terça-feira, 25 de julho de 2017

REITOR DESTACA QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES PARA POSIÇÃO DA UNEB EM RANKING INTERNACIONAL

A qualificação do corpo docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) é um dos pontos destacados pelo reitor José Bites ao comentar a pesquisa da revista Times Higher Education, que colocou a instituição de ensino como a única representante baiana em um ranking com 81 universidades da América Latina (veja mais). A Uneb ocupou o 71º lugar e, segundo Bites, o resultado foi recebido com "satisfação". Em entrevista ao Bahia Notícias nesta segunda-feira (24), ele ressaltou o trabalho da Uneb em transformar seus professores em doutores, especialmente no interior do estado.

"A Uneb tem nos últimos anos uma forte política de qualificação do docente com programas internos de doutorado. Temos hoje aproximadamente 40% dos nossos professores com doutorado. Isso corresponde a um universo com 800 doutores, é bastante expressivo", avaliou Bites. O reitor apontou que esse programa interno de doutorado já beneficia professores dos campi de Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Guanambi e Caetité. Além disso, a Uneb ainda planeja implantar a ideia no campus de Juazeiro. O reitor comentou que a relação internacional com universidades na Europa e da América Latina, além dos cinco cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas com nota máxima no Enade também foram fundamentais para o resultado na pesquisa da Higher Education.

Bites admitiu que a Universidade Federal da Bahia (Ufba) sempre uma referência apesar de não aparecer no ranking e lembrou de uma conversa inusitada com o também reitor João Carlos Salles, que demonstra uma postura ambiciosa da administração da Uneb. "O reitor disse que ele amava a Ufba e que a Ufba era o centro do universo. Eu respondi pra ele da seguinte forma: 'Todos nós amamos a Ufba, mas somos apaixonados pela Uneb e a Uneb está trabalhando para ser o centro do universo", brincou Bites. (As informações do BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário