quarta-feira, 11 de junho de 2008

CRÔNICA... "Rica Beleza"

"Meus amigos, hoje em dia só é feia ou feio quem quer. se bem que essa coisa de ir pro salão, cortar cabelo, fazer unha, afinar sobrancelhas, depilação é coisa de mulher! E hoje em dia a isso vêm mudando... já tem homem fazendo tudo isso! Bom, meu pai disse que isso é "boiolice" e que homem tem que cortar cabelo é na barbearia, fazer a barba uma vez por semana e dá no "couro"!!!"

"Meu pai é homem do interior e teve uma criação rigida dentro dos padrões da moral e do respeito de sua época. Hoje o novo é visto como severgonhice, como ele diz. E foi pensando nessa modernidade que escrevi essa crônica, em que algumas mulheres estão escravidas ou dependentes da indústria dos cosméticos. Espero que vocês leiam e comentem."


RICA BELEZA!

Beleza é fundamental, dizia o poeta. Esta definição se mantém viva a cada dia. Basta olhar os novos lançamentos da indústria dos cosméticos. A mulherada fica louca com as novidades, não é à toa, pois elas estão em busca da fórmula da eterna juventude, coisa que a indústria promete a cada lançamento. Agora, se funciona... O certo é que, depois do henê, do ferro de espichar, a evolução chegou com a chapinha proporcionando o alistamento definitivo do cabelo. Quantas afro-orientais cruzamos pelas ruas todos os dias? Bom, eu já perdi a conta.

A maior promessa do setor está justamente nos cremes para o rosto. Coisa que, em alguns casos, funcionam como é o da atriz Ana Paula Arósio, a estonteante Juliana Paes e muitas outras em que no auge de sua juventude, a maquiagem de correção pouco se percebe. Existem aquelas em que há um verdadeiro milagre na restauração facial, que o diga a apresentadora Angélica que, mesmo disfarçando um sorriso amarelo, não esconde o que os maquiadores chamam de “bigode Chinês”, os dois riscos no entorno da boca quando sorri e os famosos “pés de galinha” no canto dos olhos.

Existem casos de mutações constantes aliados ao que há de moderno na medicina. Elza Soares combina perfeitamente com o perfil de afro-oriental, com direito a olho espichado e tudo. Hebe Camargo, que não envelhece nunca, e o mais recente fenômeno mutante, a atriz Suzana Vieira. São mulheres admiráveis, de uma vitalidade invejável e que continuam lindas para deleite dos homens de sua época ou não.

Batom, sombra, brilho, blush, rimel, corretivo, plástica, chapinha, cabelo espichado, trançado ou amarrado, cremes de todos os tipos, shampoo, condicionador, esmalte, perfume. Ufa! Tudo isso é imposto à mulher moderna, que tem todo direito de ficar bela. Agora só não exagera e cai na real! E nessa, com algumas restrições, estou com o poeta: Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental.

Um comentário:

  1. Oi Jorge, gostei muito da sua crônica. Posso utilizá-la no meu tcc ? Colocarei os devidos créditos.
    Meu e-mail é lianatami@gmail.com

    ResponderExcluir