terça-feira, 26 de julho de 2011

PREFEITURA CONTA COM PARCERIA PARA TENTAR RESOLVER TRÂNSITO DE SALVADOR

A falta de planejamento e grandes investimentos viários nos últimos 15 anos, o aumento da renda da população e a migração — cerca de 60 mil pessoas todos os anos vêm morar em Salvador à procura de emprego ou até mesmo de melhor qualidade de vida — fazem com que os engarrafamentos sejam tão comuns na terceira maior cidade do Brasil quanto o acarajé, a praia e as festas populares.

Levantamento realizado por técnicos e especialistas em trânsito da prefeitura apontou 21 ‘gargalos’ na cidade, uma das poucas metrópoles ainda sem o metrô. Sem recursos em caixa para resolver os problemas, o prefeito João Henrique Carneiro precisa contar com a ajuda dos governos estadual e federal para executar parte das obras.

Os 21 projetos que visam resolver os gargalos da cidade estão orçados em R$ 21 milhões. O valor será repassado pela Embasa e faz parte de um convênio assinado entre a prefeitura e o estado. Pelo acordo, que precisa ser aprovado na Câmara de Salvador, a concessionária de água e esgoto vai pagar à prefeitura pela utilização das redes municipais. “O custo é baixo e o impacto, muito alto”, avalia o prefeito João Henrique.

As obras menores, segundo o secretário de Transportes e Infraestrutura, José Mattos, já começaram. “Estamos alargando pistas, reduzindo os canteiros centrais e ampliando uma faixa de estacionamento para ônibus na região do Hiper Posto Iguatemi, além de termos iniciado a cobertura de todo o canteiro central da avenida Vasco da Gama”. Apesar das obras em andamento, Mattos não adiantou a data para a conclusão desses projetos. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário