quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

SUSPEITOS DE ASSALTO É BALEADO EM CAMPUS DA UFBA

Um homem foi baleado no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) na noite desta quarta-feira (7). Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar socorro ao ferido. A ocorrência foi registrada na Central de Polícia por volta das 21h de hoje.

Testemunhas contaram ao CORREIO que o baleado estava com outros dois homens assaltando no local quando houve uma reação. "Estava na aula quando ouvi os tiros. Fiquei assustada. Ouvi falar depois que alguém tinha sido baleado. Não quis mais assistir a aula", disse uma aluna do Instituto de Matemática que prefere não se identificar. O crime aconteceu ao lado do prédio, em uma área de muitas árvores e sem iluminação.

Segundo alunos e funcionários, os bandidos atuam no campus à noite e escolhem sempre pontos mais escuros. O baleado já estaria assaltando na região há 15 dias, sempre acompanhado de dois comparsas - não se sabe se os mesmos de hoje, que conseguiram fugir. O responsável pelos disparos também não ficou no local e não foi identificado. Nenhuma arma foi localizada.

"A gente estava aqui perto. Ouvimos os tiros e corremos para ver o que estava acontecendo. Vimos os dois caras (comparsas) correndo em direção ao bambuzal da (Avenida) Adhemar de Barros e encontramos ele aqui no chão. Ele foi baleado vezes, mas foi socorrido com vida", afirmou um vigilante do local. Atingido nas duas vezes no peito, no braço direito e na cabeça, o baleado foi levado ao Hospital Geral do Estado (HGE) e não há detalhes sobre seu estado de saúde.

Nas redes sociais, estudantes relataram momento de pânico. "Ufba tá complicada, viu? E nem to falando do curso. Toda hora uma coisa. Agora foi tiroteio com uma pessoa baleada", escreveu um internauta. "Tiro, correria, tumulto... Agora na Praça das artes #Socorro. Não tenho maiores informações, só ouvi e vi o tumulto e a correria. Tô com muito medo. Minha filha aqui comigo todos os dias", compartilhou outra. "Só escutei os tiros do PAF", complementou um terceiro. "Desesperador presenciar tiros dentro do campus da Ufba. Foi aterrorizante!".

Insegurança -
Os relatos sobre a falta de segurança na Ufba têm crescido nas redes sociais nos últimos meses. Alunos da universidade chegaram a criar um site que reúne relatos de casos de assalto nos campi da instituição. No endereço http://100assaltosnaufba.info/, um relógio aparece mostrando as horas e minutos sem assalto - toda vez um novo relato é postado, o relógio zera.

Gabriel Costa, estudante de engenharia mecânica, e representante dos estudantes no Conselho Universitário (Consuni), contou ao CORREIO no final de novembro que recolhia assinaturas de estudantes para levar alguns pedidos, incluindo implantação da guarda universitária, a atuação da Polícia Militar nos campi, iluminação, discutir o controle de acesso na universidade.

“A segurança patrimonial não está preparada e não dá conta. O bandido está entrando, mas as pessoas responsáveis pela segurança, que é a PM, não entra. Existem divergências políticas e ideológicas que negam a realidade dessa situação ao não querer a PM no campus”, afirmou o estudante.

A Ufba afirmou em nota à comunidade acadêmica que “a universidade mantém contratos de prestação de serviços de vigilância, portaria e monitoramento eletrônico de suas áreas, para os quais desembolsa recursos da ordem de R$ 38 milhões por ano, o que representa 30% de seu orçamento de custeio”. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário