quinta-feira, 20 de novembro de 2008

NOTÍCIAS QUE FORAM DESTAQUE HOJE, 20/11, NO PROGRAMA "NA BOCA DO POVO" DA RÁDIO EXCELSIOR DA BAHIA AM840

1. A Assembléia Legislativa tem menos de trinta dias para votar o plano estadual de saneamento básico, o conselho de desenvolvimento econômico e social e o incentivo fiscal para produção científica nas empresas (inovatec). Ao todo são vinte projetos e a demanda é por conta do período das eleições, os trabalhos no plenário ficaram parados e agora os parlamentares terão que colocar os trabalhos em dia

2. O publicitário Marcos Valério e outras 26 pessoas foram denunciados esta quarta-feira (19) pelo ministério público federal, em belo horizonte, por causa do mensalão mineiro. O esquema teria sido realizado em 1998 para favorecer a candidatura do atual senador tucano, Eduardo Azeredo, ao governo de minas gerais. O parlamentar foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro de 2007, pela procuradoria geral da república, devido a foro privilegiado.

3. O ex-presidente da INFRAERO, brigadeiro José Carlos pereira, e a ex-diretora da agência nacional de aviação civil (ANAC), Denise Abreu, estão entre as dez pessoas que serão indiciadas pela polícia civil. Além deles, o inquérito que apura o acidente com o Airbus a320 da TAM, que deixou 199 mortos em julho do ano passado, aponta dois funcionários da empresa, outros dois da INFRAERO e mais quatro da ANAC. Todos responderão por homicídio culposo e podem pegar pena de até seis anos de prisão.

4. O governador Jaques Wagner chegou ontem de viagem oficial a Suécia, de onde trouxe a promessa de duplicação da Veracel e de outros investimentos para o estado. Pela primeira vez, o governador comentou o artigo do ministro da integração nacional, Geddel Vieira lima, que colocou à disposição os cargos ocupados pelo PMDB na máquina estadual. Segundo o governador o ministro havia ligado para ele antes de publicar o artigo. O governador também acrescentou que os cargos do PMDB, PT, PSB, PCDO-B estão a sua disposição até quando ele entender que seja necessário.

5. O líder do governo no senado, Romero Jucá (PMDB-RR), lamentou a devolução da medida provisória (MP) 446 ao governo pelo presidente da casa, Garibaldi Alves (pmdb-rn). A proposta pretende anistiar os débitos de entidades filantrópicas ao fisco, e já foi classificada pelo parlamentar Arthur Virgílio (PSDB-AM) de “MP da pilantropia”. O líder do governo prometeu entrar com um recurso contra a decisão de Garibaldi.

6. A justiça decidiu que a Marka construções não poderá construir na área da ladeira da barra. A empresa impetrou recurso para o reconhecimento da propriedade, contra a decisão da juíza de 1º grau, Maria do Carmo Caribé, que determinou a posse do terreno para o Yacht clube da Bahia (YCB). Os desembargadores Maria Geraldina Sá de Souza Galvão e José Olegário monção caldas entenderam que apenas a parte da área onde está construída a sede pertence à entidade esportiva. Já o trecho da encosta, requerido pela construtora, não foi agregado à propriedade do ycb, mas também não foi concedido à Marka. A decisão aponta que a região é considerada de risco para a instalação de um edifício de 11 andares, como era pretendido pela empresa, e obstrui a vista da baía de todos os santos.

7. O cenário de crise internacional e de demissões em massa em companhias de todo o mundo preocupa os metalúrgicos que trabalham na fábrica da Ford, em Camaçari. Para eles, as férias coletivas que terão início no mês de dezembro poderão ser encerradas em janeiro com demissões coletivas dos trabalhadores. O anúncio dos planos para as novas produções, que costuma acontecer nesta época, apresentaria redução e, de acordo com o sindicato da categoria, demandaria menos mão-de-obra.

8. A cidade de serra do ramalho, no vale do São Francisco, vive dias conturbados no plano político. De acordo com o Prefeito Carlos Caraíbas (PCDO-B), o ex-gestor municipal, Alberto Souto Godoy (DEM), candidato derrotado nas eleições de outubro, teria invadido o local onde funciona o conselho municipal de assistência social (CRAS) e ameaçado os servidores que trabalham no órgão. A denúncia relatou que Godoy ameaçou servidores dizendo que traria outras 100 pessoas ao local armadas, fazer um quebra-quebra na cidade e que ainda queimaria a prefeitura.

9. O número de pessoas à procura de vagas na universidade estadual de santa cruz, no sul do estado, caiu cerca de 20% desde o exame de 2004 até as estatísticas divulgadas para o de 2009. Na época, a procura foi de 16.500 candidatos, caindo para 12.945 após o encerramento das inscrições do processo seletivo que oferece 1440 vagas para 29 cursos. A baixa, porém, não diminui a apreensão dos vestibulandos em busca das escolas mais concorridas, como medicina, em que 65 pessoas disputam uma única vaga. Já física tem apenas 26 inscritos em busca de 20 vagas.

10. O tribunal de contas dos municípios analisou contas de todos os municípios do estado e, até agora, já detectou irregularidades em 64 prefeituras baianas e 44 câmaras de vereadores. Há exemplos de cidades que apresentaram contas irregulares nos poderes executivo e legislativo, a exemplo de canavieiras e santa Luzia. O resultado final ainda não foi divulgado e, possivelmente, outros municípios podem entrar para o rol dos fraudulentos.

11. A cidade de Itabuna sofre com a falta de abastecimento regular de água e, em auxílio ao município das proximidades, a embasa de ilhéus resolveu auxiliar o abastecimento na cidade. A empresa estadual de tratamento e distribuição de água anunciou que oito carros-pipa da embasa ou de distribuidores contratados serão mandados à cidade, com prioridades para escolas e hospitais. A prefeitura de ilhéus confirmou que a estiagem que o sul baiano atravessa não ameaça a cidade, uma vez que as estações de captação de água em rio de engenho e no Iguape garantem o abastecimento da população e serviços essenciais.

12. Um incêndio ocorrido em uma residência no bairro da liberdade provocou queimaduras em 90% do corpo de um bebê de um ano de idade, identificada como David dos santos silva. Segundo informações a criança está em estado grave, no hospital geral do estado (HGE). A mãe do bebê e dois irmãos também foram atingidos pelas chamas no local.

13. A justiça concedeu ontem alvará de soltura ao prefeito de são Gonçalo dos campos, Carlos Lacerda (PMDB), preso sob acusação de usar máquinas públicas em favorecimento de sua propriedade. O delegado responsável pela prisão de Lacerda informa que ele continua internado em um hospital particular de feira de Santana. Com o alvará em mãos, o advogado do prefeito se dirigiu à coordenadoria da polícia de feira, onde deve apresentar o documento.

14. As empresas de capital aberto, que outrora registravam lucros recordes, estão amargando uma série de resultados negativos no terceiro trimestre deste ano, por conta da crise financeira internacional. Segundo a consultoria economática, o ganho médio dessas companhias recuou 60,2% entre os meses de julho e setembro, em relação ao mesmo período de 2007. Dentre as 254 empresas avaliadas, 85 registraram prejuízo no trimestre e 44 inverteram o desempenho – de lucro para prejuízo.

15. Após comprovação do ministério público do estado (MPE) de que o prefeito de sobradinho, Antônio Gilberto de Souza, utilizou verbas públicas para sanar dívidas com agiotas, a justiça bloqueou os bens dele e o acusa de cometer ato de improbidade administrativa. Além dos bens pessoais do prefeito, as contas do município também foram bloqueadas.

16. Levantamento feito pelo conselho nacional de justiça (CNJ) aponta que a Bahia ocupa o quarto lugar no ranking dos estados com maior número de grampos autorizados judicialmente, com 609 escutas telefônicas em curso. No Brasil, o total chega a 11.846 mil. A conclusão do CNJ foi com base nas informações passadas pelos tribunais regionais federai e pelos tribunais de justiça dos estados.

17. Após a fuga de Paulo fuzil da penitenciária lemos de brito, a direção da unidade decidiu realizar inspeção nas celas e controlar o acesso de carros. Na varredura foram encontrados quatro carregadores, três celulares, pequena quantidade de droga e três facas. A fuga do comparsa de perna está sendo investigada por sindicância interna e pela 11º DP. Os indícios apontam que houve facilitação, caso contrário Paulo fuzil não sairia de carro pelo portão principal da penitenciária.

18. A proximidade das festas de fim de ano fez com que o número de vendedores informais aumentasse em salvador, fato visível nas avenidas de maior movimento, como a avenida sete, no centro. Por conta disso, os ambulantes cadastrados pela prefeitura já reclamam da concorrência desleal de pessoas, vindas de outros estados, que não contribuem com as taxas previstas pelo município. Segundo estimativa da associação dos vendedores ambulantes de salvador e região metropolitana, 15 mil pessoas trabalham sem registro. A secretaria de serviços públicos (SESP) diz que já intensificou a fiscalização em toda a cidade e informa que o número de vendedores ambulantes cadastrados também é de 15 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário