sexta-feira, 21 de julho de 2017

AUMENTO DE IMPOSTO NA GASOLINA TERÁ IMPACTO DE 0,5 PONTO SOBRE INFLAÇÃO OFICIAL

O aumento das alíquotas de PIS/Cofins sobre combustíveis, anunciada na tarde de ontem pelo governo, deve ter um impacto de 0,5 ponto percentual sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no país. O cálculo é da economista Natália Cotarelli, do banco ABC Brasil.

Nas contas da analista, o maior impacto será do imposto maior sobre a gasolina, que responderá por 0,4 ponto. O 0,1 restante seria do impacto do diesel. A economista não considerou o efeito da alta do etanol, muito pequeno para entrar na conta.

A estimativa da área econômica do governo é que o aumento do PIS/Cofins sobre combustíveis vai representar em média uma elevação de 7% para os consumidores. Hoje, o ABC já estima o IPCA de 2017 em 3,8%, já considerando algum aumento das alíquotas sobre combustíveis. Com o anúncio do aumento de imposto, essa projeção deve ser revisada para algo próximo de 4%, explicou Natália. A queda de preços de combustíveis foi um dos fatores para a deflação de 0,23% no mês passado. (As informações das Agências)

Nenhum comentário:

Postar um comentário