domingo, 30 de novembro de 2014

DESAFIO DE LEVY É VENDER AJUSTE A SETORES DO GOVERNO

Os primeiros dias de trabalho na sala de transição do Palácio do Planalto deixaram os futuros ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, em alerta. Ficou a impressão de que, antes de mais nada, será preciso convencer a própria equipe de governo quanto à gravidade do quadro fiscal, das contas públicas, e ao custo político que o ajuste, ainda que gradual, envolverá.

A dupla tem diante de si uma bomba para desarmar e o trabalho não poderá ser feito sem uma freada nas políticas sociais e nos programas vendidos, nos últimos anos, como geradores de emprego. Também não se pode descartar alta de impostos.

O anúncio do plano gradual de ajuste das contas públicas, na quinta-feira, foi apenas o primeiro passo no processo de retomada da confiança dos agentes econômicos. Vendida a ideia, ainda está tudo por fazer. Levy não detalhou que medidas adotará.

Prudente, o time econômico do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff prometeu alcançar, no ano que vem, um superávit primário (poupança para pagamento da dívida pública) equivalente a 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Um saldo desse tamanho não é suficiente para evitar que o endividamento do governo cresça. Esse efeito só seria alcançado em 2016 e 2017, quando o primário seria de no mínimo 2% do PIB. (As informações do Estadão)

CAIXAS ELETRÔNICOS SÃO EXPLODIDOS EM METALÚRGICA DE POJUCA

Um grupo armado com explosivos arrombou os caixas eletrônicos da Metalúrgica Ferbasa na madrugada deste sábado, 29 em Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador.

De acordo com a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), por volta das 4h, oito homens chegaram divididos em dois carros, armaram os explosivos e detonaram os caixas.

Não há informações sobre a quantia levada. A metalúrgica foi procurada pela reportagem do Portal A Tarde, mas até o momento não se pronunciou. (As informações do A Tarde)

DUPLA ABRE FOGO EM FESTA E MATA DOIS HOMENS EM CAMAÇARI

Dois homens foram assassinados na noite deste sábado (29) no bairro de Lama Preta, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. As vítimas estavam em uma festa quando dois homens armados chegaram atirando.

Joilson dos Santos Nascimento e Feliciano da Conceição Neto foram atingidos pelos tiros e morreram ainda no local. Os dois homens acusados de abrir fogo contra o grupo fugiram. Até a manhã deste domingo (30), nenhum dos dois suspeitos havia sido preso. A Delegacia de Camaçari investiga o caso. A polícia tenta identificar o motivo do crime e se os dois homens eram alvos dos disparos.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga um outro duplo homicídio, ocorrido desta vez na comunidade de Vila Nova de Pituaçu, em Salvador. Segundo a Polícia, dois corpos foram encontrados na manhã deste domingo (30). A polícia não tem pistas dos acusados. (As informações do Correio)

MEXICANOS SE DESPEDEM DE ROBERTO BOLAÑOS ANTES DE SEPULTAMENTO

Os mexicanos já haviam se acostumado aos falsos anúncios da morte de seu ídolo máximo do entretenimento, Roberto Gomez Bolaños, o Chespirito ou Chavo del Ocho - em maio, pela última vez, o boato foi respondido com piada pelo próprio Bolaños, que disse estar vivo e ainda mais bonito do que nunca.

Aos 85 anos, o comediante raramente aparecia em público, vivia isolado em uma mansão em Cancún, no Estado de Quintana Roo, também por causa de sua saúde frágil. Por isso, a primeira reação foi de incredulidade quando, na tarde de sexta, a Televisa, canal de TV que o alçou ao estrelato, fez o anúncio oficial em redes sociais.

O que se seguiu foi uma avalanche sentimental. Bolaños é adorado no país. As primeiras reações de seus amigos atores vieram dos colegas de elenco de Chavo, ou Chaves, como era conhecido pelos brasileiros. “Roberto, você não se vai, você permanece no meu coração e no de todos”, escreveu Edgar Vivar, o Seu Barriga no microblog Twitter.

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, também usou a rede social para enviar seu pesar oficial. “Lamento profundamente o falecimento de Don Roberto Gomez Bolaños, Chespirito. O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações".

A despedida de Bolaños será realizada no estádio Azteca, na Cidade do México, neste domingo (30), a partir das 10h (11h em Brasília/10h em Salvador). (As informações do G1)

BAHIA SE DESPEDE DA FONTE NOVA CONTRA O GRÊMIO

O Bahia volta a campo neste domingo, 30, às 18h30 (horário da Bahia), menos de 24 horas depois do show do cantor Roberto Carlos na mesma Arena Fonte Nova. Dizem que o Rei, dono de uma carreira tão vasta, possui músicas apropriadas para cada situação da vida. Buscar uma canção para retratar a situação do Tricolor, realmente, não é difícil. A trilha ideal para o duelo contra o Grêmio, logo mais, é 'Despedida', sucesso de 1974.

Já está chegando a hora de ir / venho aqui me despedir e dizer / em qualquer lugar por onde andar / vou lembrar de você, dizem os versos da estrofe de abertura da música, composta em parceria com Erasmo Carlos. Como ela bem diz, este será o último jogo do Esquadrão em casa no ano, ao lado da torcida. Depois, só resta o confronto no Couto Pereira, contra o Coritiba, pela 38ª rodada.

Só me resta agora dizer adeus / e depois o meu caminho seguir / o meu coração aqui vou deixar / não ligue se acaso eu chorar, continua a cantar o Rei. Como a letra não esquece, esta é, sem dúvidas, uma despedida das mais melancólicas.

A verdade é que a Fonte Nova não foi palco de muitos momentos felizes para o Tricolor em 2014. No Brasileirão, por exemplo, foram sete derrotas, quatro empates e apenas quatro triunfos na Arena. O aproveitamento, de 35%, explica bem o desfecho do Bahia na Série A. A situação lamentável do Tricolor na tabela não vem de hoje. A equipe entrou na zona de rebaixamento pela primeira vez na agora distante 12ª rodada, após uma derrota por 1 a 0 para o Internacional, justamente na Fonte Nova.

Vendo o time agonizar na Série A por tanto tempo, a torcida também não compareceu em peso ao estádio, como manda a tradição. A média de público do Esquadrão como mandante neste ano foi de 12.976 pessoas, a 11ª do campeonato. Em 2013, por exemplo, a média foi de 18.449 torcedores. Em 2012, de 18.981 pagantes.

O maior público na Fonte Nova aconteceu contra o Flamengo, pela 25ª rodada. 36.826 pessoas viram o Esquadrão vencer o Rubro-Negro carioca, por 2 a 1. Aquele, aliás, foi o ponto alto do relacionamento. Com os três pontos, o Bahia pulou para a 14ª posição, longe da zona da degola. Mas, como em todo romance tórrido, a alegria durou pouco. Não custa nada lembrar que aquele foi o último triunfo do time em sua casa. (As informações do A Tarde)

PESQUISA APONTA DÉFICIT DE MAIS DE MIL DEFENSORES PÚBLICOS NA BAHIA

Apesar da Lei Orgânica da Defensoria Pública (Lei Complemenar 26/2006) estimar a necessidade de 583 defensores públicos no estado, o órgão só tem 267 profissionais atuando no cargo, segundo informações da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA).

O Mapa da Defensoria Pública do Brasil de 2013, que foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com a Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep), aponta um déficit de 1.015 defensores, quase quatro vezes mais do que o considerado pela instituição. Ainda de acordo com o mapa, das 254 comarcas existentes no estado, somente 24 são atendidas pelos defensores públicos.

O número é baixo, no entanto a DPE é a sexta com maior variação de cargos providos nos últimos dez anos: foram 122 novas vagas ocupadas. Em São Paulo, a primeira no ranking, foram 610 postos novos de trabalho. Ainda segundo Correio, dos 164 candidatos a defensores aprovados em concurso realizado em 2011, 17 ainda aguardam nomeação. (As informações do Correio)

EM AÇÃO JUDICIAL, MP PEDE SUSPENSÃO DE TAXA DE UTILIZAÇÃO DOS TERMINAIS MARÍTIMOS EM SALVADOR

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação civil pública contra a cobrança da Taxa de Utilização de Terminal (Tute), instituída em fevereiro deste ano pela Agerba. A ação foi ajuizada na última quinta-feira (27). De acordo com o MP, a taxa é ilegal e inconstitucional, e majorou a tarifa do transporte marítimo em Salvador em 23,8%. A ação, assinada pela promotora de Justiça Joseane Suzart, pede uma liminar para que a cobrança da taxa seja suspensa.

Os réus da ação são a CL Empreendimentos, a Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda., a Vera Cruz Transportes Marítimos Ltda., Centro Náutico da Bahia, Agerba e o Estado da Bahia. O aumento da tarifa em R$ 1 foi feita sem aviso prévio e diversos consumidores formalizaram queixas ao MP, que instaurou um inquérito civil para apurar a situação. De acordo com uma das empresas acionadas, o aumento no valor da passagem deveu-se à implantação da taxa denominada Tute, instituída através da Resolução nº 6, de 24 de janeiro de 2014, da Agerba.

A promotora, entretanto, afirma que o intenso abandono dos terminais e as péssimas condições das embarcações atestam a precariedade do serviço de transporte hidroviário das acionadas, e que, o aumento da tarifa não reflete em melhorias do serviço. O MP também pede que na ação que os terminais sejam reformados, e os funcionários treinados. Além disso, requer que as embarcações sejam reformadas, com aumento da frota, renovação de coletes salva-vidas, oferta de água potável, correto gerenciamento dos resíduos sólidos, dentre outras medidas. (As informações do BN)

COMEÇA HOJE VESTIBULAR DA UEFS COM 11 MIL CANDIDATOS

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) começa a aplicar hoje as provas do vestibular 2015.1 e o exame será feito até terça-feira. No total, 11.702 candidatos disputam 950 vagas distribuídas em 28 cursos, inclusive Medicina, Farmácia e Licenciatura em Música.
Medicina lidera a concorrência, com 106,5 candidatos por vaga, seguido de Direito (37,52) e Engenharia Civil (26,8).

BARRICHELLO CHEGA EM TERCEIRO E LEVA O TÍTULO DA STOCK CAR

Foram 323 corridas, 68 pódios, 11 vitórias e inúmeras sambadinhas na Fórmula 1. Mas Rubens Barrichello talvez nunca tenha aberto um sorriso tão grande quanto o deste domingo. Mostrando uma felicidade ímpar, o veterano fez uma festa memorável pelo terceiro lugar da etapa de Curitiba da Stock Car. Afinal, aos 42 anos, ele ganhou pela primeira vez o título da categoria e encerrou 23 anos de jejum de títulos - em 1991, ganhara a Fórmula 3 Inglesa.

"Falar que a gente começou o ano como começou e dizer que seria campeão é difícil. Esse caras (os mecânicos da Medley) conseguiram consertar um carro que não começou bem o ano. Estou muito, muito feliz. O Brasil está começando a me conhecer agora, depois de 19 anos. Fico muito, muito feliz. É uma alegria viver isso, por aquilo que a gente pôde propor. A alegria, o autódromo cheio", comentou Rubinho, depois de sambar ao lado dos filhos no pódio. Em nenhum momento da comemoração, aliás, os garotos saíram do lado do pai.

A temporada foi a segunda completa de Barrichello na Stock Car. Piloto com mais corridas na Fórmula 1, ele estreou participando de três provas em 2012. No ano passado, foi uma vez apenas ao pódio, com o segundo lugar em Salvador, e completou a temporada em oitavo.

As coisas também não começaram bem em 2014, mas aí veio a vitória na Corrida do Milhão, em Goiânia, e a sorte parece ter mudado. Barrichello venceu também em Cascavel, fez um pódio em Curitiba, e foi mantendo uma certa regularidade até assumir a liderança geral em Tarumã e chegar à última prova precisando apenas de um quarto lugar para garantir o título. (As informações do Estadão)

SALVADOR LANÇA CONJUNTO DE AÇÕES CONTRA AIDS NA LIBERDADE

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, a Secretaria Municipal da Saúde intensificará as ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce em todas unidades básicas da rede.

A abertura oficial da mobilização acontece no Serviço Municipal de Assistência Especializada, localizado na Rua Lima e Silva, 217, Liberdade, a partir das 9h.

Durante a ação serão ofertados testes rápidos para detecção do vírus HIV em 30 minutos, além de palestras, atividades educativas e apresentações musicais com o Grupo Afro Muzenza e Vera Pureza. (As informações do Correio)

EMBASA PRETENDE IMPLANTAR SISTEMA DE ESGOTO NA ILHA DE MARÉ

Após denúncias de morte de peixes e contaminação de praias da Ilha de Maré, na Baía de Todos os Santos, causadas pelo lançamento de dejetos sem tratamento na água do mar, a Embasa afirma que busca recursos para implantar um sistema de esgoto sanitário na comunidade, que integra o município de Salvador.

O projeto que deve ser instalado na ilha poderá atender 60% da ilha, o que abrangerá 5,5 mil pessoas. A empresa estima um investimento de R$ 11,5 milhões, que inclui 19,8 quilômetros de tubulações, entre rede coletora, emissário e linha de recalque (equipamento para bombeamento do esgoto).

Ainda estão previstas duas estações de tratamento e sete elevatórias (com motor e bomba), além de 1.306 ligações de esgoto domiciliares. O cronograma das obras ainda não foi divulgado. (As informações do A Tarde)

PAPA FRANCISCO E LÍDER ORTODOXO FECHAM ACORDO PARA REUNIFICAR IGREJAS, SEPARADAS HÁ 960 ANOS

O papa Francisco e o patriarca Bartolomeu, sacerdote máximo da Igreja Ortodoxa, fecharam uma declaração conjunta pela intenção de trabalhar pela reunificação com a Igreja Católica. As duas instituições foram separadas há 960 anos, o chamado Cisma do Oriente. A convenção foi realizada neste sábado, durante a visita do pontífice católico à Turquia, onde se localiza à sede da Igreja Ortodoxa. Os dois líderes religiosos se encontraram na Mesquita Azul, em Istambul. Na cidade, o papa participou da festa de Santo André, patrono dos ortodoxos e que simboliza o vínculo entre as duas entidades, já que era irmão de São Pedro, considerado o primeiro papa.

Segundo o sacerdote argentino, a Igreja Católica "não pretende impor nenhuma exigência, exceto a profissão de fé comum" e garantiu que as tradições e ritos ortodoxos seriam mantidos em caso de uma reunificação. "Não se trata de submissão nem de absorção, mas sim da aceitação de todos os dons que Deus tem dado a cada um", pontuou. Bartolomeu também sinalizou que deseja o diálogo para para “retirar os obstáculos acumulados durante um milênio".

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, a soberania do papado não foi objeto de debate neste encontro e o assunto será discutido por uma comissão teológica formada pelas duas igrejas. A subordinação ao papa foi questionada pelos ortodoxos e culminou na separação em 1054. A igreja Ortodoxa tem atualmente cerca de 300 milhões de fiéis e a Católica, 1 bilhão.

EM PARCERIA COM GESTORES MUNICIPAIS, MP LANÇA FÓRUM PARA FORTALECER ATENÇÃO BÁSICA

Em reunião ocorrida na sede do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) nesta sexta-feira (28) foi criado o Fórum Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica, referentes às unidades de atendimento médico primárias, como postos de saúde. Além da participação de secretários e gestores municipais da saúde, o encontro teve a presença de representantes de órgãos de controle, de conselhos e instituições de pesquisa e de representantes do MP e do Ministério Público do Trabalho (MPT-BA).

“São muitos os olhares e nós precisamos nos aproximar porque, assim, podemos aprimorar o nosso trabalho”, salientou o procurador-geral de Justiça, Márcio Fahel. Durante a reunião, foi discutido o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq), com palestra do coordenador-geral de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan Souza, que colocou a melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica como um dos maiores desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). (As informações do BN)

CRIANÇA DE 1 ANO É ATINGIDA POR BALA PERDIDA DURANTE TROCA DE TIROS

Uma criança foi atingida por uma bala perdida durante uma troca de tiros na manhã deste domingo (30), no bairro de Paripe, em Salvador. Segundo a Central de Polícia, a criança, de 1 ano e 8 meses, estava na porta de casa.

A criança estava com familiares quando teve início o tiroteio. Um dos tiros disparados pelos traficantes atingiu a criança nas costas, segundo informou a Central de Polícia. A criança foi socorrida por familiares para o Hospital de Subúrbio, onde passa por cirurgia. O estado de saúde não foi divulgado.

Policiais da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (Paripe) fazem buscas pelos suspeitos de realizar os disparos. O tiroteio teria sido provocado pelas disputas de traficantes pelo comando do tráfico na região. Até as 11h, nenhum suspeito havia sido preso. (As informações do Correio)

PELÉ TEM MELHORA E HEMODIÁLISE É SUSPENSA ATÉ SEGUNDA

Os médicos que cuidam do Rei do Futebol suspenderam temporariamente a hemodiálise à qual Pelé estava sendo submetido nos últimos dias para o tratamento de uma infecção renal. É esta a grande novidade no primeiro boletim médico emitido neste domingo pelo Hospital Albert Einstein, onde o craque está internado desde a última segunda-feira.

De acordo com o boletim, Pelé "apresenta boa evolução clínica e permanece sob cuidados na unidade de terapia intensiva (UTI)". Ainda de acordo com o documento datado das 10h30 deste domingo, o Rei do Futebol "está lúcido e estável do ponto de vista hermodinâmico e respiratório".

Sempre chamada pelo hospital de "tratamento de suporte renal", a hemodiálise foi suspensa até segunda-feira, quando a sua necessidade será reavaliada. No sábado à tarde, os médicos já haviam revelado que, neste domingo, encerrariam utilização de um aparelho para filtrar o sangue de Pelé.

Também no sábado, mas pela manhã, o hospital já havia informado que o astro seguia em "bola evolução" e também que os exames de sangue e urina aos quais ele fora submetido apontaram resultados positivos para a melhora da sua saúde.

Pelé vem melhorando de forma gradativa desde a última sexta-feira, depois de o hospital ter confirmado na quinta que ele enfrentada um quadro de "instabilidade clínica". O rim do ex-jogador, que teve de tomar remédios mais fortes para tentar combater a bactéria que causou a infecção, começou a falhar devido ao sangue infectado. Ele também precisou tomar medicamentos para controlar a pressão arterial.

A infecção foi identificada em um exame de rotina a qual Pelé foi submetido dias após a retirada de pedras no rim. Na noite da última segunda-feira, ele foi internado sem previsão de alta e passou a ser medicado com antibióticos.

Onze dias antes, Pelé havia retirado cálculos renais. O Rei do Futebol havia sentido dores na região do estômago e chegou a cancelar uma sessão de autógrafos que seria promovida no Museu Pelé, em Santos, no último dia 12. De ambulância, o ex-jogador foi a São Paulo, deu entrada no hospital e teve o problema identificado. (As informações da Agência Estado)

sábado, 29 de novembro de 2014

VITÓRIA CONFIA EM TRIUNFO CONTRA FLAMENGO E TORCE PELO INTER

Os jogadores do Vitória viajaram para Manaus, onde enfrentam o Flamengo neste sábado, às 21 horas (de Brasília), na Arena Amazônia, com bastante confiança no triunfo sobre o time carioca, que pode tirar a equipe da zona de rebaixamento - para isso é preciso que o Palmeiras não derrote o Internacional, em Porto Alegre.

“O Flamengo não vai jogar para perder, mas precisamos mais que eles e vamos dar a vida em campo para evitar a queda para a Série B”, resumiu o atacante Dinei. Normalmente comedido, o técnico Ney Franco também disse acreditar na vitória. “A gente tem feito bons jogos, mas não tem tido sorte com os resultados”, afirmou. “Desta vez, creio que vai ser diferente”.

O treinador conta com os retornos do volante Neto Coruja e do meia Escudero, recuperados de lesão, para a partida. Ambos devem iniciar entre os titulares. A única dúvida de Ney Franco está no gol. Sentindo dores no ombro, o goleiro Wilson deve ceder lugar para Júnior Fernández.

FICHA TÉCNICA VITÓRIA - Júnior Fernández (Wilson); Nino Paraíba, Kadu, Ednei e Richarlyson; Cáceres, Neto Coruja, José Welison, Escudero e Marcinho; Dinei. Técnico: Ney Franco (As informações do Estadão)

LAVA JATO: EXTRATOS BANCÁRIOS DE CONTAS DE COSTA NA SUÍÇA COMPROVAM DADOS DE DEPOIMENTOS

Extratos bancários das contas suíças do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, confirmaram informações apontados nos depoimentos (incluindo os de delação premiada) de testemunhas e acusados de envolvimento no esquema de corrupção da companhia. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, os documentos, que foram trazidos por três procuradores brasileiros nesta quinta-feira (28), permitirão abrir novas frentes de investigação no Brasil.

Foram encontrados depósitos que totalizavam US$ 26 milhões nas cinco contas que Costa possui na Suíça, algumas com relação direta com a construção da refinaria de Abreu e Lima e com a compra da refinaria de Pasadena. Ainda de acordo com o Estadão, as informações sobre o conteúdo dos extratos, as fontes do dinheiro que alimentou as contas e quem recebeu o recurso são mantidos em sigilo enquanto a delegação brasileira estiver em Lausanne, na Suíça.

Segundo informações do Estadão, fontes no Ministério Público da Suíça afirmam que os dados coletados darão "munição" para dar início à etapa final da investigação. Entre os nomes buscados estão Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, que é apontado como operador do PMDB, além de empresas e intermediários.

RUI CORDEIRO DESISTE DE CANDIDATURA E RESOLVE APOIAR MARCELO SANT'ANA

O candidato Rui Cordeiro desistiu de concorrer à presidência do Bahia e declarou apoio à candidatura de Marcelo Sant'Ana. Em entrevista à rádio CBN, Rui afirmou que o Bahia precisa de um "candidato agregador" e que este é o momento de união.

"Não sou dono da minha candidatura. O grupo Virada Tricolor me escolheu, porque acho difícil alguém ser candidato de si próprio. Nós candidatos temos que conversar. Não deixei de atender nenhum dos candidatos que me ligou. Agregar forças para o Bahia é muito saudável. Dividir forças é terrível. Todos os candidatos têm bons planos, porém nas últimas horas, meu grupo participou de uma reunião e estreitamos uma conversa com o candidato Marcelo Sant’Ana. E meu grupo foi unânime em apoiar essa candidatura. O grupo perguntou se eu tinha ambição pessoal. Eu disse que não tinha. Minha ambição é ajudar o Bahia. Estou abrindo mão da minha candidatura para apoiar Marcelo Sant'Ana porque o Bahia precisa do meu apoio", explicou Cordeiro.

Agora, o Bahia agora conta com sete candidatos à sua presidênci: além de Sant'Ana, Antonio Tillemont, Flávio Alexandre (Binha de São Caetano), Marco Costa, Nelsival Menezes, Olavo Fonseca Filho e Ronei Carvalho. A eleição acontece no dia 13 de dezembro. (As informações do Correio)

MEGA OPERAÇÃO COÍBE TRÁFICO DE DROGAS EM ITAPUÃ

Cerca 60 homens, entre policiais militares e civis, agentes da Guarda Municipal e da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), participaram da Operação Véu de Noiva, na tarde desta sexta-feira, 28, nas localidades da Baixa da Soronha, Alto dos Macacos, Baixa do Dendê, Nova Brasília e Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã.

Conforme o major André Borges, comandante da 15ª CIPM (Itapuã), desde o ínicio da operação, na último dia 14, mais de 250 pessoas foram abordadas e 55 conduzidas à Delegacia de Itapuã. Destes, nove assinaram termos circunstanciado por porte de drogas e foram liberados. Ninguém foi autuado em flagrante.

Ainda segundo ele, até às 17h30 desta sexta, cinco motos e dois carros haviam sido apreendidos. A operação, que será realizada somente nos finais de semana, foi iniciada às 14h e concluída às 19h. Os policiais voltarão às ruas do bairro deste sábado, 29, e domingo, 30. "A operação é para coibir o tráfico de drogas, roubo de veículos e assaltos aqui na área do Abaeté e adjacência. Vamos manter uma rotina, na expectativa do verão", diz o comandante.

Durante a ação na Baixa da Soronha, policiais civis localizaram uma oficina de desmonte de veículos, segundo o major Borges. "No local não tinha ninguém, parece uma oficina. O pessoal aqui do SI (Serviço de Investigação da Delegacia de Itapuã) vai continuar investigando", afirma a delegada Marialda Souza. (As informações do A Tarde)

PARALIZAÇÃO DOS OPERÁRIOS DO METRÔ SERÁ REALIZADA NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (5)

Uma reunião realizada nesta semana, decidiu a paralisação dos operários do metrô a partir da próxima sexta-feira (5). Segundo Irailsoon Warneaux, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial do Estado da Bahia (Sintepav-BA), os trabalhadores estão reivindicado iluminação nos canteiros de obras e nos acessos de uma estação do metrô que fica localizada nas proximidades da Estação Pirajá.

"O foco é exatamente esse. Precisamos de um posicionamento do governo para decidir os rumos dessa paralisação. Não haverá expediente na sexta, sábado e domingo. E tudo vai depender do que vai acontecer durante nossa concentração", contou Irailson ao iBahia. Os trabalhadores vão se reunir na sexta em frente ao Forum Ruy Barbosa, que fica no bairro de Nazaré. (As informações do Correio)

MINISTRO DA AGRICULTURA É CITADO EM INVESTIGAÇÃO DE ESQUEMA DE VENDA ILEGAL DE TERRA

Depoimentos colhidos durante a Operação Terra Prometida, deflagrada nesta quinta-feira (27) pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público do Mato Grosso, apontam o envolvimento do ministro da Agricultura, Neri Geller, em suposto esquema de venda ilegal de terras da União para a reforma agrária no estado. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, como o titular da pasta tem direito a foro privilegiado, os autos foram encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Dois irmãos do ministro, os produtores rurais Odair e Milton Geller, se apresentaram nesta quinta à PF e estão presos no centro de Custódia de Cuiabá. Outras 40 pessoas foram presas sob suspeita de participar do esquema. Em sentença a qual Folha teve acesso, o juiz Fábio Henrique Fiorenza afirma que as apurações indicam que "o chamado 'Grupo Geller' seria comandado" pelo ministro, que chegou a ter lotes fraudados – o grupo de sua família tem mais de 15 lotes. Vários outros parentes do ministro são citados na investigação.

Em depoimento, uma funcionária da família "na condição de ministro da Agricultura, tem se empenhado tanto em pressionar o superintendente do Incra através do presidente do Incra de Brasília". Num dos depoimentos, uma funcionária dos Geller diz que o peemedebista, "na condição de ministro da Agricultura, tem se empenhado tanto em pressionar o superintendente do Incra através do presidente do Incra de Brasília". Outro trecho cita que o grupo tomavam os lotes direcionados para a reforma agrária e ficava com 70% do crédito concedido pelo governo aos assentados.

“Se nós não aceitássemos essas condições, éramos expulsos do lote e obrigados a assinarmos a desistência do lote", diz o depoente, que identificou, em outro momento, familiares de Geller como “laranjas” do esquema. Outro depoimento afirma que a "organização criminosa tem braços políticos (...) que fizeram doações para campanhas eleitorais", entre elas a do peemedebista para deputado federal em 2010.

O esquema, de acordo com o que foi apurado pela PF, envolvia um grupo de empresários e fazendeiros, incluindo Odair e Milton Geller, que usavam documentos falsos, vistorias simuladas e força física para tomar as terras, que muitas vezes eram ocupadas posteriormente por multinacionais. A PF estima um prejuízo de cerca de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

POLÍCIA INVESTIGA DESVIO DE VERBAS NO BLOCO FILHO DE GANDHY

A Polícia Civil investiga uma denúncia de supostas irregularidades na prestação de contas e desvio de verbas pública e privada doadas ao bloco carnavalesco Afoxé Filhos de Gandhy.

Fundada há 65 anos, a entidade é alvo de uma investigação da 1ª Delegacia Territorial (Barris) provocada pelo ex-membro do conselho fiscal da entidade, Raimundo Guerreiro, que identificou supostas inconsistências nas finanças entre 2012 e 2014.

Associado à entidade há cerca de 30 anos, Guerreiro apresentou para A TARDE um relatório elaborado por um técnico em contabilidade dos Filhos de Gandhy com base em documentos do bloco. O material aponta distorções de valores nas contas apresentadas pelo conselho fiscal.

O documento se refere à prestação de contas do ano de 2012, que deveria ter ocorrido em maio de 2013, conforme o estatuto do bloco, mas só veio a ocorrer em março deste ano. "Mesmo com ressalvas, as contas foram aprovadas pelo conselho atual", destacou.

O presidente em exercício do Filhos de Gandhy, José Francisco Ferreira Lima, disse que não vai prestar "nenhuma declaração" sobre as acusações feitas por Guerreiro. (As informações do A Tarde)

PGE VAI RECORRER NO STJ DA DECISÃO DO TJ/BA DE PAGAR VANTAGEM ACESSÓRIA

Decisão vai custar aos cofres públicos R$ 7 mi por ano. Foto: Angelino de Jesus
A Procuradoria Geral do Estado vai recorrer da decisão do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que restabeleceu o pagamento da vantagem acessória aos assessores de desembargadores. A PGE afirma que o pagamento do benefício vai custar aos cofres públicos R$ 7 milhões por ano. O pagamento havia sido suspenso no início do ano por decisão do presidente do TJ, desembargador Eserval Rocha.

O procurador do Estado, Roberto Figueiredo, afirmou que a PGE deverá se manifestar em 30 dias, assim que for intimada. Nesse período, o órgão vai estudar o conteúdo da decisão para formular o recurso, que será apresentado perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Entretanto, o prazo deverá ser estendido devido ao recesso forense de fim de ano. A expectativa é que o acórdão seja publicado na próxima semana. O procurador disse que tem a “impressão que o pagamento só começa a ser feito quando o tema transitar em julgado”. “Existe uma decisão específica do STJ, que suspende o efeito de qualquer condenação até o trânsito em julgado”.

Sobre as críticas tecidas no julgamento sobre a quantidade de pedido de exceção de impedimento apresentada pelo órgão, e que isso gerava “tumulto” no julgamento, Figueiredo diz que a PGE “nada mais fez do que cumprir sua missão de apresentar os requerimentos cabíveis, e preservar ate os próprios julgadores, que teriam oportunidade de acolher ou não, e expor os motivos que os levariam a se sentirem a vontade para julgar o processo ou não aptos a julgar”. As críticas de tumulto, segundo Figueiredo, foram feitas “no calor do debate”.

“Para quem está de fora parece ser algo estranho, mas no final do julgamento, o serviço continua, novos processos entram, e a vida segue seu curso normal”, alivia. O procurador ainda considera que o julgamento aconteceu em um tempo razoável, e que, o que “aconteceu nesse processo, costuma acontecer em processos grandes, que não são imediatamente decididos”. Ele avalia que esse processo não é simples. “Ele é complexo, de muito valor econômico, de maneira que a PGE busca contribuir no debate com todas as teses possíveis, dos mais diversos pontos de vista”. (As informações do BN)

LADEIRA DA MONTANHA É INTERDITADA PARA LIMPEZA NESTE SÁBADO

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) interditou o tráfego de veículos na Ladeira da Montanha, em Salvador, às 7h deste sábado, 29, para a realização de serviços de limpeza na encosta pela Limpurb.

De acordo com a Transalvador, o trabalho tem início previsto para as 9h, e o trânsito deve ser normalizado às 15h.

As linhas de ônibus que trafegam pelo local serão desviadas pelo Túnel Américo Simas, Vale de Nazaré, Av. Joana Angélica, Av. Sete de Setembro e retorno do Sulacap, até que a via seja totalmente liberada.

ITATIN: PRESOS ARROMBAM CELAS, ROUBAM ARMAS E FOGEM DE DELEGACIA

Presos da delegacia de Itatim fizeram uma rebelião nesta sexta-feira (28) que resultou na fuga de seis deles - dois já foram recapturados pela Polícia Militar da cidade e os demais são procurados. Os presos roubaram armas da delegacia e houve troca de tiros com a PM na tentativa de escapar da prisão.

Segundo o tenente Benjamin Silva, do pelotão local, vinte presos estavam detidos na unidade quando começou o motim. Os presos conseguiram quebrar uma grade e a partir daí saíram e libertaram outros detidos. "Eles usaram a grade quebrada para dar impulso e arrombaram a grade central, que dá acesso à delegacia em si", explica o tenente. Apenas um carcereiro estava no local. Ele percebeu a movimentação e escapou, ligando para a PM.

Quando os policiais militares chegaram, cercaram a delegacia e trocaram tiros com os presos, que roubaram o armamento da delegacia - uma escopeta, uma metralhadora, pistolas e revólveres, alguns destes frutos de apreensões na região. "Eles deram mais de 50 disparos de fora da delegacia em nossa direção, mas não atingiram ninguém, só as viaturas e as paredes da delegacia foram atingidas", conta o tenente. (As informações do Correio)

'PACOTE DE NATAL' NO CONGRESSO RESULTARÁ EM R$ 1,5 BI EM GASTOS

Três medidas, batizadas pelo jornal Folha de S. Paulo de “pacote de Natal”, devem custar aos cofres públicos pelo menos R$ 1,5 bilhão de gasto extra anual. Caso aprovadas, o Congresso Nacional reajusta os salários dos congressistas, o valor reservado para emendas parlamentares e também o Fundo Partidário. De acordo com o levantamento realizado pela publicação, a cúpula da Câmara e do Senado prevê um reajuste de 26% dos salários, com os rendimentos saltando de R$ 26,7 mil para R$ 33,7 mil.

Há ainda a possibilidade que o valor chegue a R$ 35,9 mil, um reajuste de 34%. O argumento utilizado pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, é de que a atual legislatura fixe a remuneração da próxima. As outras mudanças são ampliar o teto para emendas parlamentares para R$ 16,3 milhões, atualmente em R$ 14,7 milhões, e um acréscimo de R$ 100 milhões no Fundo Partidário. Em 2014, o Planalto reservou R$ 289 milhões para repartir para os 32 partidos registrados.

JUÍZES DO RIO FAZEM FESTA NO COPACABANA PALACE COM SORTEIO DE VIAGEM PARA DUBAI

A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) promove no próximo dia 13 de dezembro, no Copacabana Palace, uma festa de final de ano para magistrados estaduais que terá um sorteio de uma viagem de dez dias para Dubai e outros Emirados Árabes, para duas pessoas, com passagens e despesas de hospedagem pagas por uma agência de viagens, segundo o Blog do Fred, da Folha.

O prêmio, no entanto, pode ser interpretado como contrário à resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que veda aos magistrados receberem “prêmios, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas”, como prevê a Constituição. A Amaerj, todavia, entende que o sorteio não fere as regras fixadas pelo CNJ.

A resolução do conselho foi uma reação ao sorteio de automóveis, aparelhos eletrônicos, cruzeiros marítimos e hospedagens em resorts oferecidos por empresas privadas nas festas de final de ano da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis).

POLÍCIA DIVULGA FOTO DE IDOSA QUE SUMIU DURANTE EXCURSÃO

A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) divulgou, em sua página numa rede social, a fotografia de Maria José Pereira de Castro, 82 anos. A idosa desapareceu na terça-feira, 25, durante excursão à Igreja do Bonfim Maria José é natural do Piauí e se separou do grupo, tomando destino ignorado. A DPP, a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) e a 3ª Delegacia Territorial (DT/Bonfim) trabalham em conjunto para localizar a idosa.

Agentes das três unidades visitaram hospitais, abrigos de idosos e o Instituto Médico Legal (IML), mas não obtiveram registro da entrada de Maria José nesses locais. O Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência (SAMU) e o posto da Polícia Civil na Rodoviária também foram notificados.

A polícia também analisa imagens de câmeras próximas ao local onde Maria José foi vista pela última vez. Em contato com familiares de Maria José, residentes no Piauí, investigadores confirmaram que ela é uma mulher ativa, articulada e que costuma viajar muito.

A idosa não é portadora de doença grave e faz uso, apenas, de medicamentos para controle da pressão arterial. Um casal que participava da excursão procurou a Deltur, por volta das 14h de terça-feira (25), para informar que a idosa havia desaparecido.

Na ocasião, o delegado plantonista solicitou que a responsável pela excursão, Lucionea Sales de Araújo, comparecesse à unidade policial. Ela foi ouvida, na quarta-feira, 26, e, em seguida, encaminhada à DPP para registrar o desaparecimento. O grupo já seguiu viagem para Aparecida do Norte, em São Paulo. (As informações do A Tarde)

MORRE AOS 85 ANOS CRIADOR DE CHAVES E CHAPOLIN COLORADO, ROBERTO BOLAÑOS

O ator Roberto Gomez Bolaños, criador dos seriados Chaves e Chapolin, morreu nesta sexta-feira (28), segundo a rede de TV Televisa. Ele tinha 85 anos de idade. A emissora mexicana foi responsável por produzir programas do humorista.

O ator chegou a se isolar com a família em Cancún, no México, segundo o jornal "El Universal" de abril. Ele estava com problemas respiratórios e dificuldades para se locomover. Segundo as primeiras informações, ele morreu às 13h15 no horário local, cercado pela família, inclusive a mulher, Florinda Meza, que viveu Dona Florinda na série.

Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Ele começou a carreira como escritor criativo para rádio e televisão durante a década de 1950. Ele começou a atuar em 1960, no filme "Dois Criados Malcriados".

Ele começou sua carreira como roteirista de programa de comédia e de obras de Shakespeare, cujo apelido, pronunciado em espanhol, se leria "Chespirito". Em 1970, surgiu o Chapolin Colorodo e um ano depois foi criado Chaves, o personagem de maior sucesso do ator. Os personagens fizeram sucesso e de quadros em outro programa ganharam independência em 1973, virando séries de duração de 30 minutos.

Bolaños foi casado com Graciela Fernández Pierre, com quem teve seis filhos. Ele se casou em 2004 com a atriz que vivia Dona Florinda, depois de 27 anos de relação. (As informações do Correio)

ADARICO NEGROMONTE ADMITE TER TRABALHADO PARA DOLEIRO YOUSSEFF

Solto nesta sexta-feira (28), Adarico Negromonte Filho admitiu em depoimento à Polícia Federal (PF) que trabalhou para o doleiro Alberto Yousseff. O irmão do ex-ministro das Cidades e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Mário Negromonte, apontou que trabalhava como transportador de envelopes lacrados, porém sem saber o conteúdo. De acordo com investigações da Operação Lava-Jato, Adarico Negromonte era o transportador de dinheiro do doleiro.

O depoimento foi prestado na Superintendência da PF no Paraná no último dia 24. De acordo com o Jornal da Globo e o G1, Adarico Negromonte recebia de Youssef R$ 1,5 mil por semana, mas nunca teve a carteira de trabalho assinada, nem outro vínculo empregatício, para prestar serviços como lavar os carros e levar uma amante do doleiro para passear e ir ao médico. Apesar do irmão do ex-ministro ter negado participar do esquema de desvio de dinheiro da Petrobras, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo caso, assegurou que há provas contra Adarico.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

WAGNER DIZ QUE PENSÃO VITALÍCIA NÃO É PRIVILÉGIO E QUE PROPOSTA DA AL-BA FOI 'RAZOÁVEL'

Após a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) aprovar, por unanimidade, uma emenda que estabelece que ex-governadores recebam pensão vitalícia (veja aqui, aqui e aqui), o atual gestor, Jaques Wagner (PT), disse que o pagamento não é um “privilégio”. “Acho que é extremamente justo, da forma que foi feita, colocar o governador com o mesmo tratamento que tem qualquer outro funcionário público. Diferentemente de outros tipos de aposentadoria”, afirmou Wagner.

O governador declarou que não considera a pensão um privilégio e não vê por que o executivo tem que ser tratado com “preconceito”, pois a proposta da AL-BA é “razoável”. “Eu, por exemplo, tenho 35 anos de contribuição ao INSS e oito de contribuição como governador. Qualquer pessoa que vai para o serviço público carrega seu tempo da vida provada e, se tiver cinco, seis, sete anos no serviço público ele vai se aposentar. Assim são os militares, Poder Judiciário, Ministério Público, tribunais de contas”, pontuou. (As informações do A Tarde)

HOJE É O ÚLTIMO DIA DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO

Crianças entre seis meses e menores de cinco anos têm até hoje para receber a dose da vacina contra Poliomielite nos postos de saúde de saúde. Para atingir o maior número de crianças imunizadas, equipes de vacinação da secretaria municipal de Saúde serão enviadas a para creches e escolas de toda cidade. Também serão instalados pontos volantes em locais de grande movimentação de pessoas como, shoppings, igrejas e praças, que funcionarão das 08 às 17 horas. Vale lembrar que a vacinação é a única medida de prevenção eficaz para manter as crianças protegidas.

Até o momento cerca de 90 mil crianças residentes em Salvador foram protegidos, o que representa uma cobertura de 58%. A meta é imunizar pelo menos 95% do público alvo estimado em 156.066 pessoas no município. Junto com a vacinação contra a Pólio a a SMS está realizando a administração da dose de Vitamina A para os menores de cinco anos, além da campanha de Multivacinação. Profissionais de saúde realizam a verificação da situação vacinal de cada criança e faz a atualização com aplicação das doses contidas no calendário básico que estiverem pendentes.

WAGNER PODE IR PARA MINISTÉRIO DAS CIDADES OU DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

Em meio à expectativa sobre o lugar do governador Jaques Wagner (PT) no governo Dilma Rousseff, dois outros ministérios entraram na bolsa de apostas que corre nos bastidores do Congresso e do Palácio de Ondina. O das Cidades, hoje controlado pelo PP, ganhou alta cotação entre os principais aliados do petista por um motivo: é feito sob medida para os gostos e planos futuros de Wagner. Além de comandar o programa mais cobiçado pelo governador - o Minha Casa Minha Vida -, a pasta permite capilaridade política para quem sonha com a candidatura à Presidência em 2018.

Tem verbas e controle sobre projetos de impacto em grandes centros urbanos. Por motivos parecidos, mas com foco no interior dos estados, o Ministério da Integração Nacional também virou alvo de especulações. Como já foi dado como certo em meia dúzia de cargos, o governador quer distância da boataria. A quem pergunta, repete que vai para onde Dilma mandar e ponto final. (As informações do Correio)

IRMÃO DE TOFFOLI É DENUNCIADO POR DESVIO DE R$ 57 MI

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta quinta-feira (27) cinco pessoas pelo desvio de R$ 57 milhões que deveriam ter sido aplicados nas áreas de educação e saúde no município de Marília, interior de São Paulo. Um dos denunciados é José Ticiano Dias Toffoli (PT), irmão mais velho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli. Segundo a Procuradoria, o irmão do ministro movimentou irregularmente R$ 28,8 milhões nos dez meses em que ficou à frente da prefeitura, entre 2011 e 2012. Em depoimento, José Ticiano Dias Toffoli admitiu o uso irregular do dinheiro.

Ele afirmou ao Ministério Público que quando tomou posse como prefeito, em março, havia um déficit de aproximadamente R$ 8 milhões no caixa da prefeitura. O débito é usado como justificativa por Toffoli para dar sequência aos delitos já praticados, segundo a Procuradoria, pelo antecessor, Mário Bulgareli (PDT). Bulgareli, que administrou a cidade entre janeiro de 2005 e março de 2012, quando renunciou após denúncias de irregularidades em sua gestão, está entre os denunciados. O Ministério Público Federal aponta que durante o segundo mandato o então prefeito foi responsável pelo desvio de R$ 28,2 milhões.

Os recursos eram repassados pela União para serem aplicadas no Fundo Municipal de Saúde, em atividades escolares, para custear a folha de pagamento e outros gastos. Três ex-secretários da Fazenda do município também foram denunciados por participação no desvio do dinheiro. Ainda de acordo com o Ministério Público Federal, eles fizeram as transferências por determinação dos ex-prefeitos. Autor da denúncia, o procurador da República Jefferson Aparecido Dias pede a condenação dos cinco denunciados por crime de responsabilidade. A pena é de três meses a três anos para gestores que aplicarem indevidamente verbas públicas. O procurador requer ainda que a Justiça os obrigue a reparar os danos causados à União no valor de R$ 33,2 milhões.

O valor seria correspondente ao montante de recursos retirados das contas sem a devida devolução. A reportagem tentou contato com o ex-prefeito Dias Toffoli, mas não obteve retorno. O advogado de Bulgareli foi contatado, mas informou que não podia atender por estar em reunião e não deu retorno. (As informações do Estadão)

CODECON INTERDITA AGÊNCIA POR DESCUMPRIR LEI DOS 15 MINUTOS

Uma agência do Banco do Brasil foi interditada nesta quinta-feira, 27, em Salvador, por descumprir a lei dos 15 minutos. A agência que fica na Av. 7 de Setembro, foi fechada por já ter cinco autos de infração da lei, informou a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon).De acordo com o coordenador do Codecon, Tiago Martins, a lei exige que, após o julgamento de cinco autos de infração, a agência seja interditada até regularização da situação. Na ocasião, a Sucom identificou outras irregularidades no estabelecimento, a exemplo da ausência de alvará de funcionamento e de licença para publicidade.

Para a reabertura do banco, a gerência terá de regularizar a situação junto à Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), órgão responsável pela liberação do alvará de funcionamento do estabelecimentos. Já para as notificações realizadas pela Sucom, a agência tem o prazo de até dez dias para apresentar defesa sobre o caso.

A interdição faz parte da operação "Cronômetro" da Codecon. A Guarda Municipal e a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) participam da operação. (As informações do A Tarde)

BLACK FRIDAY 2014 TEM PROMOÇÕES EM LOJAS DE SALVADOR ATÉ DOMINGO

Conhecida como a sexta-feira mais movimentada do comércio eletrônico, a Black Friday começou na madrugada. Com grandes promoções, descontos, a data este ano conta com o reforço de cerca de 80% de lojas físicas, shoppings, supermercados, entre outros espaços. As promoções atraíram consumidores tanto para as ofertas online quanto para os shoppings de Salvador.

Durante a madrugada de sexta pelo horário de Brasília, alguns sites apresentavam mensagem de que o grande número de acessos levava a estar fora do ar. Outros sites apresentavam lentidão ou erros ao acrescentar o produto escolhido no carrinho de compras ou ao pagar.

As filas começaram a se formar no Shopping Iguatemi ainda durante a madrugada. As lojas, tanto físicas quanto eletrônicas, vão estender o período promocional até o domingo para aproveitar o ânimo dos trabalhadores que recebeM a primeira parcela do 13º salário a partir desta sexta. (As informações do Correio)

BAMOR DECIDE APOIAR CANDIDATURA DE ANTONIO TILLEMONT

Hoje, principal torcida organizada do Esporte Clube Bahia, a Bamor já escolheu quem apoiar na eleição para escolha do presidente que irá comandar o tricolor nos próximos três anos, a partir do dia 13 de dezembro. A Torcida Organizada Bamor (TOB) resolveu, assim como o campeão brasileiro João Marcelo, anunciar oficialmente o apoio à candidatura do radialista e ex-empresário Antonio Tillemont.

Em nota, a diretoria da torcida justificou à escolha ao plano de gestão elabora pelo candidato que, segundo ela, possui um 'projeto e planejamento inovador' para gerir o clube. "As eleições se aproximam e com ela uma grande chance de mudar o tricolor. Após estudar o plano de gestão dos candidatos, resolvemos, após a terceira e ultima reunião declarar total apoio a Antônio Tillemont, enxergamos nele o melhor entre todos os candidatos, com um projeto e um planejamento inovador e digno da grandeza do Bahia", escreveram. A Terror Tricolor, outra organizada do clube, vai apoiar obviamente o candidato Ronei Carvalho, presidente afastado da organizada. (As informações do BN)

FUNCIONÁRIA DO BANCO CENTRAL É FLAGRADA AO ROUBAR NOTAS E GUARDÁ-LAS NO BOLSO

Uma funcionária do Banco Central foi demitida após ser flagrada ao desviar dinheiro da tesouraria do Departamento de Meio Circulante do BC, no Rio de Janeiro. Segundo O Globo, policiais federais acreditam que em uma semana Lígia Maria Victer Frazão, de 66, tenha embolsado mais de R$ 20 mil. A Polícia Federal abriu inquérito. As câmeras de segurança filmaram a analista com 20 anos de casa e salário de R$ 20 mil, apanhando notas de R$ 50 e R$ 100 que deveriam ser destruídas.

O caso começou a ser investigado em outubro do ano passado, pela segurança do banco e por policiais da Delegacia Fazendária da PF do Rio. Lígia foi indiciada e agora poderá ser condenada a 12 anos de prisão. "É um caso extremamente grave. Os funcionários manipulavam muito dinheiro. Em alguns momentos, é possível ver apenas um funcionário diante de milhares de reais. Estamos investigando com muito cuidado para saber a extensão do caso e se há mais gente envolvida", disse um policial federal.

Até agora foi identificada a participação de outro funcionário no desvio de recursos: Anderson Pereira da Silva, auxiliar de tesouraria do Banco Central. As investigações sobre o caso começaram depois que uma conferência identificou uma discrepância entre o número de notas enviadas para ser destruídas e o daquelas efetivamente incineradas. No início, foi constatado o desaparecimento de seis notas. A partir daí, o BC encontrou indícios de que o número era muito maior.

LEÃO PODE SE TORNAR MINISTRO DE DILMA

A Bahia pode ter dois ministros no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff (PT): o atual governador Jaques Wagner (PT) e o futuro vice-governador João Leão (PP). De acordo com a coluna Tempo Presente, o partido de Leão terá direito a um ministério no novo governo e o presidente nacional Ciro Nogueira, senador pelo Piauí, não quer um cargo. Dessa forma, Leão é um dos poucos nomes de destaque da sigla que estariam “disponíveis” para assumir uma cadeira em Brasília.

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL É LANÇADA EM BRASÍLIA

Foi lançada, ontem, em Brasília, a versão digital da carteira de trabalho. A nova forma de tirar o documento, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dá mais agilidade e segurança aos trabalhadores e deve chegar a todo o Brasil até janeiro de 2015.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, explicou que, em vez de esperar vários dias para receber o documento, o solicitante o receberá no ato da requisição, graças à informatização do processo. A nova carteira de trabalho é válida em todo o território nacional e tem numeração única para todas as vias.

As mudanças buscam reduzir o número de fraudes. Outra vantagem do modelo é informar se o empregador vem recolhendo corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as contribuições previdenciárias. O MTE também está implantando uma forma de o trabalhador agendar o atendimento para tirar o documento.

FAMÍLIA DO MINISTRO DA AGRICULTURA É SUSPEITA DE FRAUDAR 15 LOTES DA UNIÃO

Pelo menos 15 lotes de um assentamento do Governo Federal destinados para reforma agrária estariam sendo explorados pelos dois irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller. Os irmãos Odair e Milton Geller tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal de Mato Grosso durante a operação Terra Prometida, deflagrada pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (27). Os dois irmãos não foram localizados pela polícia, mas o superintendente da PF no estado, Marcos Antônio Farias, disse que a defesa de Odair e Milton teria entrado em contato e informado que eles deveriam se apresentar espontaneamente ainda nesta quinta-feira. Caso eles não compareçam à Superintendência da Polícia Federal, serão considerados foragidos.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), os lotes tinham 100 hectares cada um, sendo localizados no município de Itanhangá, a 447 km da capital, e estavam em nomes de membros da família, como sobrinhos, primos, tios e outros. Trinta e cinco dos 52 mandados de prisão preventiva foram cumpridos pela Polícia Federal nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde. A Justiça também decretou o cumprimento de 146 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além dos mandados de prisão, nove pessoas foram presas em flagrante durante a operação por porte ilegal de arma.

As investigações apontam que as áreas foram praticamente desmatadas para o cultivo de soja e milho e teriam sido concedidas à família por meio de títulos emitidos de forma irregular. Para isso, contavam o apoio de servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para regularizar a situação.

Odair Geller e Milton Geller são produtores rurais e prestaram depoimento durante as investigações. Na ocasião, ambos negaram qualquer tipo de envolvimento no crime. (As informações do G1)

ESTUDANTES PODEM CONFERIR GABARITO DO ENADE NA INTERNET

Os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) podem conferir o gabarito na página do exame, na internet. Os gabaritos foram divulgados, nesta quinta-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas foram aplicadas no último domingo, 23, a quase 400 mil estudantes.

A divulgação do boletim de desempenho está prevista para o segundo semestre de 2015. O exame avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências.

Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma. No entanto, não existe um desempenho mínimo obrigatório para os alunos. O resultado é usado apenas para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior.

O Enade é aplicado em todo o país aos estudantes do último ano de graduação. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos. Neste ano, participaram alunos de 33 cursos superiores nas áreas de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins. (As informações da Agência Brasil)

INDÚSTRIA E MERCADO FINANCEIRO APROVAM NOVA EQUIPE ECONÔMICA

A equipe econômica do segundo mandato de Dilma Rousseff, anunciada oficialmente nesta quinta (27) pelo Palácio do Planalto, recebeu a aprovação de entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Para a CNI, Joaquim Levy, indicado para o Ministério da Fazenda, e Nelson Barbosa, para o Ministério do Planejamento, têm “reconhecida competência técnica” a fim de comandar a equipe econômica do governo brasileiro. Em nota, a entidade diz que os futuros ministros “certamente atuarão de forma eficiente e eficaz para implementar medidas capazes de elevar a competitividade da economia brasileira”.

A Federação Brasileira de Bancos também elogiou a escolha. O anúncio também foi recebido com otimismo pela Anbima, cuja presidente, Denise Pavarina, divulgou nota colocando a entidade à disposição de Dilma para “contribuir na construção de uma agenda ambiciosa para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro”.

Foi com “satisfação” que as duas entidades industriais de São Paulo receberam a notícia. A Fiesp e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo esperam que Joaquim Levy, Nelson Barbosa e Alexandre Tombini, que continuará presidindo o Banco Central, “conduzam a economia com responsabilidade, visão de futuro e estímulo aos que querem produzir”, e prometem continuar “parceiros na luta pela geração do emprego, redução da burocracia, impostos e entraves à produtividade”. (As informações das Agências)

PROFESSOR É BALEADO DURANTE FUGA DE BANDIDOS APÓS ROUBO EM BROTAS

Um professor de Educação Física, 23 anos, foi baleado nesta quinta-feira (27) durante a fuga de quatro ladrões no bairro de Brotas. Após realizar um assalto em um mercadinho, o grupo — formado por três homens e uma mulher — abordou o rapaz que saía de casa em um Palio.

A vítima teria demorado de descer do veículo e por isso foi baleada na perna. O rapaz, que teve o nome preservado por segurança, foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE) e não corre risco de morte. Os bandidos fugiram no Palio. O caso é investigado pela 6ª Delegacia (Brotas).

O fato aconteceu por volta das 6h30, na Rua Engenheiro José Anasoh, conhecida como Alameda Caiçara, uma das vias que ligam o final de linha de Brotas à Avenida Bonocô, sentido Iguatemi. Segundo o dono do mercadinho, a mulher dele tinha acabado de abrir o estabelecimento e apenas dois clientes estavam no local, quando todos foram surpreendidos pelo quarteto de assaltantes, que chegou em um Fox branco.

“O carro que eles chegaram dizem que foi roubado no Conjunto Habitacional dos Bancários, próximo da Invasão da Polêmica (localidade de Brotas)”, contou o comerciante. Ele relatou que o bandidos obrigaram um taxista a usar o táxi modelo Spin para bloquear um trecho da rua. (As informações do Correio)

PRISÃO TEMPORÁRIO DE IRMÃO DE NEGROMONTE VENCE NESTA SEXTA-FEIRA

A prisão temporária do irmão do ex-ministro das Cidades e atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios na Bahia (TCM) Mário Negromonte (PP-BA), Adarico Negromonte Filho, vence à meia-noite desta sexta-feira (28), de acordo com informações do G1. Ele se entregou à polícia onze dias após ter a prisão decretada pela Justiça Federal no Paraná, por ser alvo da sétima fase da Operação Lava Jato. Adarico é suspeito de ligação com o doleiro Alberto Youssef, apontado como líder de esquema de lavagem e desvio de dinheiro na Petrobras.

De acordo com as investigações, ele levava valores do escritório do doleiro até agentes públicos e partidos políticos. Com o fim do prazo da prisão, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato no Paraná, deve decidir se prorroga ou não a temporária por mais cinco dias ou se converte a prisão para preventiva, sem prazo definido para que ele fique detido.

MATRÍCULA PARA REDE ESTADUAL DE ENSINO SERÁ NO FINAL DE FEVEREIRO

Começa a partir do dia 25 de fevereiro de 2015 a matrícula de alunos na rede estadual de ensino. O calendário foi divulgado, ontem, pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), que publicou no Diário Oficial do Estado portaria com normas e o cronograma referentes à transferência e matrícula de estudantes na rede estadual de ensino. A matrícula será realizada nas unidades escolares ou através do site www.educacao.ba.gov.br/matricula, conforme o cronograma estabelecido pela secretaria.

Um dia antes, 24 de fevereiro, está prevista a transferência de alunos entre escolas da rede estadual, a renovação da matrícula de alunos que já estudam nas unidades escolares da rede e a matrícula de alunos novos nos ensinos fundamental, médio, médio com intermediação tecnológica (EMITec), educação profissional, educação integral, educação especial e educação de jovens e adultos.

No ato da matrícula, o estudante ou seu responsável deverá apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar; original e cópia da certidão de nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência. Transferência de alunos na rede estadual: para matriculados no ano letivo de 2014; ou caso a escola não ofereça série subsequente; ou aluno não renovou sua matrícula e mudou de endereço

Calendário

25 e 26/2/2015 Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do ensino fundamental: para alunos da rede municipal cujas escolas não oferecem série subsequente

27/2/2015 Matrícula nova para estudantes do ensino fundamental

2 e 3/3/2015 Matrícula nova para ensino médio

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PM LEVA CINCO TIROS EM TENTATIVA DE ASSALTO EM SIMÕES FILHO

Um policial militar foi baleado com cinco tiros durante uma tentativa de assalto nesta quarta-feira (26) em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. Segundo informações do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), onde o PM é lotado, o crime aconteceu durante o dia, quando o policial voltava para casa.

Ainda de acordo com o Batalhão, o PM estava no carro com outros colegas de trabalho quando foi abordado por um suspeito em uma moto. Durante o assalto, o suspeito disparou vários tiros, atingindo o policial cinco vezes. O bandido fugiu sem levar nada.

Ele foi socorrido para o Hospital Municipal de Simões Filho, onde teve os primeiros atendimentos. Em seguida, foi transferido para um hospital particular não divulgado. Até o momento ninguém foi preso. Segundo colegas do BPRV, o policial passa bem. (As informações do Correio)

SENADO APROVA PROJETO DE GUARDA REPARTIDA MESMO SEM ACORDO ENTRE PAIS

O projeto que regulamenta a guarda compartilhada de filhos foi aprovado nesta quarta-feira (26) pelo plenário do Senado Federal, de acordo com informações do G1. Segundo a proposta, que altera o Código Civil, a Justiça deverá conceder guarda repartida aos pais mesmo sem acordo entre eles. A legislação atual determina que este tipo de guarda deva ser aplicado “sempre que possível”. De acordo com o senador Jairo Campos (DEM-MT), relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, a norma atual "dá margem a decisões equivocadas do Judiciário" e está apoiada em um "sistema viciado".

“Embora a guarda compartilhada já esteja prevista em lei, hoje apenas 6% das decisões de guarda contemplam a divisão das responsabilidades entre pai e mãe", justificou Campos. O texto prevê que o tempo de convivência com os filhos deve ser dividido de forma "equilibrada" entre mãe e pai. Eles serão responsáveis por decisões em conjunto, como a autorização de viagens ao exterior e a mudança de residência para outra cidade. O juiz deverá ainda estabelecer que o local de moradia dos filhos seja o que melhor atender aos interesses da criança.

A guarda unilateral, aquela para apenas pai ou mãe, será concedida apenas quando um deles abrir mão do direito ou caso o juiz verifique que o filho não deva permanecer sob a tutela de um dos responsáveis. O presidente da Associação dos Pais e Mães Separados (Apase), Arnaldino Paulino Neto, classificou a aprovação da proposta como "fantástica". Segundo ele, a medida vai contribuir para diminuir os casos de litígio entre os pais e melhorar a vida de crianças e adolescentes.

NOVOS MINISTROS DO PLANEJAMENTO E DA FAZENDA SERÃO ANUNCIADOS HOJE

Depois de semanas de expectativa do mercado, a presidente Dilma Rousseff vai anunciar oficialmente nesta quinta-feira (27) os novos ministros da área econômica do governo. A pasta da Fazenda será ocupada pelo ex-secretário do Tesouro Nacional Joaquim Levy, que estava no Bradesco Asset Management. Já o Ministério do Planejamento ficará sob a chefia do ex-secretário executivo da Fazenda, Nelson Barbosa. A confirmação do anúncio foi feita ontem pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann.

Segundo o porta-voz da Presidência, não há “previsão de posse de nenhum ministro” nos próximos dias. Levy e Barbosa trabalharão em uma equipe de transição, junto com os atuais titulares das pastas, Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento). Segundo O Estado de S.Paulo, Dilma se reuniu anteontem com Levy, para discutir um pacote capaz de resgatar a credibilidade fiscal do governo. A indicação de Levy já havia vazado na última sexta-feira. Na ocasião, fontes do governo também informaram que Barbosa assumiria o Planejamento e que o senador Armando Monteiro (PTB-PE) ficaria com a pasta do Desenvolvimento, substituindo Mauro Borges.

A provável escolha de Levy agradou o mercado, que reagiu no mesmo dia, levando a Bolsa à maior alta em três anos. Especialista em contas públicas, Levy foi chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento na gestão Fernando Henrique Cardoso. No governo Lula, passou a secretário do Tesouro, cargo que deixou, três anos depois, para assumir a vice-presidência de Finanças do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Atualmente, comanda o Bradesco Asset Management. Já Barbosa tem perfil desenvolvimentista.

Próximo a Dilma, trabalhou na cúpula do Ministério da Fazenda de 2006 a 2013. O economista ajudou a elaborar as medidas que o governo Lula adotou para combater a crise internacional de 2008, e é um dos autores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa, Minha Vida. A presidente também decidiu manter Alexandre Tombini no comando do Banco Central. (As informações do Estadão)

PF AMPLIA AÇÃO CONTRA VENDA DE LOTES DA REFORMA AGRÁRIA

A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta quinta-feira a Operação Terra Prometida, que investiga a venda ilegal de lotes distribuídos por meio da reforma agrária no Estado de Mato Grosso. Há investigados também nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a Polícia Federal, foram emitidos pela Justiça Federal 52 mandados de prisão preventiva, 146 de busca e apreensão e 29 de medidas proibitivas, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nova Mutum, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sorriso, Tapurah e Campo Verde.

Os crimes investigados são de invasão de terras da União, contra o meio ambiente, fraudes em documentos, corrupção ativa e passiva. O inquérito foi instaurado em 2010 e, entre os alvos, estão oito servidores públicos.

Segundo a PF, com o objetivo de se obter a reconcentração fundiária de terras da União destinadas à reforma agrária, fazendeiros, empresários e grupos do agronegócio faziam uso de sua influência e poder econômico para aliciar, coagir e ameaçar parceleiros para obter lotes deles de 100 hectares, cada um avaliado em cerca de R$ 1 milhão. (As informações do Estadão)

POSTOS POLICIAIS DESATIVADOS VIRAM PONTOS DE COMÉRCIO, INCLUSIVE DE DROGAS, EM SALVADOR

Os módulos continuam os mesmos, mas o uso deles, quanta diferença. Desativados em quase sua totalidade, os postos policiais de Salvador que ainda não foram demolidos se transformaram em espaços que nada tem a ver com sua antiga finalidade. Se antes a proposta era ajudar a reforçar a segurança da população, alguns dos espaços hoje representam justamente o contrário.

É o caso do módulo que fica em um ponto de ônibus na frente do campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula. Segundo comerciantes e estudantes, a unidade está desativada há quatro anos, mas é constantemente usada por usuários de drogas e também como abrigo para moradores de rua.

“Tem um rapaz com problemas mentais que enche o módulo de lixo. Todo lixo que ele pega na rua, joga aí dentro”, contou a comerciante Luzinete da Cruz, que diz não haver manutenção regular no local.

Diversos pontos da cidade onde funcionavam os postos da PM e apenas um deles ainda segue funcionando, na Calçada. “Pela manhã, é comum alguns PMs usarem o local como ponto de apoio”, disse um vendedor que atua na região.

Já os módulos que ficavam no Bonfim, Nazaré, Baixa dos Sapateiros, Aquidabã, Garcia e Federação foram demolidos. Nos demais, os usos são diversos: desde pontos comerciais, como restaurante e banca de acarajé, até espaço para consumo e venda de drogas. (As informações do Correio)

BAHIA LIDERA RANKING DE ACORDOS REALIZADOS NA SEMANA NACIONAL DE CONSILIAÇÃO

A Bahia ocupa o primeiro lugar em número de acordos firmados e de audiências realizadas em todo o Brasil, após sete dias de trabalhos. De acordo com dados do Tribunal de Justiça da Bahia, repassados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), até terça-feira (25) foram 12.571 acordos em 22.311 audiências realizadas em todo o estado. O valor total dos acordos chegou a R$ 100 milhões. Mais de 200 magistrados estão envolvidos na Semana Nacional de Conciliação. Além deles, também trabalham no evento 140 juízes leigos, 800 conciliadores e mais de dois mil colaboradores.

A Semana Nacional de Conciliação começou na última segunda-feira (17) e segue até esta sexta-feira (28). No resto do País, as atividades foram iniciadas na segunda-feira (24) e seguem, também, até a próxima sexta-feira. A Semana tem como objetivo estimular a solução de conflitos por meio de acordos entre as partes, que pode culminar no fim do litígio, com desafogamento das unidades do Judiciário.

RODOVIÁRIOS PROTESTAM EM SÃO CRISTÓVÃO E DEIXA PARALELA CONGESTIONADA

Um protesto dos rodoviários de Salvador, na manhã desta quinta-feira (27), complica o trânsito nas proximidades do Shopping São Cristóvão e o engarrafamento já chega até a Avenida Paralela, de acordo com informações da Transalvador. Eles estão orientando os motoristas de ônibus para se direcionar em fila, o que intensifica o tráfego no local. De acordo com o diretor de imprensa do sindicato dos trabalhadores, o Sinttroba, a manifestação é um alerta à população e às autoridades para a situação crítica do ponto de ônibus ao lado de um do centro de compras.

“Queremos deixar claro que a desordem nesses dois pontos de ônibus não é responsabilidade da categoria”, diz o sindicalista, em nota. Ele afirma que o problema é observado principalmente nos horários de pico de entrada e saída dos comerciários e seria causado pela falta de fiscalização pelo poder público. Já segundo a Transalvador, a falta de organização é causada por ônibus de transporte clandestino, cuja responsabilidade de fiscalização é da Agerba. (As informações do BN)

IMÓVEIS: MERCADO ESTIMA AUMENTO DE 175% EM LANÇAMENTOS E VENDAS EM 38%

O mercado imobiliário baiano está projetando para 2015 o lançamento de 6 mil unidades, o que deverá representar um aumento de 175%, em relação às 2.179 registradas este ano. Em relação ao volume de vendas, a expectativa é de um aumento de quase 38%, com a elevação do número atual, de 5.802 unidades, para 8 mil, de acordo com perspectiva traçada pela Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA).

O vice-presidente da entidade, Marcos Vieira Lima, defendeu a aprovação dos projetos de lei que tratam da outorga onerosa e do uso e ocupação do solo. “Esperamos em torno de 6 mil unidades lançadas e cerca de 8 mil vendidas. Mas, para que isso ocorra, algumas coisas precisam acontecer. A principal forma de solução de entraves é a aprovação do Projeto de Lei de Outorga Onerosa e a Lei de Ordenamento e Uso de Ocupação do Solo (Louos)”, explicou.

De acordo com o presidente da Ademi-BA, Luciano Muricy, o mercado enfrentou uma redução de 176 unidades no número de lançamentos, em comparação com o ano passado em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Feira de Santana. Em relação às vendas, de janeiro a setembro, o setor movimentou quase mil empreendimentos a menos: foram 4.751 unidades este ano, contra 5.802 no ano passado. (As informações do Correio)

VEREADORES DO PTN QUEREM CONVERSAR HOJE COM ACM NETO

Os vereadores do PTN na Câmara Municipal pretendem se reunir nesta quinta-feira, 27, com o prefeito ACM Neto (DEM) para conversar sobre a eleição para a presidência do Legislativo. O vereador Kiki Bispo (PTN) ressaltou que os poderes são independentes, mas que seria oportuno conversar com o prefeito, uma vez que a disputa ocorre entre dois nomes da base: o atual presidente Paulo Câmara (PSDB) e Carlos Muniz (PTN).

PT e PSOL - O PT deve definir até a semana que vem apoio a Paulo Câmara, segundo disseram Arnando Lessa e Gilmar Santiago. O vereador Hilton Coelho (PSOL) deve lançar candidatura: ele quer modificar a relação de dependência do Legislativo com o Executivo. (As informações do A Tarde)

ENTRA EM VIGOR NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA LEI ANTIFUMO EM TODO O PAÍS

A Lei Antifumo entra em vigor na próxima quarta-feira (3). Entre outras coisas, a lei proíbe fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. A medida é comemorada por especialistas, que veem como um avanço no combate as doenças provocadas pelo hábito de fumar, que atinge os fumantes ativos (que no Brasil corresponde a 11% da população) e os fumantes passivos, que são os não fumantes expostos indiretamente aos danos do cigarro.

A informação vem reforçar as medidas de prevenção do câncer. Com a vigência da Lei 12.546, aprovada em 2011, mas regulamentada só agora 2014, fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos fica terminantemente proibido em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo. Se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.

De acordo com a agência Brasil, para reforçar a importância da Lei Antifumo, a Fundação do Câncer, em parceria com a Aliança de Controle do Tabagismo, lança na próxima semana uma campanha informativa nas redes sociais que visa a conscientizar a população sobre o tema e repassar informações sobre a lei. (As informações da Agência Brasil)

MULTAS PARA QUEM JOGAR LIXO NA RUA COMEÇAM EM FEVEREIRO

O cidadão, no entanto, terá 60 dias para se adequar à norma. Durante este período, quem for flagrado sujando a cidade vai receber uma espécie de aviso educativo. Hoje à tarde, o prefeito ACM Neto detalha, no Palácio Thomé de Souza, o decreto que regulamenta a Lei 8.512/13.

Segundo a presidente da Limpurb, Kátia Alves, o decreto deve ser publicado na edição de amanhã do Diário Oficial do Município. Os valores das multas variam de acordo com a infração. Para pessoas físicas, a multa mínima é de R$ 67,23, aplicada a quem for flagrado jogando lata de cerveja pela janela do carro, por exemplo.

O valor máximo, de R$ 1.008,45, será cobrado de quem descartar até 1.001 litros na rua ou for reincidente na infração. Já para empresas, os valores das multas serão mais altos: entre R$ 268,92 e R$ 2.016,90. Para atuar na fiscalização, 40 agentes foram treinados pela Limpurb.

Eles irão trabalhar sempre em duplas, em motos identificadas, e com o apoio da Guarda Municipal. O número de agentes, segundo a prefeitura, deve aumentar nos próximos meses. A emissão das infrações será feita pelos fiscais com um smartphone e impressa na hora por uma mini-impressora.

Como vai funcionar - PESSOAS FÍSICAS: valor mínimo da penalidade será R$ 67,23. A cobrança do menor valor conta para quem descartar até cinco litros de sujeira em via pública. O valor máximo, de R$ 1.008,45, será cobrado de quem descartar até 1.001 litros na rua ou for reincidente na infração

AGENTES: ao todo, 40 fiscais foram capacitados pela Limpurb; a emissão das infrações será feita com um smartphone e impressa na hora por uma mini-impressora

PRAZO PARA ADEQUAÇÃO: por 60 dias, o decreto será apenas educativo. (As informações do Correio)

MP-BA QUER QUE BOMPREÇO SEJA CONDENADO POR DESCUMPRIR NORMAS DE DEFESA DO CONSUMIDOR

A rede de supermercados Bompreço se tornou alvo de uma ação civil pública apresentada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por descumprir uma série de normas de defesa do consumidor. Na ação, o MP requer que, caso a rede não se adapte as normas, que seja condenada a pagar indenização de R$ 1 milhão por danos morais coletivos, além de indenizar os consumidores em razão dos danos materiais sofridos diante de práticas abusivas. A promotora de Justiça Joseane Suzart, que assina a ação, pede, em caráter liminar, que o Bompreço se adeque ao Código de Defesa do Consumidor.

Ainda é apontado na ação que a rede de supermercados não oferece condições higiênicas e sanitárias, não presta um bom atendimento aos consumidores, afixa preços de produtos de forma irregular, além da ausência conservação e manutenção adequada dos bens de consumo comercializados. Dentre os pedidos liminares estão que o Bompreço deve registrar adequadamente os preços dos produtos e serviços, de forma acessível que não dificulte o entendimento ou a leitura por parte do consumidor. Todas as lojas devem disponibilizar equipamentos de leitura ótica dos preços, localizados na área de venda, sendo que, em caso de divergência entre preços, o estabelecimento deve assegurar ao consumidor o direito de pagar o menor valor.

Quanto à qualidade e segurança dos produtos, a ação pede que as lojas do supermercado deixem de ofertar produtos com validade vencida, impróprios para o consumo, bem como passe a zelar pela conservação dos produtos perecíveis, “não mais expondo o consumidor a riscos de saúde”. O MP também alega que há poucos caixas em funcionamento, que geram filas enormes, que impedem que o consumidor seja atendido em menos de 30 minutos. A promotora também pede que o supermercado disponibilize empacotadores em número compatível com a demanda do local, e que, nas lojas que tem farmácias, sejam mantidos farmacêuticos. Se a Justiça acatar os pedidos do MP, a Bompreço terá que apresentar, de seis em seis meses, durante cinco anos, relatórios que comprovem a adequação a todos as normas legais hoje descumpridas. (As informações do BN)

EM PROTESTO, VEREADORA DISCURSA SEM CALCINHA NA CÂMARA

Uma vereadora da Câmara de Aracaju fez um protesto inusitado no plenário da Casa. Lucimara Passos (PCdoB) retirou uma calcinha do bolso durante seu discurso e disse que não estava usando a peça íntima. A atitude era para criticar o parlamentar Agamenon Sobral (PP), que teria chamado uma mulher que queria se casar sem calcinha de vagabunda, além de afirmar que ela merecia uma "surra".

A vereadora chamou o colega de "criminoso" e desafiou ele a te dar uma "surra". "Hoje vim com um vestido mais curto. Também trouxe a minha calcinha no bolso. Alguém pode me chamar de vagabunda? Alguém pode dizer que tenho de ser surrada?", perguntou.

A parlamentar defendeu que uma mulher não pode ser julgada pela roupa que veste ou se está ou não de calcinha. Ela pediu que Agamenon seja punido. O vereador criticou a atitude da colega e disse que ela queria "aparecer". Ele também pediu que a Comissão de Ética investigue o caso. (As informações do A Tarde)

JOÃO DURVAL E PAULO SOUTO AVALIAM SE VÃO PEDIR APOSENTADORIA

Um dos quatro ex-governadores da Bahia que poderão se beneficiar da emenda constitucional que concede aposentadoria vitalícia a ex-chefes do Executivo, aprovada na terça-feira, 25, pela Assembleia Legislativa, Paulo Souto (DEM) ainda não sabe se vai pleitear o subsídio, atualmente no valor de R$ 19.369,67.

Souto, que também foi senador da República, já faz jus à aposentadoria de cerca de R$ 3 mil, como professor aposentado da Faculdade de Geologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba). "Vou examinar os termos da lei, avaliar as condições e só posteriormente tomarei uma decisão", informou o demista. A lei permite que se acumule aposentadoria, desde que respeitado o teto constitucional de R$ 35,9 mil.

Já o ex-governador João Durval Carneiro, que hoje como senador do PDT recebe um salário de R$ 26, 7 mil, disse, por meio da assessoria, que a aposentadoria é justa, mas que vai, antes, avaliar se será vantajoso para ele requerer o benefício.O pedetista já era favorecido com aposentaria de ex-deputado federal que, por força de lei, foi suspensa assim que assumiu o mandato de senador. Mas este direito poderá ser retomado a partir de primeiro de janeiro, quando ele concluir o seu mandato no Senado. (As informações do A Tarde)

GOVERNO TEM DE ECONOMIZAR R$ 21 BILHÕES EM DOIS MESES

Depois de cinco meses seguidos registrando déficit primário, as contas do governo central (Tesouro, Previdência e Banco Central) fecharam no azul em outubro, saldo de R$ 4,1 bilhões. O resultado, porém, é o mais baixo para o mês desde 2002.

No acumulado do ano, o déficit é de R$ 11,6 bilhões, o que significa que o governo terá de economizar R$ 21,7 bilhões em novembro e dezembro para cumprir a meta de R$ 10,1 bilhões estabelecida no último relatório de avaliação de receitas e despesas, divulgado na semana passada.

Apesar do fraco desempenho, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse que a meta deve ser cumprida considerando que o saldo está positivo em R$ 31,9 bilhões no acumulado de 12 meses.

Ele informou que a previsão de ingresso de dividendos das estatais caiu de R$ 25,4 bilhões para R$ 18,539 bilhões e a estimativa de receitas com concessões foi reduzida de R$ 15,4 bilhões para R$ 7,2 bilhões. O governo considerou ainda o ingresso de R$ 2 bilhões referentes à cessão onerosa para a Petrobras de quatro áreas de exploração do pré-sal. (As informações do G1)

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DILMA SANCIONA LEI QUE ALIVIA DÍVIDAS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos a lei que altera a correção das dívidas de Estados e Municípios com a União. Com a medida, fica aberta a possibilidade de contratação de empréstimos e ampliação de investimentos para governadores e prefeitos. Aprovada no Senado no início do mês, a lei permite que as dívidas contraídas antes de 2013 sejam recalculadas, de maneira retroativa. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha, prefeitos e governadores temiam que Dilma vetasse o dispositivo da lei, que provocará perdas para o governo federal.

Com a lei, Estados e municípios beneficiados pela mudança terão abatimento nos pagamentos mensais que fazem à União. Com a nova lei, o saldo das dívidas será corrigido pela variação do IPCA, o índice oficial de inflação, mais 4% ao ano, ou pela taxa básica de juros definida pelo Banco Central, o que for menor. Hoje, os débitos são corrigidos pelo IGP-DI mais juros de 6% a 9%. Rio Grande do Sul, Alagoas e 180 municípios serão beneficiados com a troca de indexador.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o governo federal perderá R$ 59 bilhões com a mudança. A estimativa é que no próximo ano, a perda de receita para a União seja de R$ 1 bilhão. Governadores e prefeitos devem à União hoje cerca de R$ 500 bilhões. A mudança no indexador das dívidas era uma reivindicação antiga. (As informações do Estadão)

TAXISTA MORRE E HOSPITAL LIBERA OUTRO CORPO PARA VELÓRIO NO INTERIOR

Parentes do taxista Edvaldo Costa Mota, 68 anos, levaram um susto ao perceber no velório que o corpo dele havia sido trocado pelo de outro morto do Hospital Geral Roberto Santos. O engano só foi percebido em Ipiaú, Sul do estado. O corpo foi liberado, no domingo, e transportado pela funerária para a cidade natal do taxista. Lá, amigos e parentes, que aguardavam o velório, notaram que se tratava do corpo de outra pessoa.

Segundo a mulher do taxista, Delsonita dos Santos Mota, 55, Edvaldo tinha hepatite C e apresentou complicações em razão da doença na última semana — por isso veio até Salvador na quarta-feira para fazer uma endoscopia. Na sexta-feira, quando já havia sido atendido e estava prestes a voltar para Ipiaú, Edvaldo foi encaminhado outra vez ao hospital. Ele morreu domingo, por volta de 18h.

Segundo Delsonita, foi durante o reconhecimento do corpo — feito por ela — que houve o equívoco. “Ele estava usando fralda e não tinha nome. O rapaz (funcionário do hospital) perguntou se era aquele, eu estranhei, mas no meu sofrimento, disse que era”. Às 2h de segunda, quando chegou ao destino, um dos três filhos de Edvaldo percebeu que o homem no caixão não era seu pai.

Delsonita ainda estava no ônibus a caminho do velório e o próprio filho veio até a capital desfazer a troca. A assessoria de imprensa do hospital confirmou a versão da família e informou que a unidade não errou — já que a própria família fez o reconhecimento cadavérico. A assessoria informou também que o maqueiro e o plantonista que liberaram o corpo foram afastados do setor até que esteja clara a responsabilidade da instituição. A identidade do outro corpo não foi revelada. Em Ipiaú, o caso ganhou repercussão. O velório aconteceu no final da tarde de segunda-feira (24).

Mesmo sem atribuir a responsabilidade da troca ao hospital, Delsonita acredita que faltou instrução ao funcionário que liberou o corpo. “Nunca tinha passado por isso (fazer reconhecimento de corpo), não sabia”. (As informações do Correio)

CAMPANHA DE DILMA TEM SALDO POSITIVO; TUCANOS DEVEM R$ 550 MIL

Ambos os presidenciáveis do segundo turno da eleição 2014 gastaram, pelo menos, R$ 200 milhões cada em suas campanhas eleitorais. Enquanto Aécio Neves (PSDB) terminou com uma dívida de R$ 550 mil, a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) contou com saldo de R$ 261 mil. A prestação de contas dos dois candidatos foram protocoladas nesta terça-feira (26) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda de acordo com o sistema, a campanha petista arrecadou R$ 350.836.301,70 e gastou R$ 350.575.063,64. Já a tucana amealhou um montante de R$ 222.925.853,17, mas gastou R$ 223.475.907,21.

Em entrevista ao jornal O Globo, o tesoureiro da campanha do PSDB, José Gregori, disse que a arrecadações da campanha continuam e a expectativa é que a dívida seja zerada até o final do primeiro semestre de 2015. A dívida da campanha tucana chegaria a R$ 15 milhões, segundo informações do comitê eleitoral.

PRESO EM HOTEL DA PITUBA É INVESTIGADO POR ESTELIONATO

Boa aparência e boa conversa possibilitaram a João Fernando Gomes de Souza, 34 anos, aplicar golpes na capital, região metropolitana de Salvador e Aracaju, em Sergipe. Mas ele foi preso no auditório do Pituba Plaza Hotel, na Av. Manoel Dias da Silva (Pituba), quando falava para cerca de 15 pessoas nesta terça-feira, 25.

Com a promessa de emprego e bom salário, João atraía as vítimas dizendo-se empresário do ramo de telecomunicações, que estava abrindo uma loja de uma operadora de telefonia no Salvador Norte Shopping, em São Cristóvão.

Porém despertou a desconfiança de uma das pessoas ao dizer que os candidatos deveriam comprar um notebook por R$ 1,2 mil, que rodaria um programa de treinamento para trabalhar na empresa. "Primeiro, ele dizia que as pessoas teriam que ir a São Paulo. Mas, como alguns se negavam, ele falava sobre o notebook", disse Martino, coordenador do Serviço de Investigação da polícia. (As informações do A Tarde)

ASSEMBLEIA APROVA APOSENTADORIA VITALÍCIA PARA EX-GOVERNADORES

A pouco mais de um mês para o fim do segundo mandato de Jaques Wagner (PT), deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (25), por unanimidade da Assembleia, projeto de lei que prevê aposentadoria vitalícia para ex-governadores. A medida, restrita a quem tem mais de 30 anos de contribuição previdenciária, vai beneficiar Wagner e outros dois ex-governadores: Paulo Souto (DEM) e o senador João Durval (PDT).

Cada um vai receber pensão de R$ 19 mil, valor do salário atual do governador. Em caso de morte, a viúva herda o benefício vitalício. A proposta, de autoria do deputado Adolfo Menezes (PSD), foi aprovada após acordo entre base aliada e oposição. Agora, segue para a sanção de Wagner. O líder do governo, deputado Zé Neto (PT), disse à Folha de S.Paulo que a aposentadoria vitalícia seria uma forma de dar estabilidade a ex-governadores.

Para o deputado, ainda segundo a Folha, um ex-governador que não for um empresário ou servidor público concursado de alto salário pode viver com dificuldades financeiras depois de aposentado. “Pior seria se eles fossem trabalhar na iniciativa privada depois de deixarem o governo. Haveria conflito de interesses”, afirma o petista.

O líder da oposição na Assembleia, Carlos Gaban (DEM), disse também à Folha que o projeto “é bom, mas foi votado em momento inoportuno”. “Fica claro que ele foi concebido para beneficiar Jaques Wagner”, disse. Mesmo com tom crítico, Gaban votou pela aprovação. Em 2010, logo após a reeleição de Wagner, a Assembleia ensaiou a tramitação de projeto semelhante, mas ele foi arquivado. (As informações do Correio)

CASOS CONFIRMADOS DE CHIKUNGUNYA AUMENTAM 13,8% EM FEIRA DE SANTANA

Os casos confirmados de chikungunya em Feira de Santana, centro norte do estado, cresceram 13,8%, passando de 563, revelados na semana passada, para 641 confirmados nesta terça-feira (24). De acordo com a Secretaria de Saúde de Feira, foram notificados até agora 1.319 casos suspeitos da doença, no período de 29 de março a 22 de novembro. O bairro de George Américo ainda concentra o maior número de casos, com 463 confirmações ou 35,10%. Na semana passada, a localidade registrava 36,27% dos casos no município.

Depois de George Américo, aparecem com maior número de casos, os bairros de Campo Limpo, com 234 (17,74%); Sítio Novo, com 57 (4,32%); e Cidade Nova, com 43 (3,26%). Ainda segundo a secretaria feirense, os pacientes com diagnóstico confirmado não relataram viagem a países com transmissão da doença. Os casos suspeitos estão concentrados na faixa etária de 35 a 49 anos (29,64%), seguida de 20 a 34 anos (26,61%) e de 50 a 64 anos (16,75%). As mulheres são maioria, com 884 casos (67,02%) e os homens com 435 (32,98%) das suspeitas. Ainda de acordo com a secretaria, dois pacientes estão hospitalizados.

COMISSÃO DIVULGA NUMERAÇÃO DOS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO BAHIA

Como prometido, além do parecer quanto aos documentos das chapas interessadas em concorrer à presidência do Esporte Clube Bahia, a Comissão Eleitoral anunciou os números que serão usados por cada candidato no dia da votação para escolha do mandatário tricolor para os próximos três anos. Os números utilizados pelos presidenciáveis serão entre 91 e 99, escolhido de maneira livre a partir da ordem de inscrição das chapas. Quanto ao conselho deliberativo, os documentos apresentados pelas seis chapas serão analisados pela comissão a partir desta quarta-feira (26).

Confira a numeração da eleição:

91 - 'A Vez do Futebol': Marcelo Sant'ana e Pedro Henrique
92 - 'A Vez da Arquibancada': Ronei Carvalho e Adriano Souza
93 - 'Nova Ordem Tricolor': Marco Costa e Leandro Neves
94 - 'Integridade Tricolor': Antonio Tillemont e Ricardo Tupinambá
95 - 'Virada Tricolor': Rui Cordeiro e Antônio Ribeiro Leite
97 - 'Vida Nova': Nelcival Menezes e Adriano Rios Lacerda
98 - 'A Voz do Campeão': Olavo Fonseca e Fernando Jorge
99 - 'Bahia Campeão dos Campeões': Flávio Alexandre (Binha) e José Luiz Rebouças

DILMA SE REÚNE COM TRIO DE MINISTROS QUE COMANDARÁ A ECONOMIA

O trio que vai comandar a economia – Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento), além do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, que permanecerá no cargo – passou esta terça-feira reunido com a presidente Dilma Rousseff, discutindo medidas para a economia. Em alguns momentos, a reunião teve a participação dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Aloizio Mercadante (Casa Civil). Se tudo ocorrer conforme o previsto, o anúncio das nomeações dos novos ministros deverá ocorrer na quinta-feira. Joaquim Levy está em Brasilia desde esta segunda-feira, estudando medidas para propor à presidente. Em setembro, as contas públicas fecharam com o pior resultado da série histórica. (As informações do G1)

PCCV DOS PROFESSORES TEM VOTAÇÃO ADIADA

Com as atividades paralisadas desde segunda-feira, os professores da rede municipal de ensino terão que esperar mais por uma resposta sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria. O projeto não foi votado na sessão de ontem, na Câmara Municipal, devido a outras matérias que estão trancando a pauta e tiveram votação adiada para hoje. De acordo com o vice-líder da bancada governista, vereador Leo Prates, “por parte da base aliada haverá um esforço para que a pauta seja votada ainda hoje, mas tudo dependerá do andamento da sessão”.

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, informou que a paralisação estava programada para terminar hoje, mas, caso a matéria não seja votada, a categoria vai decidir sobre o retorno. “O PCCV foi discutido com a categoria. Não precisa fazer nenhuma emenda. É só votar”, disse ele. O PCCV irá contemplar cerca de sete mil profissionais da educação, entre professores e coordenadores pedagógicos. Entre os benefícios previstos está a destinação de um terço da jornada para atividades extraclasse, como preparação de aulas e formação continuada. (As informações do Correio)

INCIDÊNCIA DE CASOS DE CÂNCER DE ÚTERO DIMINUI NO BRASIL

Em dez anos, o número de mortes por câncer de útero em relação ao número de mulheres teve uma leve queda no país, passando de 5,04 casos para cada 100 mil mulheres em 2002 para 4,72 casos em 2012. Em números absolutos, no entanto, o número de mortes aumentou, já que a população também cresceu nesse período. Em 2002, a doença matou 4.091 mulheres e, em 2012, 5.264. Os números são do Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, que o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgam nesta semana.

De acordo com a Agência Brasil, o levantamento mostra o câncer de colo do útero como o terceiro tipo que mais mata mulheres no país, atrás apenas do de mama e dos de brônquios e pulmões. A estimativa do Ministério da Saúde é que o Brasil feche este ano com 15.590 novos casos de câncer de colo do útero. “Aumenta o número absoluto porque a população continua crescendo e há uma pequena diminuição no número relativo. Isso é explicado por um conjunto de medidas que vem sendo tomadas na proteção da mulher, o exame de papanicolau, o uso de preservativos, a mulher está se cuidando mais”, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

BRIGA DE CARTOLAS ESFRIA FINAL DA COPÁ DO BRASIL EM BH

A final inédita da Copa do Brasil, entre Cruzeiro e Atlético Mineiro, nesta quarta-feira, no Mineirão, vai entrar para a história do futebol nacional. Porém, a disputa travada pelos cartolas dos dois clubes fora dos gramados, em função de mandos de campo, preço e cargas de ingressos, acabou esfriando o clássico.

O torcedor, diante dos altos preços dos bilhetes e da pequena quantidade disponível, demonstra pouca motivação. O entusiasmo pela partida não tem o mesmo brilho de outros confrontos válidos até pelo corriqueiro e deficitário Campeonato Mineiro. Quem anda pelas ruas nem se lembra de que as duas equipes jogarão a final da competição em poucas horas. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) definiu que os atleticanos terão à disposição somente 1.854 ingressos - menos dos 10% que prevê o regulamento.

A diretoria alvinegra cobra 6.271 bilhetes, conforme determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Apenas no final da tarde desta terça os ingressos para os atleticanos começaram a ser vendidos. Mesmo assim, a diretoria alvinegra alega que só recebeu 1.813 ingressos, ou seja, número inferior até o determinado pela PM. O movimento nas bilheterias da sede do clube nem de longe lembra a véspera dos grandes clássicos.

Além de não contar nem com 10% da carga total de ingressos, conforme o Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o torcedor atleticano, acostumado a ter lugar cativo no Mineirão, palco histórico de grandes conquistas do clube, inclusive a recente Copa Libertadores, será tratado pela PM como “visitante” no estádio. A torcida do Atlético ficará no chamado setor “Superior Roxo” e o acesso se dará pela rampa de integração, após concentração no Mineirinho.

A medida é adotada apenas para torcedores de times de outros estados como medida de segurança. “É a maior covardia que fizeram em toda a história do clássico”, protestou o advogado Leonardo Tito, que costuma acompanhar o Atlético em jogos até em outros países. Por sua vez, recuperando-se da ressaca do título do Campeonato Brasileiro, o torcedor do Cruzeiro também não demonstra tanta motivação nas ruas para incentivar o time na final da Copa do Brasil. E nas bilheterias do Mineirão o movimento de torcedores não existe. Cerca de 35 mil ingressos foram vendidos pela internet, apenas para quem é sócio-torcedor. (As informações do Estadão)

SÓCIOS TÊM ATÉ DOMINGO PARA FICAR EM DIA E VOTAR NA ELEIÇÃO

Passada a etapa de inscrição dos candidatos, é hora de o torcedor fazer sua parte para participar da eleição à presidência e ao Conselho Deliberativo do Bahia. Os sócios têm apenas até domingo, 30, para regularizar a situação e participar do pleito, marcado para o dia 13 de dezembro.
Até o início da semana, dos cerca de 24 mil associados ao clube, apenas cerca de 6,5 mil estavam em dia com as mensalidades e, portanto, aptos para votar. A presença, nesse caso, seria inferior à eleição do ano passado, quando 10,5 mil sócios puderam votar. A expectativa é que o número cresça até domingo. Para ficar em dia, basta comparecer à Central de Atendimento ao Sócio, no Shopping Capemi, e pagar as mensalidades atrasadas. A lista final de sócios que podem votar será divulgada no site do clube, no dia 5. (As informações do A Tarde)

CASOS DE RACISMO NO SUS PODERÃO SER DENUNCIADOS NO DISQUE SAÚDE

A campanha “Racismo faz mal à Saúde. Denuncie!”, lançada nesta terça-feira (25) pelo Ministério da Saúde tem como objetivo incentivar as denúncias de racismo no Sistema Único de Saúde (SUS). Qualquer pessoa que tenha presenciado ou passado por situações de racismo em ambientes da rede pública de saúde poderão ligar para o 136 e denunciar. De acordo com informações do Uol, a ação foi feita em parceria da Secretaria de Direitos Humanos com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

O ministério divulgou dados que mostram que mulher negra recebe menos tempo de atendimento médico do que a mulher branca. “Não é o SUS que é racista. O SUS expressa, através dele, aquilo que a sociedade produz”, declarou André Bonifácio, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, durante o anúncio da nova campanha. Os profissionais que atuam no Disque Saúde (136) tiveram que passar por um treinamento adequado para conseguir identificar as denúncias de racismo.

Caso a denúncia seja identificadas, serão encaminhadas aos órgãos competentes. De acordo com o Ministério da Saúde, os casos servirão de exemplo para a criação de novas políticas públicas que evitem o racismo no SUS. “Produzir a igualdade na diversidade que é o grande desafio”, comentou o ministro da Saúde Arthur Chioro. “Dados mostram que o preconceito produz mais doenças, mais mortes e sofrimento”, concluiu o ministro.

CARRO DE VEREADOR DE JAGAUQUARA É INCENDIADO NA BR-420

O carro de um vereador de Jaguaquara, no sudoeste baiano, foi incendiado na noite desta terça-feira (25) na BR-420. O veículo teve perda total. O vereador Lindoval Muniz viajava de Jequié para Jaguaquara pela BR-420 quando o carro, um Ford Perina da década de 1980, teve problemas mecânicos. Ele deixou o veículo na tarde de hoje às margens da rodovia e foi para casa, em Jaguaquara, de carona. Por volta das 21h, ele retornou ao local onde deixou o carro com o irmão para pegar o veículo. "Esperei meu irmão chegar para 'puxar' o carro, mas quando chegamos lá vimos que colocaram fogo, queimou tudo", contou o vereador ao Correio24horas.

O caso foi registrado na delegacia de Jaguaquara, que investiga o que pode ter motivado a ação. Segundo investigadores, dois homens em uma moto foram vistos próximo do carro por volta das 20h, mas como estava escuro a testemunha não conseguiu identificá-los. O carro ficou tão destruído que foi impossível recolhê-lo hoje. Ele deve ser removido nesta quarta e levado a um ferro velho. (As informações do Correio)

EMBASA INTERROMPE FORNECIMENTO DE ÁGUA EM 20 BAIRROS NESTA QUARTA

O fornecimento de água será interrompido hoje em mais de 20 bairros da capital, informa a Embasa. O motivo é o novo reservatório de água em Águas Claras, que começa a funcionar até o final do dia. O fornecimento cessa às 8h, afetando a região atendida pelo centro de reserva da área, que vai de Águas Claras à Avenida São Rafael, passando pela Estrada Velha.


As localidades afetadas são o Jardim Esperança, Sete de Abril, Nova Brasília, Canabrava, Estrada Velha do Aeroporto, Vale dos Lagos, Pau da Lima, São Marcos, Nova Cidade, Jardim Cajazeiras, Avenida São Rafael, Fazenda Grande 1 a 4, Jardim Cajazeiras, Porto Seco, Cajazeiras 8 e 10, além de Castelo Branco e Vila Canária.

O abastecimento será retomado gradativamente, ainda na noite de hoje, e volta ao normal em até 24 horas após a interrupção. A Embasa recomenda moderação no uso da água armazenada nos tanques domiciliares. O novo reservatório, que recebeu R$ 3,7 milhões em investimento, tem capacidade de 8,7 milhões de litros - o que duplica a capacidade de reservação do sistema anterior em Águas Claras.