sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

SALVADOR TEM 111 IMÓVEIS COM RISCO DE DESABAMENTO NO COMÉRCIO, CENTRO HISTÓRICO E NAZARÉ


Os bairros do Comércio, Centro Histórico e Nazaré possuem 111 imóveis antigos com risco de desabamento, segundo vistoria realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). De acordo com o relatório divulgado pelo órgão nesta sexta-feira (27), 224 imóveis antigos foram vistoriados pela Defesa Civil e identificou-se que quase 50% apresentam risco de desabamento.

Além dos casarões em situação de risco iminente de queda, o estudo “Casarões, relatório técnico 2009” detectou grau de risco médio em 52 imóveis e baixo em 23. Apenas 17 dos imóveis vistoriados apresentavam condições aceitáveis de uso e não representavam ameaça.

A constatação faz parte das conclusões do estudo uma atualização do levantamento realizado em 2007 e que consiste no monitoramento dos prédios localizados na área de preservação histórico cultural da cidade. O documento traça ainda o cenário encontrado e apresenta sugestões de intervenções emergenciais para minimizar as ameaças identificadas.

segundo o subsecretário da Defesa Civil, Osny Santos, dentre as principais causas da deterioração das construções está a falta de manutenção por parte dos proprietários. Em alguns imóveis, a degradação está tão avançada que uma intervenção emergencial não vai conseguir conter o arruinamento.

Como a Codesal não é responsável pela intervenção nestes imóveis, o estudo foi encaminhado para entidades envolvidas com a preservação do patrimônio histórico, a exemplo do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural), Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) , Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) e Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).

Nenhum comentário:

Postar um comentário