quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

PREVENÇÃO A DESASTRE: BAHIA RECEBE 48% DOS RECURSOS

Levantamento feito pelo site Contas Abertas no orçamento do Ministério da Integração Nacional mostra que o governo gasta muito mais na recuperação do que foi destruído por desastres naturais do que na prevenção. O estudo revela ainda que nem todo o dinheiro disponível para a prevenir calamidades é utilizado. Além disso, os recursos são distribuídos de forma desequilibrada entre os estados.

Em 2009, o ministério da Integração Nacional gastou apenas 21% dos R$ 646 milhões destinados a obras preventivas, como contenção de encostas e formação de agentes de Defesa Civil. Do total gasto, 48% foram para a Bahia, estado do ministro da pasta, Geddel Vieira Lima. São Paulo e Minas Gerais receberam juntos 4,19%. O Rio de Janeiro ficou com apenas com 1%.

O ministro disse que todos os projetos apresentados pelo Rio de Janeiro que cumpriam as exigências foram atendidos. Ele explica que a liberação de dinheiro depende dos projetos feitos por estados e municípios.

Se não gasta o que deveria em prevenção, resta correr atrás do prejuízo. O Ministério da Integração gastou R$ 1,4 bilhões em obras de reconstrução no ano passado. A maior parte foi para Santa Catarina, onde 135 pessoas morreram em decorrência das enchentes que castigaram o estado em 2008. (com informações do G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário