segunda-feira, 16 de novembro de 2009

RELATÓRIO DE ITAIPU APONTA DESLIGAMENTO DA USINA NO DIA DO APAGÃO

Relatório enviado por Itaipu Binacional ao Ministério Público Federal nesta segunda-feira (16) mostra que a usina hidrelétrica sofreu um paralisação de 25 minutos trasmissão de energia da usina na tarde do apagão que afetou 18 estados, no último dia 11.

No documento, obtido pela rádio CBN, Itaipu informa que 'às 13h31 [do dia 11] houve o desligamento automático da linha de 76,5 kv Ituberá/Tijuco Preto 02, supostamente causado por descarga atmosférica, sendo ligado às 13h56 após análise das proteções atuadas'.

O documento diz ainda que 'sob recomendação do ONS [Operador Nacional do Sistema] durante o período de 13h30 às 19h15 o intercâmbio Itaipu/Eletrobras 60n Hz foi reduzido em até 1.400 MW em razão da ocorrência de descargas atmosféricas ao longo do sistema de 765 KV.

No relatório consta ainda que às 19h30 foi fechado o vertedouro da Central Hidrelétrica de Itaipu, com o nível montante de 219,95 m'. O apagão que afetou boa parte do Brasil começou às 22h13.

O relatório técnico do dia do apagão foi encaminhado ao Ministério Público Federal, a pedido da promotoria. Segundo a assesoria de Itaipu, este tipo relatório é produzido rotineiramente pela equipe técnica da usina.

O assessor da usina, Gilmar Piolla, disse que não viu o relatório, mas conversou com a equipe jurídica da usina, que informou que que o relatório não fala em 'pane'. Tratou-se de um procedimento de rotina de desligamento e religamento. Segundo o assessor, o procedimento nada tem a ver com o blecaute ocorrido no dia. (com informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário