quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

JUSTIÇA PROÍBE QUE LULA DEIXE O PAÍS E PEDE APREENSÃO DE PASSAPORTE

A Justiça Federal do Distrito Federal proibiu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixe o país. O petista está com viagem agendada para esta sexta, 26, para a África. Ele confirmou há pouco mais de um mês que participaria de um debate na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, sobre ações de combate à fome. A previsão é que ele ficaria dois dias no país.

Contudo, a Justiça Federal solicitou que a Polícia Federal (PF) apreenda o passaporte de Lula. A informação foi confirmada pela PF, que não informou se a medida seria tomada de forma imediata.

"Não é uma viagem fácil, 14 horas para ir e 14 horas para voltar e 14 horas para ficar lá, mas eu vou", disse Lula nesta quinta, horas antes da decisão da Justiça Federal. Um dos advogados dele Cristiano Zanin Martins também disse que não teria impedimento legal para ele deixar o país. Segundo ele, a Constituição garante o direito de Lula ir e vir enquanto os recursos contra a condenação não forem esgotados.

A defesa de Lula ainda não se posicionou após a divulgação da decisão. A determinação judicial acontece um dia após o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) confirmar a condenação em segunda instância do ex-presidente, além de ter ampliado a pena para 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. (As informações do Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário