sábado, 23 de junho de 2018

NOS ACRÉSCIMOS, BRASIL BATE A COSTA RICA: 2X0

Foi um teste para cardíaco com altas doses de emoção e adrenalina. O Brasil sofreu um bocado, mas venceu a primeira partida na Copa do Mundo da Rússia. Nesta sexta-feira (22), a Seleção Brasileira derrotou a Costa Rica por 2x0. O torcedor precisou esperar até os acréscimos para comemorar. Eleito pela Fifa o melhor do jogo, em votação popular, Philippe Coutinho abriu o placar aos 45 minutos e Neymar ampliou aos 51 da etapa final.

Com o resultado, o Brasil somou quatro pontos e assumiu a liderança do Grupo E. Festa na arquibancada e em campo. O técnico Tite comemorou tanto quando saiu o primeiro gol que tropeçou e caiu no campo. Queda e choro. Após o apito final, Neymar se ajoelhou no centro do gramado e foi às lágrimas.

Pranto de alegria e também de tristeza. A partida selou a eliminação da Costa Rica. Sem pontuar, a equipe da América Central jogará contra a Suíça na última rodada da fase de classificação apenas para cumprir tabela.

A equipe verde e amarela pode ser ultrapassada na tabela ainda nesta sexta-feira (22). Segunda colocada, com três pontos, a Sérvia enfrenta a Suíça, que tem um, às 15h, em Kaliningrado. O Brasil volta a campo na próxima quarta-feira (27), às 15h, contra a Sérvia, em Moscou, quando decidirá a classificação às oitavas de final do Mundial.

Bola em jogo
O primeiro lance perigoso do jogo foi construído pela Costa Rica, após 12 minutos de bola rolando. Celso Borges recebeu com liberdade, avançou na área e chutou cruzado, mas errou a pontaria e mandou pra fora.

O Brasil tinha mais posse de bola e comandava as iniciativas para a criação de jogadas, mas não conseguia levar perigo ao gol de Navas. Enquanto isso, a equipe da América Central deixava claro que só se arriscaria em contra-ataques.

A Seleção Brasileira passou a assustar a equipe adversária quando o cronômetro apontou 25 minutos. Impedido, Gabriel Jesus estufou a rede, mas não alterou o placar. Depois, Marcelo bateu rasteiro de longe e a bola passou à esquerda do gol costarriquenho. Na sequência, Coutinho também arriscou de fora da área.

Com dificuldades para penetrar na grande área da Costa Rica, o Brasil insistiu nos chutes de longa distância. Aos 40 minutos, Marcelo fez mais uma tentativa, mas a redonda parou nas mãos do goleiro Navas.

A Seleção Brasileira voltou diferente no segundo tempo. Não apenas na escalação – Douglas Costa entrou no lugar de Willian –, mas também na forma de jogar. Mais agressivo, o Brasil se impôs em campo e colocou emoção dentro das quatro linhas.

Logo aos dois minutos, Fagner aproveitou rebote do goleiro Navas, fez belo cruzamento para Neymar e exigiu a intervenção da defesa costarriquenha. No lance seguinte, Gabriel Jesus acertou o travessão.

Aos 10 minutos, Neymar chutou com perigo contra a meta da Costa Rica pela primeira vez. A redonda tinha endereço certo, mas Navas fez grande defesa e evitou o primeiro gol do camisa 10 no Mundial da Rússia. Após escorada de Paulinho, Philippe Coutinho também colocou o goleiro adversário para trabalhar e ele levou a melhor outra vez.

Neymar apareceu outra vez aos 26 minutos. Em contra-ataque, ele aproveitou o vacilo da zaga rival e bateu colocado, mas, caprichosamente, a redonda tirou tinta da trave.

Aos 32 minutos, o camisa 10 protagonizou o lance mais polêmico do jogo. Neymar recebeu passe de Gabriel Jesus na área, tentou driblar González e desabou na área. O holandês Bjorn Kuipers marcou pênalti, mas foi pressionado pela equipe da América Central e, após intervenção do árbitro de vídeo, anulou a penalidade.

O gol seria marcado com a bola rolando pelo mesmo autor do tento que garantiu o empate em 1x1 com a Suécia na estreia do Mundial, no último domingo (17). O cronômetro se encaminhava para os 46 minutos da etapa final, quando Marcelo cruzou, Firmino cabeceou, Gabriel Jesus escorou e Philippe Coutinho mandou de bico para o fundo da rede: 1x0.

Tinha tempo para mais. O suficiente para o camisa 10 da Seleção Brasileira marcar o primeiro dele nessa edição do Mundial. Aos 51 minutos, Douglas Costa recebeu de Casemiro numa boa e deu passe açucarado para Neymar que, na pequena área, só empurrou a redonda para o gol: 2x0.

Além de alívio, a bola estufada na rede rendeu a Neymar mais um recorde. Ele, Pelé e Rivaldo são os únicos camisas 10 do Brasil com gol em duas Copas do Mundo seguidas. Ele chegou ao 56º gol com a camisa da Seleção e se igualou a Romário no posto de quarto maior artilheiro da história. Apenas Pelé (95), Ronaldo (67) e Zico (66) balançaram a rede mais vezes. Rumo ao hexa! (As informações do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário