Pelo menos 14 pessoas morreram, outras 160 ficaram feridas e dezenas de prédios desmoronaram após o terremoto de 6,4 graus na escala Richter e as posteriores réplicas que sacudiram neste domingo a ilha de Lombok, na Indonésia.
"O terremoto causou 14 mortos, 160 feridos e várias de casas danificadas", detalhou em comunicado o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.
As autoridades continuam a apuração de vítimas e a avaliação de danos. O terremoto afetou também as vizinhas ilhas de Bali, destino turístico principal do país, e Sumbawa.
"Ainda acontecem várias réplicas com menores graus de intensidade", disse Sutopo, antes de acrescentar que foram registradas pelo menos 43 réplicas, a mais forte de 5,7 graus de magnitude.
O terremoto de 6,4 de magnitude foi sentido cerca de dez segundos em Lombok, onde provocou cenas de pânico, enquanto moradores abandonavam suas casas no começo da manhã.
Na ilha de Bali, a oeste de Lombok, milhares de visitantes puderam sentir o tremor, enquanto na parte ocidental de Sumbawa, a leste de Lombok, alguns prédios desabaram.
Sutopo disse que o acesso ao vulcão Rinjani, uma das atrações turísticas de Lombok, foi fechado devido a deslizamentos de terra.
A Indonésia se assenta sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria moderada. (As informações do Estadão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário