sexta-feira, 21 de julho de 2017

IGREJA DE SANT'ANA É INAUGURADA COM FESTA EM NAZARÉ

Quem passou pelo bairro de Nazaré na noite desta quinta-feira (20) percebeu uma movimentação atípica nas imediações da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Sant’Ana. A iluminação do templo e o entra e sai de fiéis atraíram a atenção e os olhares de quem passava pela região. E foram as luzes que mais receberam elogios durante a festa de inauguração da igreja.

A aposentada Ivonete Lima, 71 anos, aprovou o que viu. “A igreja está linda, bem mais iluminada do que da última vez que eu vim aqui. Os lustres são lindos e combinaram com o dourado das paredes”, afirmou, enquanto admirava o templo.

Foram usados 2 mil livros de ouro, cada um com 25 folhas, na restauração. Segundo o restaurador José Dirson Argolo, as peças foram trazidas diretamente da Itália. “Ela é uma das mais belas igrejas da cidade de Salvador e estava inteiramente destruída. Os cupins, insetos, pombos, goteiras e a umidade haviam destruído grande parte desse magnífico patrimônio”, afirmou.

Até mesmo quem não é católico aproveitou para dar uma espiadinha no novo templo. Foi o caso da dona de casa evangélica Tiane Aguiar, 35 anos. Moradora da Fazenda Grande do Retiro, ela estava passando pela região e resolveu entrar para ver o novo templo. “Deus é um só. Então, onde ele está presente, eu gosto de estar. A igreja ficou bonita. As pinturas são lindas e ela está bem iluminada”, afirmou.

O prefeito ACM Neto assistiu a inauguração e destacou a importância da reforma. “Salvador é o berço da história e da religiosidade do Brasil. Nenhuma outra cidade do país tem um patrimônio histórico e religioso como o nosso. Agora, essa igreja inteiramente restaurada volta a ser um local de fé para todos os baianos e brasileiros”, disse.

A reforma do templo durou cerca de 11 anos e foi iniciada depois que parte do forro desabou. O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, contou a história da construção e destruição do templo do rei Salomão para exemplificar a importância das igrejas.

“Locais como este são para ouvir e ressoar a palavra de Deus. É um local de orações. Após 11 anos, nós obtemos essa alegria. A festa aqui não será apenas de sete dias. Será longa, porque há muito o que agradecer a Deus, e muito o que festejar”, afirmou.

A igreja ficou lotada de católicos, curiosos e autoridades. O pároco Abel Pinheiro lembrou também dos dez anos da morte do senador Antônio Carlos Magalhães, completados ontem. “ACM foi batizado aqui, nessa igreja. Ele foi um soteropolitano que viveu a infância e a juventude nessa região e, tenho certeza, que se estivesse entre nós, estaria participando dessa festa”, disse.

A festa foi encerrada com um show pirotécnico e os fogos de artificio atraíram o público para a frente da igreja que, ao som dos sinos, deixaram o templo. Neste sábado, a igreja terá missa às 18h. No domingo serão duas celebrações, às 8h30 e às 18h. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário