quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA TERÃO ASSISTÊNCIA TÉCNICA PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DE CASAS

O Plenário do Senado aprovou na noite de ontem (3), projeto de lei da Câmara Federal (PLC 13/08) que assegura às famílias com renda mensal de até três salários mínimos assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitações de interesse social, como meio de efetivar o direito à moradia, garantido pela Constituição. A matéria deve ser sancionada pelo Presidente da República no prazo de 15 dias.

De autoria do deputado federal Zezéu Ribeiro (PT/BA), o PLC determina que a assistência técnica prevista abranja todos os trabalhos do projeto de construção da moradia, ficando o acompanhamento e a execução da obra a cargo de profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e engenharia. Segundo o autor da matéria, praticamente todas as áreas urbanas convivem com "números inaceitáveis em termos de déficit habitacional e com a urbanização desordenada, realizada sem orientação técnica".

Além de assegurar o direito à moradia e assistência técnica, o projeto busca otimizar e qualificar o uso e aproveitamento racional do espaço edificado e de seu entorno, formalizar o processo de edificação, reforma ou ampliação da habitação perante o poder público municipal, e evitar a ocupação de áreas de risco e interesse ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário