segunda-feira, 29 de setembro de 2014

BAHIA TEM ÍNDICE DE 70% DE RECUSA A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A carência de doações prejudica as pessoas que estão na fila de espera para os transplantes. Até a última quinta-feira, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) registrava a espera de 1.023 pacientes para transplantação de córnea, 999 para rim, 53 para fígado e 25 para medula óssea na Bahia. A falta de informação sobre o tema é apontada como o principal motivo para o estado estar com um índice de recusa à doação acima da média nacional.

"Apesar de termos intensificado as campanhas sobre o assunto e de termos, inclusive, o Dia Nacional de Doação de Órgãos celebrado ontem, muitas pessoas ainda não entendem como funciona esse processo. Não sabem que é realizado para um paciente que não tem chances de cura, que está em fase terminal", explica o coordenador estadual de transplantes da Sesab, Eraldo Moura.

Mas, e se a pessoa que estivesse à espera de um transplante fosse você, seu filho ou sua mãe? Foi justamente isso o que levou a vendedora Maria José Santana, de 41 anos, a autorizar a retirada dos órgãos do filho. André Odail, 19 anos, que teve morte cerebral após levar um tiro na cabeça em um bar. A vendedora revela que, apesar da decisão, dúvidas surgiram no momento da escolha. "Quase não concordei com a doação. Eu queria ter certeza que valeria a pena, gostaria de saber para onde iriam as partes do corpo dele. Quem me garantia que era para ajudar as outras pessoas mesmo?", indaga.

O sigilo das informações entre o doador e o receptor tem a ver com o vínculo que pode ser estabelecido entre os indivíduos envolvidos na operação. Há uma possibilidade de uma das partes desenvolver um afeto exacerbado pela outra e acarretar mal-estar na relação, é o que esclarece a coordenadora médica da equipe do Banco de Olhos da Bahia, a oftalmologista Milla Sampaio.

Porém, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos da Bahia (CNCDO/BA) garante que uma carta é encaminhada para as famílias que autorizam a doação. O documento tem o objetivo de relatar o sucesso ou a frustração da realização dos transplantes executados com os órgãos oferecidos. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário