domingo, 31 de janeiro de 2016

VICE-PRESIDENTE APRESNTA DETALHES DA ARENA BARADÃO; INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA 2019

Vice-presidente do Esporte Clube Vitória, Manoel Matos, em entrevista coletiva neste sábado (30), apresentou detalhes da Arena Barradão, apresentado para os torcedores durante o intervalo da partida do rubro-negro diante da Jacuipense, pela primeira rodada do Campeonato Baiano. Segundo o dirigente, a ideia é inaugurar a praça esportiva no dia 13 de maio de 2019, quando o Leão completa 120 anos de fundação. "Existe uma previsão de um ano a seis meses em obra. Neste período, vamos definir aonde iremos jogar. A ideia é que a inauguração aconteça no dia 13 de maio de 2019, data em que o Vitória completa 120 anos", afirmou. Matos ainda explicou que, em virtude da crise econômica que assola o país, o rubro-negro vai captar recursos com parceiros internacionais, mas deixou em aberto a possibilidade de auxiliares dentro do território brasileiro. Projetado pelo arquiteto Ivan Smarcevski, a Arena Barradão contará com setor Lounge, cadeiras VIP, praça de alimentação, centro administrativo e hotelaria para as divisões de base. O investimento total é de R$ 270 milhões. (As informações do BN)

PARA ALIVIAR A TENÇÃO, ACM NETO DEVE CONVIDAR RUI COSTA PARA ABERTURA DO CARNAVAL

Dos dois lados do poder no estado, aliados ao governador Rui Costa (PT) e ao prefeito ACM Neto (DEM) iniciaram conversas para tentar reduzir a tensão entre ambos, amplificada pelos conflitos envolvendo o Carnaval de Salvador. Querem convencer seus chefes de que a troca de ataques verbais não rende bônus para nenhum deles, só ônus, já que recentes pesquisas qualitativas de opinião detectaram um crescimento da aversão do eleitorado às picuinhas políticas. Para a turma do deixa-disso, a disputa de lideranças políticas ligadas a petistas e democratas faz parte do jogo, ainda mais em ano eleitoral, mas pega mal quando envolvem as duas figuras de maior expressão política no estado. A temperatura subiu tanto nos últimos dias que integrantes do governo sinalizaram um boicote de Rui Costa à abertura da festa, na quarta-feira, segundo informou o site Bahia Notícias. O que seria inédito na história recente. Contudo, o prefeito deve ligar até amanhã para o governador e convidá-lo pessoalmente para o evento. Segundo integrantes do Palácio de Ondina, o gesto faria Rui baixar a guarda. (As informações do Correio)

COM ENERGIA RETRÔ, FUZUÊ ABRIU AS FESTAS DE RUA DO CARNAVAL 2016

O Sol ainda estava tinindo quando os primeiros batuques despertaram o grupo que aguardava próximo ao Clube Espanhol. Era o Commanches do Pelô, que aquecia os tambores, na tarde de sábado (31), para dar início ao Fuzuê e também ao Carnaval, que começa essa semana. De um lado, as dançarinas vestidas de índias acompanhavam o ritmo; do outro, ciclistas fantasiados iam entrando no clima. No primeiro toque, a jornalista e tradutora Jaqueline Moreno começou a girar seu guarda-chuva florido.

“Eu estou achando tudo lindo. É fantástica essa iniciativa. É uma maneira de resgatar a cidadania com alegria, com diversão”, disse, enquanto dançava. “Eu gosto é desse tipo de Carnaval, que não tem violência, é mais tranquilo”, concluiu. (As informações do Correio)

ESQUENTA DISPUTA ENTRE OS CANDIDATOS À CHEFIA DO MP-BA

No próximo dia 15 de fevereiro, 546 procuradores e promotores de Justiça vão escolher quem vai ser o chefe do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) nos próximos dois anos. Com intensa campanha nas redes sociais, cinco candidatos disputam o posto de procurador-geral do MPBA, que terá orçamento de R$ 499 milhões para 2016.

Os três mais votados vão compor a lista tríplice a ser enviada ao governador Rui Costa (PT), que irá escolher o novo procurador-geral. Tradicionalmente o mais votado é o escolhido, mas isso não é uma regra.

No páreo estão o atual procurador-geral, Márcio Fahel, que concorre à reeleição, e os promotores de Justiça Alexandre Cruz, Ediene Lousado, Millen Castro e Pedro Maia. Ediene Lousado e Millen Castro compuseram a lista tríplice das eleições passadas, em 2014, junto a Márcio Fahel, mais votado e escolhido pelo então governador Jaques Wagner (PT).

Na próxima quarta-feira, a Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) realiza, em parceria com o Grupo A TARDE, às 14h, um debate com a presença dos cinco candidatos, na sala das sessões do MPBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O evento terá a participação de representantes da sociedade civil, convidados previamente. A presidente da Ampeb, Janina Schuenck, afirmou que a participação de representantes da sociedade no debate é importante. "Por isso convidamos várias representações, para que possam expor seus anseios".

Campanhas - As campanhas começaram no início de janeiro, quando foram encerradas as inscrições dos candidatos. Como é um processo eleitoral interno do MPBA, os próprios candidatos financiam as campanhas, com ajuda de colegas simpatizantes às suas propostas.

Os candidatos Millen Castro e Alexadre Cruz criaram um site para a campanha, enquanto Márcio Fahel e Pedro Maia estão atuando no Facebook e Ediene Lousado aposta no WhatsApp.

Márcio Fahel defende a consolidação dos avanços e a realização de "ajustes administrativos para que a máquina funcione da melhor maneira possível. Queremos trabalhar uma melhor gestão de pessoas, entre membros e servidores, e fortalecer a estrutura física e tecnológica", diz.

Pedro Maia trabalha com propostas que têm, essencialmente, três bandeiras: melhoria do diálogo interno, aprimorar a interface entre os poderes e melhorar a estrutura de trabalho. "Defendo a manutenção do ambiente democrático existente e o empoderamento da área finalística", afirma.

Millen Castro e Alexandre Cruz criticam a concentração de promotores e procuradores na capital (entre 40% e 45% do total, segundo eles). Por isso, entre suas propostas, defendem realização de concurso para contração de mais profissionais para atuarem no interior.
"Defendo, também, a maior aproximação com o colégio de promotores e o fortalecimento da atuação do MP no combate ao crime e à improbidade administrativa", afirma Castro.

"Precisamos melhorar a articulação interna e externa, aprimorar a atuação do MP no acesso à saúde e no combate ao crime e à corrupção, além de utilizar com mais racionalidade os recursos humanos e financeiros", diz Cruz .

Ediene Lousado, por sua vez, afirma que avanços ocorreram nos últimos anos, mas diz que ajustes precisam ser feitos. "Minhas propostas passam pela maior integração entre promotores, procuradoria-geral e servidores; continuar a estruturação das promotorias criminais e diálogo com cada promotor para ter maior eficiência", afirma.

IPIAÚ: APÓS BATER NO PAI, JOVEM É PRESO E CHORA AO PEDIR PERDÃO

Um jovem foi preso em Ipiaú, no sudoeste, acusado de agredir e ameaçar de morte o próprio pai. O caso foi registrado no bairro Aparecida, neste sábado (30). Foi o idoso, de 65 anos, que acionou a polícia depois que o filho teria ameaçado “quebrar tudo dentro de casa”. O acusado, Luciano Resende de Moraes, tentou fugiu pelo Rio de Contas, ao perceber a aproximação de uma viatura da PM, mas foi detido por militares da Guarnição Delta do 1º Pelotão e encaminhado para uma delegacia.

Já no complexo policial, o rapaz teria chorado e pedido perdão ao pai. “Me perdoa meu pai, eu prometo que não vou fazer mais isso”, teria dito o acusado. De acordo como o site Giro em Ipiaú, a vítima, o aposentado Judicael Rezende, relatou que já havia sofrido várias agressões do filho. Neste sábado, Luciano teria usado uma espingarda caseira para o ameaçar. Ainda segundo o idoso, o filho é usuário de drogas e já foi preso dezenas de vezes acusado de roubos no entroncamento de Jaguaquara. A última confusão teve início após o idoso perguntar ao filho sobre um calção que teria sido queimado. (As informações do BN)

CHUVAS DEIXAM 160 MIL SEM ENERGIA EM PORTO ALEGRE

O serviço de meteorologia da prefeitura de Porto Alegre disse hoje que os estragos causados pelo forte temporal que atingiu a capital gaúcha na noite de sexta-feira (29) equivalem aos danos de um furacão de categoria 1.

O temporal provocou queda de árvores, alagamentos e destelhamento de escolas. De acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul, cerca de 340 mil consumidores ficaram sem energia no estado, 90% deles em Porto Alegre. Os ventos chegaram a 119,5 km/h.

De acordo com balanço divulgado hoje à noite pelo vice-prefeito Sebastião Melo, cerca de 160 mil casas continuam sem luz. Segundo ele, a prioridade das equipes que atuam para reparar os estragos é restabelecer o abastecimento de água e o fornecimento energia elétrica para hospitais que estão operando por meio de geradores, além da religação de 40 semáforos que continuam apagados na cidade.

O Corpo de Bombeiros informou que o número de emergência 193 foi afetado pela ruptura de cabos e não está funcionando. Assim, a corporação recomenda que os cidadãos liguem para o número 156, da prefeitura, para pedir ajuda, mas somente em casos de emergência, como incêndio, desabamentos e acidentes de trânsito, para não congestionar as linhas.

No domingo (31), deve voltar a chover forte em Porto Alegre . A temperatura mínima deve ficar em 20°C e a máxima, 26°C. (As informações da Agência Brasil)

CONSELHO FISCALIZA ESTRUTURAS DO CARNAVAL DE SALVADOR

Entre esta segunda-feira (1°) e quinta-feira (4), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA) fará a fiscalização dos camarotes e demais estruturas do Carnaval de Salvador. Os técnicos do CAU fiscalizam atividade relacionadas ao exercício profissional dos arquitetos e urbanistas e checam se os projetos possuem o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

Nos locais, serão conferidos itens, como acessibilidade e acústica, montagem, manutenção e desmontagem de camarotes, praticável, palco e arquibancada, instalação elétrica de baixa tensão e elaboração do Plano de Segurança para Situações de Emergência (PSSP).

Também serão verificadas a descriminação da carga e da lotação máxima das estruturas montadas para servir ao folião. O procedimento visa prevenir e orientar os projetos, como forma de evitar a ocorrência de problemas e acidentes nos circuitos vinculados à atuação profissional do arquiteto e urbanista.

ÁREA DE TRANMISSÃO DA DENGUE MAIS QUE TRIPLICA EM 10 ANOS NO BRASIL

Em uma década, a área de transmissão da dengue no Brasil mais que quadruplicou, saltando de 1,5 milhão de km² para 6,9 milhões de km². Isso significa que há mosquitos espalhando dengue em todos esses lugares, o que aumenta o alerta sobre como pode se disseminar o zika nos próximos anos, vírus que usa o mesmo vetor da dengue. Do Brasil, a nova doença tem potencial para se espalhar para o mundo. Pesquisa publicada há uma semana no periódico de saúde The Lancet estimou o potencial de exportação da epidemia a partir do Brasil.

Os pesquisadores, liderados por Oliver Brady, da Universidade de Oxford, mapearam os destinos finais de quase 10 milhões de pessoas que saíram do País para o exterior de aeroportos próximos de locais onde o zika foi transmitido: 65% tinham como destino as Américas, 27%, a Europa, e 5%, a Ásia. Eles então avaliaram nesses destinos onde há áreas propícias à transmissão do zika, considerando a presença de mosquitos do gênero Aedes. Concluíram que cerca de 60% da população de EUA, Itália e Argentina - alguns dos países com maior fluxo de turistas para o Brasil - vivem em áreas onde pode ocorrer transmissão sazonal da doença. E só nos Estados Unidos 22,7 milhões de pessoas residem em áreas passíveis de transmissão de zika o ano inteiro. (As informações do Estadão)

ILHÉUS: CARNAVALANTECIPADO TERMINA NESTE DOMINGO

O último dia do carnaval antecipado de Ilhéus, no Litoral Sul baiano, marcado para este domingo (31), tem previsão de início a partir das 10h, com desfile de blocos de sujo, trio e arrasto. Às 16h, ocorre o baile infantil, com a cantora Márcia Alencar, nas proximidades da Catedral de São Sebastião. De acordo com a organização do Ilhéus Folia, os blocos afro retornam à avenida a partir das 18h e se estendem até às 20h, quando acontecem apresentações de bandas regionais no palco. A festa será encerrada com os trios elétricos, que vão percorrer o circuito trazendo as seguintes atrações: Lordão, Duas Medidas, Olodum, Jamil, Di Balada, Avenida Sete e Try Farol. Segundo informações da PM, em torno de 35 mil pessoas passaram pela Avenida Soares Lopes, na primeira noite do carnaval antecipado de cidade na sexta (29). (As informações do BN)

BAHIA ENCARA JUAZEIRENSE PARA INICIAR CORRIDA PELO TRI

A poucos dias do carnaval, o Bahia vai entrar em campo neste domingo, 31, no Estádio de Pituaçu, para estrear em busca do tricampeonato baiano, diante da Juazeirense. Com isso, nada melhor que jogar no embalo das músicas que vão agitar a folia momesca e conquistar um bom resultado.

O desfile da bola será em um circuito diferente: próximo à Avenida Paralela. O Cancão de Fogo é o mandante da partida, mas o Adauto Moraes, em Juazeiro, não reuniu condições de receber o espetáculo futebolístico. Com isso, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) escolheu o Estádio de Pituaçu para ser o palco do jogo.

Em um local mais confortável para praticar o futebol - qualidade do gramado muito superior -, o bloco de jogadores do Esquadrão ainda contará com o apoio da torcida, que deve marcar presença na partida.

"Gramado muito bem cuidado, estádio charmoso. Foi ótimo o fato de poder jogar o primeiro jogo em Pituaçu. Isso vai favorecer o bom futebol", disse o técnico do Bahia, Doriva.

A única dúvida do comandante tricolor estava no setor defensivo. O zagueiro Gustavo, que sentiu dores na coxa durante a semana, treinou normalmente ontem e deve jogar sem problemas.

Doriva, porém, não confirma. "Vamos deixar para a última hora, fazer um suspense. É sempre bom. Mas normalmente não faço mistério", explicou.

Cancão vem com base - A Juazeirense chegou a Salvador na sexta-feira, 29, para o jogo. O time tem como ponto forte a base montada há quatro anos. Nove atletas estavam no grupo de 2015, dentre eles o atacante Sassá, que marcou contra o Bahia nas semifinais. (As informações do A Tarde)

DECORAÇÃO DO CARNAVAL DO PELOURINHO SERÁ INAUGURADA NESTE FIM DE SEMANA

A homenagem aos 100 anos de Samba - tema do Carnaval do Pelourinho deste ano - vai fazer parte também da decoração das ruas e largos do local que será inaugurada neste fim de semana. A festa destacará o centenário de gravação do primeiro samba no Brasil, Pelo Telefone, música composta por Donga. Quem assina a decoração é o designer e cenógrafo Ray Vianna, que começou a trabalhar com decorações de Carnaval aos 15 anos e promete o uso de uma linguagem que vai surpreender os foliões.

"Conceitualmente, procuramos mostrar a diversidade do samba. Ao mergulhar na pesquisa encontramos um universo enorme a ser explorado, como os tipos de samba - samba de roda, samba chula, samba de breque, samba enredo, bossa nova e por aí vai - e os sambistas que podem ser a baiana do recôncavo, o cara de camisa listrada ou o destaque da escola de samba, dentre outros", afirma Ray Vianna.

O artista destacou também que foi criado o slogan Isto é samba, que aparecerá em várias peças afirmando essa diversidade. Todos os espaços do Pelourinho serão contemplados, mas a concentração no Terreiro de Jesus e no Cruzeiro de São Francisco formarão um conjunto que chamará atenção.

O artista visual explica que foram utilizados 750m² adesivos, 220 m² de lonas, 220 folhas de compensado, 715 metros de nylon amassado e 66 refletores de luz para a elaboração da decoração que contará também com 20 bonecos de 4,4 metros, representando personagens sambistas em situações diversas. (As informações do Correio)

PAGAMENTO DE IPTU COM DESCONTO DE 10% COMEÇA A VALER NESTA SEGUNDA

Contribuintes de Salvador poderão pagar a partir desta segunda-feira (1°) o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2016 com desconto de 10%. O IPTU pode também ser dividido em até 11 meses. Segundo a prefeitura, o benefício segue até o dia 28 de fevereiro, a depender da data escolhida pelo contribuinte no momento do cadastro realizado no IPTU. Contribuintes que não fizerem a opção pelo dia de pagamento durante o recadastramento imobiliário permanecem com a data de vencimento no dia 5.

Quem atrasar o pagamento sofrerá multa de 0,33% por dia de atraso até 20% e juros de 1% ao mês. Conforme o Correio, 40% do total arrecadado devem ser destinados, obrigatoriamente, para as áreas de saúde e educação. Este ano, o índice de reajuste do imposto foi de 10,1%, abaixo da inflação oficial (10,7%). A prefeitura ainda estendeu neste ano os 10% de desconto para imóveis que efetuaram o recadastramento em 2013 e que teriam o benefício só até 2015.

Ainda segundo a prefeitura, os boletos do IPTU passaram a ser entregues na primeira semana de janeiro. Contribuintes que não receberam os boletos devem emitir a segunda via no site da secretaria da Fazenda www.sefaz.salvador.ba.gov.br.

sábado, 30 de janeiro de 2016

FILHO DE JAIR BOLSONARO, VEREADOR PRESENCIA TIROTEIO EM TÚNEL DO RIO DE JANEIRO

O filho do deputado federal Jair Bolsonaro, o vereador carioca Carlos Bolsonaro, passou por um susto na noite desta sexta-feira (29) no Rio de Janeiro. Segundo o jornal Extra, o edil afirma que o táxi onde ele estava alvo de disparos durante uma troca de tiros em no Túnel Rebouças, que liga a Zona Norte e a Zona Sul da cidade. O caso aconteceu por volta de 22h, quando quatro homens ocupando duas motos roubaram o veículo de outro motociclista e começaram a assaltar carros que trafegavam pelo túnel. Assustados, motoristas saíram de seus veículos e tentaram voltar na contramão. "O meu táxi estava bem na frente de tudo e arrancou, aí atiraram. Foram uns três disparos. Não sei como nenhum deles atingiu o carro", relatou o vereador em entrevista ao Extra.

ISIDÓRIO CRITICA FOLIA: "SÓ ESTÃO DANDO O QUE É DE CÉSAR"

O deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PROS), também pré-candidato, afirma que irá participar do Carnaval todos os dias, inclusive na abertura oficial. No entanto, ele diz que não irá curtir a festa, mas fazer campanha contra as drogas e a violência e a favor da segurança pública. Além dos circuitos tradicionais, diz que vai aos bairros, como Periperi e Liberdade. "Onde tiver juventude tentando se distrair, vou dar conselho para não se destruir".

Desapontado com a negativa da criação do Cristoval, o carnaval dos evangélicos, Isidório criticou a ausência de espaço para os "crentes também pularem. O que eu quero é o 'espiritoval', a festa do espírito. Jesus disse: dai a César o que é de César, e dai a Deus o que é de Deus. O que estamos vendo é que só estão dando o que é de César e o povo de Deus não tem direito a nada, só paga imposto".

Resistência - O pré-candidato do PSOL, Fábio Nogueira, conta que irá participar da Mudança do Garcia e fará atividades nos circuitos, mas a agenda ainda não foi fechada. "Nos bairros há coisas importantes acontecendo, como no Nordeste de Amaralina. É uma festa popular, mas também é momento de resistência, marcado por uma série de expressões, e os candidatos devem se somar a ela", disse. (As informações do A Tarde)

USINAS DO SUDESTE E CENTRO-OESTE TÊM MELHOR JANEIRO ESDE 2012

Depois de quase três anos de seca, que chegou a gerar temores de um novo racionamento no país, a chuva voltou com força ao Sudeste e Centro-Oeste, o que vem permitindo a recuperação dos reservatórios de hidrelétricas. Essas represas atingiram ao final de janeiro armazenamento médio de água de 43%, informa o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O índice foi registrado no fim do dia 28 de janeiro e deve continuar a subir até o dia 31.

Trata-se do melhor janeiro desde 2012. Para se ter uma ideia, ao final de janeiro de 2015, num dos períodos mais críticos da seca que atingiu as duas regiões, esses reservatórios tinham nível médio de água de 16,8%. Ao final de janeiro de 2014, ele era de 40,28%. No mesmo mês de 2013, 37,46%. E, ao final de janeiro de 2012, 76,23%.

SE e CO respondem por 70% da geração -
O Sudeste e o Centro-Oeste concentram as principais hidrelétricas do país, com capacidade para gerar cerca de 70% de toda a eletricidade do país. Por isso a seca que atingiu as duas regiões provocou temores de um novo racionamento, como o que atingiu o Brasil em 2001, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Para poupar água dessas hidrelétricas, o governo acionou termelétricas, usinas que geram energia por meio da queima de combustíveis como óleo e gás. O problema é que essa energia é mais cara e provocou aumento nas contas de luz.

Desde meados de 2015, porém, a melhora nas chuvas no Sudeste e Centro-Oeste vem permitindo o desligamento de algumas termelétricas, mais caras. Com isso, caiu o valor das bandeiras tarifárias cobradas nas contas de luz.

Na sexta (29) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a redução do patamar da bandeira – de vermelha nível 2 para vermelha nível 1 -, o que fez a cobrança extra passar de R$ 4,50 para R$ 3 a cada 100 kilowatts-hora (kWh) de eletricidade consumidos.

A nova bandeira vale, a princípio, para o mês de fevereiro. Se os reservatórios das hidrelétricas continuarem a encher, existe a expectativa de que a bandeira passe, nos próximos meses, para amarela (R$ 1,50 a cada 100 kWh) ou mesmo para verde (sem cobrança adicional).

Previsão para fevereiro - Na sexta (29), o ONS também divulgou a previsão para a situação dos reservatórios ao final de fevereiro. Para o operador, o volume de água armazenada deve continuar subindo e chegar a 58,6%, na média, em 29 de fevereiro.

Se isso se confirmar, será o melhor fevereiro desde 2012. Na época, os reservatórios das duas regiões marcavam nível médio de 80,13%. (As informações do G1)

JUSTIÇA DO RIO BLOQUEIA CONTA DO GOVERNO PARA PAGAMENTO DO JUDICIÁRIO

Uma decisão da Justiça do Rio determinou nesta sexta-feira (29) o embargo de R$ 265 milhões das contas do governo do estado do Rio para pagamento dos servidores do Tribunal de Justiça do estado. A medida está sendo cumprida e os servidores do Judiciário fluminense estão recebendo o dinheiro, de acordo com o diretor do Sindicato dos Servidores do Judiciário do Rio, Alzimar Andrade.

“O sindicato tinha ingressado com processo de ação cautelar de arresto contra o estado, para cumprimento da norma constitucional que prevê o repasse das verbas do Judiciário até o dia 20. Sabiamente, o magistrado determinou que os valores arrestados não afetassem verbas da saúde, educação e segurança, serviços essenciais pelos quais também lutamos”, explicou Andrade.

A decisão é do juiz Bruno Vinicius Bodart, da 9ª Vara de Fazenda Pública da Capital, e foi concedida em favor do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário. Em seu despacho, o magistrado determinou que os recursos fossem retirados das contas do governo do estado do Rio e da Secretaria Estadual de Fazenda nos bancos do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal.

O juiz mandou que o oficial de Justiça fizesse o bloqueio do dinheiro nas agências do Banco do Brasil e Bradesco instaladas no Fórum Central do Tribunal de Justiça do Rio.

No final do ano passado, o governador Luiz Fernando Pezão alterou o calendário de pagamento de todos os servidores públicos para o sétimo dia útil. Até dezembro, os depósitos dos funcionários ativos eram feitos no primeiro dia útil do mês e dos inativos, no segundo dia útil. Os servidores do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas do Estado recebiam no último dia útil do mês trabalhado.

TRT manda pagar médicos - Também nesta sexta-feira, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região determinou o sequestro de R$ 1,9 milhão das Contas do Estado do Rio de Janeiro para o pagamento dos salários dos médicos contratados pelo Instituto Data Rio (IDR), organização social que administra dez unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Rio de Janeiro. A decisão judicial favorável à Ação Civil Pública foi proposta pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro.

De acordo com a nota divulgada pelo sindicato, a decisão é uma vitória que faz parte da série de ações que a entidade ajuizou e diante das quais obteve êxito contra a crise da saúde estadual. Um exemplo, citado no nota, foi a liminar obtida em dezembro que obrigou o governo do estado a aplicar o mínimo de 12% do Orçamento no setor de saúde. (As informações da Agência Brasil)

JOSÉ DIRCEU ADMITE QUE LOBISTA DA ENGEVIX PAGOU PELA REFORMA DE SEUS IMÓVEIS

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, reconheceu nesta sexta-feira (29) que o lobista Milton Pascowitch pagou a reforma de seu apartamento e da sua casa. Em depoimento prestado ao juiz federal Sérgio Moro pela ação penal da Operação Lava Jato, ele também negou que tenha indicado Renato Duque para o cargo de diretor de Serviços da Petrobras. Segundo a Agência Brasil, a defesa do ex-ministro defende que os pagamentos não foram feitos diretamente para Dirceu e que as reformas foram fruto da amizade entre os dois.

Depois de fechar acordo de delação premiada, Pascowitch prestou depoimento afirmando que Dirceu exercia pressão para receber dinheiro e conceder contratos com a Petrobras (leia mais). Os dois são réus no mesmo processo da Operação Lava Jato. Apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como operador da propina paga pela Engevix, o lobista também admitiu que havia pago a reforma de imóveis do ex-ministro. Para o MPF, os valores pagos por Pascowitch também aconteceram em troca da indicação de Renato Duque para o cargo de diretor de Serviços da Petrobras.

CAIXA É OBRIGADA A TROCAR AGÊNCIA DE PUBLICIDADE POR ENVOLVIMENTO NA LAVA JATO

A Caixa Econômica Federal foi obrigada pela Justiça a colocar a agência de publicidade Propeg no lugar da Borghi-Lowe, descartada pelo envolvimento nas investigações da Operação Lava Jato. Dono de uma das três maiores contas de publicidade do País, o banco estatal gasta R$ 500 milhões por ano em publicidade. A verba é dividida entre quatro agências. A licitação dessa conta de publicidade foi feita em 2012. Pelo edital, a Caixa selecionaria quatro empresas que manteriam a concorrência interna entre elas pelo período do contrato, com vigência de um ano e possibilidade de renovação por até cinco anos (até 2018).

As quatro vencedoras da licitação apresentam propostas ao banco durante esse período e são remuneradas por cada trabalho. No ano passado, a Caixa renovou com três agências: Heads Propaganda, Nova S/B Comunicação e Artplan Comunicação, deixando de fora a Borghi-Lowe, primeira colocada no processo de seleção. O diretor da Borghi-Lowe em Brasília, Ricardo Hoffmann, que estava preso desde abril de 2015, foi solto neste mês. Ele foi condenado, em setembro, a 12 anos e 10 meses de prisão acusado de pagar propina ao ex-deputado federal André Vargas por propina de ao menos R$ 1,1 milhão em contratos de publicidade firmados com a Caixa e o Ministério da Saúde.

A Caixa repassou R$ 949 milhões por dois contratos a Borghi-Lowe. Além do firmado em 2013, a instituição tinha sido cliente da agência entre agosto de 2008 e abril de 2013, junto com as agências Fischer&Friends e a Nova S/B. Quinta colocada na disputa, a Propeg entrou na Justiça solicitando ser colocada no lugar da Borghi-Lowe e obteve sucesso. Em nota, a Caixa disse que cumprirá a decisão judicial e continuará recorrendo às instâncias superiores. (As informações do Estadão)

JUSTIÇA SUISPENDE DOIS POLICIAIS CIVIS ACUSADOS DE CRIME DE TORTURA EM DIAS D'ÁVILA

A partir de um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Justiça suspendeu dois policiais da 25ª Circunscrição Policial de Dias D'Ávila das funções de investigadores. Renato Otávio Pinheiro de Souza e Paulo Mendes Batista foram denunciados, em uma ação penal pública, por torturarem, no dia 21 de outubro de 2014, dois presos na sala do Serviço de Investigação (SI) da unidade policial.

A decisão de suspender os investigadores é do juiz Danilo Barreto Modesto, por considerar “imperiosa” o afastamento dos policiais, “sem o prejuízo da percepção dos vencimentos”, pela possibilidade dos policiais se valerem de suas funções para intimidar vítimas e testemunhas, o que poderia comprometer a ordem pública e a instrução criminal. O juiz ainda considerou haver “perigo iminente de reiteração delitiva por parte dos mesmos”. A denúncia foi feita pela promotora de Justiça Ana Isabela Ribeiro Souza, em parceria com promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).

Segundo a denúncia, laudos periciais de lesões corporais comprovam a prática de tortura. Os investigadores também teriam ameaçado os presos de morte e os privado de contato com os familiares.

QUINZE PRAIAS SÃO CONSIDERADAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO

Quer ir para praia neste fim de semana? Antes é recomendável verificar as 15 localidades em Salvador e Lauro de Freitas que são consideradas impróprias para banho, de acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O órgão orienta que os banhistas evitem as praias de Periperi (na saída de acesso à praia após travessia da via férrea), Penha (situada em frente à barraca do Valença), Bogari (em frente ao Colégio da PM) e Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família).

Também não é recomendável banho nas praias de Roma (Rua Professor Roberto Correia), Canta Galo (rua Agrário Menezes), Amaralina (no fundo da Escola Cupertino de Lacerda e em frente à rua do Balneário), Pituba (rua Paraíba e atrás da Praça), Armação (em frente ao Hotel Alah Mar), Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas), Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares) e Buraquinho (200m da foz do rio Joanes).

Essas praias são consideradas impróprias porque foram encontrados níveis de coliformes fecais a cima do permitido. (As informações do A Tarde)

POR TELEFONE, DILMA E OBAMA ACERTAM PARCERIA PARA VACINA CONTRA O VÍRUS ZIKA

A presidente Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiram criar um grupo de alto nível para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika. Os dois conversaram nesta sexta-feira (29), por telefone, e concordaram em unir esforços para produzir a vacina e produtos terapêuticos contra o vírus. O Zika está relacionado à ocorrência de microcefalia em recém-nascidos.

A base das pesquisas será a cooperação já existente entre o Instituto Butantan e o National Institute of Health (NIH), que já estudam uma vacina contra a dengue, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.Durante a ligação, Dilma e Obama determinaram que o ministro da Saúde brasileiro, Marcelo Castro, e o Departamento de Saúde dos Estados Unidos mantenham contato a fim de aprofundar a cooperação bilateral na área.

Nesta semana, o governo federal intensificou as ações de mobilização para eliminar criadouros do Aedes aegypti. Outro vírus transmitido pelo mosquito, o chikungunya, provocou a morte de uma pessoa no Recife. Danielle Santana, de 17 anos, teve miosite aguda, associada ao vírus. (As informações da Agência Brasil)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

BAHIA TERÁ INVESTIMENTO DE R$ 440 MI EM ENERGIAS RENOVÁVEIS

A Bahia vai ganhar mais dois parque eólicos nos próximos dois anos, localizadas nos municípios de Brumado, Dom Basílio e Rio de Contas. No total, 45 aerogeradores serão instalados, criando, na região, cerca de 500 empregos direitos, 400 indiretos e dez postos de trabalho em manutenção de equipamentos.

Com investimento total de R$ 440 milhões, a construção só será possível por causa da isenção de ICMS sobre a compra de equipamentos, oferecida pelo governo estadual à companhia italiana Enel Green Power, que já possui outros 18 parques do tipo no estado e será responsável pela execução do novo parque eólico.

O acordo foi assinado na tarde desta quinta-feira, 28, em solenidade na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do titular da pasta, Jorge Hereda, do diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Enel, Márcio Trannin, e de representantes da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Em contrapartida à isenção fiscal, a companhia italiana se comprometeu a adquirir componentes para os parques Cristalândia I e II, em empresas baianas, com o objetivo de fomentar a economia local, além de aderir aos programas Primeiro Emprego e Primeiro Estágio, com lançamento planejado ainda para esse ano.

Benefícios - De acordo com o secretário Jorge Hereda, o protocolo de compromissos firmado nesta quinta entre as partes garante, sobretudo, a injeção de recursos no semi-árido baiano, região do estado com problemas de desenvolvimento.

Cerca de R$ 12 mil por ano costuma ser pago aos nativos que permitem o arrendamento das suas terras para instalação dos aerogeradores, segundo o superintendente de Promoção de Investimentos da SDE, Paulo Roberto Guimarães. "É dessa forma que pequenos agricultores, posseiros e outros trabalhadores rurais são beneficiados, até porque eles continuam morando no local", afirmou Guimarães.

Referência - Ele lembrou ainda que a Bahia já é referência na produção de energia eólica. Atualmente, cerca de 200 parques do tipo estão implantados ou em fase de implantação, o que representa a produção de 7 GW (gigawatts) de energia até o final de 2018.

Atualmente, o pico de consumo energético no estado, de acordo com o superintendente, é de 9 GW, sendo 2 GW oriundos de energias renováveis como a eólica. A faixa da Bahia entre Caetité e Sobradinho, afirma, é a que possui maior potencial para exploração dessa fonte.

Apesar dos benefícios ao semi-árido, problemas logísticos, como o transporte dos equipamentos, dificultam o avanço dessas produções. Apenas uma das peças do aerogerador, chamada de nacelle, pesa 104 toneladas. É ela a responsável por transformar o vento em energia sem poluir o ambiente. (As informações do A Tarde)

OMS ESTIMA QUE 4 MILHÕES DE PESSOAS TERÃO ZIKA EM 2016 NAS AMÉRICAS

O continente americano deve ter entre 3 milhões e 4 milhões de casos de Zika em 2016. A estimativa é Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS). O cálculo é baseado no número de infectados por dengue, doença transmitida pelo mesmo vetor, em 2015. A organização considerou também a falta de imunidade da população para chegar a esse número.

A estimativa foi citada pelo diretor de Doenças Transmissíveis e Análise de Situação de Saúde da Opas, Marcos Espinal, em sessão da OMS sobre o vírus Zika. O continente americano registrou cerca de 2 milhões de casos de dengue no ano passado, sendo 1,5 milhão no Brasil.

Semana passada a organização alertou que o vírus vai chegar a todos os países do continente americano, com exceção do Chile e do Canadá, onde não circula o vetor da doença, o mosquito Aedes aegypti. Durante a sessão, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, avaliou que a situação do vírus no mundo mudou drasticamente, e que o Zika, após ser detectado nas Américas em 2015, se espalha de forma explosiva. Até o momento, segundo a diretora-geral, 23 países reportaram casos da doença.

Transmitido por um mosquito bem conhecido dos brasileiros, o vírus Zika começou a circular no Brasil em 2014, mas só teve os primeiros registros feitos pelo governo em maio de 2015. O que se sabia sobre a doença, até o segundo semestre de 2015, era que sua evolução era benigna e que os sintomas são parecidos, porém, mais leves do que os da dengue e da febre chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito.

Porém, no dia 28 de novembro de 2015 o Ministério da Saúde divulgou que, quando gestantes são infectadas por este vírus, existe a possibilidade virem a gerar crianças com microcefalia, uma malformação irreversível do cérebro, que pode vir associada a danos mentais, visuais e auditivos.

A relação causal foi feita, entre outros motivos, porque, com a chegada do vírus no país, foi percebido aumento inesperado de nascimentos de crianças com a malformação, principalmente em locais onde há surto do Zika. Enquanto em 2014 foram anotadas 147 notificações, entre outubro de 2015 e janeiro de 2016 foram registradas 270.

Para a diretora-geral da OMS, há uma suspeita muito forte da relação causal entre o vírus Zika e casos de malformação congênita e síndromes neurológicas, mas ela não foi cientificamente estabelecida. (As informações da Agência Brasil)

TEMER ARTICULA PEEMEDEBISTAS PARA LANÇAR CANDIDATO PRÓPRIO À PRESIDÊNCIA EM 2018

O vice-presidente da República, Michel Temer, foi recebido nesta quinta-feira, 28, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, por aproximadamente trinta lideranças peemedebistas. Sua visita integra a agenda chamada de Caravana da Unidade. O político esteve no Paraná e vai à Paraíba na tentativa de costurar a união do partido. Fortalecido, o PMDB pretende concorrer sozinho à presidência em 2018. "Temos extraordinário poder político. Maioria de governadores, prefeitos, vereadores, presidência da Câmara e do Senado. Está na hora do PMDB expor as suas intenções políticas", disse Temer.

O vice-presidente comentou que Santa Catarina tem um "campo fértil" de apoio à sigla. Ele foi recebido pelo presidente do PMDB no Estado, o deputado federal Mauro Mariani e os vices, senador Dário Berger e deputado estadual Valdir Cobalchini. Também estiveram presentes dois fortes aliados, os ex-ministros Eliseu Padilha e Wellington Moreira Franco. Do governo catarinense participaram a Secretária da Justiça e Cidadania, Ada De Luca e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que veio de Lages (a 226 km de Florianópolis) especialmente para a ocasião.

Temer se comprometeu em garantir a governabilidade de Dilma Rousseff e em colocar os interesses do País acima dos interesses pessoais ou partidários. Entretanto, se ausentou da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o Conselhão, que reuniu ministros, secretários e a sociedade civil em Brasília para discutir estratégias de combate à crise. "Minha presença é dispensável", disse Temer. "Nossa crise é mais institucional e o PMDB garante a governabilidade do Brasil. Temos participações importantes, desde a Constituição até em programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida, que não seria possível sem o nosso apoio", complementou.

Como campanha presidencial, antecipou que será utilizada a promessa de saída da crise. Outro projeto, que já está em andamento, é o reforço da autonomia dos municípios brasileiros. Mesmo com a morte do principal líder, o senador Luiz Henrique da Silveira, o PMDB continua sendo o partido mais forte de Santa Catarina. O deputado Valdir Cobalchini coordena o projeto das eleições de 2016 e percorreu ao lado de outras lideranças mais de 240 municípios em sete meses. Também coordenou a Jornada da Unidade, que promoveu 20 encontros regionais com as bases.

Como saldo, o PMDB garantiu a maior mobilização em ano não eleitoral, somou mais de 15 mil novos filiados e aposta em pelo menos 250 candidaturas a prefeitos neste ano. O partido mobilizou mais de 20 mil peemedebistas, no final de 2015, com a realização das convenções municipais e lançou o primeiro aplicativo digital de participação social no Estado, o QuinZapp.

Após comparecer à Assembleia, Temer seguiu para a Fiesc (Federação das indústrias do Estado de Santa Catarina). O peemedebista apresentou aos empresários o plano Ponte para o Futuro, que faz críticas à elevação de tributos e analisa questões econômicas relacionadas a juros, ajuste fiscal e Previdência. (As informações do Estadão)

GOVERNO DO ESTADO TOMA MEDIDA PARA CUMPRIR LRF

Um dia após o governador Rui Costa (PT) revelar que no fechamento das contas de 2015 o estado "vai passar, e muito, dos 46,17% dos gastos com pessoal", referindo-se ao limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em relação à arrecadação, o governo já tomou a primeira medida para não repetir a situação em 2016: não vai mais lançar os gastos de aposentados e pensionistas dos outros poderes na folha do Executivo.

Caberá a cada poder lançar o gasto nesse quesito no seu balanço. O pagamento continua sendo pelos fundos deprevidência e Estado. Com isso o governo reduz o risco de infringir a LRF e ter de tomar medidas de contenção drástica de gastos na folha. Por outro lado, a medida deve impactar no limite de gastos dos outros poderes. O limite com pessoal é um percentual fixo relacionado à receita corrente líquida do estado. Quando mais se arrecada, maior o lastro para pessoal.

Reunião - Rui comunicou a medida em reunião na governadoria, na manhã desta quinta-feira, 28, ao deputado Marcelo Nilo (Legislativo), desembargador Eserval Rocha (Judiciário), à Procuradora em exercício Sara Mandra Rusciolelli (Ministério Público) e Inaldo da Paixão (Tribunal de Contas dos Estado). O presidente do TCM, Francisco de Souza Abdrade Neto está em viagem ao exterior.

A decisão do governo, segundo a Secretaria da Fazenda, está embasada em portaria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), de 2012, além de seguir determinação de setembro de 2014 e notificação de 2015, ambas do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que, agora, o governo passará a obedecer. A portaria STN 637/2012 diz que "os gastos previdenciários para fins de apuração dos limites na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) devem ser segregados por poder".

Na prática, cada poder lançará no seu próprio balanço o custo de seus aposentados e pensionistas que, então, passará a incidir sobre o total de gastos com pessoal destes poderes, e não mais do Executivo - cada poder tem um limite gastos na folha, imposto pela LRF. Mas o Estado é quem continua pagando, por meio dos fundos de previdência e recursos próprios.

O governo desembolsa, por mês, de acordo com informações recentes da Sefaz, uma média de R$ 1,22 bilhão com o pagamento da folha, incluídos os encargos sociais. São aproximadamente 264 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas.

Sufoco - Com a medida, o Executivo pode amenizar o sufoco em que se encontra com baixa arrecadação e, consequentemente, com a ultrapassagem do limite prudencial em 2015 previsto na LRF, cujas consequências pelo descumprimento podem mexer na estrutura do quadro de pessoal, levando até à demissões.

Por outro lado, a decisão mexe na contabilidade dos poderes Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, que terão de administrar melhor o gasto com a folha. O maior impacto recairá sobre o Judiciário, que já no 2º quadrimestre de 2015 estava à beira do limite previsto: em 5,67%, sendo que o limite prudencial é de 5,70%.

A reportagem procurou a Sefaz para saber o montante dos gastos, hoje, com aposentados e pensionistas do estado, mas a assessoria do órgão respondeu apenas que a decisão cumpre determinação do TCE. (As informações do A Tarde)

EM NOTA OFICIAL, CBF LIBERA REALIZAÇÃO DA PRIMEIRA LIGA

Depois de idas e vindas, a Confederação Brasileira de Futebol emitiu uma nota em site oficial na noite desta quinta-feira liberando a realização da Primeira Liga em 2016. Anteriormente, a CBF só tinha autorizado jogos até o dia 30 de janeiro, decisão que desagradou grandes clubes do futebol brasileiro.

A entidade chegou a um acordo considerado razoável para ambas as partes, e até a Federação de Futebol do Rio (Ferj), principal opositora da competição, deu o seu aval para a participação de Flamengo e Fluminense.

A Primeira Liga teve a sua rodada de estreia na última quarta-feira, com as partidas entre Flamengo x Atlético-MG, Fluminense x Atlético PR, Internacional x Coritiba e Criciúma x Cruzeiro. No dia 6, as equipes voltam a campo para a segunda rodada da competição. (As informações do G1)

APÓS PIORA EM 80% DOS SERVIÇOS, AEROPORTO DE SALVADOR CAI 8 POSIÇÕES EM RANKING

O aeroporto de Salvador foi classificado por passageiros como o segundo pior terminal do país, apontou levantamento divulgado pela Secretaria de Aviação Civil nesta quinta-feira (28) (veja aqui). O resultado, porém, mostra uma realidade ainda mais preocupante. Em comparação com a avaliação feita no primeiro trimestre de 2013 – primeira edição da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro –, os resultados dos últimos três meses de 2015 mostram pioras significativa em 80% dos serviços oferecidos no local.

Entre os 41 quesitos analisados pelos visitantes, nos 15 principais terminais do Brasil, o Aeroporto Intercional Luís Eduardo Magalhães foi o pior avaliado em cinco, e ficou em penúntimo em outras 8. No ranking geral, Salvador só perdeu para Cuiabá (MT). Os piores resultados, neste ano, foram nos itens transporte público, instalação do estacionamento, disponibilidade de carrinhos de bagagem, limpeza dos banheiros e tempo de espera na fila de emigração. Porém, outros quesitos registraram pioras significativas. Em relação ao custo do estacionamento, a capital baiana passou de 4ª para 14ª na avaliação feita pelos passageiros.

Já a disponibilidade de meio-fio deixou de ser a 3ª melhor para ser a penúltima. Isso fez com que a estrutura passasse de 6º para 14º na lista feita pela SAC. A possível explicação para os resultados ruins está na reforma pela qual passa o terminal. Iniciada em junho de 2012, a obra deveria ficar pronta a tempo para a Copa das Confederações, em meados de 2013. Porém, com atrasos sistemáticos, o processo ainda não foi concluído, o que tem trazido problemas para aqueles que pretendem usar o transporte aéreo para viajar. Mesmo com tantos problemas, ninguém pode reclamar da receptividade baiana: dos 7 quesitos que apresentaram melhoras em Salvador, três deles dizem respeito à cordialidade do atendimento. (As informações do BN)

MARINHO É APRESENTADO PELO VITÓRIA E DIZ ESTAR PRONTO PARA COBRANÇA: "QUERO DAR O MEU MELHOR"

O atacante Marinho foi apresentado pelo Vitória nesta quinta-feira (28) e afirmou que não se assusta por chegar com a responsabilidade de ser o grande reforço do clube rubro-negro para a temporada. "A gente, quando é contratado, vem com responsabilidade grande. Vou ser muito cobrado, mas isso é bom, porque mostra o carinho que as pessoas têm", garante o jogador.

Apesar da confiança, Marinho diz que não é apenas ele quem vai ser levar o Vitória a conquistas esse ano e que é importante que o grupo funcione. "Você não conquista nada sozinho. Vou ser muito cobrado por chegar e ser considerado o cara para resolver. Estou aqui para fazer um trabalho junto com todo mundo. Se todo mundo abraçar a causa, tem muito a crescer", disse, segundo o GloboEsporte.

Marinho, que foi destaque no Ceará e acabou contratado pelo Cruzeiro, falou das poucas chances no time celeste. "Saí do Ceará e cheguei no Cruzeiro vivendo meu melhor momento. Tive a primeira oportunidade e fiz gol na estreia, isso tudo com o professor Luxa (Vanderlei Luxemburgo). Quando trocou o comando, simplesmente fui tirado do time. Mas agora é vida nova". Ele diz que não veio para o Vitória só para conhecer Salvador. "Quero dar o meu melhor aqui".

JUSTIÇA FEDERAL DECRETA BLOQUEIO DE BENS DE PREFEITO DE FORMOSA DO RIO PRETO

A Justiça Federal em Barreiras decretou nesta terça-feira (26) o bloqueio dos bens do prefeito de Formosa do Rio Preto, Jabes Lustosa Nogueira Júnior (PDT). O órgão determinou, ainda, a suspensão do leilão de veículos que seria realizado nesta quarta-feira (27) pela prefeitura do município. Na decisão, a juíza Gabriela Silva Macedo sustentou que há indícios de que Nogueira utilizou recursos “exorbitantes” na compra de combustíveis para a frota municipal entre 2013 e 2014, sendo que parte deles veio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A magistrada alegou também que os veículos leiloados precisam ser periciados antes da venda, já que há suspeitas de que estejam sucateados. A determinação atendeu a uma ação movida pelo atual vice-prefeito do município, Gerson José Bonfantti, que pede o afastamento do gestor sob a acusação de ter contraído gastos milionários na compra de combustível para abastecer a pequena frota da cidade de pouco mais de 24 mil habitantes. De acordo com os autos, em 2013, a prefeitura empregou R$ 2,38 milhões para este fim, sendo que R$ 114 mil foram provenientes do Fundeb. Em 2014, o montante subiu para R$ 2,47 milhões, com quase R$ 165 mil vindos do fundo federal.

Entretanto, o vice-prefeito afirma que os valores não condizem com a atual frota, já que muitos veículos estão em desuso, algo demonstrado pelo leilão organizado pela prefeitura. A juíza negou o afastamento do prefeito sob a justificativa de que a continuação de seu mandato não representa prejuízo à continuidade do processo. No entanto, alegou que “os gastos com combustível foram abusados e desarrazoados, tanto pela imensa quantidade de gasolina e diesel adquirida como pela pequena frota de veículos da municipalidade – muitos deles, segundo os autores, fora de circulação -, sem falar que aquela cidade tem em torno de 24.799 habitantes, o que não justifica o gasto de gasolina apontado”.

Bonfantti é, atualmente, um dos principais opositores do prefeito, desde que romperam os laços políticos. “Rompi por causa dos vários indícios de irregularidades, de desvio de dinheiro público. Nunca estive na prefeitura, nunca consegui participar da administração. A maneira de administrar é diferente da que ele tinha colocado para a sociedade”, afirmou nesta quinta (28). Jabes Nogueira Júnior também foi denunciado, junto com mais seis pessoas, à Justiça pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por crime de improbidade administrativa. Investigações do órgão apontaram que a prefeitura pagou ilegalmente R$ 165.415,75 à construtora WKH Construções LTDA-ME pela reforma da ponte da comunidade de Vereda do Gado.

No entanto, a obra já havia sido concluída e custeada pelos próprios moradores da localidade. A prefeitura alegou que um “estagiário lançou de forma errônea” no sistema o pagamento da quantia à empresa. O MP-BA apurou que a construtora contratada não possuía nem o selo de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para tocar a obra. (As informações do BN)

FIEIS 2016: PRAZO PARA INSCRIÇÕES TERMINA NESTA SEXTA

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terminam nesta sexta-feira (29). O prazo vai até as 23h59. Os interessados devem se inscrevem pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.

O Fies é uma das três principais iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. Enquanto o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas e o Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares, o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.

Novas regras - Somente pode se inscrever para concorrer a um contrato do Fies o estudante que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e obteve média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, além de nota na redação diferente de zero.

A partir de agora, os candidatos serão classificados de acordo com a nota do Enem. Em caso de empate, o critério será a maior nota na redação, seguida pelas maiores notas nas provas de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Além disso, é critério possuir renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio. Não pode participar do programa quem já tem um diploma de ensino superior (veja mais detalhes abaixo).

Crescimento dos gastos - No ano passado, o Ministério da Educação anunciou mudanças nas regras do financiamento apontando que gastos com o programa foram multiplicados. Entre 2010 e 2014, segundo o MEC, o número de novos contratos cresceu quase dez vezes, de 76,2 mil para 731,3 mil.

No fim de 2014, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) registrava 1,9 milhão de contratos de financiamento estudantil. No ano passado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou, em entrevista ao G1, que o número de contratos disponíveis para 2016 será igual ou superior ao de 2015, que fechou em cerca de 311 mil.

"O volume vai ser pelo menos do tamanho que tivemos neste ano. Não será menor do que foi em 2015", disse ele. O total não havia sido divulgado pelo MEC até segunda-feira (25). (As Informações do G1)

DILAM FAZ APELO PELA APROVAÇÃO DA VOLTA DA CPMF EM REUNIÃO DO CONSELHÃO

A presidente Dilma Rousseff usou o seu discurso durante a primeira reunião do Conselhão realizada nesta quinta-feira, 28, no Palácio do Planalto, para pedir ajuda a empresários, sindicalistas e representantes da sociedade civil para tirar o País da crise e fazer a economia voltar a crescer. Para isso, a petista defendeu que é preciso debater temas polêmicos, como a volta da CPMF e a reforma da Previdência.

“Preciso do Conselho, preciso das ideias e propostas do Conselho. Preciso de tudo isso que possa nascer nesse fórum, para atingir aquela que é a maior prioridade do meu governo e maior desejo de nosso povo: voltar a crescer de forma sustentável para gerar emprego e renda para a população”, disse Dilma já no início da sua fala, que durou cerca de 30 minutos.

Com frases de efeito como “uma crise é muito dolorosa para ser desperdiçada”, a presidente defendeu que são em momentos como estes em que “surgem oportunidades para construir soluções criativas e duradouras para desafios difíceis”. Criticada em seu primeiro mandato por não “escutar”, Dilma garantiu aos mais de 90 membros do Conselhão que, de agora em diante, não haverá “temas interditados ao diálogo”. “O Brasil está sedento por consenso, estabilidade e soluções”, afirmou.

Ao destacar a recriação da CPMF, a presidente reconheceu que muitos podem ter dúvidas ou até se oporem ao tributo, mas pediu “encarecidamente” que reflitam sobre a “excepcionalidade do momento” que torna a CPMF a “melhor solução”. Ela citou a facilidade de recolhimento do tributo, o baixo custo de fiscalização, o pouco efeito sobre a inflação e o fato de a contribuição ser “rigorosamente temporária”.

Dilma, no entanto, afirmou que se os conselheiros tiverem alguma alternativa tão eficiente quanto a CPMF, ela e seus ministros estão “absolutamente disponíveis ao diálogo”. O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou que recriar o imposto sobre cheques é a melhor opção para o País em um momento de “restrição fiscal”. “Avaliamos todas as alternativas no ano passado e optamos por esse imposto por considerar que tem menor impacto na economia e é imposto que tem menos impacto regressivo”, justificou. “Se alguém tiver alternativa que gere impacto menor e mesma arrecadação, estamos dispostos a discutir”, disse.

A presidente também voltou a defender a reforma da Previdência, tema que recebe críticas até mesmo do seu partido, o PT. Segundo Dilma, pode “causar estranheza” ela levantar essa bandeira neste momento, mas se trata de uma “questão de responsabilidade”. “Por isso insisto, a hora é agora. O grande benefício é a sinalização de que o futuro será estável e terá regras claras e sustentáveis”, disse.

Em um aceno aos movimentos sociais, ela ressaltou, no entanto, que o governo sabe que qualquer mudança nessa área deve respeitar os direitos adquiridos e precisa levar em conta um o período de transição. Além da volta da CPMF e da reforma da Previdência, Dilma disse que o Brasil tem o desafio de debater “uma reforma tributária equilibrada”, citou a necessidade de melhorar o ambiente de negócios no Brasil e afirmou que agenda de leilões de concessões será intensa em 2016.

Prestes a enfrentar um processo de impeachment no Congresso, a presidente terminou o seu discurso dizendo que pretende entregar ao seu sucessor, em 2019, um País “preparado para os desafios das próximas década”. O próximo encontro do Conselhão, que não se reunia desde julho de 2014, está marcado para abril. A nova composição, que teve uma renovação de 70% dos participantes, conta com nomes como o empresário Jorge Gerdau, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, e o ator Wagner Moura. (As informações do Estadão)

EMPRESA DE ÔNIBUS DE SALVADOR SÃO MULTADAS EM R$ 16 MI POR IRREGULARIDADES TRABALHISTAS

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), através do Grupo Especial de Fiscalização do Trabalho em Transportes (Getrac), multou em R$ 16 milhões as empresas de ônibus que atuam em Salvador. De acordo com o MTPS, 24 viações foram fiscalizadas - destas, 20 antes dos consórcios, três, que representam os consórcios que atuam hoje em Salvador (OT Trans, Plataforma e Salvador Norte) e a Cooperativa do Transporte Complementar (Coopstecs). De acordo com o auditor-fiscal do Ministério do Trabalho, Jansen de Lima e Silva, fraudes foram identificadas na contagem da jornada de trabalho, no recebimento de seguro-desemprego, no cumprimento das férias, no vínculo empregatício e no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Mais de 10,43 milhões de irregularidades foram encontradas nos registros de jornadas de trabalho. Foram verificadas, pelas bilhetagens, 22 milhões de jornadas de trabalho de motoristas e cobradores. Nestas jornadas, foram encontradas quase 11 milhões de infrações. De acordo com Silva, foram encontrados registros de trabalhadores que deveriam cumprir seguro-desemprego, mas “batiam ponto” nos ônibus. Segundo o ministério, 6.100 parcelas indevidas foram pagas a 1.600 trabalhadores. Uma fraude que soma R$ 5 milhões. O MTPS encontrou ainda 2.500 trabalhadores sem vínculo empregatício regular e irregularidades no recolhimento do FGTS. Para Jansen, todas estas fraudes contribuem para que Salvador ocupe a quarta posição, entre as capitais do Brasil, em adoecimento de motoristas e cobradores.

“A gente gostaria que o sistema fosse mais eficiente para não ter excesso de jornada. O que nos levou a vir a Salvador foi o fato da cidade ser a quarta em adoecimento de trabalhadores de ônibus. A gente entende que isso está muito ligado a esse excesso de jornada. A gente gostaria que as empresas fizessem um controle maior”, pediu, em entrevista ao Bahia Notícias. Ainda segundo o auditor-fiscal, todas as empresas autuadas podem apresentar defesa. “As autuações geram um processo administrativo e, se a multa não for paga, se torna uma execução - uma multa da União. Fora isso, são emitidos relatório para o Ministério Público do Trabalho, a Receita Federal e medidas que eles acharam cabíveis. Podem cobrar danos, o MP pode ingressar com ações criminais”, descreveu. (As informações do BN)

PROCURADOR DIZ QUE NOVO VAZAMENTO EM MARIANA É MAIS GRAVE DO QUE A SAMARCO ADMITE

O procurador da República em Minas Gerais, Edmundo Antônio Dias Netto Júnior, afirmou nesta quinta-feira, 28, que o novo deslizamento de lama da barragem da Samarco em Mariana é mais grave do que a empresa admite e prova que a mineradora não tem condições de garantir a segurança ambiental e da população. Conforme dados da Comissão das Barragens, da Assembleia Legislativa de Minas, 1 milhão de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro vazaram de Fundão na quarta-feira.

A estrutura se rompeu em 5 de novembro, deixando 17 mortos e dois desaparecidos. Segundo o responsável pela área de licenciamento da Samarco, Marcio Perdigão, e o engenheiro da empresa, José Bernardo Vasconcelos, as estruturas da empresa não oferecem risco e seguem sendo monitoradas. A Samarco afirma ainda que o material que deslizou era "remanescente" de Fundão e não ultrapassou a barragem de Santarém. Para o procurador, o plano de emergência da Samarco precisa ser reavaliado. O plano atual foi enviado pela empresa à justiça de Minas Gerais nesta quinta-feira, 28.

O documento foi solicitado dentro de ação movida contra a Samarco pelo Ministério Público Estadual (MPE). O material deveria ter sido entregue há cerca de 15 dias. À época, no entanto, a empresa entregou plano considerado "insuficiente" pelos promotores. A multa por dia de atraso é de R$ 1 milhão. (As informações do Estadão)

POLÍCIA PROCURA SUSPEITOS DE DECAPITAR HOMEM EM SALVADOR

Ainda não foi identificado o homem que foi decapitado e teve a cabeça colocada em um poste na madrugada da última terça-feira, 26, no Caminho 2 do Conjunto Jardim Valéria 1, em Nova Brasília de Valéria, região da Lagoa da Paixão.

Homem é morto e tem cabeça pendurada em poste - Segundo o delegado Jamal Amad, do Departamento de Homicídios (DHPP), ainda não é possível apontar uma motivação e a autoria para o crime, mas espera elucidar o caso até o final da próxima semana. "É um caso complexo. Não teve testemunhas. Mas os policiais estão na rua investigando e vamos solucionar em breve". (As informações do A Tarde)

RIO VERMELHO: 1º TRECHO DE OBRAS SERÁ ENTREGUE NESTA SEXTA

Com a inauguração, nesta sexta-feira, 29, da nova orla do Rio Vermelho, a tendência é de que os transtornos aos moradores do bairro, provocados pelas obras, tenham chegado a um final feliz. O dia será de festa no bairro considerado o mais boêmio de Salvador: o popular 'Red Ríver'. Às 17h, na praia da Paciência, o prefeito ACM Neto irá caminhar até o Largo da Mariquita. Na próxima terça, 2, será realizada a tradicional festa de Yemanjá.

A principal reclamação dos moradores era com relação ao trânsito nas principais vias. "Sabemos que isso é normal e esperamos que, com a inauguração, esses problemas sejam minimizados", afirmou o advogado Gilson Guerreiro, morador do bairro. Inauguração de primeiro trecho das obras é comemorada pelos moradores do bairro mais boêmio de Salvador

A comerciante Maria das Dores Ferreira, de 64 anos, proprietária de um restaurante na região da Praia da Paciência, conta que está ansiosa para ver a obra concluída para que o movimento em seu estabelecimento seja normalizado. Por conta das intervenções, ela chegou a modificar o horário de funcionamento do restaurante durante a semana.

"Antes, fechava o restaurante só às segundas-feiras. Por causa da obra, me vi obrigada a fechar também às terças e aos domingos. Não vejo a hora de ver o Rio Vermelho funcionando como antes". O limite de velocidade no trecho entre a curva da Paciência e a Rua Fonte do Boi, agora é de 40km/h. Nas demais vias do bairro, a velocidade máxima permitida será de 60km/h.

Três shows - A programação festiva terá apresentações das cantoras Márcia Castro e Amanda Santiago, além do Grupo Mametto, a partir das 18h desta sexta.

Até as 11h, a circulação e o estacionamento de automóveis serão proibidos em várias ruas do bairro. As pessoas que moram no Rio Vermelho, no circuito da festa, terão de apresentar o comprovante de residência para ter acesso. (As informações do A Tarde)

CASAL QUE APLICOU GOLPE DE R$ 10 MIL NO RÉVEILLON NA BAHIA É PRESO EM GOIÂNIA

Um casal de estelionatários foi preso acusado de aplicar golpe de R$ 10 mil em Arraial D'Ajuda. Rodrigo de Menezes Machado, 23 anos, e a namorada Jordana Louza Costa Ferreira, 27, foram presos na quarta-feira (27) em Goiânia, com a Polícia Civil local cumprindo mandados de prisão preventiva contra os dois.

Os dois eram procurados desde o início de janeiro, quando foram denunciados por usarem cartões clonados de várias pessoas para pagar despesas feitas em Salvador e Arraial D'Ajuda, onde passaram o réveillon. Entre as vítimas está uma promotora de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Os estelionatários usaram os cartões para pagar conta do hotel, comprar passagens áreas e até para alugar um automóvel conversível em Salvador. Depois, seguiram para o sul da Bahia. Em Arraial, se hospedaram no Paraíso do Morro Hotel Pousada, também pagando com cartões clonados.

Rodrigo e Jordana estão presos em Goiânia, aguardando decisão da Justiça para serem trazidos para a Bahia. (As informações do Correio)

ALAN SANCHES PEDE QUE GOVERNO ESCLAREÇA FECHAMENTO DE FARMÁCIAS POPULARES

O deputado estadual Alan Sanches, após denúncia de um próprio aliado da base governista, o deputado federal Jorge Sola (PT), do fechamento de, nada menos, que 28 farmácias populares que funcionam na Bahia através de convênio entre Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e Ministério da Saúde, bem como do desabastecimento dos 13 laboratórios do estado, cobra esclarecimentos do executivo estadual, para o que considera mais um grave problema no setor, que conforme destaca, já vive momentos de caos.

De acordo com o deputado, que é presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa, trata-se de uma situação extremamente delicada e que coloca em xeque ainda mais a saúde pública.

“E o que mais nós temos que nos preocupar é com a continuidade do acesso a todas as medicações hoje encontradas nas farmácias (113 medicamentos, dos quais 18 são distribuídos gratuitamente) e não permitir mais essa punição para o cidadão baiano, afinal estamos falando de medicações de uso contínuo, que pode elevar o índice de mortalidade. Já basta as brigas homéricas dos menos favorecidos por medicamentos de alto custo, que só é conseguido através da Justiça”, pontuou Alan Sanches, complementando que tão logo os trabalhos na Casa sejam reabertos promoverá um amplo debate sobre o impasse no colegiado. “De forma que os baianos tenham respostas e, acima de tudo, soluções”.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

MORADORES MANTÊM TRADIÇÃO E DÃO INÍCIO A LAVAGEM DE ITAPUÃ

Com 111 anos de festa, a movimentação em Itapuã já começou nesta quinta-feira, 28, dia da lavagem do bairro. O Bando Anunciador deu início a programação por volta das 2h da madrugada. Também já houve a alvorada de fogos e lavagem dos nativos, além de um café da manhã para se preparar para o dia de festa.

Apesar dos moradores anteciparem a tradição do evento, a programação oficial só começa às 11 horas com o cortejo pelo bairro e lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. A festa terá a presença do grupo Afoxé Filhos de Gandhy, além das baianas equipadas com água de cheiro e flores.

Trânsito - Por conta da festa, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) alterou o fluxo de veículos em diversos pontos do bairro. Nesta manhã, está proibido o tráfego de automóveis desde às 7h e segue até às 19h.

As vias que estão interditadas são as seguintes: Avenida Octávio Mangabeira (trecho a partir da Rua Yemanjá); Praça da Sereia; Avenida Dorival Caymmi (entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho); e Rua Aristides Milton (entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Abaeté). (A informações do A Tarde)

PAGAMENTO DO IPTU COM 10% DE DESCONTO COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA 1º

O mês de fevereiro pede atenção para quem quer economizar com o pagamento do IPTU. Isso porque começa na próxima segunda-feira (1º) o prazo para pagamento da cota única do IPTU 2016 com 10% de desconto. Os vencimentos seguem até o dia 28, conforme escolha do contribuinte. Aqueles que não fizeram opção pelo dia de pagamento durante o recadastramento imobiliário, permanecem com a data de vencimento no dia 5.

Em nota, o secretário municipal da Fazenda, Paulo Souto, ressaltou a importância do pagamento do imposto e alertou para a cobrança de multas e juros. “A prefeitura precisa deste recurso para continuar trabalhando pela cidade e para a população”. O atraso no pagamento gera uma multa de 0,33% por dia de atraso, limitado a 20% e juros de 1% ao mês.

A prefeitura estendeu para este ano os 10% desconto para imóveis que efetuaram o recadastramento em 2013 e que teriam o benefício só até 2015 e ainda corrigiu em 10% o valor venal dos imóveis residenciais com direito à isenção, passando de R$ 80 para R$ 88 mil.

Os boletos do IPTU começaram a ser entregues na primeira semana de janeiro e toda população já deve ter recebido. Caso algum contribuinte não tenha recebido, deverá emitir a segunda via no site da secretaria da Fazenda pelo endereço www.sefaz.salvador.ba.gov.br.

WAGNER DEFENDE LULA E DIZ QUE EX-PRESIDENTE MERECE 'MAIS RESPEITO' POR TRABALHO NO PAÍS

O ex-governador da Bahia e ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, afirmou, nesta quarta-feira (27), que há uma certa “obsessão” para que as investigações da Operação Lava Jato cheguem no ex-presidente Lula. "Ele é uma figura evidentemente que tem uma liderança bastante sólida no País, é uma referência, um nome superconhecido, oito anos presidente da República. Então, virou objeto de desejo", disse, segundo o Estadão, após participar de evento pelo Dia Internacional em memória às vítimas do holocausto, na sede do conselho federal da OAB, em Brasília.

A fala de Wagner vem logo após a operação Triplo X (leia aqui), que aconteceu nesta quarta e incluiu o triplex 164-A, ao qual a família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria direito, no Edifício Solaris, no Guarujá, litoral de São Paulo, no rol de imóveis com “alto grau de suspeita quanto à sua real titularidade”. O ministro destacou que o ex-presidente já disse não ser proprietário do apartamento. "Ele já disse que não é dele o apartamento, que ele pretendeu e depois desistiu de comprar", afirmou.

"Eu acho só que as pessoas têm que aguardar um pouquinho as investigações antes de colocar os carimbos. Porque depois que coloca o carimbo fica mais difícil. Isso vale para todo mundo, pro pessoal que é do meu lado, pra oposição", completou Wagner, que também teve seu nome citado em troca de mensagens com o Léo Pinheiro, presidente da OAS, que está preso. O ministro afirmou que Lula deveria ter um tratamento "mais respeitoso". "Ele é uma liderança importante. Deu uma contribuição, independente da convicção de cada um, que considero inestimável à sociedade brasileira e ao Brasil".

HOSPITAL IRMÃ DULCE INAUGURA APARELHO USADO EM RADIOTERAPIA

As Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) inauguraram, nesta quarta-feira, 27, o serviço de radioterapia da instituição. Desde maio do ano passado, o hospital conta com setor de oncologia, mas ainda faltava a parte de radioterapia para oferecer tratamento integral aos pacientes com câncer.

Para ficar pronto, a instituição contou com doações de toda a sociedade e com ajuda dos governos federal e estadual. "O acelerador linear é um equipamento extremamente complexo e, para iniciarmos, foi preciso uma série de medidas e controles. Mas, finalmente, conseguimos", declarou a superintendente das Osid, Maria Rita Pontes, durante a solenidade de inauguração.

"Nele, é feito um processo de simulação do tratamento, em que é calculada a radiação no paciente e, então, define-se o tipo de método que será utilizado", explicou o físico-médico Luiz Manso. Ele ressaltou que se trata de um aparelho caro e que só é fabricado fora do Brasil, além de ser necessária a ajuda de toda a sociedade para a manutenção.

A sala de radioterapia, além de contar com o aparelho e todos os outros acessórios auxiliares, possui uma parede coberta por desenhos de peixes, que, de acordo com o médico, funciona como um tranquilizante para os pacientes. A equipe participante dessa fase do tratamento é composta por radioterapeuta, físico-médico, enfermeiras e técnico em radioterapia.

A primeira paciente a usar o serviço, nesta quarta, foi a comerciante Valda Luciana Souza, 52, que estava impossibilitada de concluir o tratamento em outro hospital porque o aparelho do local não suportava o peso dela. "Foi uma emoção muito grande ser a primeira a usufruir dessa comodidade para a população. Agora, tenho a sensação de que meu tratamento está completo", ressaltou a comerciante, que está na luta para completar todas as etapas contra um câncer de mama.

A capacidade de atendimento do ambulatório é de até 2 mil pessoas por mês. Isso significa que esses pacientes não precisarão ficar na fila esperando por vaga. Para ser atendido, só precisa ser encaminhado pelo médico para o Irmã Dulce, devendo comparecer com todos os exames feitos e o diagnóstico em mãos.

Quem ainda não é paciente do hospital e deseja marcar consulta oncológica deve fazê-lo das 7h às 19h. Os documentos exigidos são: RG, cartão do SUS e comprovante de residência. (As informações do A Tarde)

TCE-BA TEM 40 VAGAS DE ESTÁGIO

Até o dia 12 de fevereiro, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA), instituição integrante do Sistema Fieb, está com inscrições abertas aos interessados no processo seletivo de estágio para o Tribunal de Contas do Estado da Bahia. São 40 vagas para os cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Design, Economia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Jornalismo, Letras, Publicidade e Propaganda e Direito. Do total de vagas oferecidas, quatro serão disponibilizadas para estudantes que possuem algum tipo de deficiência, sendo três vagas para o curso de Direito e uma vaga para o curso de Administração.

Os interessados devem efetuar o cadastro no endereço www.ielestagio.org.br, onde também está disponível o edital completo da seleção. Entre os dias 15 e 29 de fevereiro, será realizada a segunda etapa do processo seletivo, por meio de entrevista técnica. Só terão acesso às vagas os estudantes que estiverem de acordo com o perfil do edital (curso, semestre e outros requisitos). Os estudantes selecionados terão carga horária de 4h diárias, receberão auxílio-transporte e bolsa-auxílio de R$ 660. (As informações do Correio)

DESEMPREGO CAI EM DEZEMBRO, MAS RENDA TEM 1º RECUO DESDE 2005

O desemprego ficou em 6,9% em dezembro do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo mês de 2014, a taxa havia ficado em 4,3% e em novembro de 2015, em 7,5%. No início da série histórica da pesquisa, o desemprego havia ficado em 12,3%. Considerando apenas o mês de dezembro, essa taxa é a maior já registrada desde 2007, quando o desemprego bateu 7,4%.

Com o aumento do desemprego, o rendimento real da população ocupada diminuiu. Ao atingir a média de R$ 2.265,09 em 2015, os "salários" sofreram uma queda de 3,7% na comparação com 2014, o primeiro recuo desde 2005. O rendimento caiu mais no Sudeste, nas cidades de Belo Horizonte (-4,6%), Rio de Janeiro (-4,0%) e São Paulo (-4,0%).

Maior alta da série - A média anual da população desocupada somou 1,7 milhão, número 42,5% acima do registrado no ano anterior. Essa é a maior alta anual da série, de acordo com o IBGE. No entanto, em relação a 2003, o contingente de desocupados caiu 35,5%.

A taxa média para o ano foi estimada em 6,8%, uma alta de 2 pontos percentuais em relação ao índice de 2014, de 4,8%. De acordo com a pesquisa," foi a maior de toda a série anual da pesquisa [março de 2002], e também interrompeu a trajetória de queda que ocorria desde 2010".

Ao contrário da população desocupada, a ocupada atingiu 23,3 milhões de pessoas, o que representa uma queda de 1,6% frente o ano anterior. Também recuou o percentual médio de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado: de 50,9% em 2014 para 50,3% no ano seguinte. Já o contingente de pessoas nessa situação caiu 2,7% - a primeira queda anual em toda a série.

De novembro para dezembro, conforme indica o IBGE, houve estabilidade em quase todos os grupos de atividades, menos o da construção, que registrou queda de -3,9% no número de empregados e da indústria, que recuou 3,6%. Na comparação com dezembro do ano anterior, a população ocupada na indústria recuou 8,4% e os outros grupos não tiveram variação.

Estudo - De 2003 para 2015, a proporção de pessoas ocupadas com 11 anos ou mais de estudo cresceu de 46,7% para 66,5%. Aumentou também a proporção de trabalhadores com o ensino superior completo: em 2003 eles representavam 13,8%, em 2015, 22,0%. (As informações do G1)

PAÍSES DO MERCOSUL VÃO DEBATER COMBATE AO VÍRUS ZIKA

Os ministros da Saúde dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) vão se reunir na próxima terça-feira (2) em Montevidéu, no Uruguai, para discutir medidas conjuntas de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika, responsável pelo aumento dos casos de microcefalia no país.

Ao participar, no Equador, da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), a presidente Dilma Rousseff disse que propôs aos líderes dos demais países uma cooperação para eliminar o inseto.

"Vários países da região têm experiência no combate à dengue, porque é típica de países tropicais. Sabemos que a única forma de cooperar agora é difundirmos entre nós as melhores práticas e tecnologias de combate ao vírus. Vamos abrir reunião do Mercosul para todos países da Celac ou Unasul [União das Nações Sul-Americanas] que quiserem comparecer", disse.

Segundo Dilma, a maioria dos países adota um modelo de combate ao mosquito utilizando as Forças Armadas em ações para a erradicação física dos criadouros, além de informarem à população sobre a importância do combate aos focos do mosquito.

A presidente voltou a dizer que vai levar tempo para que as pesquisas de elaboração de vacina contra o vírus Zika se desenvolvam, e que o governo fará o “Dia da Faxina” para combater o Aedes. Nesta quarta (27), o ministério da Defesa detalhou que os 220 mil homens das Forças Armadas estarão presentes em 356 municípios brasileiros. (As informações da Agência Brasil)

ALELUIA QUESTIONA DESISTÊNCIA DE AÇÃO DO GOVERNO CONTRA COMPRA DA GASPETRO

O deputado federal e presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, questionou a desistência do Governo do Estado de dar sequência à medida cautelar contra a venda de 49% da Gaspetro pela multinacional japonesa Mitsui. Para o parlamentar, a negociação também dificulta do controle da gestão estadual sobre a Bahiagás (leia mais).

“Em uma muito bem fundamentada petição, produzida pela Procuradoria Geral do Estado, que convenceu o TJ a conceder liminar para suspender a negociação que ameaça o controle do governo baiano sobre a Bahiagás, Rui Costa alegava a defesa do interesse público, mas depois misteriosamente voltou atrás”, destacou Aleluia. O Governo entrou com medida cautelar contra a negociação no dia 19 de novembro do ano passado, pouco menos de um mês depois da aquisição da Gaspetro pela Mitsui ser fechada. No dia 18 de dezembro, no entanto, o Estado desistiu da ação.

"O próprio governo, na ação, reclama que, por meio de seu representante na sociedade, a Mitsui já vem criando dificuldades para determinados projetos propostos pelo Estado”, critica o deputado federal. (As informações do BN)

CASAMENTO COLETIVO UNE NOVE CASAIS NA PENITÊNCIÁRIA LEMOS DE BRITO

A Penitenciária Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura, foi palco de nove cerimônias de casamento, nesta quarta-feira (27). De acordo com o G1, a ação foi promovida pela Defensoria Pública do Estado da Bahia. Segundo o órgão, a cerimônia foi inédita em presídios baianos e há previsão de realização de novas ações, já que mais de 60 casais estão na lista de espera.

A defensora pública Fabíola Pacheco, idealizadora do projeto, disse que o casamento coletivo tem como objetivo "dignificar as relações" e pode servir como caminho para a ressocialização. “Essas mulheres chegam aqui duas vezes por semana com todo sacrifício, às vezes, não só emocional, como econômico e elas tem muita dignidade de visitar seus companheiros. Esse ato pode servir como caminho para a ressocialização”, disse, em nota à imprensa.

GOVERNO REATIVA 'CONSELHÃO' NESTA QUINTA, COM MEDIDAS PARA REATIVAR ECONOMIA

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, conhecido como “Conselhão”, será reativado nesta quinta-feira (28) e receberá sugestões para reativar a economia. O colegiado será composto por 47 empresários e 45 representantes da sociedade civil e de centrais sindicais. Segundo informações da Agência Brasil, apesar da ideia de ouvir os conselheiros, a previsão é de que a área econômica anuncie medidas de estímulo ao crédito e ao aumento de exportações. Há expectativa também de escolher oito conselheiros para fazer intervenções como Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Miguel Torres (Força Sindical) e Vagner Freitas (CUT), entre outros.

O ministro chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, fará o discurso de abertura, convocado pela presidente Dilma Rousseff para organizar a reativação do Conselhão. Outros cinco ministros falarão na abertura do conselho: Nelson Barbosa (Fazenda), Alexandre Tombini (Banco Central), Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Kátia Abreu (Agricultura) e Valdir Simão (Planejamento). Tombini abordará a importância da política monetária, enquanto Nelson Barbosa deve anunciar medidas tópicas para reativar a economia e destacar a necessidade da aprovação de projetos de impacto econômico no Congresso Nacional, como a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e a Desvinculação de Receitas da União (DRU).

POLÍCIA PROCURA OUTROS SUSPEITOS DE MATAR TRANSFORMISTA

A polícia está a procura de outros dois suspeitos de matar o geógrafo Enrik Assis das Neves, de 30 anos, durante assalto na Rua da Forca, no Centro de Salvador, em 19 de janeiro. O anúncio foi feito durante apresentação do suspeito Isaac dos Santos Pestana, de 23 anos, reconhecido em imagens do circuito de segurança de um prédio próximo ao local do crime, nesta quarta-feira, 27.

Estão sendo procurados um adolescente de 16 anos e um homem, apontado nas investigações como mentor do assalto e dono do revólver calibre 32 utilizado no crime. A identidade de ambos não foi revelada pelos delegados Adailton Adan, titular da 1ª Delegacia Territorial, e Jamal Amad, coordenador da 3ª Delegacia de Homicídios.

A namorada de Isaac dos Santos, uma adolescente de 16 anos, foi apreendida junto com a prisão ele na segunda-feira, 25. Ela, que está grávida de dois meses dele, já foi encaminhada à Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

Já Isaac, que tem passagens pela polícia por envolvimento em furtos e roubos, vai responder por latrocínio. Ele foi preso na casa do sogro na região do Subúrbio Ferroviário. Em vídeo recuperado pela polícia, o suspeito parece abordando e atirando contra a vítima.

O caso - Enrik Assis foi assassinado durante um assalto no Centro de Salvador no dia 19. Ele foi vítima de dois disparos de arma de fogo na região da cabeça e nuca enquanto tentava fugir de um assalto, e morreu na hora. O suspeito levou levou a mochila dele com todos os pertences.

A vítima prestava serviços para a Secretaria de Segurança Pública (SSP) atuando no Disque Denúncia. Além disso, era sócio de um sex shop na Avenida Sete e era ator transformista, interpretando a personagem Lívia de Castro. (as informações do A Tarde)

MAIS DE 280 MIL ESTUDANTES SE INSCREVERAM NO FIES

O número de inscritos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já ultrapassou o número de vagas oferecidas. Segundo balanço divulgado às 18h pelo Ministério da Educação (MEC), 280.026 candidatos fizeram a inscrição no sistema. As inscrições começaram nesta terça-feira (26), por volta das 17h, e vão até o dia 29, na internet.

O Fies oferece nesta edição 250.279 financiamentos em 25.323 cursos em 1.337 instituições privadas de ensino superior. De acordo com o MEC, 63% das vagas são em áreas prioritárias, como formação de professores, de engenheiros e de profissionais da área de saúde.

O programa oferece financiamento de cursos em instituições privadas de ensino a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

O processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre deste ano terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.

Pode se inscrever no processo seletivo o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200).

O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média. (As informações da Agência Brasil)

COELBA INVESTE R$ 4,3 MI EM AÇÕES DE PREPARAÇÃO PARA O CARNAVAL

A Coelba investiu R$ 4,3 milhões em conjunto de ações para o Carnaval, incluindo serviços de manutenção preventiva e melhoramento na rede elétrica que acontecem anualmente nos circuitos da festa de Salvador, incluindo os festejos de bairro. Este ano, uma das novidades é a retirada da rede elétrica aérea em frente ao Clube Espanhol, no circuito Barra-Ondina. A intenção é deixar o trajeto mais seguro para foliões e para quem está em cima dos trios.

Outra novidade deste ano é uma parceria entre Coelba e Detran para desenvolver ações de conscientização de motoristas e da população para evitar acidentes com a rede elétrica no trânsito. Técnicos de segurança da concessionária vão participar reciclagem e aperfeiçoamento promovidos pelo órgão e da vistoria de trios.

A Coelba começou seu trabalho visando o Carnaval em setembro do ano passado. Desde então, houve manutenção preventiva em 516 km de rede elétrica e podas de 5.922 árvores. A concessionária também instalou 80 novos transformadores, implantou 178 novos postes e construiu cerca de 9 km de rede elétrica para garantir suprimento de energia durante o Carnaval.

Os postes de ruas da região da Barra também tiveram um reordenamento da rede de telefonia, que consiste em organizar cabos de telecomunicação, deixando a rede elétrica mais segura e deixando o espaço urbano mais organizado.

No Litoral Norte, também houve reforço da rede elétrica, com instalação de 7 sensores de curto-circuito em Praia do Forte que ficam ligados diretamente ao Centro de Operações da Coelba, em Narandiba, fornecendo informações sobre a rede. Em toda a Bahia, são 329 equipamentos similares e nos circuitos Dodô e Osmar são 22 sensores. O equipamento permite identificar em tempo real possíveis defeitos ou falta de energia nas ruas cobertas.

Atendimento no Carnaval - Durante a folia, a Coelba terá esquema especial para atender solicitações de emergência. Ao todo, 224 funcionários vão trabalhar por dia na Operação Carnaval. Equipes da concessionária estarão em dois módulos avançados de atendimento do Detran, na Barra e no Campo Grande, para orientar motoristas antes da saída dos trios sobre riscos de lançar serpentinas na rede elétrica.

A Coelba também estará no Centro Integrado de Inteligência do Carnaval, monitorado pela Secretaria da Segurança Pública, com acesso às imagens das câmeras espalhadas pelo circuito. A ideia é que os técnicos da concessionária sejam acionados rapidamente e atuem de maneira imediata em emergências ligadas à energia. Para a população, a central de atendimento continua funcionando no 0800 071 0800. (As informações do Correio)

PORNÔ 'HARD CORE' É EXIBIDO DURANTE ENTERRO DE PAI E FILHO E ASSUSTA FAMILIARES

Uma família ficou horrorizada após um vídeo pornô "hard core" ser, acidentalmente, reproduzido durante o enterro de um homem e seu filho recém-nascido em Cardiff, no País de Gales. De acordo com o Dailymail, diversas pessoas estavam prestando as condolências à família de Simon Lewis, de 33 anos, e seu filho, Simon Lewis Jnr, que morreram numa batida de carro. De acordo com a publicação, o filme demorou quatro minutos para ser tirado da TV e ele era "bastante barulhento".

Após o fato bizarro, o pastor da igreja de Cardiff pediu que uma investigação urgente começasse para apurar as responsabilidades da exibição. O reverendo Lionel Fanthorpe, 80 anos, um ex-apresentador de televisão e rádio que liderou o serviço funeral, disse: "Eu me lembro de olhar para a tela e vendo algum tipo de vídeo e um barulho muito alto".

"Normalmente, eu olho para minha congregação em vez da tela da TV, mas quando ouvi o barulho e os membros da congregação se movendo em direção à tela, percebi que algo estava errado. Os membros da família ficaram muito angustiados, e o sogro de Simon estava desesperadamente chateado", contou. (As informações do BN)

SALVADOR E RMS TÊM 21 CARROS ROUBADOS EM 24 HORAS

A polícia registrou 21 roubos de veículos nesta quarta-feira, 27, em Salvador e Região Metropolitana (RMS). A informação está no boletim diário divulgado no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA).

O número supera a soma dos registros dos três dias anteriores. Foram cinco roubos no domingo, 24, sete na segunda-feira, 25, e três na terça-feira, 26, ou seja, em três dias foram registrados 15 roubos. Já em sete dias foram contabilizadas 36 ocorrências.

Os registros desta quarta aconteceram nos bairros de Águas Claras, Pau da Lima, Sete Portas, Graça, Periperi, Guarani, Matatu, Periperi, Cajazeiras VIII, Costa Azul, Federação, Plataforma, São Caetano, Liberdade, Itaigara, Pau Miúdo, Arraial do Retiros e Nazaré, em Salvador. Já na RMS há ocorrências em Simões Filho e Lauro de Freitas. Outras quatro situações de furto de veículos foram registradas e divulgadas no boletim. (As informações do A Tarde)

MINISTÉRIO RESGATOU MAIS DE MIL PESSOAS EM DONDIÇÃO DE ESCRAVIDÃO EM 2015

O Ministério do Trabalho e Previdência Social resgatou 1.010 trabalhadores que estavam em condições análogas à escravidão em 2015. Segundo a Agência Brasil, o Balanço foi divulgado nesta quinta-feira (28), que marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Nos 257 estabelecimentos fiscalizados pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel e por auditores fiscais do trabalho, em 90 foram encontrados trabalhadores nessa condição. Em 61% dos casos, as pessoas resgatadas trabalhavam em áreas urbanas, contra 39% dos casos em áreas rurais. "Também identificamos problemas na área marítima, com a ocorrência dessas condições indignas para o ser humano em navios cruzeiros, onde temos também trabalhadores estrangeiros”, destacou o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva. (As informações do BN)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

DILMA PROMETE 'EXTREMO EMPENHO' DO BRASIL NO COMBATE AO SEDES AEGYPTI

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (26) que o Brasil vai iniciar "um verdadeiro combate ao vírus da zika" e que, além do governo, o trabalho também deve ser da sociedade. A declaração foi dada em Quito, no Equador, onde ela participa da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribe (Celac).

Dilma também falou sobre o possível desenvolvimento de uma vacina contra o vírus. "Se ainda hoje nós não temos uma vacina, tenho certeza que iremos ter, mas vai levar um tempo. A maior vacina contra o vírus da zika é um combate de cada um de nós", pontuou.

A presidente ainda prometeu "extremo empenho" por parte do governo e afirmou que o objetivo deve ser acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti. "A fêmea, por exemplo, ela põe 400 ovos. Quanto mais água parada, mais esse mosquito se reproduz, e nós não podemos deixá-lo nascer. Então, vai ser um combate casa a casa", disse.

Segundo o Blog do Camarotti, o governo federal já foi informado que os casos de microcefalia relacionados ao zika vírus já superaram a marca de 4 mil no país. Os números foram levados ao Palácio do Planalto e devem ser divulgados em breve.

A cada semana, são contabilizados 200 novos casos de microcefalia. Até o dia 16 de janeiro, havia 3.893 casos. Destes, 230 tiveram confirmação de microcefalia e outros 282 foram descartados. Os demais casos são investigados pelo Ministério da Saúde. (As informações do G1)

MESMO COM VETO DA CBF, PRIMEIRA LIGA ESTREIA HOJE COM TRÊS PARTIDAS

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) endureceu de um lado, mas a Primeira Liga não cedeu. Mesmo com o veto da entidade à realização da Copa Sul-Minas-Rio, os clubes mantiveram suas programações e vão entrar em campo nesta quarta-feira (27), na 1ª rodada do torneio.

Na noite da última segunda (25), após o veto da CBF, o presidente do Cruzeiro e da liga, Gilvan Tavares, já garantia que o torneio iria seguir. “Evidentemente estamos abertos ao diálogo, vamos continuar a jogar os jogos e vamos cumprir a tabela. Por que, faltando 72 horas, a CBF se coloca no direito de realizar isso? É uma decepção muito grande, mas vamos continuar. A Liga é independente”, avaliou.

Ontem, os filiados da liga, que ainda inclui Chapecoense, Paraná Clube e Joinville, realizaram uma ação no twitter com a hashtag #JuntosPelaPrimeiraLiga. O destaque é o duelo entre Flamengo, um dos grandes envolvidos na briga entre a liga, a CBF e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), e o Atlético-MG. O jogo terá transmissão do canal SporTV. Outros três confrontos acontecem hoje à noite. Amanhã, duas partidas complementam a rodada.

O Galo não terá os atacantes Luan, Carlos e Thiago Ribeiro, machucados, e manterá a base que ficou com o vice do último Brasileiro. A única estreia é no banco: o técnico Diego Aguirre. Já o Flamengo estreia o treinador Muricy Ramalho, o lateral Rodinei, o volante William Arão, além do retorno do zagueiro Juan. (As informações do G1)

PROCESSOS JUDICIAIS E HOMENAGENS MARCAM TRÊS ANOS DA TRAGÉDIA DA BOATE KISS

Há três anos, no dia 27 de janeiro de 2013, a cidade de Santa Maria, a maior da região central do Rio Grande do Sul, amanhecia com um misto de desespero e perplexidade diante da morte de 242 pessoas – a maior parte delas formada por jovens com menos de 25 anos – no incêndio da Boate Kiss. Três anos depois, o caso se desdobrou em inúmeros processos judiciais movidos por todas as partes envolvidas. O mais recente deles foi protocolado esta semana pelo advogado de Elissandro Spohr, um dos sócios da boate.
ADVERTISEMENT

Santa Maria - Vigília com centenas de pessoas durante a madrugada desta segunda-feira em frente à Boate Kiss, em Santa Maria (RS), marca a data de um ano da tragédia. No ato organizado pelo grupo Luto à Luta pessoas. Spohr moveu uma ação por danos morais contra 13 pessoas físicas – entre bombeiros, funcionários públicos, o prefeito de Santa Maria, Cesar Schirmer, e o promotor do caso, Ricardo Lozza – e dois entes públicos – a Prefeitura Municipal de Santa Maria e o estado do Rio Grande do Sul.

Ele quer 40 salários mínimos, totalizando cerca de R$ 530 mil, de cada réu em indenização por ter sido “induzido a erro”, segundo seu advogado, com a concessão de alvarás que atestavam estar tudo correto com a casa noturna. A concessão de alvarás para o funcionamento da boate deram ao Elissandro a certeza de que ele estava de acordo com a lei. O alvará existe justamente para dizer se está tudo correto. E aí, quando acontece uma tragédia, toda a responsabilidade recai sobre o empresário, mesmo com os bombeiros e a prefeitura tendo afirmado antes que ele estava correto.

Isso causa um dano à imagem dele, a vida dele foi destruída por negligência dos agentes públicos”, alega o advogado de Spohr, Jader Marques. “Todos foram induzidos ao erro, inclusive os frequentadores da boate. Quando se tem o alvará, todos têm certeza de que está tudo certo. Tudo que foi exigido dele, ele cumpriu e colocou [no imóvel]”, completa.

Elissandro Spohr, por sua vez, também é processado pelas famílias dos mortos e sobreviventes, junto com a prefeitura, os integrantes da banda Gurizada Fandangueira – responsáveis pelo início do incêndio – e os bombeiros. (As informações da Agência Brasil)

CAMPEONATO BAIANO COMEÇA NESTE SÁBADO COM 12 TIMES NA DISPUTA PELA TAÇA

O Bahia vai conquistar o tricampeonato? O Vitória voltará a erguer a taça? O interior terá força para desbancar a estrutura da dupla Ba-Vi e surpreender novamente? Todas essas perguntas serão respondidas a partir de sábado, quando a bola começa a rolar no Campeonato Baiano. Vitória e Jacuipense abrem o torneio às 16h, no Barradão. O campeão será conhecido no dia 8 de maio.

Ontem, no evento de lançamento do estadual, realizado no edifício Mundo Plaza, os dirigentes dos clubes estavam otimistas, e a rivalidade Ba-Vi entrou em cena. “Nós temos a hegemonia do Campeonato Baiano nas últimas décadas. Infelizmente, no ano passado, o Bahia foi campeão e sem ganhar do Vitória. Este ano, eu não tenho dúvida que o campeonato será nosso”, provocou o vice-presidente do Vitória, Manoel Matos.

“A hegemonia na década atual é do Bahia, que tem três títulos baianos. A gente busca um tricampeonato consecutivo que não vem desde a década de 80. De quem o Bahia tem que ganhar pra ser, pra gente pouco importa”, rebate o presidente tricolor, Marcelo Sant’Ana. A disputa, no entanto, não se restringe à capital. Bahia de Feira, Colo-Colo, Flamengo de Guanambi, Galícia, Juazeirense, Feirense, Fluminense, Jacobina, Jacuipense e Vitória da Conquista também vão suar para erguer a taça.

O último clube do interior a conseguir o feito foi o Bahia de Feira, em 2011. “A escrita pode se repetir. De cinco em cinco anos um clube do interior tem ido lá e dado uma beliscada no título. Foi o caso do Colo-Colo em 2006 e do Bahia de Feira em 2011. Espero que em 2016 uma equipe do interior venha a ganhar. Se for a gente, ótimo. Se não for, a vitória de qualquer equipe do interior é muito positiva”, avalia o presidente do Bahia de Feira, Thiago Souza.

No que depender do Fluminense, a taça vai mesmo pegar a estrada em 2016. De volta à primeira divisão após dois anos ausente, o Touro do Sertão, campeão em 1963 e 1969, quer se impor novamente. “Embora tenha estado longe da elite, o Fluminense de Feira nunca deixou de ser a terceira força do futebol baiano, pela sua representatividade, torcida, pelo que significa para o interior da Bahia e pelo nome nacional que o Fluminense tem, que estava adormecido. Esse retorno significa o resgate de tudo isso”, afirma o presidente, Gerinaldo Costa.

Pelo segundo ano consecutivo na primeira divisão, o Jacobina promete uma participação mais competitiva do que em 2015, quando lutou contra o rebaixamento e terminou em 9º lugar. “No ano passado, após 22 anos, voltamos à elite, mas não tivemos a participação que esperávamos. Neste ano, queremos chegar nas cabeças, entre os quatro primeiros colocados, para buscar uma vaga em uma competição nacional. Nosso objetivo é ser uma das forças do interior”, projeta o presidente Rafael Damasceno.

Caçula nascido em 2009 e estreante, o Flamengo de Guanambi também promete ser um dos protagonistas do estadual. “Nosso projeto pra este ano é alcançar a semifinal, porque a gente almeja uma competição nacional, Copa do Nordeste, do Brasil ou Série D. Pra isso acontecer, temos que chegar entre os quatro primeiros. Não pensamos em cair, não temos essa preocupação. A gente quer é ter um calendário anual pra disputar e não guardar as camisas para o ano que vem quando acabar o Baiano”, afirma o diretor de futebol Armando Filho.

Regulamento - Campeão e vice-campeão garantem vaga na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste 2017. O terceiro colocado escolhe a vaga na Copa do Nordeste 2017 ou na Série D 2016. A quarta colocada fica com a vaga descartada pela terceira.

Os 12 clubes participantes estão divididos em dois grupos. Na fase classificatória, haverá apenas jogos de ida, e os integrantes do Grupo 1 enfrentam os do Grupo 2. O único Ba-Vi garantido até o momento será realizado na Fonte Nova, porque em 2015 o clássico aconteceu no Barradão.

Os oito melhores da classificação geral (não importa a posição em cada grupo) avançam às quartas, em partidas de ida e volta. Quatro seguem para as semifinais, que também serão em ida e volta, assim como a final. O mando de campo e a vantagem de jogar por dois resultados iguais serão do time com melhor campanha geral.

“É uma fórmula conciliada com Copa do Nordeste, com a Copa do Brasil e com os 30 dias de férias dos atletas. É a menor competição estadual do Brasil, com 56 jogos e 12 clubes. Isso é a adequação ao futuro do futebol, que terá competições com mais qualidade e menos quantidade”, valoriza o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues.

Estádios - Reformas inacabadas são o ponto baixo do estadual. A falta do Joia da Princesa levará o Fluminense a mandar seus três jogos como mandante em três cidades diferentes: Riachão do Jacuípe, Salvador e Juazeiro. “Castiga demais um clube que não tem recurso”, lamenta Gerinaldo Costa.

O Bahia de Feira terá como sede Senhor do Bonfim, e o Feirense vai para Riachão do Jacuípe. Juazeirense estreia contra o Bahia em Pituaçu enquanto o gramado do Adauto Moraes não fica pronto. Mesma situação do Vitória da Conquista contra o Vitória, na segunda rodada, em Ilhéus.

Transmissão - O torcedor que não for ao estádio poderá acompanhar o campeonato do sofá. A TV Bahia vai transmitir 12 jogos ao vivo, em alta definição (HD), para os 417 municípios. São 19 microfones por partida, mais de 10 câmeras e 60 profissionais envolvidos.

“A Rede Bahia de Televisão é a única emissora que chega em todo o estado da Bahia. Temos equipes de jornalismo nas seis emissoras e com isso conseguimos dar visibilidade e acompanhamento aos clubes do interior da mesma forma que na capital. Conseguimos integrar a sociedade baiana como um todo em torno do campeonato”, pontua o diretor executivo da Rede Bahia, João Gomes.(As informações do Correio)