terça-feira, 18 de julho de 2017

PREFEITURA E REPRESENTANTES DO BID DISCUTEM INÍCIO DO PRODETUR EM SALVADOR

Secretários de diversas pastas da Prefeitura se reuniram com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), na tarde dessa segunda-feira (17), para participar de uma "oficina de arranque", reunião técnica necessária para a aprovação da execução de obras e projetos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) de Salvador. Participaram da reunião os secretários Cláudio Tinoco (Secult), Paulo Souto (Sefaz) e Luiz Carreira (Casa Civil), além de Érico Mendonça, coordenador do Prodetur, entre outros gestores. As etapas de execução do programa foram apresentadas pela chefe de equipe de projeto do BID, Juliana Bettini.

Esse foi apenas o primeiro de um total de cinco encontros e vistorias da "missão de arranque", nome dado ao conjunto de medidas dessa semana. Orçado em US$ 105 milhões, o Prodetur tem por principal objetivo fomentar o turismo e a geração de emprego e renda na cidade. Metade do investimento previsto para o programa vem de recursos próprios e a outra metade será financiada pelo BID. As ações que correspondem aos 50% dos recursos da Prefeitura começaram a ser realizadas ainda na primeira gestão do prefeito ACM Neto, com as requalificações de Orla nos trechos do Rio Vermelho e Itapuã / Piatã, além da implantação de novos equipamentos culturais, como a Casa do Rio Vermelho e os Espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e Carybé das Artes, nos Fortes Santa Maria e São Diogo, respectivamente.

Salvador é o primeiro município do país a conseguir financiamento pelo BID para o Prodetur, cuja execução total deve durar cinco anos. Além das reuniões, uma equipe do BID fará vistorias em locais contemplados pelo Prodetur, como a Avenida Sete de Setembro, que em breve será totalmente revitalizada. Estão previstas ainda a requalificação de trechos finais da Orla de Salvador, como o Barra/Ondina e Stella Maris/Praia do Flamengo/Ipitanga. “Agora é pisar no acelerador e colocar a velocidade máxima para esse programa, que terá uma influência muito grande para o objeto estratégico dessa gestão: ajudar no desenvolvimento econômico da cidade, na geração de postos de trabalho, melhorando a condição de vida daqueles que aqui moram”, observou o titular da Secult, Claudio Tinoco.

Segundo Érico Mendonça, agora tem início, oficialmente, o processo para aplicação dos recursos internacionais do Prodetur em Salvador. "Após a assinatura de contrato, o banco realiza o que chama de Missão de Arranque. Como o nome já diz: para arrancar e dar início efetivo ao programa. Nesse período de cinco dias, estaremos com todos os especialistas do banco em vários segmentos, na área social, ambiental e de aquisições, tirando dúvidas, apresentando o trabalho que foi realizado ao longo desses últimos meses, definindo a programação de uso dos recursos. Vamos definir o que vai acontecer de ano a ano e alinhar internamente para efetivar os processos de licitação", pontuou.

Avenida Sete de Setembro - Com mais de 100 anos de construção, a Avenida Sete de Setembro será totalmente requalificada pelo Prodetur. A região contará com nova rede de macrodrenagem, valas para cabeamento subterrâneo, ampliação dos passeios em cinco metros, Iluminação e imobiliário urbano. O projeto foi desenvolvido pela Secult, por meio da Fundação Mário Leal Ferreira em um ano e meio.

“A Avenida Sete de Setembro terá a oportunidade de mudar significativamente. O cabeamento subterrâneo, por exemplo, vai valorizar a fachada de prédios importantíssimos da região. Isso é muito bom, pois além de ser uma das avenidas mais tradicionais da nossa cidade, ela é portão de entrada do Centro Histórico de Salvador e tem uma atividade econômica muito representativa e intensa”, ressaltou o secretário.

Passo a passo do Prodetur – O Prodetur está estruturado em quatro eixos: produto turístico competitivo e socialmente inclusivo (que inclui melhorias na infraestrutura da cidade), comercialização turística (com a criação de um plano estratégico de marketing turístico, com foco em plataformas digitais e capacitação de agentes de turismo), fortalecimento institucional e gestão ambiental (que prevê ações de preservação ambiental do perímetro turístico da cidade).

Ainda no primeiro semestre de 2013, na primeira gestão do prefeito ACM Neto, a Prefeitura avançou com o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), que deu origem ao Prodetur, coordenado por Érico Mendonça. Foram realizadas três audiências públicas para definir as prioridades nas ações e, em seguida, em 2014, encaminhar a carta consulta do financiamento através do BID à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).

Quando aprovada, foram realizadas reuniões com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento para definir todas as iniciativas que iriam compor o projeto. Os primeiros encontros foram realizados entre agosto e setembro de 2014, para a identificação das prioridades. Já em janeiro de 2015, foram definidas as metodologias que seriam aplicadas às ações. Em julho do mesmo ano, a atuação da equipe municipal foi analisada pelo conselho do BID, em Washington (Estados Unidos).

Uma vez aprovada, começaram as negociações contratuais, em maio de 2016, com reuniões promovidas entre representantes do município, da união e do banco. Posteriormente, o projeto foi encaminhado ao Senado, onde foi aprovado em março deste ano. A assinatura do contrato do Prodetur ocorreu no dia 6 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário