sexta-feira, 22 de julho de 2011

SESP MELHORA SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA ESTAÇÃO DA LAPA

Os milhares de usuários da Estação da Lapa, a maior estação de transbordo de Salvador, podem, agora, ir e vir com mais tranqüilidade e segurança pelo local, graças às intervenções executadas ao longo desta semana pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção a Violência (SESP) para melhorar todo o sistema de iluminação pública. Por determinação do Secretário da SESP, Marcelo Abreu, as primeiras ações foram realizadas no subsolo da Estação, com a recuperação de 36 pontos de luz que estavam apagados, por variados motivos, incluindo destruição por parte de vândalos.

Entre as intervenções está a iluminação completa do corredor que dá acesso ao subsolo e faz a ligação Dique/ Lapa com a instalação de quatro projetores de 400w. Também foram instalados quatro projetores de 1.000w, na torre externa, a uma altura de 17 metros garantindo maior segurança e qualidade de iluminação. Por fim, foi realizada a troca de fiação e instalação de lâmpadas mais potentes no corredor subterrâneo, área de movimentação dos usuários.

“Acompanhado do pessoal da Coordenadoria de Iluminação Pública, vistoriei todos os pontos da estação e constatei que a situação era grave e exigia medidas urgentes. Por isso, autorizei de imediato o inicio dos trabalhos de melhoria para garantir mais segurança e tranqüilidade aos usuários. Com essas intervenções que realizamos, na área interna e na torre de iluminação externa, resolvemos o problema da baixa luminosidade no local”, anuncia Marcelo Abreu.

Com estas ações a SESP espera, ainda, inibir a ações de vândalos que se aproveitam da iluminação precária para agir livremente levando medo e tensão aos usuários. Outro ponto importante: a Guarda Municipal está com uma equipe reforçada na Estação da Lapa, atuando 24 horas por dia para proteger o patrimônio público e evitar atos de vandalismo que tanto tem prejudicado a população e causado sérios prejuízos financeiros e operacionais à prefeitura.

NA AVENIDA VASCO DA GAMA - Nas habituais vistorias que são realizadas em toda a rede de Salvador, as equipes da SESP constataram que a travessia subterrânea de iluminação pública da Avenida Vasco da Gama havia sido danificado por uma empresa que está fazendo a recuperação do canal. Imediatamente foi feito o pedido para que a obra seja interrompida, pois segundo os técnicos os equipamentos não são adequados e sua utilização coloca em risco todo o sistema subterrâneo de iluminação.

Como os danos foram de grande monta, exigindo longo tempo para recuperação da rede, a secretaria instalou no local um sistema de iluminação aérea provisória, garantindo, assim, a segurança no local.

NA REGIÃO SUBURBANA –
As intervenções da SESP também atendem a região suburbana de Salvador. Ontem (21) equipes da CIPA estiveram nas localidades de Nova Constituinte, Periperi e adjacências. A vistoria foi realizada com apoio da Secretaria de Segurança Pública.

Detectados os problemas, ficou definido por Raimundo Luis Dias da Silva (Branco), coordenador de Iluminação Pública da SESP, que serão implantados nove postes telefônicos (metal simples), 16 pontos novos de 16w e 300 metros de iluminação aérea nas Ruas Alexandre Gambel, Novos Unidos, Beira Dique de Cima, Araguari, Santo Inácio e Travessa Madalena todas situadas em Periperi. As vistorias se estenderão por todo o Subúrbio. O próximo local visitado será o bairro de Paripe.

por: Sérgio Tonielo

Nenhum comentário:

Postar um comentário