Termina nesta sexta-feira (22) a campanha de vacinação contra sarampo. De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, 82,21% das 1.324.102 crianças entre um ano e até sete anos incompletos foram imunizadas. A meta é imunizar pelo menos 95% deste público. Os postos de saúde funcionam das 8h às 17h.
A vacina é a única forma de proteger contra o sarampo, segundo o Ministério da Saúde, que promoveu a última campanha de imunização em 2004. Outra estava prevista para 2009, mas foi suspensa por conta da pandemia de gripe H1N1.
A Europa teve um surto da doença este ano com mais de 6,5 mil casos suspeitos notificados, o que fez o Ministério da Saúde antecipar a campanha no Brasil, que estava prevista para começar no dia 13 de agosto.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa e que apresenta sintomas como febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por secreções expelidas pela tosse, fala ou respiração.(As informações do A Tarde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário