terça-feira, 17 de novembro de 2009

GASOLINA É MAIS VANTAJOSA QUE O ÁLCOOL EM 18 ESTADOS


O aumento do preço do álcool tornou a gasolina a melhor opção para consumidores em 18 estados brasileiros. Já não é vantajoso abastecer com álcool na Bahia, no Acre, no Amapá, em Amazonas, no Ceará, no Distrito Federal, no Espírito Santo, no Maranhão, em Minas Gerais, Paraíba, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

Segundo reportagem da Folha, especialistas indicam que só é válido abastecer com álcool se este tiver o preço até 70% do preço da gasolina. No último dia 14, o preço do litro do álcool, de acordo com levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), estava em R$ 1,687, cerca de 2% acima do preço em que fechou outubro (R$ 1,654). No mês de outubro, o preço do combustível subiu 10% em comparação com setembro.

A maior demanda por açúcar no mercado internacional, por problemas de produção na Índia, fez o preço do álcool subir. Porque as exportações aumentaram consideravelmente e fizeram com que as usinas de cana-de-açúcar ampliassem a produção de açúcar, em detrimento ao álcool. A ocorrência de chuvas no Centro-Sul do país também contribuiu para essa alta, ao afetar a produtividade das lavouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário