terça-feira, 27 de janeiro de 2009

PT DEBATE CODIGO DE ÉTICA

Para evitar tiros no pé como os da campanha paulistana de 2008, quando propaganda da então candidata Marta Suplicy perguntava se o prefeito Gilberto Kassab (DEM) era casado e tinha filhos, a proposta de Código de Ética em debate no PT proíbe agora que a vida privada dos candidatos seja explorada nas eleições.

Um ano antes da primeira campanha do partido que não terá Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente, o comando do PT já se prepara para a batalha, na tentativa de apertar o cerco contra desvios éticos e impedir a reedição de escândalos.

Com 74 artigos, a versão preliminar do código, distribuída ontem na reunião da executiva nacional do PT, passaria pelo crivo do diretório petista em fevereiro, mas a votação do texto foi adiada para abril, por causa de divergências.

O anteprojeto veda a "exploração de aspectos da vida íntima de adversários em disputas políticas ou eleitorais, internas ou externas, de qualquer natureza". Se a proposta for aprovada, a desobediência a esse dispositivo será considerada grave, ficando o infrator sujeito até a expulsão do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário