quarta-feira, 27 de abril de 2016

TEMPORAL QUE PROVOCOU 15 MORTES EM SALVADOR COMPLETA UM ANO

Há um ano, no dia 27 de abril de 2015 (segunda-feira), Salvador começava a semana em luto. Nas comunidades do Barro Branco, na região da Avenida San Martin, e do Marotinho, no bairro de Bom Juá, 15 pessoas morreram vítimas de desabamentos de imóveis e soterramentos de terra após fortes chuvas. Imagens do Barro Branco, na região do Bom Juá. De um lado, moradores ajudando a encontrar sobreviventes do deslizamento. Do outro lado, o terreno já com isolamento de plástico nesta segunda-feira (4).

No Barro Branco, foram 11 mortes. Dentre as vítimas, estavam uma idosa de 75 anos e três adolescentes com idades entre 12 e 16 anos. No Marotinho, quatro pessoas não resistiram aos ferimentos e morreram diante da força dos deslizamentos. Dentre elas estavam três jovens com idades entre 11 e 15 anos. As mortes foram registradas após um temporal que provocou estragos na cidade desde a madrugada. Ruas e avenidas ficaram alagadas e moradores chegaram a utilizar caiaque e prancha de surf para transitar pelos bairros.O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, que fica na região da Cidade Baixa, ficou com as dependências completamente alagadas e pacientes precisaram ser transferidos para outras áreas da unidade. Eventos e aulas foram suspensos por causa do temporal.

Contenções - Após a tragédia, a Prefeitura diz que a região do Bom Juá recebeu uma contenção geomanta, que consiste na proteção de encostas por meio revestimento de PVC com geotêxtil, com cobertura de proteção mecânica executada em chapisco jateado de cimento, areia e aditivos, para a prevenção de erosão. Em Salvador, o material já é utilizado na encosta da Avenida Juracy Magalhães, perto da Ceasinha. O montante investido para a execução desta medida corresponde a pouco mais de R$ 6 milhões. A vida útil da geomanta é de 5 a 10 anos.

Já em Barro Branco, obras de contenção de contenção de encosta estão em andamento. Segundo a Prefeitura, os serviços estão 60% concluídos e têm custo de 7,8 milhões. A Prefeitura acrescenta que as obras contemplam contenção de uma área de 8,5 mil metros quadrados, utilizando a técnica de cortina com plantio de gramas em alguns trechos. Além da contenção da encosta, também serão executadas intervenções na drenagem para o escoamento correto das águas das chuvas, em uma extensão de 570 metros de galeria tubular e calha.

Chuvas de abril - Em menos de um mês, entre abril e maio de 2015, quatro regiões de Salvador concentraram 20 mortes em tragédias relacionadas aos períodos da chuva. Além de Barro Branco e Marotinho, foram registrados óbitos na região da Nilo Peçanha, na Liberdade; e Ladeira da Preguiça, ligação entre o Comércio e a Cidade Alta. De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume chuvas registrados até esta segunda-feira (26) é 68 mm, bastante abaixo do 309 mm previstos para todo o mês de abril de 2016. Em 2015, o mês de abril registrou 394 milímetros de chuva, 85 milímetros a mais que o previsto. Cláudia Valéria destaca que, tradicionalmente, os meses com maior volume de chuvas em Salvador são abril, maio e junho. "Temos que nos manter em alerta", destaca. (As informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário