sábado, 16 de janeiro de 2010

SECRETÁRIO DA ONU PEDE MAIS DE MEIO BILHÃO DE DÓLARES PARA O HAITI

A Organização das Nações Unidas (ONU) pretende arrecadar US$ 562 milhões para socorrer as vítimas do terremoto de terça-feira (12) em Porto Príncipe, capital do Haiti. O coordenador de ações humanitárias da ONU, John Holmes, calcula que o dinheiro ajudará a assistir 3 milhões de vítimas do terremoto.

A maior parte do dinheiro será destinada ao atendimento de necessidades urgentes, como a compra de água e comida, remédios, material de higiene e para o abrigo das pessoas. Segundo a agência britânica de notícias BBC, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um apelo pela arrecadação, ontem (15), durante entrevista coletiva na sede da organização, em Nova York.

Ele estima que a maioria dos habitantes de Porto Príncipe continua sem comida, água, abrigo e eletricidade. Ban Ki-moon deve chegar amanhã (17) ao Haiti. Segundo ele, o Programa Mundial de Alimentação da ONU está fornecendo refeições a cerca de 8 mil pessoas por dia. Ontem à noite, o Ministério da Defesa divulgou balanço da Operação Haiti.

Segundo nota, em três dias de socorro após o terremoto, oito aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) voaram para o Caribe para levar ajuda humanitária às vítimas da tragédia. A FAB informou que 140 passageiros e mais de 80 toneladas de carga foram transportados.(com informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário