quinta-feira, 18 de setembro de 2014

DEZ TERREIROS DO RECÔNCAVO BAIANO SÃO RECONHECIDOS COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL

Dez terreiros de candomblé localizados em Cachoeira e São Félix, no Recôncavo baiano, foram reconhecidos pelo Conselho Estadual de Cultura como patrimônio imaterial e devem, também, ser tombados pelo governo do estado. “É algo inédito. Pela primeira vez um número tão grande de templos é reconhecido. Certamente as lideranças da região se articularam e apresentaram ao mesmo tempo a solicitação de registro especial”, explicou o conselheiro de cultura Ordep Serra, presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural.

Foi a Câmara de Patrimônio que analisou os pedidos, feitos ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultura (Ipac). Além de acatar a solicitação de registro especial para preservação dos elementos culturais, o Conselho decidiu, por unanimidade, a necessidade também do tombamento, que é o que vai garantir a preservação física dos espaços.

“São instituições de significativo valor para as comunidades locais e para as tradições afro-brasileira e afro-baiana”, afirmou Ordep, que é antropólogo. O parecer para o tombamento será enviado à Secretaria de Cultura, amanhã, e precisa da sanção do governador Jaques Wagner, que confirmará o tombamento com a publicação no Diário Oficial do Estado. Ainda não há prazo para a publicação. (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário