terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

HAITI: APÓS TERREMOTO PAÍS SOFRE COM ACÚMULO DE ESCOMBRO

O terremoto no Haiti ocorrido no dia 12 de janeiro deixou entre 20 a 25 milhões de metros cúbicos de escombros. Para que toda essa quantidade de destroços seja removida, seria necessário encher mil caminhões diários durante mil dias, calculou o general canadense Nicolas Matern, subcomandante da Força de Tarefas Conjuntas que se encontra no país caribenho.

Montanhas de escombros bloqueiam bueiros e canais em Porto Príncipe e nos arredores, cruciais para a prevenção de inundações com o início das fortes chuvas em maio.

Milhares de desabrigados vivem em acampamentos em áreas baixas e passariam por uma situação ainda mais precária no caso de inundações.

Matern disse que a demanda por casas é tão urgente antes do início da temporada de chuvas que a retirada de escombros será centrada na necessidade de criar novos campos de refugiados.

Na segunda-feira, o coronel americano Gregory Kane informou que finalmente o Haiti tem caminhões suficientes, assim como a vizinha República Dominicana, para remover os escombros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário