quinta-feira, 23 de novembro de 2017

OFÍCIO DA STN COMPROVA QUE BAHIA CUMPRE PROGRAMA DE AJUSTE FISCAL, AFIRMA GOVERNO

Um ofício da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda, aponta que a Bahia cumpriu o Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal dos Estados (PAF) no exercício de 2016 e, por isso, está autorizada a obter novos empréstimos da União. De acordo com o governo estadual, a STN analisa anualmente o cumprimento pelos estados das metas estabelecidas no PAF, instituído pela Lei nº 9.496/97. A análise inclui itens como resultado primário, dívida, arrecadação, custeio e investimento. Além de focar na promoção do equilíbrio fiscal das Unidades da Federação, o PAF avalia se há condições favoráveis para o pagamento da dívida pública com a União e compreende um conjunto de metas a serem repactuadas anualmente.

O secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, ressalta que o estado fechou as contas de 2016 em equilíbrio fiscal, mantendo o nível de investimentos, o pagamento de servidores e fornecedores em dia e nível baixo de endividamento. “A Bahia, como atesta a STN, manteve a sua dívida sob controle e está portanto apta à contratação de novas operações de crédito, mas vem enfrentando restrições nesta área impostas pela União”, observa Vitório. O titular da Sefaz ainda destacou que é “contraditório” que, neste cenário, o empréstimo de R$ 600 milhões do Banco do Brasil, cujo contrato foi assinado há três meses, ainda não tenha sido liberado.

A operação de crédito foi aprovada pela STN. “Todo o processo exigido para a efetividade legal da operação foi cumprido”, afirma o secretário. “Após a assinatura do contrato, o banco aprovou as comprovações técnicas e documentais relativas às obras constantes no pedido de desembolso feito pelo Estado da Bahia”, lembra Vitório. O governo move uma ação na Justiça contra o banco, para tentar a liberação do empréstimo. (As informações do BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário