sábado, 15 de julho de 2017

QUATRO PMs SÃO INDICIADOS POR ASSASSINATO DE CASAL EM PLACAFORD

Quatro policiais militares foram indiciados pelo latrocínio [roubo com resultado morte] do projetista industrial Renato Giffoni Habib, de 58 anos, e a esposa dele, Nélida Cristina Oliveira Habib, 55, assassinados a tiros em 25 de setembro do ano passado, em Placaford, na orla de Salvador.

Segundo o resultado de inquérito, divulgado nesta sexta-feira, 14, pelo Departamento de Homicídios (DHPP), os PMs Ronaldo Pedro de Souza, 44, Henrique Paulo Chaves Costa, Marcos Vinícius de Jesus Borges Ciríaco, 32, Jonas Oliveira Góis Júnior, 41, e um quinto suspeito, identificado como Diogo de Souza Ricardo, 29, entraram na residência para roubar dinheiro e objetos de valor.

O filho do casal, o estudante Bruce Habib, 26, chegou presenciar os pais amarrados, sob a mira de armas. Ele conseguiu escapar porque os criminosos teriam se distraído. Depois de matar o casal e levar diversos pertences, o bando fugiu. Em dezembro, a quadrilha, acabou presa após ser flagrada pela prática de extorsão, em Camaçari. No decorrer das investigações, Bruce reconheceu os cinco acusados como autores do crime do qual também foi vítima.

Ronaldo e Marcos Vinícius estão detidos preventivamente no Batalhão de Choque da corporação, em Lauro de Freitas, enquanto Jonas Henrique encontra-se internado com problemas respiratórios e Henrique, em prisão domiciliar por causa de uma cirurgia. Já Diogo está no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

Rede do crime
De acordo com o tenente-coronel Reni Pereira, a apuração da Corregedoria apontou que os quatro PMs se comunicavam entre si - inclusive com Diogo -, embora fossem lotados em postos de trabalho distintos. Ronaldo Pedro atuava no subcomando-geral da Polícia Militar, no Quartel dos Aflitos; Marcos Vinícius, na Rondesp BTS; Jonas, na 35ª CIPM (Iguatemi); e Paulo Chaves, no Batalhão de Guardas.

O delegado José Bezerra, do DHPP, afirmou que, no dia do crime, um fim de tarde de domingo, Nélida havia saído de casa, na rua Encontro das Árvores, para ir a um supermercado da região. Numa via próxima à orla, ela teve o carro fechado pelo bando, que estava dividido em dois veículos. Rendida, ela dirigiu de volta para a residência. O casal foi morto com tiros na cabeça.

Para Bezerra, é possível que o disparo que atingiu a mulher tenha sido acidental, o que pode ter motivado a execução de Renato. Um exame de balística a ser concluído indicará de onde os projéteis partiram.

Pena máxima
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou os cinco envolvidos por formação de organização criminosa. O delegado José Bezerra, do DHPP, informou que todos responderão por duplo latrocínio [pela morte do casal] e por latrocínio tentado [contra Bruce].

Caso condenados, eles poderão pegar de 20 a 30 anos de reclusão [a cada latrocínio consumado] e mais 10 pela tentativa do mesmo delito. O tenente-coronel Reni Pereira, do Centro de Apurações da Corregedoria da PM, disse que os militares responderão a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que pode resultar em perda de farda. (As informações do A Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário