quarta-feira, 19 de abril de 2017

DIANTE DO PARANÁ, LEÃO TERÁ QUE REPETIR PROEZA DE 2010 PARA AVANÇAR NA COPA DO BRASIL

Se estatística ganhasse jogo... Para sorte do Vitória, não ganha, pois o Leão vai tentar contrariar os números nesta quarta-feira (19), contra o Paraná, às 19h30, na Vila Capanema, em Curitiba. A missão não é simples. Para classificar, é necessário vencer por dois gols de diferença, com placar de 3x1 em diante. Derrotado no Barradão por 2x0, o rubro-negro levará a decisão para os pênaltis se devolver o placar.

O feito de reverter um resultados de dois gols de diferença em diante aconteceu uma única vez na história do clube quando o assunto é Copa do Brasil. Presente em 27 das 29 edições da competição nacional, o rubro-negro conseguiu isso no ano da sua melhor campanha no torneio: 2010.

Na época, o time treinado por Ricardo Silva nem dava pinta de que seria vice-campeão. Logo no primeiro jogo da Copa do Brasil, perdeu de 3x1 do Corinthians fora de casa. Não o de São Paulo. Era o de Alagoas mesmo. Na volta, o Leão mostrou quem era o favorito e revidou com uma goleada de 4x0 que garantiu vaga na segunda fase. Naquele ano, o jogo da volta foi no Barradão. É a única boa lembrança quando o assunto é inverter dois gols de diferença. Naquela mesma edição, o Vitória perdeu de 2x0 no primeiro jogo da final, contra o Santos, na Vila Belmiro, e não conseguiu o título após ganhar por 2x1 na volta, no Barradão.

Em outras edições, o retrospecto não é favorável. A primeira vez que o Leão se deparou com o desafio foi em 1991, quando perdeu o jogo de ida para o Remo, por 2x0 e, na volta, empatou em 2x2. A história se repetiu em 1998, quando estava nas quartas de final, perdeu do Cruzeiro pelos mesmos 2x0 e venceu por 1x0 na volta. Em 2001, foi eliminado pelo São Paulo após perder na ida e na volta, por 3x0 e 2x0. No ano seguinte, o carrasco foi o Figueirense, que fez 3x1 no primeiro jogo e garantiu a vaga com 3x3 no segundo duelo.

Depois, em 2009, a história se repetiu. Mais uma vez, quartas de final. O adversário era o Vasco, que goleou por 4x0 no Rio e segurou o 1x1 em Salvador. Tão decepcionante quanto 2011, quando foi eliminado após perder o primeiro jogo para o Botafogo-PB por 3x1 e ficar no 0x0 na volta. A única opção para seguir em frente é esta: contrariar o retrospecto e fazer história. Como disse o técnico Argel Fucks durante a semana, “futebol não é como começa, é como termina. Não tem ciência exata”.

“O jogo vai começar 2x0 para o adversário, estádio vai estar cheio, não temos nada a perder. O campo é bom, o clima vai ser de jogo decisivo, a torcida vai pressionar o adversário. Sabemos que ainda temos chance”, analisa Argel. Quer mais dificuldade? Das três derrotas do Paraná em 2017, nenhuma foi por dois gols de diferença: 1x0 duas vezes e 2x1, contra Atlético-PR, Coritiba e Londrina.

Histórico - O equilíbrio quando se trata de Vitória e Paraná impressiona. Em 13 jogos, são cinco triunfos para cada e três empates. Há superioridade apenas na Copa do Brasil. As equipes duelaram em três edições (1996, 2008 e 2017). O Leão venceu uma vez, empatou outra e perdeu três.

A provável equipe titular para o duelo com o Paraná: Fernando Miguel; Patric, Kanu, Fred e Geferson; Willian Farias, Bruno Ramires, Cleiton Xavier, David e Euller; André Lima. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário