sexta-feira, 31 de outubro de 2014

JUSTIÇA ORDENA UNIÃO A PAGAR TRANSPLANTE PARA BEBÊ NO EXTERIOR

A União deverá bancar integralmente tudo o que for necessário para que um bebê de quatro meses, portador de doença rara, seja submetido a um transplante de intestino e aos demais tratamentos no Jackson Memorial Medical, em Miami, nos Estados Unidos. Na decisão divulgada nesta quinta-feira, o juiz federal Marcelo Duarte da Silva, da 3ª Vara de Franca, faz remissão ao caso da menina Sofia, de Sorocaba, hoje com dez meses, que está na fila de transplantes do mesmo hospital americano.

Sofia foi a primeira criança com doença rara a obter na Justiça direito a transplante no exterior. O juiz de Franca deu prazo de 15 dias para que a União tome as providências para remover o bebê para Miami, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. De acordo com a liminar, deverão ser cobertas também as despesas de home care que a equipe médica daquele hospital recomendar.

A criança, do sexo masculino, é portadora de inclusão microvilositária e precisa de um transplante intestinal para sobreviver. O bebê tem se alimentado exclusivamente pelas veias, o que vem causando problemas no fígado e alteração na função renal. De acordo com informações dadas por pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), as taxas de sobrevida para crianças dessa idade operadas no exterior chegam a 73%.

O juiz fez menção à decisão do desembargador federal Márcio Moraes, do Tribunal Regional Federal (TRF3) no caso da Sofia, de que a experiência da medicina brasileira nesses casos é inicial e que “nenhum paciente submetido a transplantes viscerais no Brasil sobreviveu mais do que alguns meses”. O magistrado destacou que “a lei garante a integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuos das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos exigidos para cada caso”.

Dada a condição de pobreza da família, determinou ainda que a União auxilie na obtenção de passaportes e vistos, sem cobrança de taxas e em regime de urgência. E advertiu: “Sob nenhuma hipótese a União poderá deixar de iniciar ou interromper as providências cabíveis alegando ignorância das questões burocráticas, sob pena de responsabilização civil, administrativa e criminal de quem der causa.” (As informações do Estadão)

PEDIDO DE AUDITORIA SOBRE 2º TURNO FEITO PELO PSDB VAI PARA TOFFOLI ANALISAR

O pedido feito pelo PSDB para que seja realizada uma auditoria na votação do segundo turno foi remetido diretamente para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caberá ao presidente da Corte Eleitoral, ministro Dias Toffoli, decidir se profere alguma decisão monocrática no processo ou remete o caso para análise do plenário.

No noite desta quinta-feira, 30, o PSDB protocolou um pedido de auditoria especial, para verificar o resultado das eleições presidenciais. A petição é assinada pelo coordenador jurídico do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP).

A expectativa é de que alguma pronunciamento de Toffoli sobre o tema seja feito apenas no início da próxima semana, já que a Justiça Eleitoral irá operar em sistema de feriado amanhã, em razão do dia do servidor público. Originalmente, a data é comemorada no dia 28, mas o TSE postergou o feriado na Corte em razão da finalização das questões relativas à votação realizada no dia 26.

Em nota, o PSDB diz ter "absoluta confiança de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cumpriu seu papel, garantindo a segurança do processo eleitoral", mas que "com a introdução do voto eletrônico, as formas de fiscalização, auditagem dos sistemas de captação dos votos e de totalização têm se mostrado ineficiente para tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terceiros nos sistemas informatizados". (As informações do Estadão)

PACIENTE DO PRIMEIRO TRANSPLANTE DE PELE DA BA RECEBE ALTA

O paciente do primeiro transplante de pele realizado na Bahia recebeu alta do Hospital das Clínicas nesta quinta-feira, 30, após passar 40 dias internado no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES). Jeferson Borges, de 12 anos, sofreu uma queimadura elétrica grave e ficou com a parte superior do corpo comprometida.

O transplante de pele é indicado para casos de queimadura severa ou lesão em que o organismo não dispõe de pele sadia suficiente para ser enxertada. Para cobrir a parte da região dorsal e do couro cabeludo deJeferson foram necessários 2.500 cm de pele, segundo informações da assessoria do Complexo HUPES. O enxerto foi obtido por meio de uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com o banco de pele de Porto Alegre, onde transplantes deste tipo já são realizados há 20 anos.

De acordo com o cirurgião plástico responsável pelo procedimento, Dr. Valber Menezes, o transplante foi um sucesso e houve boa adesão do tecido pelo organismo. A demora na liberação aconteceu devido à falta de higiene e segurança da antiga casa de Jeferson, um ambiente de alto risco para infecção.

Natural de Candeias, a família conseguiu, através de doação, uma casa em Salvador para o período que durar o tratamento da criança. O quadro de saúde de Jeferson é estável, mas ele ainda precisa retornar ao hospital a cada duas semanas para trocar os curativos. Também foi viabilizada a abertura de uma conta bancária no nome da mãe, Adriana de Assis Borges, na Caixa Econômica Federal, para doações em dinheiro (Conta Poupança: 15846-0, Agência 1032, Operação 013). (As informações do A Tarde)

SAÚDE INTENSIFICA AÇÕES VOLTADAS À POPULAÇÃO NEGRA NESTE MÊS DE NOVEMBRO

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde programou uma série de encontros para debater a formalização e aplicação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, integrando as comemorações do “Novembro Negro”. Entre os dias 03 e 07 acontecerão sessões técnicas sobre Racismo Institucional voltadas para os profissionais da Prefeitura que atuam no enfretamento dessa prática nas diversas áreas do órgão.

Durante os encontros serão abordados temas como mortalidade materna entre a população negra, agravos não transmissíveis e religiões de matrizes africanas como dispositivos de promoção do reconhecimento da cultura e práticas populares de saúde. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE revelam que Salvador é considerada a cidade com maior número de negros no país, com quase 744 mil habitantes. O evento aconceterá de 14 às 17 horas, no auditório Nilza Garcia da Faculdade de Enfermagem da UFBA, no Canela, em Salvador.

EMPRESARIADO REAGE CONTRA LEI QUE O RESPONSABILIZA PELO LIXO

Os empresários do setor de bares, restaurantes e hotéis reagiram nesta quinta-feira, 30, de forma contrária ao Decreto 25.316, da prefeitura de Salvador, que responsabiliza os grandes produtores de lixo pelo descarte dos resíduos sólidos. Entre os pontos atacados pelo grupo está o custo que a execução da lei terá para o setor, além da falta de concorrência entre as prestadoras do serviço de coleta.

Até ontem, apenas a empresa Amaral - Coleta de Lixo Comercial e Urbana havia se cadastrado para atender aos estabelecimentos, cobrando R$ 0,18 pelo quilo coletado. O valor é considerado alto pela maioria dos empresários. O prazo para cadastramento termina no dia 18 de dezembro. Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel-BA), Júlio Calado, as regras impostas pela prefeitura às empresas de coleta seletiva são "exageradas" e impedem que haja mais participação.

"Para não considerarmos isso um monopólio, teria que haver pelo menos cinco empresas oferecendo o serviço, mas o ideal seria dez participantes", defende Calado. Diante da reação empresarial, a chefe de gabinete da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), Fátima Sampaio, garantiu que outras quatro empresas de coleta já sinalizaram que vão se cadastrar no programa. De acordo com a gestora, elas estão se enquadrando nas exigências para oficializar a inscrição.

Para tentar acalmar os empresários, a titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Rosemma Maluf, colocou-se do lado do setor, relembrando sua atuação na administração de estabelecimentos comerciais. Além disso, conforme Rosemma, o prefeito ACM Neto tem "olhar sensível" para o empresariado, "pois sabe que o setor é a força motriz da cidade, gerando empregos". (As informações do A Tarde)

FEIRA DE SANTANA: DOIS HOMENS SÃO MORTOS, UM É BALEADO E CRIANÇA FICA FERIDA EM ATENTADO

Dois homens foram assassinados e duas pessoas, incluindo uma criança, foram baleados na manhã desta quinta-feira (30) no Parque Getúlio Vargas, em Feira de Santana, a 109 km de Salvador. A Polícia Civil da cidade investiga o crime.

Segundo a 66ª Companhia Independente de Polícia Militar, Waldick José Alves da Silva, 44 anos, e Felipe Costa dos Santos, 20 anos, morreram no local. Pelo menos dois homens chegaram já com as armas na mão e abriram fogo contra as vítimas, que estavam em uma construção abandonada.

O terceiro alvo do atentado, Alisson Henrique dos Santos, 20 anos, foi baleado. A menina Emanoele Souza, de 12 anos, que passava no local, também foi atingida. Os dois foram socorridos para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Emanoele, moradora do bairro Ponto Central, retornava da escola. A polícia ainda não sabe o que motivou o crime. (As informações do Correio)

MOLÉCULA ENCONTRADA EM CARRAPATO PODE AJUDAR NO COMBATE AO CÂNCER

Uma molécula produzida a partir da saliva do carrapato Amblyomma cajennense, conhecido como carrapato-estrela, pode ajudar no desenvolvimento de um medicamento contra o câncer. A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto Butantan, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Pesquisas identificaram que a proteína encontrada no parasita era capaz de destruir tumores cancerígenos sem causar danos a células saudáveis. O estudo obteve sucesso em camundongos e coelhos e aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testar a nova droga em humanos.

Para coordenadora da pesquisa Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, responsável pelo Laboratório de Bioquímica e Biofísica do instituto, os resultados obtidos em dez anos de pesquisa indicam que há regressão significativa e até mesmo a cura de tumores no pâncreas, no rim e na pele. Os estudos mostraram que, em animais saudáveis, a molécula foi rapidamente eliminada pelo organismo. No entano, quando injetada em animais com câncer, se ligou diretamente ao tumor e demorou a ser excretada. “Ao analisar as proteínas que induzem à morte desse tumor, eu vejo que, sim, as células foram acionadas pela molécula. A gente está bastante animado com isso”, declarou Ana Chudzinski-Tavassi, coordenadora da pesquisa. (As informações da Agência Brasil)

MULHER É SEQUESTRADA EM ESTACIONAMENTO DE SHOPPING E ESTUPRADA POR DOIS HOMENS

Uma mulher foi violentada sexualmente após ter tido o carro roubado no estacionamento do Salvador Norte Shopping, no bairro São Cristóvão, em Salvador. Segundo a Polícia Civil, o caso aconteceu na terça-feira (28), mas não foi divulgado até esta quinta-feira (30).

A vítima foi abordada por dois homens, que a obrigaram a entrar no seu veículo, um Renault Sandero branco, e deixaram o local com a mulher. Posteriormente, a mulher foi estuprada pela dupla e liberada após o crime.

Ainda de acordo com a polícia, os envolvidos no crime já foram identificados através da análise das imagens das câmeras de segurança do shopping. A mulher foi ouvida pela polícia, mas ainda não prestou depoimento.

Ela foi orientada a realizar um exame de corpo delito, e recebeu um coquetel anti-HIV - precaução tomada pela Justiça com vítimas de estupro. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela polícia. (As informações do Correio)

JOVEM É MORTA A TIROS DENTRO DE CASA EM ITINGA

Uma jovem foi morta dentro de casa em Itinga, Lauro de Freitas, na tarde desta quinta-feira (30), segundo a Central de Polícia. Mile Alves de Jesus, 18 anos, estava sozinha em casa quando foi morta. Familiares voltaram por volta de 13h e a encontraram já sem vida. Mile foi morta com vários disparos de arma de fogo. O crime foi no Loteamento Caic, perto do Colégio Central. A motivação é ignorada. O crime é investigado pela 27ª Delegacia. (As informações do Correio)

MP INVESTIGA RETENÇÃO DE MACAS DO SAMU

A 2ª Promotoria do Ministério Público estadual (MP-BA), em Feira de Santana, instaurou inquérito civil para apurar as constantes retenções de macas, que resulta na permanência de ambulâncias e funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O procedimento foi instaurado atendendo a representação do ex-deputado Colbert Martins. Para ele, o problema traz prejuízos à população. "Prejudica o atendimento do Samu e põe em risco a vida de quem necessita do serviço".

Sem macas suficientes para transferir das macas do Samu os pacientes que chegam, o hospital acaba interrompendo temporariamente o serviço de urgência, já que os atendentes do Samu não podem deixar o hospital sem maca. Isso inviabiliza o atendimento de novos chamados. O diretor do HGCA, José Carlos Pitangueiras, diz que a unidade tem 302 leitos para atendimento e que a demanda diária é 50% maior. O que significa que o atendimento está sempre acima do limite. "Todos os dias temos, no mínimo, 450 pacientes. A questão não é só a compra de macas. O problema é maior que isso", frisou o diretor.

Na primeira audiência do caso, no início da semana, foram ouvidos o diretor do HGCA e a coordenadora do Samu, Maísa Macedo. Procurada por A TARDE, a coordenadora argumentou que o MP-BA é que deve falar sobre o assunto. Segundo o promotor de justiça Tiago Quadros, o inquérito vai apurar e buscar solução para o problema. Uma nova audiência ocorrerá no final de novembro.

Quadros diz que um acordo emergencial entre as partes prevê a disponibilização de cinco macas do Samu para ficarem no HGCA. "Quando o paciente chegar à unidade será colocado nessas macas, que estarão devidamente marcadas. A maca da ambulância será liberada", explica o promotor. Quadros ressalta que tanto o Samu quanto o Hospital Clériston Andrade levarão, na próxima audiência, um relatório de monitoramento dos casos encaminhados para o HGCA, para identificar situações que podem comprometer o atendimento do hospital, como o encaminhamento para a instituição de casos que podem ser levados para outras unidades. Isso é motivo de queixa da direção do HGCA, segundo o promotor, que vai fixar normas de gerenciamento das macas do Samu. (As informações do A Tarde)

MATERNIDADE CLIMÉRIO DE OLIVEIRA COMEMORA 104 ANOS

Nesta quinta-feira, 30 de outubro, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO) completa seu aniversário de 104 anos. O professor de obstetrícia da Escola de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Climério de Oliveira, foi o responsável pela construção da maternidade que nasceu após a reforma no ensino de Medicina na Bahia, quando foi necessário criar novas instalações obstétricas em Salvador. A maternidade serviria para a realização de partos da capital baiana e como um centro de pesquisa. Na verdade, uma maternidade-escola, que ajudaria na formação de novos médicos da Faculdade de Medicina.

Inaugurada em 30 de outubro de 1910 no bairro de Nazaré, a maternidade é a mais antiga do Brasil. Posteriormente, a MCO passou a ser parte integrante da Faculdade de Medicina da UFBA nos serviços de ensino na área de Obstetrícia e Saúde Perinatal. A maternidade foi certificada em 2005 pelos Ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino. A construção de um prédio anexo deve otimizar, ampliar e qualificar o atendimento na Climério de Oliveira. O atendimento de urgência e emergência em obstetrícia funciona 24 horas por dia, de forma ininterrupta, e se integra ao Sistema Único de Saúde (SUS).

ULTRAPASSAR PELO ACOSTAMENTO CUSTARÁ R$ 957 E RACHA DARÁ ATÉ 10 ANOS DE PRISÃO

Entra em vigor neste sábado, 01, o aperto mais significativo da legislação brasileira de trânsito desde a adoção da lei seca, em 2008. Quem for flagrado disputando racha terá de pagar R$ 1.915,40. Se as disputas deixarem mortos ou feridos, a punição poderá chegar a 10 anos de prisão. Já para ultrapassagem em local proibido ou pelo acostamento, o valor passa a ser de R$ 957,70; e, em caso de reincidência, os valores serão dobrados.

Das 11 alterações feitas pelo Congresso e sancionadas pela presidente Dilma Rousseff neste ano, seis se referem à mudança no valor das multas - quatro delas envolvendo ultrapassagens perigosas pelo acostamento, entre veículos, invadindo outro sentido ou pela direita. Essas infrações respondem por 11% (359.431) das mais de 3 milhões de multas aplicadas em 2013 pela Polícia Rodoviária Federal em todo o País.

Para se ter ideia, a cada hora 41 pessoas são flagradas em uma dessas situações nas rodovias federais do País, conforme a Polícia Rodoviária. Somente em São Paulo, houve 91.825 notificações do gênero em estradas estaduais, entre janeiro e setembro deste ano. Tudo indica que o número está em crescimento: foram 97.961 no ano passado - 11 por hora. “A ultrapassagem em local proibido é responsável em grande parte pelos acidentes frontais mais graves que resultam em vítimas”, disse o tenente André Matielo, do Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar de São Paulo. (As informações do Estadão)

EBOLA: CASOS DIMINUEM NA LIBÉRIA, MAS É CEDO PARA CELEBRAR, DIZ OMS

O número de infectados com o vírus ebola parece estar caindo na Libéria, mas a crise está longe de acabar, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS). "Parece que a tendência é real no país e pode haver um abrandamento da epidemia", disse o diretor-geral adjunto da OMS, Bruce Aylward. "Há sinais crescentes de que vão conseguir vencer", acrescentou. Bruce Aylward lembrou, no entanto, que se preocupa "com a possibilidade de a informação ser mal interpretada e as pessoas começarem a pensar que o ebola está sob controle". "É como pensar que um tigre de estimação está sob controle", advertiu, destacando que a epidemia já deu sinais de abrandamento anteriormente, mas acabou por voltar com mais intensidade. O surto de ebola que tem atingido a África Ocidental já causou a morte de 4.922 pessoas, de acordo com a última atualização da OMS, a maioria da Libéria, Guiné-Conacri e de Serra Leoa.

ALAN SANCHES SURGE COMO NOVO NOME PARA A DISPUTA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Em meio à acirrada disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, cuja eleição acontece em fevereiro, o deputado estadual Alan Sanches (PSD), surge como a mais nova alternativa para o embate. Conforme Sanches, que já foi presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e é líder do PSD, bem como braço direito do senador eleito Otto Alencar, a decisão se deu por ser favorável a renovação e ao fim da reeleição no parlamento. “Não tenho absolutamente nada contra o atual gestor, no entanto, sou a favor da renovação no parlamento e o fim da reeleição. Por conta disso, ouvirei os meus pares e coloco o meu nome à disposição para fazer uma Assembleia ainda melhor”, justificou.

O líder pessedista completou ainda que pelo relacionamento criado com os colegas nesta legislatura buscará consenso. “Não busco unanimidade na base aliada nem no partido, mas democraticamente vou buscar a maioria”, frisou. Por fim, ele destacou integrar a segunda maior bancada da Casa – o PSD elegeu oito deputados, ficando atrás apenas do PT, com 11 -, o que, consequentemente, o credencia para a disputa. Alan Sanches se junta ao atual presidente, Marcelo Nilo (PDT), que já está no quarto mandato em busca do quinto, e aos companheiros de parlamento Sargento Isidório (PSC), o atual líder da bancada do governo, Zé Neto (PT) e o líder da bancada do PT, Rosemberg Pinto, que também já colocaram os nomes no páreo.

SEMPS ANUNCIA NOVA UNIDADE DA CIAS PARA ATENDER OS BENEFICIÁRIOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS DE SALVADOR

Com objetivo de melhorar a qualidade do atendimento aos mais de 300 mil beneficiários dos programas sociais oferecidos pela Prefeitura Municipal de Salvador, oferecer a todos maior espaço e facilitar a acessibilidade, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), anuncia a mudança de endereço da Central de Informação e Atendimento Social (CIAS), local onde são realizadas inclusões e atualizações no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) para a concessão de benefícios como o Bolsa Família, Carteira do Idoso, Benefício de Prestação Continuada, entre outros.

A nova unidade funcionará no bairro das Sete Portas, local que anteriormente abrigava uma Agência da Caixa Econômica Federal. Com a inauguração desta unidade o posto central da CIAS, que funciona na Rua Conselheiro Saraiva, no bairro do Comércio, será definitivamente fechado.

O contrato de locação está sendo concluído entre a SEMPS e os proprietários e será firmado pelo período inicial de cinco anos. Independente do contrato, o imóvel já está passando por reformas nos sistemas de ventilação, hidrossanitário, acessibilidade, acabamento e instalação de divisórias.
De acordo com o Secretário Henrique Trindade, gestor da SEMPS, “ todas estas intervenções têm por objetivo criar as condições necessárias para melhor atender à população em situação de vulnerabilidade social, que demanda estes atendimentos. No novo espaço, escolhido depois de minuciosa pesquisa, poderemos instalar, confortavelmente, 500 pessoas, todas sentadas, num ambiente refrigerado, à espera do atendimento. Pretendemos, com isso, eliminar filas e espera fora do prédio”, explica.

Por: Sergio Toniello

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SECRETARIADO DE RUI COSTA DEVE SAIR ATÉ 10 DE DEZEMBRO

O governador eleito Rui Costa (PT) apresentou ontem, ao lado do governador Jaques Wagner (PT), a equipe de transição das gestões na sede da Governadoria, no CAB. Na oportunidade, Rui também informou que a composição do novo secretariado sai entre os dias 1º e 10 de dezembro. Antes disso, o futuro governador promete encaminhar à Assembleia Legislativa, até 30 de novembro, o projeto com a nova estrutura de governo.

RUI ADMITE POSSIBILIDADE DE PASSAR COMANDO DA EBAL PARA INICIATIVA PRIVADA

Depois de criticar a oposição durante a campanha pela política de privatizações deflagrada em administrações tucanas, o governador eleito Rui Costa (PT) mostrou outro posicionamento em relação ao tema. Indagado sobre a Ebal, estatal que controla a Cesta do Povo, admitiu a possibilidade de passar o comando da empresa pública para a iniciativa privada.

“Encomendei um estudo, um modelo onde ela não precise de recursos públicos, que seja autossuficiente. Se for necessária, nós queremos a participação da iniciativa privada, desde que o estado não precise tirar dinheiro de saúde, educação, de estradas, de água para colocar num supermercado. Quando eu retornar (de viagem), quero ver esse desenho para tomar uma decisão”, disse, durante anúncio dos nomes da equipe de transição.

Em suma, sinalizou que vai privatizar a Cesta do Povo. Só não sabe ainda se fará totalmente ou pela metade. (As informações do Correio)

PREFEITO DE SANTO AMARO TAMBÉM LANÇA CANDIDATURA PARA PRESIDÊNCIA DA UPB

Além de Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva, o chefe do executivo da cidade de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado (PT), também se lançou candidato à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). Segundo a assessoria do político, a candidatura foi oficializada no domingo (26). Aliado político do governador eleito Rui Costa (PT) e com ligação com Jaques Wagner (PT), Machado foi o primeiro prefeito reeleito da história da cidade. Antigo criador de coelhos e dono de academia, o petista percorreu mais de 50 municípios em campanha para Rui Costa, que agora o apoiariam na candidatura da UPB, como chegou a ensaiar em 2013. Ricardo Machado tem projetos como ampliar do Núcleo de Projetos para oferecer mais serviços; a implantação de UTI móvel para atender aos municípios; além do atendimento jurídico para auxiliar ex-prefeitos por um tempo determinado. (As informações do BN)

POLÍCIA FEDERAL INVESTIGA VAZAMENTO DE DEPOIMENTO DE DOLEIRO

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o vazamento de partes do depoimento do doleiro Alberto Youssef - especificamente o trecho em que ele cita a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. A suspeita é de que Youssef foi estimulado a fazer declarações envolvendo os dois petistas, segundo reportagem de O Globo, em tentativa de influenciar as eleições.

Trechos do depoimento foram divulgados na quinta-feira pela revista "Veja", dois dias depois de um depoimento do doleiro. Youssef tem prestado depoimentos rotineiramente desde o início da delação premiada. Um dia depois deste, um dos advogados pediu para fazer uma retificação no depoimento de antes. Dessa vez, ele perguntou quem mais, além dos já citados, sabia do esquema na Petrobras.

Youssef então respondeu que acreditava, pela dimensão do caso, que não teria como Lula e Dilma não saberem de tudo. Essa foi a retificação feita ao depoimento original. Trechos deste depoimento foram publicados pela "Veja", dizendo que o doleiro ligava Lula e Dilma ao esquema de fraude na Petrobras.

MULHERES QUEREM COMANDAR A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA BAHIA

Disposta a brigar da mesma forma que fez para aprovar a lei antibaixaria, a deputada estadual Luiza Maia (PT) está articulando com as integrantes da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Estado o lançamento de uma candidatura feminina para a presidência da Casa.

Na próxima terça, as sete deputadas eleitas para a legislatura que se inicia em janeiro vão discutir proposta de campanha, plataforma de governo e o nome a ser lançado. "Precisamos quebrar mais esse tabu no Legislativo baiano, uma mulher na presidência, mesmo porque não concordamos com mais um mandato do nosso querido e amado deputado Marcelo Nilo (PDT), pois o cargo não é vitalício", disse nesta terça, 28.
Levantar discussão

A intenção do movimento das mulheres com a candidatura é levantar a discussão na sociedade sobre o assunto, "assim como ocorreu com a lei antibaixaria, que, na época, diziam que eu só conseguiria seis votos e ela foi aprovada na Assembleia", disse a deputada. "Vamos sensibilizar os 56 deputados homens a votar numa mulher", reforçou. A bancada feminina é formada por quatro deputadas do PT, duas do PSD e uma do PSB. (As informações do A Tarde)

OAB RECEBE DENÚNCIAS DE PRECONCEITO CONTRA NORDESTINOS

A Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB-BA) está recebendo denúncias de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional nas redes sociais. A decisão foi tomada por conta da onda de ataques a nordestinos após a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no último domingo, 26. De acordo com a OAB, as denúncias podem ser encaminhadas para o e-mail direitoshumanos@oab-ba.org.br. Para isso, é necessário enviar o print (imagem) da tela da postagem preconceituosa. A OAB pretende denunciar os casos ao Ministério Público e acompanhará os processos.

VÍDEO REGISTRA SUPOSTO VOTO DE SARNEY EM AÉCIO

Um vídeo que registra o momento em que o senador José Sarney (PMDB-AP) aparentemente digita o número 45 (do tucano Aécio Neves) em uma urna eletrônica em Macapá (AP) no último domingo está correndo a internet. Sarney, que é aliado do PT e apoiou formalmente a reeleição da presidente Dilma Rousseff, negou que tenha votado no tucano.

Segundo a assessoria de imprensa do senador, o vídeo é falso e faz parte do “jogo sujo” que marcou a disputa eleitoral nas redes sociais. O senador lembrou que o Maranhão, governado por sua filha, Roseana, foi o Estado onde Dilma teve o maior porcentual de votos no 2º turno, 78% contra 21% do tucano.

O vídeo que viralizou nas redes sociais é uma ampliação da reportagem exibida domingo pela TV Amapá, retransmissora da TV Globo no Estado. Nele, aparecem apenas a mão, a urna eletrônica, o local da votação e um paletó bege com adesivos de Dilma e do candidato do PDT ao governo do Amapá, Waldez Góes, eleito com apoio de Sarney. Não é possível enxergar o rosto do eleitor. A imagem mostra que o eleitor chegou a encostar o dedo na tecla de número “1”, titubeou e acabou digitando 45 e confirma. Os rostos de Aécio e seu vice, Aloysio Nunes Ferreira, aparecem na tela. (As informações do Estadão) Veja o vídeo

CASO DE SUZANE VON RICHTHOFEN COM 'SANDRÃO' É ANTIGO, DIZ AGENTE PENITENCIÁRIA

O relacionamento entre Suzane von Richthofen e Sandra Regina Gomes, revelado nesta terça-feira (28), não é tão recente. De acordo com uma agente penitenciária que atua na mesma unidade onde Suzane está presa, o caso data de 2009, quando ainda era proibido o estabelecimento de relações homoafetivas no presídio. As duas teriam se afastado devido à transferência de Sandra para o Centro de Ressocialização (CR) de São José. A volta ao regime fechado em Tremembé aconteceu após Sandra agredir um agente penitenciário no CR e perder o direito ao regime semiaberto.

Essa não é a primeira vez que Suzane se envolve com alguém no presídio. De acordo com informações de agentes penitenciários, duas funcionárias de um presídio de Rio Claro, onde ela ficou detida, se apaixonaram pela moça. Além delas, um promotor de Ribeirão Preto também teria se encantado por ela e prometido lutar para fazer com que ela deixasse o mundo do crime.

Segundo a agente carcerária, Suzane Von Richthofen usa o relacionamento para exercer liderança sobre as demais detentas. “Ela é reservada e dissimulada. A Suzane lidera aquele presídio e está sempre se relacionando com a líder das presas. Ela está sempre namorando ou se relacionando com a líder. É dessa forma que ela lidera”, disse em entrevista ao G1.

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, Suzane e Sandra estão juntas desde setembro e ambas já desfrutam de privilégios oferecidos apenas a casais na penitenciária, como dormirem juntas, por exemplo. Para ter as regalias, as duas assinaram um documento de reconhecimento afetivo. Com isso, Suzane trocou a ala das evangélicas, onde vivia, para habitar uma área com mais oito casais, destinada a presas que se relacionam.

Ainda de acordo com a publicação, Suzane foi o pivô da separação de Sandra e Elize Matsunaga - presa por esquartejar e matar o marido, Marcos Matsunaga, em 2012. As três trabalhavam juntas nana fabricação de uniformes da prisão, setor chefiado por Suzane. Agora, com o novo relacionamento, a amizade do trio acabou.

Rumores dão conta de que o novo amor de Suzane foi uma das motivações para a ex-estudante ter aberto mão da progressão de regime, que permitiria que ela passasse alguns dias fora da prisão. O direito foi concedido judicialmente em agosto, mas ela recusou. Recentemente, Suzane também chegou a declarar que abriria mão da herança dos pais e pediu para reencontrar o irmão.

CORPO DE ADVOGADO VÍTIMA DE PAULINHO MEGA É LIBERADO DO IML APÓS 52 DIAS

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) liberou, na noite desta quarta-feira (29), o corpo do advogado Ricardo Andrade Melo, 37, sequestrado por Paulinho Mega e morto por comparsas em abril. Após 52 dias no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, o corpo aguarda a chegada da família para retirá-lo.

A demora em liberar o corpo se deu pela dificuldade em reconhecê-lo. Segundo o IML, a qualidade das amostras de DNA recolhidas influenciou no tempo para que o resultado do exame saísse. O corpo do advogado foi encontrado cerca de quatro meses depois do crime e já estava em estado de gigantismo. O corpo foi confirmado como o de Ricardo ainda no início de setembro.

O suspeito pelo crime, Paulo Roberto Guimarães Filho, o Paulinho Mega, foi preso em São Paulo dias antes e confessou o sequestro. (As informações do Correio)

DILMA DESEMBARCA NA BAHIA E DESCANSA NA PRAIA DE INEMA

Após a maratona eleitoral que lhe garantiu mais quatro anos de mandato, a presidente Dilma Rousseff (PT) escolheu a praia de Inema, na Base Naval de Aratu, para descansar até o próximo domingo, 2. Dilma desembarcou na Base Aérea de Salvador, por volta das 19h30 desta quarta-feira, 29, e seguiu de helicóptero para o balneário pertencente à Marinha do Brasil, na área do subúrbio. Dilma veio acompanhada da filha Paula Araújo; do neto Gabriel, de 4 anos; do genro Rafael Covolo; e da mãe, Dilma Jane. A presidente foi recebida, na Base Aérea, pelo governador Jaques Wagner (PT), nesta quinta, 30, o petista mais próximo da presidente e nome forte para compor o seu futuro ministério.

Em 2010, quando se elegeu para o primeiro mandato de presidente, Dilma também veio descansar na Bahia - seu destino preferencial nos feriados de final de ano e de Carnaval. Naquela ocasião, ela foi para Itacaré, no sul do estado, onde ficou hospedada na fazenda do empresário paulista João Paiva, na Praia do Patizeiro. Embora não tenha nada agendado, é possível que Dilma tenha um encontro, ainda nesta quinta, com o governador Wagner, antes dele embarcar, no início da noite, para uma semana de descanso em Portugal e na Espanha.

Os dois devem discutir as estratégias para pacificar e consolidar o diálogo com as forças políticas no Congresso e os diversos segmentos da sociedade. Depois de uma campanha eleitoral dura, que dividiu a base, e da vitória de Dilma sobre Aécio Neves (PSDB) por uma estreita margem de

votos - 51,63% a 48,37% -, Wagner tem sido apontado pela cúpula do PT e por setores governistas como peça fundamental para essa nova etapa do governo petista. A presidente também deve aproveitar os quatro dias de descanso na Bahia para refletir sobre a formação do próximo ministério, cujas articulações serão colocadas em prática a partir da próxima segunda-feira, quando ela volta a despachar no Palácio do Planalto.

Nesta quarta, Jaques Wagner informou, na coletiva em que o governador eleito da Bahia Rui Costa (PT) anunciou a equipe de transição, que o futuro ministro da Fazenda deverá ser anunciado na primeira quinzena de novembro, antes de Dilma embarcar para Austrália, onde participa da Cúpula do G-20 (grupo de países emergentes), em Brisbane.

Entre os nomes especulados para comandar a Fazenda estão Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco; Henrique Meirelles, ex-presidente do BankBoston e do Banco Central do Brasil; e o empresário Josué Alencar. Wagner, que descartou srr indicado para o Ministério da Fazenda, ao ser indagado se tinha preferência por alguma pasta, brincou: "Preferência a gente tem quando vai ao restaurante. Se for o caso, serei convidado". E emendou, na sequência, que estava sendo cotado para tudo, até para presidente do Bahia. (As informações do A Tarde)

'NÃO VOU BUSCAR UNANIMIDADE', AFIRMA ALAN SANCHES AO POSTULAR A PRESIDÊNCIA DA AL-BA

O deputado estadual Alan Sanches (PSD) entrou na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa (AL-BA) nesta quarta-feira (29). Líder do PSD, segunda maior bancada dentro da base governista, Sanches frisou que não vai buscar unanimidade “nem no meu partido, nem na base aliada”. “Eu vou colocar meu nome nessa disputa, pela alternância. Não tenho nada contra Marcelo (Nilo), mas temos outros nomes. Podemos buscar outras alternativas”, afirmou o parlamentar. Atual dirigente do legislativo baiano, Marcelo Nilo (PDT) tenta permanecer no cargo pela quinta vez consecutiva.

“Tem gente do meu partido e tem gente da base aliada que tem amizade com Marcelo. Buscarei um consenso, mas se tiver outro nome, eu também apoiarei. Claro que me sentirei honrado, pois acho que a gente pode democratizar um pouco mais a Assembleia”, completou Sanches. Diante do quadro de proximidade de Nilo com os demais deputados, o líder do PSD prefere evitar falar nas consequências da postura. “Sei que a partir desse momento posso começar a sofrer retaliações e penalidades. O jogo é assim e estou preparado para isso. Quero poder ser uma opção para a presidência da Assembleia”, reafirmou.

Questionado sobre medidas que devem ser adotadas pela direção do legislativo baiano, Sanches foi enfático: “Se eu tiver o privilégio de sentar naquela cadeira, meu primeiro ato será acabar com a reeleição”. Além de Nilo e de Sanches, outros deputados tentam chegar à presidência da Assembleia, como Rosemberg Pinto (PT), Sargento Isidório (PSC) e Luiza Maia (PT). (As informações do BN)

HOMEM MORRE EM BATIDA GRAVE ENTRE CARRO E CAMINHÃO NA BA-262

Um homem morreu em um grave acidente na tarde desta quarta-feira (29) na BA-262, no sudoeste baiano. Na colisão entre um caminhão e um Fiat Palio, o carro de passeio ficou totalmente destruído, sendo partido ao meio. A batida aconteceu no perímetro urbano de Vitória da Conquista.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, o motorista do Palio dirigia sentido centro da cidade quando bateu frontalmente com um caminhão de transporte de bebidas que seguia no outro sentido. O carro de passeio teria invadido a contramão, segundo testemunhas, sem motivo aparente. Chovia no momento do acidente.

Somente o motorista estava no carro e morreu na hora. Ele foi identificado somente como Adelson até o momento. O motorista do caminhão não teve ferimentos. O corpo da vítima foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML). (As informações do Correio)

RUI ANUNCIA GRUPO DE TRANSIÇÃO; SECRETARIADO SAI EM DEZEMBRO

O governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta quarta-feira, 29, que reduzirá secretarias e cortará cargos comissionados na administração estadual. O anúncio foi feito nesta quarta, quando Rui, ao lado do governador Jaques Wagner, apresentou a equipe de transição, coordenada pelo atual secretário da Fazenda, Manoel Vitório.

"O foco não é cortar para economizar no custo, mas é evidente que isso é uma boa consequência. O foco é melhorar a eficiência, rapidez, retirar duplicidades de ações, otimizar e melhorar a gestão. A consequência dessa otimização é a redução de custos, inclusive com cargos comissionados, que nós também vamos reduzir", informou.

Rui não especificou quantos cargos cortará ou quais pastas serão extintas, mas disse que as alterações serão enviadas em um projeto de lei para a Assembleia Legislativa até o próximo dia 30 de novembro. Antes disso, a equipe de transição avaliará três ou quatro opções de remodelagem da atual estrutura administrativa do estado. O governador eleito disse que irá pedir "pessoalmente a compreensão dos deputados" para ver o projeto aprovado ainda este ano, apesar do prazo curto.

"O objetivo é que a gente já possa iniciar o ano com a nova estrutura administrativa, ou teríamos que esperar até março, depois do Carnaval, e aí perderíamos três ou quatro meses", disse. Rui afirmou que pretende ouvir a opinião de Wagner antes de decidir sobre a nova estrutura administrativa. Isso só acontecerá, porém, dentro de duas semanas, após Rui voltar de uma viagem de descanso. Wagner vai nesta quinta, 30, para Portugal e Espanha e só retorna em uma semana.

"Os critérios serão de economizar com área-meio e sobrar algum recurso para área-fim e tentar modernizar o estado. Vamos introduzir ferramentas tecnológicas mais modernas para melhorar gestão e monitoramento do governo", declarou o governador eleito.

Novo secretariado - Rui informou também que só anunciará o novo secretariado entre os dias 1º e 10 de dezembro e evitou qualquer sinalização. "Ninguém está autorizado a falar em meu nome, portanto qualquer boato ou especulação está desautorizado desde já", afirmou.
Wagner disse que não indicará qualquer secretário para a próxima gestão. Segundo ele, a montagem dependerá de Rui - que conhece "o governo todo por dentro" por ter sido chefe da Casa Civil. As conversas com os partidos aliados sobre cargos só ocorrerão após Rui retornar de viagem, mas a expectativa é que o PP e o PSD, partidos do vice-governador eleito João Leão e do senador eleito Otto Alencar, ocupem espaços privilegiados.

A "fome" por postos importantes não deverá ser pequena. Ainda durante a campanha, em ato no qual o PP firmou seu apoio à candidatura de Rui, vários integrantes do partido falaram abertamente, durante discursos, em ampliar a participação na estrutura do governo.
Entretanto, com a saída do PSB do governo, Rui teria menos legendas a acomodar, pelo menos a princípio, já que a senadora Lídice da Mata, presidente da sigla na Bahia, descarta um retorno tão rápido ao governo. (As informações do A Tarde)

OTTO DESCARTA CONCORRER À PREFEITURA DE SALVADOR EM 2016

Otto descarta concorrer à Prefeitura de Salvador em 2016: ‘Não tenho nenhuma pretensão’Foto: Max Haack/Ag. Haack/Bahia Notícias
O senador eleito Otto Alencar (PSD) negou nesta quarta-feira (29) que haja alguma possibilidade de se candidatar à Prefeitura de Salvador em 2016. “Primeiro que eu não tenho nenhuma pretensão de ser candidato a prefeito de Salvador. Segundo que não vou transferir meu título. Vai ficar lá em Rui Barbosa”, garantiu.

Para ele, os rumores provavelmente começaram por causa da “votação expressiva” que teve, durante o pleito deste ano, na capital baiana, que o deixou bem à frente de seu principal concorrente ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB). Otto disse não saber se será chamado para algum ministério mas que, caso seu colega de partido, Gilberto Kassab, seja indicado, terá seu apoio.

"Se tiver espaço na Esplanada, não será ocupado por Otto Alencar. Eu não aceito cargo executivo mais não. Se eu aceitasse um cargo, eu ia negar tudo o que eu disse no horário eleitoral”, afirmou. Para o senador, não houve momentos ruins durante a campanha, principalmente porque a coligação tinha certeza da vitória. Alencar, que disse conhecer “quase todos os prefeitos da Bahia”, ainda brincou ao dizer que não entendia porque aparecia abaixo de Geddel nas pesquisas do Ibope. "A conta é a seguinte: Nós temos uma base política muito maior do que a deles, de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores... Eles têm uma base menor. E eles não tinham os programas sociais do governo e nós tínhamos. Então somou os vermelhos, que eu considero, com os nossos azuis, aí deu vitória. Não tinha erro", defendeu. (As informações do BN)

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

YMBASSAHY DEFENDE A AUTONOMIA DO CONGRESSO E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Com a escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados na pauta de discussões, em Brasília, o líder do PSDB, Antonio Imbassahy, defende a necessidade de assegurar a autonomia da Casa Legislativa. Segundo Imbassahy, existem vários assuntos de interesse da sociedade brasileira que precisam ser discutidos e levados a apreciação, sem interferências do governo. Ele entende também como relevante que o novo presidente da Câmara esteja antenado com os movimentos de participação popular.

Ele exemplifica com a derrubada, ontem, do decreto do Palácio do Planalto que cria os conselhos populares, cujo objetivo, diz o líder, édiminuir o papel do Legislativo, retirando atribuições constitucionais. “Com esse decreto, a presidente Dilma quer que a escolha dos representantes do povo seja feita pelo governo do PT, e isso nós não vamos permitir”, afirmou.

Para Imbassahy, é preciso garantir a liberdade de imprensa. “Precisamos estar atentos e unidos para impedir que a mídia seja amordaçada; é preciso exigir investigar as denúncias de corrupção da Petrobras, impedir que o Brasil se transforme em uma filial da Venezuela, enfim, defender a soberania nacional”, pregou. O líder do PSDB acrescentando que a oposição está sintonizada com a manifestação clara das urnas, “das pessoas que votaram conosco”, disse.

EDUCAR TECNOLOGIAS PROMOVE III FEIRA TECNOFICINA NO COLÉGIO OFICINA DE SALVADOR

Exposição dos trabalhos realizados pelos participantes das turmas de Robótica, competições com robôs e promoção de oficinas (workshops), em que os alunos ensinarão algumas das técnicas aprendidas durante as aulas, e eleição online da maquete mais criativa feita pelos próprios estudantes. Estas são algumas das atrações III Feira Tecnoficina, que será realizada no dia 8 de novembro, no Colégio Oficina de Salvador.

O evento, coordenado pela Educar Tecnologias, tem como objetivos estimular a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de preparar o aluno para montagem de mecanismos simples utilizando kits eletrônicos e sucata, para demonstração prática de conceitos como mecânica e eletricidade, entre outros.

“Além disso, ao longo do serão apresentados os resultados dos projetos dos alunos do 6º e 7º anos sobre os conteúdos estudados e suas produções, elaboradas e experimentadas nas 1ª, 2ª e 3ª unidades”, pontua a professora Francisca Nery, diretora da Educar Tecnologias.

A programação do evento do Colégio Oficina está assim distribuída:

1 - Exposição dos trabalhos dos alunos do 6º ano. Tema: “Robôs: entre a criação e a aplicação”.

2 - Exposição dos trabalhos dos alunos do 7º ano. Tema: “Reinventando ou recriando tecnologias”.

3 - Exposição dos trabalhos do Grupo de Robótica do Oficina, com o tema: “Estudando e Montando Robôs de Sumô e Seguidor de Linha”

4 - Eleição online da maquete mais criativa.

5 - Minicurso sobre como montar um circuito e programação na protoboard.

6 - Oficina para convidados – Elaboração de um Mixe.

7 - Campeonato interescolar de robôs ( categorias sumô e de seguidores de linha).

8 - Varal de Cordel. Tema: Criando ou recriando objetos?

Outros eventos já programados pela Educar Tecnologias: quinta feira (30/10), Oficina de Robótica Experimental no Colégio Mercês; sábado (01/11), Oficina de Robótica Experimental no Colégio Soledade e, dia 18 de novembro, I Feira Tecnolupe no Colégio Guadalupe.

Por: Sergio Toniello

RUI COSTA ESCOLHE SECRETÁRIO DA FAZENDA PARA COMANDAR EQUIPE DE TRANSIÇÃO

O governador eleito, Rui Costa (PT), anunciou ontem o nome do coordenador da equipe que ficará responsável por cuidar do processo de transição com o governo do aliado Jaques Wagner. Em entrevista ao programa Que Venha o Povo, da TV Aratu, Rui afirmou que os trabalhos de transição serão comandados pelo atual secretário da Fazenda de Wagner, Manoel Vitório.

Os nomes de todos os integrantes da equipe serão divulgados, hoje, às 13h30, na Governadoria. Na entrevista, o futuro governador reafirmou a promessa de cortar gastos e reduzir o número de secretarias. Disse ainda que a equipe de transição terá como um dos objetivos montar modelos para gestão para o próximo governo.

“Vou alterar a estrutura de secretarias e órgãos. Vamos diminuir o número de secretarias. Após aprovarmos o modelo administrativo que será implantado, o governador enviará o projeto para a Assembleia Legislativa para que ele já possa ser colocado em prática em janeiro. Queremos buscar mais eficiência e diminuir os custos com burocracia, para investir mais no social, nos serviços de saúde”, disse Rui ao apresentador do programa, Casemiro Neto. Por meio de sua conta no Twitter, o petista também anunciou o nome de Vitório e o corte de pastas.

Na entrevista, Rui Costa também evitou falar em nomes que vão compor o primeiro escalão do governo, mas admitiu que poderá manter parte dos nomes da cúpula do governo Wagner. Indagado sobre as relações com a oposição, em especial com o prefeito ACM Neto (DEM), o governador eleito disse apenas que quer manter “uma boa relação administrativa com todos os prefeitos” e que espera “uma relação profissional com eles”.

Rui Costa disse ainda que não teve qualquer tipo de contato com ACM Neto após a eleição. “Vou trabalhar com profissionalismo. A gente chega lá. A disputa política é uma coisa, mas a relação entre as pessoas é outra”, afirmou Rui. O petista também relatou detalhes da visita que fez anteontem à presidente Dilma Rousseff.

“Fui com minha esposa Aline, além do governador Wagner e de sua esposa Fátima. Quis levar para ela o carinho, o agradecimento dos baianos e a expectativa do muito que podemos fazer”, contou. Rui ainda revelou o seu principal momento de tensão na corrida eleitoral: “Pra mim, o segundo foi mais tenso do que o primeiro turno, quando fui eleito, porque fiquei com receio de ter que governar contra a maré”. (As informações do Coreio)

SEDE DA DEFENSORIA PÚBLICA NO CAB SERÁ INAUGURADA HOJE

A Defensoria Pública do Estado da Bahia inaugura hoje nova sede, no Edifício Multicab Empresarial, na Avenida Ulisses Guimarães, 3.386, CAB. A cerimônia de inauguração acontecerá às 14h. Além dos serviços administrativos da instituição, o prédio vai abrigar os atendimentos das Especializadas do Idoso, Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Proteção aos Direitos Humanos, Crime e Execução Penal.

TRIO PRESO EM NAZARÉ ESCONDIA DROGAS EM MURO DE IGREJA

Três jovens que utilizavam o muro de uma igreja para esconder drogas foram presos no município de Nazaré na última segunda-feira, 27. Washington Santos Souza Filho, de 22 anos, Sivaldo Santos Nascimento, 20, e Everton Silva da Silva, 18, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Segundo a polícia, o trio colocava as drogas em sacos plásticos amarrados com fio de nylon e os lançavam sobre o muro da igreja, localizada no bairro Santa Rita. Os entorpecentes ficavam escondidos dos transeuntes e só podiam ser alcançados quando os fios, transparentes, eram puxados. Investigadores da Delegacia Territorial (DT) local já investigativam denúncias na região e encontraram os pacotes.

Os sacos continham 164 trouxinhas de cocaína, 96 pedras de crack e 39 buchas de maconha. Washington, Sivaldo e Everton afirmaram no interrogatório que tinham comprado as drogas na localidade da Gamboa, em Nazaré, mas não delataram o fornecedor. Eles estão custodiados na carceragem das DT/Nazaré, onde aguardam transferência para o Presídio de Valença, ainda de acordo com a Polícia Civil. (As informações do A Tarde)

CONSELHO DE ÉTICA APROVA CASSAÇÃO DO DEPUTADO BAIANO LUIZ ARGÔLO

Por 13 votos a favor e quatro contra, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira o relatório do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) recomendando a cassação do mandato de Luiz Argôlo (SD-BA). Argôlo responde por quebra de decoro parlamentar devido a sua relação com doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato. O parlamentar é acusado de receber dinheiro e favores de Youssef.

Durante a sessão, os deputados Wladimir Costa (SD-PA) e Mauro Lopes (PMDB-MG) saíram em defesa de Argôlo argumentando não haver provas de que o parlamentar recebeu vantagens ilícitas. Costa disse que Argôlo podia ser vítima de uma injustiça. “Estamos aqui questionando a falta de provas. Tem de apresentar provas materiais”, enfatizou o deputado paraense. O argumento foi repetido pelo advogado de Argôlo, Aluísio Lundgren Correa Régis. “A defesa entende que não há provas”, insistiu. O relator rebateu os discursos e disse que existem provas robustas contra Argôlo, incluindo evidências de solicitação de vantagens financeiras. “O crime de corrupção passiva se caracteriza apenas pelo ato de solicitar vantagens”, respondeu Marcos Rogério.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) afirmou que mesmo passado o processo eleitoral era preciso preservar a imagem da Câmara. “Tem a imagem do Parlamento, da Casa, independente do processo eleitoral”, defendeu. “Não podemos fechar os olhos aos fatos”, emendou o deputado, ressaltando que as investigações da Operação Lava Jato devem trazer à tona novos detalhes do esquema a partir dos depoimentos da delação premiada. O relatório de Marcos Rogério foi apresentado no dia 14 de outubro, mas um pedido coletivo de vista impediu a votação. No parecer, o relator diz que ficou claro que houve quebra de decoro por parte de Argôlo, uma vez que ele atuava “como cliente de Alberto Youssef, recebendo dinheiro para si próprio e outros beneficiários”.

O relatório diz que Argôlo intermediava contatos com empresas, tinha suas operações financiadas pelo doleiro e ainda pedia favores, como ajuda para interferir em licitações. “Houve evidente quebra de decoro”, destaca. A defesa de Argôlo ainda pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em um prazo de cinco dias, como fez o deputado André Vargas (sem partido-PR). O recurso de Vargas - que também enfrenta um processo de cassação por sua relação com o doleiro Alberto Youssef - seria analisado hoje pela comissão, mas não houve quórum para votação. Os julgamentos de Argôlo e Vargas precisam passar pelo crivo do plenário para que os parlamentares fiquem inelegíveis por oito anos. Vargas e Argôlo não disputaram a reeleição, mas trabalham para que a cassação não seja votada pelo plenário. (As informações do Estadão)

VICE DE AÉCIO DIZ QUE NÃO ACEITA DIÁLOGO COM DILMA E QUE OPOSIÇÃO 'NÃO VAI DAR TRÉGUA'

O candidato a vice na chapa de Aécio Neves (PSDB), Aloysio Nunes (PSDB), afirmou nesta terça-feira (28) que não aceitará a proposta de diálogo com a oposição feita pela presidente Dilma Rousseff (PT). O senador justificou a decisão com os ataques do PT que sofreu por meio das redes sociais, com “mentiras” propagadas ao longo da campanha. “Quem faz isso não tem autoridade moral para pedir diálogo. Comigo não. Estende uma mão, e com a outra, tem um punhal para ser cravado nas costas”, declarou. Nunes ainda afirmou que “pessoalmente agredido nas redes sociais a serviço do PT, de uma campanha”. “Não faço acordo. Não quero ser sócio de um governo falido, e nem cúmplice de um governo corrupto”, sentenciou.

Ele mencionou, durante discurso no plenário do Senado, os boatos que afirmavam que Aécio batia em mulheres ou que consumia drogas. “Eles transformaram as redes sociais em um esgoto fedorento para destruir adversários. Foi isso que fizeram. Não diga a candidata Dilma que não sabia o que estava acontecendo. Todo mundo percebia as insinuações que ela fazia nos debates e os coros nos debates sociais, dizendo que Aécio batia em mulheres, era drogado”, disse ele, que acrescentou que a oposição “não vai dar trégua” no novo mandato da petista. “Vamos cobrar cada uma das promessas”, garantiu. (As informações do jornal Folha de S. Paulo)

STF PERMITE QUE DIRCEU CUMPRA RESTANTE DA PENA EM CASA

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta terça-feira (28) regime de prisão aberto ao ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Com a decisão, Dirceu poderá cumprir o restante da pena inicial de sete anos e 11 meses em casa.

Segundo informações da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Dirceu tem direito a progressão de regime semiaberto para o aberto desde o dia 20 de outubro, por ter cumprido 11 meses e 14 dias de prisão, um sexto da pena, requisito exigido pela Lei de Execução Penal.

Para alcançar o marco temporal para obter o benefício, o ex-ministro também descontou 142 dias da pena por trabalhar durante o dia em escritório de advocacia de Brasília e estudar dentro do presídio. Ele foi preso no dia 15 de novembro do ano passado.

De acordo com o Código Penal, o regime aberto deve ser cumprido em uma casa de albergado, para onde os presos retornam somente para dormir. No Distrito Federal, pela inexistência do estabelecimento no sistema prisional, os juízes determinam que o preso fique em casa e cumpra algumas regras, como horário para chegar ao domicílio, não sair da cidade sem autorização da Justiça e manter endereço fixo. (As informações da Agência Brasil)

QUITÉRIA SE APRESENTA COMO CANDIDATA À REELEIÇÃO NA UPB

Encerrada as eleições 2014, as prefeituras baianas começam a mobilização para a escolha da direção da União dos Municípios da Bahia (UPB). Até então, a atual presidente, Maria Quitéria (PSB), chefe do Executivo de Cardeal da Silva, aparece como candidata única – em 2013, Quitéria disputou contra o correligionário Wilson Cardoso, de Andaraí. Em público, prefeitos como Rosana Cotrim (PR), de Igaporã, e Railton Ramos (PT), de Itagí, já manifestaram apoio.

“Quitéria traz consigo uma liderança que não vejo em outros colegas. É quem tem a maior capacidade de unir nosso movimento e tem conquistado resultados”, defende Rosana. Cumprindo o mandato de dois anos, podendo concorrer a mais dois, a gestora não nega o desejo de reeleição e coloca a boa relação mantida com o governador eleito, Rui Costa (PT), como um dos pontos favoráveis a manutenção do mandato - Quitéria apoiou o petista, mesmo tendo uma candidata do PSB, Lídice da Mata, na disputa.

Em janeiro de 2013, Quitéria foi escolhida como candidata da situação, apoiada pelo ex-presidente Luiz Caetano (PT), com 207 votos dos 354 prefeitos que participaram do pleito. (As informações do BN)

BAIANOS RECEBERAM R$ 2,42 BILHÕES DE TRANSFERÊNCIAS DIRETAS DO GOVERNO FEDERAL ATÉ AGOSTO

Dados do Portal da Transparência do governo federal apontam que os baianos receberam, de janeiro a agosto de 2014, R$ 2.426.779.019,35, provenientes de transferências diretas do Bolsa Família, do Programa do Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Garantia Safra. A cifra revela o desafio dos próximos governantes de minimizar as condições de vulnerabilidade dos beneficiários, tanto no plano federal, com a reeleição de Dilma Rousseff (PT), quanto na esfera estadual, com a escolha de Rui Costa (PT). O Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do país, foi responsável por mais de R$ 10 bilhões para famílias baianas nos últimos quatro anos, período em que Dilma esteve no Palácio do Planalto.

No comparativo, a evolução do programa – e do benefício – cresceu mais de 45% no acumulado, sem levar em consideração 2014. Já via PETI, houve um decréscimo das bolsas. No primeiro ano de Dilma, em 2010, os baianos receberam R$ 592 milhões, enquanto que, em 2013, esse montante caiu para R$ 238 milhões. Já o Garantia Safra, que beneficia agricultores atingidos pela seca, sofreu uma ampliação – em decorrência da própria extensão da estiagem. Em 2011 foram R$ 15 milhões e, em 2013, pior momento da seca até agora, chegou a R$ 253 milhões.

JOVEM É ATROPELADO DUAS VEZES NA AVENIDA BONOCÔ E SOBREVIVE

Um jovem sobreviveu depois de ser atropelado duas vezes na manhã desta terça-feira (28) na avenida Bonocô, segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). Igor dos Anjos Ramos foi atropelado por volta do meio dia de hoje.

Segundo a Transalvador, Igor foi atingido por um carro que não parou para prestar socorro ao tentar atravessar a via. Depois de se levantar, quando voltava para a calçada, foi atingido por outro carro. Dessa vez, o motorista parou e chamou uma ambulância para socorrer o rapaz.

Igor foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde está internado. Não há detalhe sobre seu estado de saúde. (As informações do Correio)

POLÍCIA MILITAR EXONERA CAPITÃO SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM MORTE DE TRÊS PESSOAS

Suspeito de envolvimento na morte de três pessoas da mesma família em Santo Antônio de Jesus, o capitão da PM Luís Fernando de Almeida Braga foi exonerado do cargo que ocupava no 14º Batalhão da Polícia Militar, em Santo Antônio de Jesus. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia no último sábado (25). O capitão da PM e outro seis policiais do 14º Batalhão se encontram presos na Coordenadoria de Custódia Provisória, em Lauro de Freitas, desde o último dia 15 de outubro. De acordo com a Polícia Militar, o "oficial foi exonerado em razão da necessidade de ter um comandante que exerça as atividades efetivamente, pois a prisão cautelar a que foi submetido o capitão Luis Braga, o impossibilita de responder pela companhia".

Ainda de acordo com a corporação, a exoneração do capitão é decorrente de uma necessidade administrativa da unidade policial e não implica em culpabilidade no caso apurado, uma vez que as apurações não foram encerradas. O crime no qual os policiais são suspeitos de envolvimento aconteceu no dia 4 de outubro, quando dois homens foram mortos em uma suposta troca de tiros durante ação da PM no bairro do Amparo. De acordo com a delegacia da cidade, Crispim de Jesus Santos, 23 anos, e Fábio José dos Santos, 33 anos, foram socorridos para o Hospital Regional, mas já chegaram sem vida.

A mãe de Crispim e companheira de Fábio, Maria de Lourdes de Jesus Santos, 47 anos, desapareceu e só foi localizada dias depois, também morta. Ela tinha problemas mentais e era bastante conhecida como ambulante na região. Segundo relatos, os três estavam juntos no dia do crime, mas a ocorrência inicial relatada pelos PMs não incluía o nome dela. O corpo de Maria de Lourdes foi achado em um lixão de Gandu no último dia 9. Ele tinha marcas de queimaduras e o corpo foi reconhecido um dia depois por parentes no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Valença.

Um inquérito militar foi instaurado pela Corregedoria Geral da PM para averiguar o caso, que também é investigado pela Polícia Civil. Em nota, a PM informa que uma comissão formada por dois oficiais já ouviu os policiais envolvidos, testemunhas, parentes e vizinhos das vítimas, além de requisitar e coletar provas para a apuração dos fatos. (As informações do Correio)

SERVIDORES BAIANOS PARALIZAM ATIVIDADES POR 24h PARA DENUNCIAR JUDICIÁRIO 'CAÓTICO'

Os servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) paralisarão as atividades por 24 horas nesta quarta-feira (28). O ato, que será realizado em frente ao Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, é promovido pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sinpojud). O diretor de mobilização sindical, Jorge Cardoso, afirma que o ato foi convocado para demonstrar à sociedade que o “Poder Judiciário está caótico”, e que a categoria reivindica melhores condições de trabalho. O sindicato ainda denuncia a ausência de pagamento das substituições, e que, a alta carga de trabalho diante a deficiência estrutural, tem gerado adoecimentos de muitos servidores.

O sindicato também aponta que há 10 mil vagas ociosas e que o número de vagas abertas no certame que será realizado pelo TJ está muito abaixo do esperado. Ainda está na pauta o pedido de revisão de indenização dos transportes dos oficiais de justiça, com cumprimento Resolução 153 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e reposição salarial inflacionária de 2015, respeitando a data-base da categoria. A escolha da data para esta quarta foi para alinhar os protestos contra os problemas do Judiciário baiano aos atos já convocados pela Federação Nacional dos Servidores do Judiciário (Fenajud). Cardoso diz que a entidade sindical tentou abrir diálogo com a mesa diretora do Tribunal de Justiça sobre a antecipação do indicativo de greve, com apresentação dos pontos da pauta, e que não foram atendidos pela diretoria.

Segundo o diretor, o TJ tem evitado dialogar com o Sinpojud sobre a pauta de reivindicação e tem preferido negociar com outra entidade sindical de servidores auxiliares da Justiça. “Eu entendo que, se nós temos duas instituições que representam os servidores, é de bom tom que haja diálogo com as duas instituições, e não cerceamento”, desabafa. Jorge Cardoso também avalia que as vagas abertas no concurso público para servidores, no total de 200, estão aquém do ideal diante do quadro ocioso de quase 10 mil vagas. “O que se nota é que não há interesse em resolver o problema”, avalia. O sindicato vai manter 30% dos servidores atuando durante a paralisação. O Sinpojud representa 6,1 mil servidores do Judiciário. A Federação dos Trabalhadores e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) apoiarão o movimento. (As informações do BN)

DILMA DEFENDE CONSULTA POPULAR SOBRE REFORMA POLÍTICA

A presidente reeleita Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira, 28, em entrevista ao Jornal da Band, da Rede Bandeirantes de Televisão, que acha "muito difícil" não haver consulta popular sobre a reforma política, seja por meio de plebiscito ou de referendo [veja vídeo da entrevista abaixo]. Dilma afirmou que, nesta eleição, viu uma "ânsia imensa" pela reforma. Segundo ela, a partir de assinaturas encaminhadas ao Congresso, o projeto de mudança das regras entra na pauta.

"Os congressistas defendem a consulta popular para a reforma política", disse. De acordo com definição Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta, e o referendo é chamado posteriormente, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta. Conforme a presidente reeleita, deve-se discutir "como encarar reformas fundamentais, como a política e a tributária".

Dilma declarou que viu um movimento "muito forte" em vários segmentos pela reforma política, mas que "nem todos pensam igual". "Mas todos estão irmanados na questão da reforma política e me apresentaram entre 7 e 8 milhões de assinaturas; eles me deram só a cópia e vão encaminhar para o Congresso", explicou. "A partir daí, é possível uma legislação de iniciativa popular que coloque na pauta esta questão." A presidente reeleita afirmou acreditar ser muito difícil que o debate sobre a questão não seja uma "discussão interativa". Na análise de Dilma, o Congresso "vai partilhar esse processo com a população, com setores organizados". (As informações do Estadão)

RECURSO ADIA SENTENÇA DE AZEREDO NO MENSALÃO MINEIRO

Um despacho do Supremo Tribunal Federal em recurso do ex-senador Clésio Andrade (PMDB-MG), relativo ao processo do mensalão mineiro, deve adiar a decisão da Justiça no caso do ex-deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG). A ação na qual o tucano é réu aguarda apenas a sentença, mas o processo, que atualmente está a cargo da 11.ª Vara Criminal do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, deverá ser remetido para a 9.ª Vara Criminal por determinação do Supremo Tribunal Federal. Azeredo viajou para a Europa poucas horas após o anúncio do resultado das eleições presidenciais. A decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, foi expedida em recurso de Clésio, também réu no caso. Ao renunciar ao mandato em julho, o ex-senador perdeu o foro privilegiado e o Supremo determinou que a ação retorne para a Justiça mineira. Mas a defesa do peemedebista solicitou à Corte que o processo retorne à 9.ª Vara Criminal.

É nessa vara que tramita o processo do qual Clésio era réu até assumir o Senado em 2011 na vaga de Eliseu Resende (DEM-MG), morto naquele ano. O processo em Minas tem outros oito réus, incluindo o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, que cumpre pena por envolvimento no mensalão federal. Em sua decisão, Barroso considerou a "narrativa da prática comum de condutas supostamente delituosas" para determinar o envio da ação contra Azeredo para a 9.ª Vara Criminal. Com a decisão, qualquer sentença expedida pelo juiz Marcos Henrique Caldeira Brant, da 11.ª Vara, poderia ser anulada. Quando o processo contra Azeredo foi remetido para a primeira instância, o promotor responsável pela acusação em Belo Horizonte, João Medeiros, já havia previsto que a estratégia "lógica" da defesa do tucano para "postergar" a decisão seria solicitar que o caso fosse encaminhado para outra vara.

Um dos advogados de Azeredo, José Gerardo Grossi, afirmou que a defesa não vai aceitar a mudança. E confirmou que o ex-deputado não tem pressa em conhecer a decisão. "Não temos de correr, não. Para quê?". Ao apresentar suas alegações finais na ação, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a condenação do tucano a 22 anos de prisão. A assessoria de Azeredo foi procurada, mas não respondeu. O Estado não conseguiu contatar o ex-deputado. Conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República, o mensalão mineiro foi um esquema de desvio de recursos públicos para a campanha à reeleição de Azeredo, então governador de Minas, em 1998. (As informações do Estadão)

ILHÉUS: FUNCIONÁRIOS E EX-FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS RECEBEM IRREGULARMENTE BOLSA FAMÍLIA

Uma fiscalização em Ilhéus descobriu cerca de mil funcionários municipais, ex-funcionários e cônjuges de servidores recebendo irregularmente Bolsa Família na cidade. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social Jamil Ocké a iniciativa foi tomada ao perceber que várias famílias que se enquadram nos critérios não estavam recebendo o benefício.

"Todo município ele tem a obrigação de fazer a fiscalização", explicou Ocké. "Quando assumi a secretária em 2013 a gente começou a fazer essa fiscalização, de maneira tímida, mas conseguimos fazer. Resolvemos fazer por lote, começando pelos servidores municipais e nossa surpresa foi perceber que tem servidores atuais e ex-funcionários, cônjuges, que estavam recebendo Bolsa Família e ao mesmo tempo são assalariados, alguns até com salários altos", diz.

A auditoria continuará sendo feita com servidores estaduais e trabalhadores da iniciativa privada. Os beneficiários irregulares param de receber a Bolsa Família e podem até ter que devolver os valores recebidos. "A primeira coisa que a gente faz é bloquear o recebimento. A gente bloqueia, prepara o relatório social dessas famílias e manda para a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), que é ligado ao Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), e aí imediatamente é feito uma avaliação para saber se teve má fé, se teve dolo... Averiguada essa questão, se eles acharem que foi má fé, fazem uma notificação à família, que tem prazo de 60 dias para se defender, direto para o MDS", explica o secretário. "Tem gente que declara um dependente a mais que não mora de verdade com eles, outros deixam de declarar alguma coisa. Tudo será avaliado". (As informações do Correio)

terça-feira, 28 de outubro de 2014

"COMISSÃO CRIADA AO APAGAR DAS LUZES CONTRIBUIRÁ PARA MAIS UM EPISÓDIO JUDICIAL DO PDDU", DIZ DUDA SANCHES

O vereador Duda Sanches (PSD), que foi tomado de surpresa com apenas o anúncio da criação da Comissão Especial para Acompanhamento e Discussão dos Assuntos Referentes ao Plano Diretor Urbano (PDDU) e da Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (Louos) na Câmara Municipal de Salvador, destaca que implementação da mesma “ao apagar das luzes” só vai contribuir para uma nova judicialização da matéria, prejudicando mais uma vez a população da capital baiana.

“Salvador não merece isso. Afinal, a formação de um colegiado para debater temas tão importantes para a cidade que, inclusive, já foram alvos de fortes debates judiciais, sem conhecimento do povo e de todos os vereadores é algo para se questionar e temer. Portanto, é preciso que expliquem quem foi o responsável pela criação; pelas escolhas dos componentes; bem como a proporcionalidade partidária e o mais importante: o porquê da falta de transparência e debate junto à população”, rechaçou Duda Sanches, pontuando ainda que o tema é alvo de polêmica no parlamento.

TRANSALVADOR INSTALA 386 NOVOS SEMÁFOROS NA CIDADE

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) iniciou a substituição dos semáforos na cidade na última sexta-feira, 24. Após o investimento de cerca de R$ 15 milhões, a licitação realizada garantiu a aquisição de 386 semáforos, além de 360 para pedestres, que serão implantados em 131 cruzamentos espalhados em diferentes localidades.

A substituição dos novos equipamentos engloba, além dos semáforos, todo o sistema, como cabeamento, tubulação, colunas, entre outros. O superintendente Fabrizzio Müller explicou que parte dos semáforos antigos será requalificada e reimplantada em outros locais.

Nos 67 cruzamentos mais importantes da cidade também serão instalados nobreaks para garantir o funcionamento dos equipamentos mesmo quando houver falta de energia elétrica.

PRAÇA DA PITUBA TERÁ NOVOS PISO, BANCO E GRADIL

A Praça Nossa Senhora da Luz, na Pituba, será requalificada até o próximo mês. Com investimentos de R$ 376 mil, o resultado da licitação que escolheu a empresa Gan Engenharia foi publicado, ontem, no Diário Oficial do Município.

Segundo a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, as obras vão recuperar piso, bancos e gradil do espaço e mudar o paisagismo. No início do ano, a fonte já havia sido reformada. O parque infantil também deve mudar de lugar. “Ele fica perto de onde há um grande fluxo de veículos”.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) não informou qual o prazo para conclusão da obra. A Desal já iniciou a recuperação das praças Santos Dumont, no Parque Júlio César, e Cruz da Redenção, em Brotas.

PREFEITURA VAI CONSTRUIR NOVA VIA ENTRE RÓTULAS DE CAJAZEIRAS 8 E 10

Motoristas que trafegam pelos bairros de Cajazeiras 8 e Cajazeiras 10 vão ganhar uma nova alternativa de acesso até o próximo ano. Segundo o diretor de trânsito da Transalvador, Marcelo Corrêa, uma via de cerca de 600 metros será construída entre as rótulas dos bairros.

A obra, que será iniciada até dezembro e concluída em seis meses, deve ajudar a desafogar o fluxo de veículos — assim como a construção da nova avenida que vai ligar Cajazeiras à BR-324 até 2016. As intervenções em Cajazeiras fazem parte de um contrato de R$ 18 milhões, que ainda incluem outras obras na região da Feira de São Joaquim, nas avenidas Bonocô Octávio Mangabeira e Vasco da Gama, e em Pirajá.

As empresas vencedoras do contrato, Liga Engenharia e PJ Construções e Terraplanagem, foram divulgadas ontem, no Diário Oficial do Município. “Esse contrato vai abarcar todas as demandas”, disse Corrêa. As outras obras, que serão iniciadas até dezembro, têm prazo de 60 dias.

O destino dos R$ 18 milhões
Cajazeiras: via de ligação entre as rótulas de Cajazeiras 8 e 10
Av. Bonocô e Otávio Mangabeira (Sesc Piatã): construção de baias em pontos de ônibus
Av. Vasco da Gama: fechamento de retorno em frente à Perini
Feira de São Joaquim: retirada do canteiro central na Av. Eng. Oscar Pontes
Pirajá: reconstrução da Rua Somália, para dar acesso à Brasilgás

BANDIDOS EXPLODEM CAIXA ELETRÔNICO EM BANCO NA ESTRADA DO COCO

Quatro homens explodiram um caixa eletrônico dentro de uma agência bancária na Avenida Santos Dumont, a Estrada do Coco, em Lauro de Freitas. Segundo a Central de Polícia, o crime aconteceu por volta das 3h30, no Banco Itaú, que fica ao lado da loja de brinquedos BMart.

De acordo com a 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lauro de Freitas), a agência foi inaugurada há cerca de dez dias. Os suspeitos usaram explosivos para violar os três caixas na área de autoatendimento, porém, apenas um foi destruído.

Segundo testemunhas, os bandidos fugiram em um carro no sentido Vila de Abrantes. O valor levado pelos bandidos ainda não foi divulgado. O local foi isolado e uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada para fazer perícia. (As informações do Correio)

MANTEGA CONVOCA ENTREVISTA PARA TENTAR RECONQUISTAR A CONFIANÇA NA ECONOMIA

Em dia de grande volatilidade no mercado, com a bolsa em queda e o dólar em alta, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, convocou nesta segunda-feira, 27, uma entrevista para mandar um recado ao mercado e tentar reconquistar a confiança na economia do governo e afirmou que “o resultado das urnas aponta que a população aprova as políticas do atual governo”. Ele previu que o cenário de volatilidade tende a se acalmar. Prometeu maior esforço na política fiscal, inflação sob controle e mais medidas para estimular os investimentos no País.

A política econômica tem sido duramente criticada pelo baixo crescimento, inflação batendo no teto da meta e contas públicas que podem ter em 2014 o pior resultado da história. Com a reeleição da presidente e as incertezas em relação ao sucessor de Mantega, o mercado tem emitido sinais de estresse.

No primeiro discurso após a reeleição da presidente Dilma Rousseff, Mantega disse que estava ali para apresentar as políticas para a recuperação da economia. “Além dos nomes, têm as políticas, aquilo que deve ser feito para continuarmos nessa trajetória de recuperação da economia e de implementação de novo ciclo de desenvolvimento. Isso é que importa”, disse. Escolhido para reforçar os compromissos do governo e com prazo para sair do cargo, o ministro não quis responder sobre sua sucessão. Segundo ele, a pergunta sobre o próximo chefe da equipe econômica deve ser direcionada à presidente. (As informações do Estadão)

DILMA VENCEU NA BA, MAS AÉCIO CONQUISTOU 5 CIDADES BAIANAS

A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) manteve a preferência na Bahia, obtendo 70% dos votos, mas Aécio Neves (PSDB) ganhou terreno no Estado e conquistou a maioria dos votos em cinco municípios baianos. No primeiro turno, ele só teve a preferência dos eleitores de Buerarema, no Extremo Sul da Bahia, mas no segundo turno, além desta cidade, o tucano também foi o mais votado em Eunápolis, Itapetinga, Luís Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista.

O senador ainda aumentou a vantagem em Buerarema. No primeiro turno, ele recebeu 66% dos votos e Dilma 25%. No pleito deste domingo, 26, ele conquistou 69,20% dos eleitores e a petista 30,80%. Apenas nesse município, a vantagem do candidato do PSDB foi de mais de 10 pontos percentuais.
Nas demais, o percentual foi menor, sendo que o maior índice foi de 55,14% para Aécio e 44,86% para Dilma em Itapetinga e a menor foi em Vitória da Conquista, onde ele recebeu 50,59% contra 49,41% da presidente.

Vitória petista - Enquanto Aécio venceu nestes cinco municípios, Dilma conquistou as demais cidades baianas, sendo que a maior diferença foi em Nova Redenção, onde a petista recebeu 90,61% dos votos e Aécio 9,39%. Apesar de ter a preferência na maioria dos municípios baianos, Dilma venceu em 25 cidades com uma diferença de menos de dez pontos percentuais.

Foi o que aconteceu em Baixa Grande, Camamu, Coaraci, Cordeiros, Gandu, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itagimirim, Itaju da Colônia, Itamaraju, Itororó, Ituaçu, Macarani, Mortugaba, Mutuípe, Nova Viçosa, Ourolândia, Pintadas, Presidente Tancredo Neves, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Ubaitaba e Uruçuca. A eleição foi mais acirrada em Presidente Tancredo Neves (50,20% para Dilma e 49,80% para Aécio) e Santa Cruz Cabrália (Dilma com 50,38% e Aécio com 49,62%).

Votação na capital - Em Salvador, a presidente foi a opção de 67,28% dos eleitores e o tucano de 32,72%. Na capital baiana, Dilma venceu em 18 das 20 zonas eleitorais. O tucano só foi mais votado na 1ª zona - que engloba os bairros da Barra, Graça, Jardim Brasil, Caneça e Vitória - e na 13ª zona, que abrange a Pituba, Itaigara, Stiep, Jardim Armação, Costa Azul e Parque Bela Vista.

O senador já tinha sido mais votado nestas regiões no primeiro turno, mas Aécio ampliou a vantagem no pleito deste domingo. No primeiro turno, o tucano obteve 48% dos votos contra 28% da petista na 1ª zona e 49% contra 24% na 13ª zona. No segundo turno, Aécio conquistou 60,94% dos eleitores da 1ª zona contra 39,06% para Dilma e 65,33% de quem votou na 13ª zona, enquanto a presidente obteve 34,67% dos votos nesta região.

A maior vantagem de Dilma foi na 4ª zona, onde ela recebeu 78,34% dos votos contra 21,66% de Aécio. Essa região engloba as seções que ficam nos bairros de Periperi, Coutos, Paripe, Fazenda Coutos, Paramana e Ilha de Maré. (As informações do A Tarde)

MÃE E FILHO SÃO BALEADOS DENTRO DE CASA NO LOBATO

Uma idosa e o filho foram baleados na noite desta segunda-feira (27) no bairro do Lobato. Maria Dinalva Leão de Lima, 68 anos, e Ronaldo Leão de Lima, 35 anos, foram socorridos para o Hospital do Subúrbio.

Segundo o posto policial da unidade médica, Maria e Ronaldo estavam em casa, na rua Senhor do Bonfim, quando dois homens invadiram o local em busca do outro filho da idosa, Rafael. Eles dispararam várias vezes mesmo sem encontrar o alvo no local.

Maria foi baleada no glúteo e no tórax e Ronaldo foi atingido no abdômen. Eles foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Upa de Escada e de lá para o Hospital do Subúrbio. Nenhum deles corre risco de morrer. O caso foi registrado na 29ª Delegacia (Plataforma). (As informações do Correio)

DILMA DEFENDE REFORMA POLÍTICA COMO ESSENCIAL EM ENTREVISTA

A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) defendeu na noite desta segunda-feira, 27, a consulta popular como essencial para se implementar a reforma política no País. Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, Dilma disse ter certeza que essa consulta será possível, pois durante a campanha conversou com diversos setores que contribuíram com formas de se fazer um plebiscito [veja vídeo com trecho da entrevista abaixo].
"O Congresso vai ter sensibilidade para perceber que isso é uma onda que avança", disse sobre a cooperação do Congresso Nacional com essa sua proposta, já que após as manifestações de junho do ano passado não teve apoio maciço dos congressistas para fazer a reforma através de consulta popular.

Das medidas para tal reforma, citou a possibilidade de proibir doações de empresas, mantendo apenas doações privadas individuais - proposta que é defendida pelo PT. "Tem várias propostas na mesa, a oposição fala muito em fim da reeleição", afirmou, sobre a pauta que foi defendida por Aécio Neves (PSDB) e por Marina Silva (PSB).

No início da entrevista, Dilma reforçou a mensagem de união que havia colocado no discurso de vitória de ontem. "Nessa eleição, mesmo com visões e posições contraditórias, os brasileiros apresentaram uma visão comum: a busca de um futuro melhor para o Brasil. Essa busca é a grande base para que tenhamos união."

Como na entrevista que tinha dado poucos minutos antes à TV Record, Dilma disse que seu segundo mandato será da construção de pontes e do diálogo. Citou também a palavra "mudança" que pautou tanto o discurso da oposição como o dela própria, que usou o slogan "muda mais" durante a campanha. "Temos de ser capazes de garantir as mudanças que o Brasil precisa e exige. Isso fica claro nessas eleições", afirmou.

A presidente disse estar comprometida em assegurar um País mais moderno, inclusivo e produtivo, mensagem que foi repetida por ela no fim da entrevista. Ela voltou também ao discurso de unir os brasileiros após o processo eleitoral, chamando ao "Brasil da solidariedade". "Acredito que, depois de eleição, temos que respeitar todos os brasileiros, os que votaram em mim e os que não votaram em mim; abrir e construir, através do diálogo, as pontes para que possamos juntos fazer com que Brasil tenha um caminho de crescimento, de futuro."

Ela também afirmou que o seu governo focará na educação, na cultura, ciência e inovação. No aspecto social, destacou o olhar para a população mais pobre, mulheres, jovens e negros. (As informações do Estadão)

LUCIANO SIMÕES PODE SER CONDENADO POR CALÚNIA E DIFAMAÇÃO CONTRA PROMOTOR DE JUSTIÇA

Após desistir de mais uma reeleição, o deputado estadual Luciano Simões (PMDB) pode ser condenado por uma ação civil pelos crimes de injúria, calúnia e difamação e, de acordo com a tramitação do processo, foi intimado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a apresentar as alegações finais. De acordo com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), o parlamentar responde ao processo movido em 2008, após declarações sobre a atuação do promotor de Justiça Pedro Costa Safira.

Sem detalhar o objeto da ação, o MP-BA informou, por meio de nota, que “apresentou as alegações finais, pedindo a condenação pelo crime de calúnia com aumento da pena, no último dia 14 de outubro”. “Agora, cabe ao Tribunal de Justiça dar seguimento aos atos judiciais e realizar o julgamento da ação penal”, indicou o MP-BA. Segundo o órgão, o julgamento seis anos após o início da tramitação foi decorrente de “eventos incidentais próprios dos processos criminais, que implicaram na dilação do prazo de conclusão”.

Procurado, o peemedebista não foi localizado para comentar o caso. Simões não foi candidato nas eleições 2014, elegendo seu filho – e homônimo -, Luciano Simões. Caso venha a ser condenado em segunda instância, o peemedebista poderia ser enquadrado na Lei de Ficha Limpa, por ser uma decisão de órgão colegiado, e ficaria inelegível por oito anos. (As informações do BN)

COELBA OFERECE CONSULTORIA DE GRAÇA PARA AJUDAR A ECONOMIA ATÉ 50% NA CONTA DE ENERGIA

Quem compra geladeira, televisão, ar-condicionado ou até mesmo lâmpadas já está acostumado a identificar nesses produtos selos com escalas que indicam a sua eficiência no consumo de energia. Mas, esse tipo de classificação ultrapassou a barreira dos eletrodomésticos e agora também pode ser aplicada para casas e edifícios. O setor de eficiência energética da Coelba, Celpe e Cosern - empresas do Grupo Neoenergia -, por exemplo, concede consultoria gratuita para quem quiser pleitear a obtenção de etiquetas de eficiência para seus imóveis.

A gerente de eficiência energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas, explica que existem dois tipos de etiquetas: a do projeto e a da obra construída. O selo abrange edifícios comerciais, residenciais e de serviços, sendo obrigatório apenas para edificações públicas federais. A etiquetagem tem o objetivo de classificar o nível de consumo de energia e mostrar a sua eficiência através da aplicação de ferramentas da construção que favoreçam um consumo menor.

“A economia pode chegar a 30% para edificações já existentes, se estas passarem por uma intervenção tipo retrofit (reforma e/ou atualização). Nas novas edificações, ao se utilizar tecnologias energeticamente eficientes desde a concepção inicial do projeto, a economia pode chegar a 50% do consumo, comparada com uma concebida sem essas tecnologias”, argumenta Ana.

Para que um prédio ganhe uma certificação de alto padrão de eficiência no consumo, é preciso ter intervenções que vão desde o projeto (para o caso dos imóveis ainda não construídos) à fase da utilização dos imóveis pelos moradores. “Muito se fala que para que um empreendimento seja eficiente é preciso gastar muito. Mas, se ele for pensado desde o projeto, o custo pode ser menor. Se você escolher uma cor mais clara isso já colabora. Não envidraçar o prédio inteiro, por exemplo, não onera a obra”, ressalta Ana. (As informações do Correio)

'PODEMOS DETERMINAR CONDUÇÃO COERCITIVA', AFIRMA RITA TOURINHO SOBRE CASO DALVA SALE

Dalva Sele Paiva, presidente da ONG Instituto Brasil e pivô de denúncias contra petistas baianos no auge da campanha no primeiro turno das eleições 2014, não foi localizada no endereço oficial dela. De acordo com a promotora Rita Tourinho, do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), a última informação disponível sobre a presidente da ONG Instituto Brasil é de que Dalva constituiu advogado para falar o processo e que, desde então, não existe outro tipo de comunicação.

“Uma parte da investigação com Dalva nós passamos para o Ministério Público Federal, que também está acompanhando o caso. A última comunicação que a gente teve com ela, ela disse que tinha constituído advogado e que ele iria procurar o Ministério Público, o que ainda não aconteceu”, relata a representante do MP-BA. “Não sabemos se ela entrou no país ou não. Precisamos saber onde ela se encontra antes de tudo”, completa Rita Tourinho – após entrevista à revista Veja, Dalva Sele Paiva embarcou para a Europa, com retorno programado para o último dia 11. “Podemos, inclusive, determinar a condução coercitiva”, aponta a promotora, que segue em investigações de irregularidades envolvendo a ONG Instituto Brasil.

“O que se tem, até então, são as irregularidades em diversos convênios. Encontramos um com a prefeitura de Paulo Afonso, de 2007, com indícios de desvios de recursos”, relata Rita Tourinho. A promotora, todavia, frisa que não é possível confirmar os relacionamentos apontados por Dalva Sele com petistas, conforme denúncias à revista Veja e ao jornal Correio. “Esses desvios e as conexões com as pessoas citadas por ela não podemos confirmar. Mesmos os documentos que ela apresentou não trazem isso”, pondera. (As informações do BN)

DEPUTADO PROPÕE SEPARAÇÃO DE SÃO APULO E EX-SECRETÁRIO FALA EM CONSTRUÇÃO DE MUR

Deputado estadual eleito em São Paulo, Coronel Telhada (PSDB) ficou indignado com a reeleição de Dilma Rousseff (PT). A petista bateu o tucano Aécio Neves no segundo turno da eleição, em disputa apertada. "Mais quatro anos de corrupção e de desgoverno para o Brasil", escreveu Telhada no Facebook. "Parabéns aos que votaram em Branco e Nulos, vocês condenaram o Brasil com a sua omissão e covardia", completou.

O deputado disse estar "muito triste" com o resultado e disse que talvez "chegou a hora de São Paulo se separar do resto do país".

Já o ex-secretário nacional de Justiça, o advogado Romeu Tuma Júnior, propôs a construção de um muro que divida o país em dois. "Vamos respeitar os eleitores do PT e mandar a Dilma só para eles", escreveu, postando uma imagem que mostra o mapa do Brasil dividido por uma linha vermelha horizontal. De um lado, estão os Estados do Norte e do Nordeste, do outro, estão os demais Estados do País e o Distrito Federal. O muro seria como o de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas partes. (As informações do Correio)

OBRAS DO CORREDOR TRANSVERSAL II ALTERAM TRÁFEGO NA PARALELA

As vigas de sustentação dos viadutos do Corredor Transversal II sobre a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) serão implantadas nestas terça, quarta e quinta-feira (28, 29 e 30, respectivamente). Para o içamento e lançamento das peças nas estruturas dos viadutos, o fluxo de veículos será desviado nos três dias de implantação na Avenida Paralela, sentido aeroporto, entre as 23h de um dia até às 5h do dia seguinte.

Com o desvio do fluxo, o usuário deverá acessar a Avenida Orlando Gomes pela via marginal da Paralela, onde o novo acesso já está em funcionamento, e depois retornar em local indicado, tendo acesso novamente à Avenida Paralela pela ligação entre as duas vias.

O Corredor Transversal II faz parte do Programa Mobilidade Salvador e vai atravessar a capital, conectando a Orla Atlântica ao Subúrbio Ferroviário. São aproximadamente 13 quilômetros de pistas, compreendendo a Avenida Orlando Gomes (3,5 quilômetros) e a futura Avenida 29 de Março (9,2 quilômetros), mais os oito quilômetros da Estrada da Base Naval (BA-528). (As informações do A Tarde)

COMENTARISTA DIZ NA TV QUE NORDESTE É "RETROGRADO" E "BOVINO"

O comentarista e colunista Diogo Mainardi deu uma declaração sobre o Nordeste no "Manhattan Connection", da Globo News, que causou revolta em redes sociais. Ao comentar a reeleição de Dilma Rousseff neste domingo, ele afirmou que a região é bastante "retrógrada" e "bovina", entre outros comentários.

"Essa eleição é a prova de que o Brasil ficou no passado. Não é nem Bolsa Família, não é marquetagem. O Nordeste sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno ao governo", diz Mainardi. "É uma região atrasada, pouco educada ,pouco instruída, que tem grande dificuldade para se modernizar".

"Diogo Mainardi da show de preconceito contra nordestino e toma baile de cientista político que explica que Brasil é igual a EUA, França, etc", escreveu um internauta. "O pior não são os preconceituosos da internet, pior mesmo é ver o Mainardi chamar nordestino de atrasado e bovino na Globo News", escreveu outro. (As informações do G1)

'NÃO TEM O MENOR SENTIDO SE FUNDIR', DIZ AGRIPINO SOBRE SUPOSTO FIM DO DEM

Ao contrário do que sugeriu o prefeito ACM Neto, não há nenhuma definição sobre uma suposta fusão do Democratas (DEM) após as eleições deste domingo (26), garantiu o presidente do partido, senador José Agripino Maia. “Que nada! Um partido que tem cinco senadores, 22 deputados, prefeito de capital... Não tem o menor sentido de fundir”, afirmou nesta segunda-feira (27).

Segundo o senador, “praticamente todos” os partidos tiveram perdas este ano, mas a extinção ou fusão do DEM está “fora de questão”. “Eu vou fazer uma reunião com a bancada federal, com senadores, para a gente buscar alternativas de crescimento.

Não temos nenhuma tese definida, não há tese de extinção, nem de fusão. Isso está fora de pauta. Isso está fora de questão”, garantiu. Segundo O Globo, ACM Neto teria indicado que o partido caminharia para uma fusão com dez partidos nanicos para criar uma nova legenda. “O DEM não vai mais existir como tal. Se Aécio ganhar, faremos uma fusão para crescer. Se Aécio perder, faremos uma fusão para sobreviver”, disse Neto. (as informações do BN)

HOMEM MORRE APÓS ESPANCAMENTO NA ESTAÇÃO MUSSURUNGA

Um homem morreu espancado na madrugada desta segunda-feira (27) na Estação Mussurunga, na Avenida Paralela. Segundo a Central de Polícia (Centel), Jorge da Conceição, 46, chegou no Hospital Geral do Estado (HGE), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com diversas marcas de agressão física pelo corpo e sem sinais vitais, levando ao seu falecimento. Ele foi socorrido após um chamado pouco depois de 1h. Quando a polícia chegou no loca, contudo, não havia mais ninguém na estação de transbordo. Ainda não estão esclarecidos a motivação do crime e nem os principais suspeitos. Nem se a vítima possuía antecedentes criminais. (As informações do BN)

OBRAS DO CORREDOR TRANSVERSAL II ALTERAM TRÁFEGO NA PARALELA

As vigas de sustentação dos viadutos do Corredor Transversal II sobre a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) serão implantadas nestas terça, quarta e quinta-feira (28, 29 e 30, respectivamente). Para o içamento e lançamento das peças nas estruturas dos viadutos, o fluxo de veículos será desviado nos três dias de implantação na Avenida Paralela, sentido aeroporto, entre as 23h de um dia até às 5h do dia seguinte.

Com o desvio do fluxo, o usuário deverá acessar a Avenida Orlando Gomes pela via marginal da Paralela, onde o novo acesso já está em funcionamento, e depois retornar em local indicado, tendo acesso novamente à Avenida Paralela pela ligação entre as duas vias. O Corredor Transversal II faz parte do Programa Mobilidade Salvador e vai atravessar a capital, conectando a Orla Atlântica ao Subúrbio Ferroviário.

São aproximadamente 13 quilômetros de pistas, compreendendo a Avenida Orlando Gomes (3,5 quilômetros) e a futura Avenida 29 de Março (9,2 quilômetros), mais os oito quilômetros da Estrada da Base Naval (BA-528).