quinta-feira, 15 de outubro de 2009

IPHAN DECIDE SOBRE TOMBAMENTO DO COMÉRCIO

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural vai decidir sobre o tombamento do bairro do Comércio nesta quinta-feira (15), em Brasília. O objetivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é possibilitar a preservação de características de Salvador, inclusive à encosta que divide as Cidades Baixa e Alta.

O polígono de proteção do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico da Cidade Baixa, onde está localizado o Bairro do Comércio, vai do quebra-mar da Marinha, incluindo o Porto dos Saveiros e o Mercado Modelo, até o final da Ladeira do Pilar. Segundo o Iphan serão quatro setores: 'o entorno da Praça Cairú, o eclético que reúne casarios e arranha-céus baianos, a área mais antiga, com casario que fica aos pés da encosta e o Largo do Cais do Ouro e Pilar'.

Caso seja aprovado, o processo de tombamento seguirá para o Ministério da Cultura para ser homologado pelo ministro Juca Ferreira. O Conselho é formado por 22 membros entre especialistas das áreas de cultura, turismo, arquitetura e arqueologia que avaliam os processos de tombamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário