Foto: Hálice Freitas/ Secom
A reforma administrativa anunciada pelo prefeito João Henrique cria uma nova e poderosa secretaria: a de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Setag). Ela incorporará as antigas Seplan, administrada por Kátia Carmelo, e Administração (Sead), controlada por Oscimar Torres. Ela será responsável pelos planejamentos estratégico e orçamentário e pretende fortalecer as tecnologias da informação e telecomunicação, além de acompanhar os resultados e assistência à saúde dos servidores.
As reduções de 17 para 11 secretarias e de nove para cinco órgãos no segundo escalão pretendem gerar uma economia de R$ 40 milhões aos cofres do município. Além da extinção de 80 cargos comissionados. A proposta já foi encaminhada à Câmara de Vereadores, com o pedido de ajuste no Orçamento 2009. Os novos titulares das pastas terão que ser especialistas e não apenas políticos. A nova Companhia de Governança Eletrônica, que substituirá a Prodasal, também será gerida pelo órgão.
Outras novidades são as criações da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, pedido de ACM Neto para conceder o apoio à reeleição de JH no segundo turno. Ela abrigará a guarda municipal e ampliará as ações preventivas contra a violência.
A Transalvador substitui as superintendências de Engenharia de Tráfego (SET) e de Transporte Público (STP). A Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) será ligada à Secretaria de Infra-Estrutura e Transportes (Setin) e absorverá a Surcap, a Sumac e a SPJ.
O Instituto de Previdência do Salvador (IPS) passará a ser Previs para atender às solicitações do Ministério da Previdência. A Emtursa se chamará Saltur para promover a cidade como produto turístico nacional e internacional e contemplará as atribuições da Secri. Por fim, será criado o SIGA, projeto semelhante ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), do Governo do Estado. O anúncio da equipe será realizado na próxima semana.
SECRETARIAS MANTIDAS E EXTINTAS
Estão mantidas para a próxima gestão da Prefeitura as secretarias da Saúde (SMS), de Transportes e Infra-estrutura (Setin), Serviços Públicos (Sesp), da Fazenda (Sefaz), Educação e Cultura (Smec) e Comunicação (Secom).
As extintas são a Habitação (Sehab), Governo (Segov), Economia, Emprego e Renda (Sempre), Esporte e Lazer (Smel), Promoção da Cidadania (Semap). Na administração indireta serão extintas ainda a Agência de Regulação dos Transportes (Agert), Superintendências de Parques e Jardins (SPJ), Urbanização da Capital (Surcap), Manutenção e Conservação (Sumac), Engenharia de Tráfego (SET) e Transporte Público (STP).
fonte: BN
Nenhum comentário:
Postar um comentário