terça-feira, 17 de janeiro de 2017

MAIS DE 3 MIL CONDUTORES SÃO AUTUADOS POR ACESSO IRREGULAR AO PELOURINHO

Mais de 3 mil veículos foram autuados pela Transalvador por acesso indevido dentro do Pelourinho durante um ano. O balanço da medida, implantada no início do ano passado, foi divulgado pela autarquia nesta terça-feira (17). A fiscalização é realizada por radares instalados em três pontos do bairro, que já identificaram 3.423 condutores irregulares nesse período.

De acordo com a Transalvador, o objetivo da proibição é garantir a segurança dos pedestres e conservar o patrimônio histórico. Apenas veículos de turismo cadastrados pela prefeitura e táxis de Salvador podem circular no bairro. Em dezembro do ano passado, foram 573 casos de acesso irregular.

Os radares estão situados em três pontos: no acesso à Rua João de Deus, na saída da Rua das Portas do Carmo (ambas no Terreiro de Jesus) e na Rua do Taboão (para quem chega e sai do Largo do Pelourinho pela Baixa dos Sapateiros).

A notificação por transitar em local e horário não permitidos pela regulamentação tem natureza média, infração de quatro pontos na carteira do condutor e R$ 130,16, previstas no artigo 181, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, não é permitido estacionar nas ruas do Pelourinho, localidade onde a velocidade máxima é de 20 km/h. Carga e descarga são permitidas de segunda-feira a sábado, entre 6h e 11h, sendo proibidas aos domingos.

Segundo o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, o acesso irregular dos veículos pode abalar as estruturas dos prédios históricos. “As pessoas devem compreender que o acesso de veículos ao local, em excesso, pode abalar ou danificar a estrutura de imóveis tombados como patrimônio histórico, prejudicando o acervo cultural de nossa cidade. Mais que isso, é um grande risco à segurança dos moradores, visitantes locais e turistas, que andam na área. A fiscalização ali é intensa, mas o desrespeito preocupa”, afirmou. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário