quinta-feira, 21 de agosto de 2008

“Pseudos torcedores” e a consciência vazia

A respeito da invasão dos torcedores, ou melhor, dos marginais travestidos de torcedores,ontem, dia 20 de agosto, no Centro de Treinamento do Bahia durante o treinamento no fazendão, é digno do que há de pior em matéria de torcida organizada. O que fica claro é que esse pessoal está a deriva, desorientado, ou não, para cometer essa insanidade a ponto de agredirem profissionais, trabalhadores, pais de família em seu local de trabalho.

Acredito que seja difícil para esse pequeno grupo de “pseudos torcedores” da torcida organizada, desorganizada, “Terror Tricolor” entender que futebol hoje deve ser visto como algo profissional e, que os interesses, muitas vezes, estão acima de qualquer paixão. A revolta dos torcedores com o grupo do Bahia não se justifica porque a equipe está fazendo, dentro de suas limitações, um bom campeonato.

Se o Bahia não acerta o pé dentro do Estádio Jóia da Princesa, acredito que fatores extra campo influenciem para o fracasso do time diante dos adversários, que como ele, enfrentam os mesmos problemas dentro de campo. Algo precisa ser feito no campo da psicologia, trabalhar o emocional dos jogadores que vão para o jogo reclamando do campo estreito e do gramado ruim.

Não é invadindo centro de treinamento, agredindo jogadores e comissão técnica que o problema do Bahia será resolvido. Tudo passa pela conscientização desses mesmos e, outros torcedores, que se tornando sócio do clube será possível mudar, essa desorganização e falta de palanejamento, que vive hoje o Bahia, com o voto direto.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

VITÓRIA O DEMOLIDOR

Hoje no Barradão o vitória venceu o Vasco da Gama por 5 x 0 em uma partida marcada pelo melhor conjunto, o do Vitória. No primeiro tempo, um inicio de partida equilibrado o Vasco, de técnico novo o Tita que estreou, veio com uma postura de time grande, que é, e uma proposta de jogo suicida.

Jogar de igual para igual com o Vitória no Barradão é pedir para perder e, de goleada. Mesmo com Edmundo “animal”, em fim de carreira, o Vasco não foi páreo para o Vitória que dominou todas as ações da equipe de São Januário.

Aos cinco minutos Diney deu inicio a goleada em jogada de Ramom ele só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes e partir para o abraço. O Vasco teve duas oportunidades com Edmundo, que não foi competente para concluir em gol. No final do primeiro tempo Ramom fez o segundo em jogada ensaiada depois da escorada de cabeça do zagueiro Leonardo.

SEGUNDO TEMPO – Edmundo foi substituído por Jean, a justificativa foi um choque de cabeça com o zagueiro Leonardo do Vitória no primeiro tempo que o deixou tonto até agora. E Vitor por Alex Teixeira. O técnico Tita buscava com as substituições uma reação do Vasco, que nesse campeonato não venceu fora de casa.

Com 13 minutos o técnico Mancine mandou à campo Leandro Domingues, depois que Marquinhos lesionado não teve mais condições de jogo, e aos 15 ampliava o marcador para 3 x 0. aos 22 minutos Jakson entra no lugar de Willians e dois minutos depois fez, o que podemos chamar de golaço ao mandar na gaveta de fora da área com um chute de três dedos.

Até ai o Vasco se contentava com a derrota e se mantinha acuado tocando a bola para o tempo passar. O torcedor chegou a ensaiar um “OLÉ” quando mais um dos heróis do jogo era substituído Diney para entrada do garoto Adriano aos 32 minutos e, em cinco minutos, deu números definitivos a partida Vitória 5 X 0 Vasco da Gama.

Festa rubra negra que fecha o primeiro turno do campeonato, da série A, ostentando a quinta posição e com grandes chances de beliscar, até o final do campeonato, uma vaga para a Sul-americana, ou quem sabe, uma Libertadores das Américas, ou mais ainda o titulo Brasileiro que é difícil, mas não impossível.

Ao Vasco do técnico Titã, resta a ele muita paciência e trabalho para dar um conjunto ao time e torna-lo competitivo ou então a segunda divisão é logo ali.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A VIRADA DO BAHIA SOBRE A PONTE

Bom meus amigos, hoje volto a escreve para o meu blog coisa que farei diariamente. Quero nesse meu retorno falar de futebol. Hoje o Bahia, que disputa a serie B, venceu a equipe da Ponte Preta por 2x1 e de virada.

Bom resultado para o tricolor, que não perde há sete jogos, porém é uma das equipes que mais empatou no campeonato. Hoje é o sétimo colocado ao lado do juventude e pode perfeitamente terminar o primeiro turno entre as quatro equipes que sobem para a série A do brasileirão.

Com essa vitória, acreditamos que a equipe do Bahia acabe de vez com a superstição, que algumas pessoas apontam, de não jogar bem no jóia da princesa em Feira de Santana por conta das condições do gramado e do tamanho do campo de jogo. Não acredito que esses sejam os motivos do Bahia perder para uma e empatar outras partidas.

Na partida de hoje a equipe soube dosar a velocidade dos outros jogos em que ia para cima fazia o resultado e na metade do segundo tempo perdia o fôlego tomava sufoco e cedia o empate. Hoje foi uma partida diferente o Bahia teve que mostrar o seu poder de reação, ao sair perdendo logo no inicio da partida com um gol da Ponte aos cinco minutos do primeiro tempo.

Valeu a insistência e a persistência no segundo tempo para conseguir a virada, o que se tornou questão de honra, para os jogadores, que mantiveram aquilo que consideramos como uma tradição no time do Bahia, não se entregar nunca.