sexta-feira, 28 de julho de 2017

IPAC AUTORIZA DEMOLIÇÃO DE CASARÃO LOCALIZADO NO BARBALHO

Um casarão com risco de desabamento localizado no bairro do Barbalho, no Centro Antigo de Salvador, será demolido neste sábado, 29. A informação foi confirmada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que autorizou no fim da tarde desta quinta-feira, 27, a ação sobre o imóvel.

O prédio está situado na rua Professor Viegas, interditada desde o último dia 20. O bloqueio foi realizado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a pedido da Defesa Civil de Salvador (Codesal). A demolição será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Para evitar acidentes, outras áreas na região, ainda não reveladas, serão interditadas.

Embate
Desde quando foi anunciada a interdição da rua, o Ipac negou a responsabilidade sobre a propriedade, afirmando que não fazia parte da sua área de atuação. De acordo com o órgão, a primeira responsabilidade é do proprietário. Em segunda instância é da prefeitura, que tem responsabilidade na ocupação e no ordenamento do solo da cidade.

Na manhã desta quinta, a Codesal realizou mais uma vistoria no imóvel e voltou a reafirmar que existe risco de queda e que o Ipac é o responsável pelo casarão. Em nota, o órgão municipal disse que enviou três ofícios à entidade, informando sobre o risco e pedindo avaliação, mas não tinha obtido resposta.

Em comunicado, o Ipac informou que o local não integra a área de atuação do órgão, e, portanto, a cobrança é “inverídica, ilegal e caluniosa”. O proprietário, que não teve a identidade revelada, foi notificado, mas afirmou não ter recursos para arcar com as obras. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário