sexta-feira, 28 de setembro de 2012

APÓS INTERVENÇÃO, GOVERNO ACUSA TWB DE SUPERFATURAR FERRIES

O ferry-boat Anna Nery custou R$ 40 milhões e está quebrado no terminal de Bom Despacho. O Ivete Sangalo foi comprado por R$ 35 milhões e ontem parou de funcionar mais uma vez. As duas embarcações são alvos de nova pendenga envolvendo a TWB, concessionária responsável pelo sistema ferry-boat (Salvador/Ilha de Itaparica) e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba). A Agerba, que completa hoje oito dias no controle do ferry-boat após intervenção do governo do estado, afirma que houve superfaturamento na compra das dois ferries. Segundo o diretor-executivo da agência, Eduardo Pessôa, a TWB superfaturou a compra das duas embarcações em um valor total de R$ 15 milhões. “A consultoria e a auditoria realizadas antes da intervenção identificaram que, quando os dois contratos foram assinados, a TWB dolarizou a transação (o pagamento seria feito em dólar)”, diz o diretor. O problema, segundo Pessôa, é que houve variação no valor do dólar, mas a TWB teria informado que os pagamentos foram feitos no valor do dólar de 2008, quando o contrato do primeiro ferry, o Ivete, foi assinado. “Acontece que o dólar caiu e eles apresentaram nos relatórios o valor do investimento como se o dólar estivesse alto, quando o contrato foi assinado. Dá uma diferença de R$ 15 milhões, o que representa um valor declarado 20% superior ao que eles investiram”, argumenta. (As informações do Correio)

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