quarta-feira, 21 de outubro de 2009

VATICANO APROVA NORMAS ESPECIAIS PARA ACOLHER PASTORES ANGLICANOS

O Vaticano anunciou, nesta terça-feira, 20, uma decisão histórica: vai permitir que anglicanos possam se converter ao catolicismo e conservar as próprias tradições. Quem traz os detalhes é a correspondente Ilze Scamparini. Os pastores anglicanos casados que quiserem entrar para a Igreja Católica, serão aceitos e ordenados como padres, mas não poderão se tornar bispos.

Quem fez o anúncio surpreendente foi o cardeal responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé, William Levada. Ele fez questão de lembrar que o casamento continua proibido para os sacerdotes católicos. O papa Bento XVI aprovou uma constituição apostólica para favorecer o que chamou de a volta dos anglicanos em plena comunhão com Roma. Terão uma estrutura própria, dentro da Igreja Católica e poderão manter as suas tradições.

A iniciativa do Vaticano é uma resposta às pressões da ala conservadora da Igreja Anglicana, que não aceita as inovações concebidas pelo arcebispo de Canterbury, como mulheres sacerdotes e padres homossexuais. Segundo o Vaticano, são inúmeros os pedidos de fiéis anglicanos que querem se converter ao catolicismo.

A constituição apostólica deve ser publicada nos próximos dias. Os anglicanos romperam com a igreja de Roma em 1534, quando o rei da Inglaterra, Enrique VIII, não conseguiu que o papa anulasse o seu casamento.

Atualmente, existem cerca de 80 milhões de anglicanos no mundo. Os conservadores seriam meio milhão. Eles poderão aumentar consideravelmente o número de católicos nos cinco continentes. (Com informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário