Com previsão para encerrar no próximo dia 14 de setembro, a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo ainda não atingiu a meta estabelecida pelo Ministério da saúde. Até o momento, 93% do público-alvo foi imunizado, quando a meta é de 95%. Iniciada em agosto, a vacinação na campanha é indiscriminada, o que quer dizer que mesmo as crianças na faixa etária entre 1 e 5 anos que já tomaram as doses anteriormente, devem ir ao posto de saúde mais próximo para receber a vacina.
Segundo dados do governo federal outros 11 estados já atingiram a meta prevista de 95% de imunização. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Espírito Santo e Amapá precisaram promover mais um dia de mobilização para atingir a meta de vacinação. As capitais Macapá (AP) e Porto Velho (RO) superaram a meta da campanha. Macapá vacinou 100,3% para pólio e 99,8% para sarampo e Porto Velho 98,3% pólio e 98,3% sarampo. Já Manaus, que iniciou a vacinação antes devido o surto de sarampo na região, já atingiu a meta de vacinação para a doença (103%).
No total, foram aplicadas aproximadamente 20,8 milhões de doses. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 4 mil municípios cumpriram a meta. No entanto, faixas como de 1 ano de idade ainda estão abaixo do previsto. Até agora, foram vacinadas 10 milhões de crianças, faltando ainda cerca de 800 mil para serem imunizadas. (As informações do Correio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário