte da sazonalidade normal. Historicamente, salvo outras exceções, os meses do meio do ano têm inflação mais perto da mínima do que da máxima", explica o economista Étori Sanchez, da LCA.

Segundo a Veja, três itens devem ter os preços influenciados de forma expressiva no período da Copa: alimentação fora do domicílio (que inclui refeições, lanches e bebidas), hotelaria e passagens aéreas. No resultado do IPCA de janeiro, esses itens tiveram pesos de 8,52%, 0,42% e 0,67% na inflação geral, respectivamente.

OBRAS EM AEROPORTOS DA BAHIA SÓ FICAM PRONTAS APÓS A COPA

Os quatro aeroportos baianos que constam da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) estão com obras ou projetos atrasados. Os aeródromos, anunciados em 2010, deveriam ficar prontos até 2014, ano da Copa do Mundo. Dos R$ 187,3 milhões previstos inicialmente para obras nos aeroportos de Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista, a execução não chegou ainda a R$ 36 milhões.

Já o terminal de Barreiras integra o PAC 2, mas o balanço do programa não estima sequer o valor de investimento inicial. As informações são oficiais e constam na página do PAC 2 e do último balanço, divulgado semana passada. "A ideia era estar tudo pronto até 2014, mas não conseguimos. O objetivo era estar em operação no começo do ano", reconhece Denisson Oliveira, diretor de Terminais do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).

Nos casos de Vitória da Conquista e Barreiras, cabe ao governo estadual responder pelos terminais. Já na capital e em Ilhéus, a responsabilidade pela execução das obras é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). De sete ações listadas no PAC 2 para os quatro terminais, somente duas foram concluídas: a construção do Grupamento de Navegação Aérea (GNA) e Controle de Aproximação (APP) em Ilhéus; e a ampliação do pátio de aeronaves em Salvador.

A primeira intervenção custou R$ 2,72 milhões e a segunda, R$ 17,5 milhões, segundo previsão no site do PAC 2, sobre o dinheiro a ser repassado entre 2011 e 2014. O valor porém, pode ser maior, devido a atualizações dos projetos. Consultadas, a Infraero e a Secretaria da Aviação Civil (SAC) não informaram os valores atuais liberados e executados. Também não informaram o que motivou os atrasos, se a demora no repasse, na execução ou outras razões. (As informações do A Tarde)