terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

MUDANÇAS NO FIES JÁ VALEM PARA CONTRATO DESTE SEMESTRE; INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS

A estudante Gabriela Bouzon, 30 anos, está ansiosa para começar a faculdade. Ela quer cursar Fisioterapia na São Salvador e pretende financiar metade da graduação pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os estudantes que, assim como Gabriela, estão interessados em financiar parte dos estudos da graduação já podem concorrer a uma das 155 mil vagas oferecidas pelo Fundo. Ao todo, serão disponibilizadas 310 mil vagas em todo o país, sendo metade para este primeiro semestre de 2018. Sobre o número de vagas na Bahia, o Ministério da Educação (MEC) informou que só “após todas as etapas é que saberemos o quantitativo de contratos firmados” no estado. No segundo semestre do ano passado, o MEC ofertou 2.700 vagas para Salvador.

As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro e devem ser feitas pelo site http://fiesselecao.mec.gov.br.

Para concorrer, o candidato deverá ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota mínima ou superior a 450 pontos. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação.

Gabriela conta que não tem como pagar a mensalidade do curso e, por isso, tentará o Fies. “Sou assalariada, não tenho como pagar.” Ela já tem a outra metade da mensalidade coberta pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que garante bolsas a estudantes.

Como Gabriela, a jovem Bianca Santos, 23, também vai usar o Fies para custear pelo menos metade do curso de Direito na Universidade Católica de Salvador (Ucsal). “Tentei pelo Prouni e pelo Sisu, mas não consegui e, agora, vou fazer pelo Fies”, disse ela, esperançosa.

O que mudou
Quem realizar a inscrição vai encontrar uma série de novas regras do Fies, aprovadas em dezembro do ano passado. Uma das primeiras é a divisão do programa em três modalidades, com uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. Ele pode financiar até 100% do curso.

A primeira modalidade, chamada de Fies, vai selecionar candidatos que possuam renda per capita de até três salários mínimos. Nesse tipo de financiamento, o pagamento será feito a juros zero. Nessa modalidade, a ideia é que o estudante comece a pagar as prestações da dívida após o curso e de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela do pagamento vai variar de acordo com a renda do estudante. Se ele não tiver renda, deverá realizar o pagamento mínimo.

Já a segunda modalidade, chamada de P-Fies, é para estudantes que tenham renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. O financiamento é destinado a alunos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

A terceira modalidade, também destinada a estudantes que tenham renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos, é para alunos de todas as regiões do Brasil. O benefício é custeado com recursos do BNDES. Até o ano passado, só havia um tipo de financiamento para alunos com renda familiar per capita de até três salários mínimos e juros de 6,5% ao ano.

No Novo Fies, o estudante também terá descontado automaticamente do salário a parcela do pagamento. Antes, o pagamento precisava ser feito mesmo antes de o aluno recém-formado ter um emprego. O valor financiado também passou por uma alteração. Agora, o candidato vai saber o valor total da dívida ao assinar o contrato. Antes, a dívida variava ao longo do curso, seguindo os reajustes da mensalidade. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário