quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

SORTEIO DEFINE ADVERSÁRIOS DO BRASIL NA COPA AMÉRICA NESTA QUINTA

O técnico Tite vai conhecer a partir das 19h30 (horário da Bahia) desta quinta-feira (24) os primeiros obstáculos que terá de superar para prosseguir em paz o seu trabalho na seleção brasileira. Na Cidade das Artes, a poucos metros da sede da CBF, no Rio de Janeiro, ele acompanhará o sorteio dos grupos da Copa América, competição que ocorrerá no país de 14 de junho a 7 de julho. E vencer o torneio em casa um ano após fracassar na Copa do Mundo da Rússia se tornou quase uma obrigação.

O próprio Tite admite o peso de a Seleção ter bom desempenho no torneio. "Há a necessidade de vencer a Copa América. Sabemos que não é contrato que segura técnico", comentou recentemente, dando importância relativa ao fato de que seu acordo com a CBF vai até o final da próxima Copa do Mundo, em 2022. "O treinador só vai chegar lá na frente com vitórias, e tenho consciência disso".

Em 2016, um fracasso retumbante na Copa América Centenário - uma edição comemorativa, disputada nos Estados Unidos - causou a demissão do técnico Dunga. Na ocasião, o Brasil ficou em terceiro em um grupo que tinha Peru, Equador e Haiti e nem passou de fase. A Seleção não vence o torneio continental desde 2007.

O sorteio
Tite saberá à noite quais serão seus três primeiros adversários na Copa América. Cabeça de chave no grupo A, o Brasil não terá pela frente Argentina e Uruguai na primeira fase.

A retirada das bolinhas dos potes será comandada pelo pentacampeão Cafu, que contará com a ajuda de outros craques, inclusive do presente. Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, Marta ficará com o pote dos cabeças de chave. Diego Lugano, Javier Zanetti, Francisco Maturana, Romerito, Zé Roberto e Zico também participarão do sorteio. Ronaldinho Gaúcho é outro que estará na cerimônia.

O ranking da Fifa do dia 20 de dezembro de 2018 serviu de base para a divisão das equipes nos quatro potes. Logo após o sorteio dos cabeças de chave (posições 1B e 1C) serão sorteados os países que formarão cada grupo e as suas respectivas posições. As bolas dos potes 2, 3 e 4 terão as seleções participantes, enquanto os potes A, B e C corresponderão aos grupos.

Mesmo em potes diferentes, Japão e Catar, como seleções convidadas, não poderão se enfrentar na fase de grupos. As outras dez seleções que disputarão o torneio são Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Cada grupo terá uma seleção de cada pote. Assim, o Brasil pode enfrentar, por exemplo, Colômbia, Paraguai e Equador. (As informações do Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário