Férias escolares, muito sol em Salvador, água do mar gelada para relaxar ou até viajar para outros estados ou país. No entanto, mesmo com esse cenário bonito, as doenças surgem e é preciso se proteger. "A população precisa entender que todo mundo deve ter o calendário vacinal atualizado, independente do grupo de risco ou época do ano", afirma a técnica de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Cláudia Pinto.
Entre as vacinas que devem ser prioridade para quem deseja viajar na alta estação, a especialista alerta para a proteção contra a febre amarela, que acometeu centenas de pessoas em 2018. "Ela é um agravo que ainda ocorre no Brasil. As pessoas devem manter seus calendários vacinais atualizados", ressalta. Ela lembra ainda que alguns países exigem, para a entrada do viajante, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).
Perigo das notícias falsas – No ano passado, uma das principais pautas em discussão na sociedade foi o compartilhamento desenfreado das fake news, como ficaram conhecidos os conteúdos mentirosos divulgados nas redes sociais. Ana Cláudia faz um apelo para que a população não acredite nesse tipo de material enganoso, principalmente quando se trata de imunização.
"Nosso sistema de vacinação é seguro. Existe um processo de identificação e investigação do paciente, caso ocorra algum problema inesperado. Antigamente, tínhamos um número muito alto de doenças e que, hoje, foi reduzido com a vacinação", orientou.
Qualquer pessoa pode procurar uma das mais de 126 unidades de saúde do município para completarem o calendário vacinal; não precisa aguardar pelo início de uma campanha oficial. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário