sexta-feira, 15 de setembro de 2017

'NÃO SEI POR QUE RESOLVERAM ENTRAR NO MAR', DIZ IRMÃ DE JOVEM QUE SE AFOGOU EM AMARALINA

As buscas pelo jovem Reinaldo Lima dos Reis, 20 anos, que desapareceu após se afogar em Amaralina, foram retomadas na manhã desta sexta-feira (15). Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local, próximo ao Largo das Baianas, onde aconteceu o afogamento para tentar encontrar o jovem.

Segundo a irmã de Reinaldo, Maricleide dos Reis, 21, ele não tinha hábito de frequentar essa praia. "O mar estava muito agitado mesmo, não sei por que quiseram vir e entrar no mar. Ele sempre ia para aquela parte do Clube Português [Praça Wilson Lins], que é mais calmo", contou a irmã.

Junto com Reinaldo estavam quatro amigos e o irmão caçula, que foi salvo por um homem que passou pelo local e viu o momento do afogamento. "Os meninos conseguiram sair logo. Um rapaz desceu do ônibus quando viu o afogamento e salvou o menino. Aí quando jogou a boia pra ele, veio uma onda e puxou ele pra baixo", relatou Maricleide.

Reinaldo fazia curso no programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), executado pela ONG Cipó. "A gente estava fazendo curso de audiovisual, de filmagem e agora ia fazer de design", disse Maricleide, que estudava com o irmão.

As buscas foram retomadas por volta das 7h e é acompanhada por amigos e familiares de Reinaldo. De acordo com Maricleide, a procura está sendo realizada apenas por observação dos bombeiros. "Eles disseram que iam trazer uma lancha, mas até agora nada", disse, por volta das 10h.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, uma embarcação está chegando ao local para auxiliar as buscas, e o Grupamento Aéreo (Graer) também está no local para tentar encontrar o jovem. As buscas devem continuar até o final da tarde, com condições de visibilidade.

Resgates
De acordo com o Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), somente este ano, foram realizados 747 resgates e cinco pessoas morreram afogadas no trecho entre o Jardim de Alah e Ipitanga, que é de responsabilidade do órgão.

Segundo o coordenador do grupo, João Luiz Moraes, o mar continua agitado e há risco para o banhista que entra na água nesta época do ano.

"O mar está bastante agitado. Não é recomendado o banho nesse período. A Capitania não recomenda, a gente também alerta. Os ventos estão mais fortes, as correntes marítimas também", diz Moraes, coordenador do Salvamar.

Moraes alerta que a maior parte das vítimas de afogamento são jovens. "Eles acham que conseguem ficar no mar, mesmo com todos os avisos", observa. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário