sexta-feira, 28 de março de 2008

Pimenta contra a Dengue

A dengue no Brasil ganha um novo inimigo, um larvicida desenvolvido pela Fio Cruz a partir da pimenta. Esse novo produto natural pode de alguma forma, amenizar o sofrimento das pessoas não só no Rio, Estado cuja população sofre com epidemia, mas também os outros Estados.

O curioso, é que o produto foi desenvolvido a partir de uma planta da Mata Atlântica da família das pimentas chamada Piper solmsianum e, atua na larva e não no mosquito transmissor.

Segundo os pesquisadores, o novo larvicida passará ainda pelo teste de campo e só vai estar disponível para uso em grande escala daqui a quatro anos. A vantagem, é que o novo produto não agride a Natureza e elimina de verdade as larvas, potenciais mosquito transmissores.

Por enquanto as únicas saídas, para a população, são os repelentes e inseticidas que não resolvem nada, apenas suaviza. Como são tóxicos criam dependência e mal estar.

O que é espantoso, é ver o povo suportar a inércia do Estado, o joguinho político de engana bobo, os hospitais lotados as pessoas doentes jogadas nas macas e, muitas delas, no chão nos corredores.

A falta de compromisso daqueles que foram eleitos por esse mesmo povo, mostra o quão somos passivos e não nos movemos para exigir aquilo que é um dever do Estado e um direito do cidadão: O tratamento da saúde com qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário