quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PRESIDENTE DERRUBA JUROS ANUAL DO FIES

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a redução da taxa de juros do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) de 6,5% para 3,5% ao ano, a partir da próxima reunião Conselho Monetário Nacional. A informação é do ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou nesta quarta-feira (5) de audiência pública na Câmara.

Ele pediu aos deputados que aprovem um projeto que tramita em regime de urgência na Casa sobre a redução no valor do financiamento. Pela proposta, também pessoas que se formarem em cursos de licenciatura e derem aula em escolas da rede pública, terão 1% do valor da dívida abatido para cada mês trabalhado. Com isso, a quitação se daria depois de 8 anos e 4 meses trabalhados.

O projeto prevê que o próximo ciclo de financiamento do Fies seja online. “O estudante poderá a qualquer dia acionar o financiamento. Com isso pretendemos praticamente liquidar a inadimplência.”

Ele ainda lembrou a importância do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que terá a primeira prova em outubro deste ano. Pelas novas regras, 50 instituições federais vão usar o exame como único critério ou parte dele para o ingresso na universidade. (com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário