segunda-feira, 24 de julho de 2017

BRASIL TEM 35 NOVAS PROFISSÕES OFICIALIZADAS

No último ano, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reconheceu 35 novas ocupações profissionais através da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que atualiza e regulariza todos os ofícios desempenhados no país. Além da valorização do trabalhador, a regulamentação expande mercados e possibilidades de emprego, ao mesmo tempo em que surgem mais cursos de qualificação e formação.

A atualização anual da CBO é feita levando em consideração estudos sobre as mudanças nos cenários tecnológico, cultural, econômico e social que provocam alterações na dinâmica do mercado de trabalho do país. “Mais do que reconhecer uma ocupação, o ministério reconhece a atuação dos profissionais das atividades contempladas”, afirma o ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira.

Entre as profissões regulamentadas estão funções comuns como condutores de ambulância, mestres de cerimônias e aplicador de prova, além de atividades pouco conhecidas, como casqueadores e ferradores de animais, monitor de ressocialização prisional e operador de abastecimento de combustível de aeronave. A oficialização mais recente foi a das baianas de acarajé e elas agora possuem todos os direitos dados a quem tem uma profissão regulamentada.

“Já somos um Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2005, mas estar na CBO faz com que nos enxerguem como qualquer outro trabalhador” conta Paula Cildo, baiana de acarajé há 25 anos. Além dos cursos de culinária, é necessário que as baianas de acarajé façam cursos de empreendedorismo e história dos povos afrobrasileiros. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário